OpenSea é um mercado descentralizado de tokens não fungíveis (NFT) para compra, venda e negociação de NFTs. Na verdade, a OpenSea se autodenomina o maior mercado de produtos digitais. Como tal, vale a pena dar uma olhada mais de perto no OpenSea e no que a plataforma adiciona à negociação de NFTs. Além disso, este artigo explica como usar o OpenSea, bem como o que são NFTs. A diferença entre tokens fungíveis e NFTs é que eles têm características e identificadores exclusivos e não são intercambiáveis. Outra maneira de pensar sobre eles é que os NFTs representam coisas, não moedas.
O que é OpenSea?
OpenSea é um mercado para compradores e vendedores de tokens não fungíveis (NFTs). O cenário do NFT evoluiu rapidamente desde 2017 e agora os NFTs são mais comumente usados para representar áudio, vídeo e imagens. Suas propriedades de propriedade digital são adequadas para a criação e venda de arte digital, itens de coleção, itens de jogos e ingressos para eventos, com aplicativos cada vez mais sofisticados ainda por vir.
No OpenSea, todo tipo de NFT pode ser comprado e vendido. Pense no eBay para arte digital e itens colecionáveis. O que separa o OpenSea de seus principais rivais – NiftyGateway e Superrare – é sua simplicidade. O usuário médio pode criar facilmente NFTs para vender. Isso provou ser uma atração para a plataforma e um fator-chave para a adoção do usuário.
As pessoas não apenas podem comprar e vender arte, mas também ver como suas criações pessoais se saem no mercado aberto. Os mercados NFT fornecem uma maneira muito imediata de estabelecer um relacionamento entre o comprador e o vendedor. Um artista pode experimentar seu trabalho e ver se ele tem valor no mercado. Os compradores podem adquirir esses produtos NFT porque gostam da obra de arte, vêem o potencial de investimento ou porque desejam apoiar o artista, entre outros usos.
Além disso, a interface do OpenSea é clara, o que nem sempre é o caso com muitos sites NFT. Cunhar seus próprios NFTs é suficientemente intuitivo e há uma série de parâmetros com os quais você pode brincar. Taxas variáveis de royalties sobre vendas subsequentes no mercado secundário fornecem o potencial para receita passiva. Como criador de um NFT, você pode optar por receber uma taxa percentual por quaisquer vendas futuras. Um criador excessivamente ganancioso, porém, pode sufocar as vendas.
Outro recurso é o conteúdo desbloqueável, essencialmente dados ocultos, apenas para os olhos do comprador. Existem certos aplicativos de jogos para isso, mas seu potencial permanece inexplorado.
O OpenSea é Multi-Chain?
Outro aspecto positivo do OpenSea é sua disposição de usar várias criptografias e várias cadeias. É possível definir o preço de seus itens em qualquer criptomoeda que você desejar, desde que esteja no blockchain da Ethereum. No futuro, o OpenSea tornará possível negociar NFTs nas cadeias de blocos Flow e Tezos . Falando no podcast Unchained , o CEO da OpenSea, Devin Finzer, disse, “algumas coisas não são imediatamente interoperáveis. Podemos dar suporte a tudo eventualmente, mas avaliamos as coisas em quanta demanda há dos usuários. ” Ele acrescentou, “nossa crença é que viveremos em um mundo com muitas cadeias nos próximos anos. Não vai ser apenas uma única cadeia que domina tudo. Vai ser um pouco confuso por um tempo. ”
O que está disponível no OpenSea?
O OpenSea tem várias categorias diferentes, o que mostra a diversidade do espaço NFT. OpenSea é um grande player NFT, especialmente porque contém:
- Arte – Beeple, FEWOCiOUS e Trevor Jones venderam suas peças através da plataforma OpenSea. Este foi um dos primeiros mercados NFT para artistas digitais.
- Música – como The Weeknd, Richie Hawtin e RAC lançaram NFTs exclusivos.
- Nomes de domínio – domínios de blockchain resistentes à censura, como Unstoppable Domains, Ethereum Name Service (ENS) e Decentraland Names podem ser comprados como NFTs.
- Mundos virtuais – NFTs Decentraland, Sandbox , Arcona são listados.
- Cartas colecionáveis – Sorare , Gods Unchained, $ MEME podem ser encontradas nesta categoria.
- Colecionáveis - Cryptokitties, Cryptopunks , Hashmasks. Todo o espectro.
- Esportes – uma recente parceria exclusiva com Rob Gronkowski fez dele um dos primeiros atletas a lançar sua própria coleção NFT. A OpenSea disse que pode ter mais atletas para esse tipo de parceria no futuro.
- Utilidade – esses tokens NFT podem funcionar como recompensas resgatáveis ou NFTs de associação, mas mais usos serão desenvolvidos no futuro.
Como o OpenSea ganha dinheiro?
A OpenSea ganha dinheiro com uma transação padrão de 2,5% colocada em todas as vendas de sua plataforma. Ao contrário de outras plataformas, não há cobrança adicional para os compradores. O OpenSea é geralmente mais barato do que outras plataformas, algumas das quais cobram até 7,5% por venda.
OpenSea vs. Superrare: Qual é a diferença?
Tecnicamente falando, qualquer NFT que você possa comprar ou vender no Superrare também pode ser comprado e vendido no OpenSea, mas existem algumas diferenças entre os dois.
Enquanto o OpenSea é um ponto-chave para NFTs, atraindo todos os visitantes, Superrare construiu uma reputação como um mercado para um cenário de arte digital mais sofisticado que também se concentra em coleções exclusivas. Se você estiver vendendo um NFT, o Superrare cobrará de você para listar, enquanto o OpenSea cobrará apenas na venda. Ambos são construídos na rede Ethereum e a Opensea permite que você repasse a taxa de gás para o primeiro comprador, se desejar.
O OpenSea é centralizado?
Devin Finzer, CEO da OpenSea, disse que eles não são guardiões e não desejam censurar transações ponto a ponto em seu mercado. Apesar disso, o mercado claramente mantém sua autoridade de maneira centralizada. Cryptokitties fraudulentas e Cypherpunks serão retirados junto com todos os outros materiais protegidos por direitos autorais. Finzer falou que um mercado do tipo Silk Road será uma possibilidade no futuro, mas não é um caminho que sua equipe queira trilhar.
Suas políticas foram testadas este ano, quando Matthew Hickey, da empresa de segurança Hacker House, levantou questões sobre quanta liberdade de compra e venda os usuários deveriam ter. Hickey postou informações, apoiadas por um NFT, sobre uma vulnerabilidade no motor de tiro em primeira pessoa Quake 3. O comprador do NFT poderia causar uma negação de serviço para a rede de jogos. Talvez sem surpresa, o OpenSea interveio e retirou o NFT, negando qualquer venda em sua plataforma. A mudança da OpenSea causou uma polêmica própria. A comunidade do blockchain não aceita a censura, e a indicação de centralização nos mercados NFT foi, mais uma vez, discutida. Hickey respondeu à queda dizendo: “Não acho que deveria haver qualquer restrição sobre o tipo de ativo digital que alguém deveria ser capaz de vender, acredito que o atual modelo de troca centralizado de NFT deve se tornar descentralizado para permitir pares diretos transferência ponto-a-ponto de tais ativos se a tecnologia tiver o objetivo de realmente mudar os conceitos de IP, direitos autorais, gerenciamento de direitos digitais e outros direitos digitais, pois tem o potencial de interromper.”
Se o OpenSea tem a capacidade de intervir e controlar as vendas e compras no site, é realmente o protocolo descentralizado que muitos na comunidade do blockchain estão buscando? O Hickey NFT também veio na parte de trás do hack do NiftyGateway de março de 2021. O mercado NFT acessou as carteiras NiftyGateway de seus usuários para rastrear algumas das obras de arte NFT roubadas e devolvê-las aos seus legítimos proprietários. Foi uma boa notícia para os proprietários, mas mais um alerta para quem quer a descentralização. Resta saber se algum dia veremos um mercado verdadeiramente descentralizado . Há uma dúvida se isso é possível, especialmente considerando que esses mercados têm responsabilidades para com muitos atores diferentes no ecossistema do NFT.
Qual é o futuro do OpenSea?
A recente rodada de financiamento da OpenSea foi liderada pela firma de capital de risco Andreessen Horowitz e incluiu investimentos de empresas como Kevin Durant e Ashton Kutcher. Há muito suporte e uso – o OpenSea está consistentemente entre os cinco primeiros no mercado de DApp no DappRadar . Mas também há muita concorrência no setor, que está apenas começando. O próprio Devin Finzer não mostra preocupação com a competição, comentando em Unchained que o atual burburinho do NFT é “uma maré crescente levantando todos os barcos”. O futuro dos NFTs está realmente aberto, e não há como dizer quem terá sucesso com o tempo.
A expansão para outras redes de blockchain como Tezos, Klaytn e Flow nos próximos meses pode trazer novos usuários e fazer o OpenSea liderar o caminho na interoperabilidade entre cadeias NFT. Isso também pode garantir que a OpenSea estará envolvida, seja qual for a direção em que os NFTs tomarem. “Está ficando muito mais interessante do que vendas de arte pontuais”, disse Devin Finzer. “A arte ainda é muito legal, mas jogos de criptografia , ingressos para eventos, nomes de domínio, esses tipos de casos de uso, estou animado.”
Conclusão
OpenSea é um bom lugar para começar para iniciantes que desejam criar seus próprios NFTs a um custo baixo e com muito pouca dificuldade. As pessoas continuam a usar o site e fazer transações, apesar das altas taxas de gás e dos altos e baixos do mercado. A OpenSea está em uma boa posição como mercado líder e se posicionando como uma plataforma para um mundo com várias cadeias.