A criptomoeda Ocean Protocol é uma plataforma de blockchain que serve como um mercado para provedores de dados e consumidores. Os provedores podem monetizar o acesso a conjuntos de dados, como resultados de pesquisas com consumidores, dados financeiros de séries temporais ou dados de medição científica, entre outros. Os consumidores da plataforma pagam por esses dados para comprá-los diretamente ou alugar o acesso a eles.
O token do protocolo, ocean, é usado para facilitar esse comércio focado em dados. ocean é um token ERC20 Ethereum fungível padrão . Atualmente, o token é negociado a $ 0,79 para um fornecimento total de cerca de 613 milhões de tokens, com uma capitalização de mercado de cerca de $ 483 milhões.
O que é o token ocean?
O Ocean Protocol reúne provedores de vários conjuntos de dados e entidades dispostas a comprar ou acessar esses dados para seus próprios fins comerciais. Os provedores de dados são pagos em tokens OCEAN para permitir o acesso aos seus conjuntos de dados. Os dados reais podem ser armazenados fora da cadeia e apenas os direitos de acesso a eles são representados na cadeia usando tokens OCEAN.
Os dois principais participantes da plataforma, os vendedores e os compradores, são denominados pelo protocolo como fornecedores e consumidores. Os provedores podem ser qualquer entidade, indivíduo ou empresa, de posse de um conjunto de dados ao qual desejam monetizar o acesso. Um provedor típico pode ser uma consultoria de inteligência de mercado e dados que produziu um conjunto de dados com base na análise de mercado.
Um exemplo de conjunto de dados pode incluir análise econômica ou financeira, ou pode ser baseado em respostas a uma pesquisa com consumidores. Naturalmente, presume-se que os provedores têm todos os direitos legais para vender ou alugar o acesso aos dados.
Os consumidores são normalmente uma ampla gama de empresas diferentes, de pequenas consultorias ou startups a grandes corporações, que desejam acessar conjuntos de dados para uma variedade de finalidades, como decisões de investimento ou desenvolvimento de estratégia de marketing, ou simplesmente para entender melhor alguns mercados ou grupos de clientes.
Como funciona o protocolo do ocean?
Quando os provedores de dados desejam disponibilizar um determinado conjunto de dados para venda ou aluguel, eles descobrem rapidamente que, fora do mundo do blockchain, não existe um mercado eficiente para tais transações. O Ocean Protocol resolve esse problema fornecendo esse tipo de mercado especializado com foco em dados.
Ao listar seus conjuntos de dados no Ocean, os provedores de dados monetizam o acesso a eles e ganham tokens OCEAN no processo. OCEAN é usado tanto como a transação quanto como o token de governança da plataforma.
O token está disponível para negociação em várias grandes bolsas. Isso significa que os vendedores não estão restritos a manter os rendimentos da venda do conjunto de dados no ocean e podem convertê-los em outras moedas ou moeda fiduciária .
Os consumidores de conjuntos de dados usam tokens OCEAN para comprar ou alugar o acesso aos dados de seu interesse. Alugar acesso a um conjunto de dados ou a algumas partes de um conjunto de dados é uma funcionalidade exclusiva do protocolo. Esta é uma forma econômica para consumidores de dados que simplesmente precisam de uma parte dos dados ou de acesso a eles por um curto período de tempo.
Por exemplo, um analista de mercado pode precisar de acesso a alguns dados de preferências do consumidor apenas para executar uma rápida análise de segmentação. Eles podem não precisar do conjunto de dados inteiro com todas as informações contidas nele, nem precisam desse conjunto de dados para nada além de um único dia de acesso para executar sua análise.
No passado, eles não tinham outra opção a não ser comprar o conjunto de dados imediatamente. Usando o Ocean Protocol, eles podem pagar apenas uma fração do custo total e ter esse tipo de acesso “spot” a ele para executar uma análise rápida. Esse é um recurso útil para analistas individuais, empreendedores ou pequenas empresas que, no passado, simplesmente não podiam ter acesso aos dados de qualidade que as grandes corporações acessam rotineiramente.
Como obter OCEAN?
Os usuários da plataforma podem ganhar OCEAN de três maneiras principais:
Por ser um provedor de conjunto de dados, que é a rota mais padrão para ganhar OCEAN.
Ao apostar fundos nos pools de liquidez do protocolo .
Criando um mercado de dados para facilitar a compra e venda de conjuntos de dados com base no protocolo. O Ocean permite que você crie um aplicativo baseado em plataforma que oferecerá uma funcionalidade semelhante à do próprio Ocean.
A aposta na plataforma funciona de forma muito semelhante à aposta na carteira de liquidez em bolsas descentralizadas (DeX). Cada conjunto de dados tem seu próprio pool, semelhante a como cada moeda pode ter seu próprio pool em um DeX. Os usuários que apostam seu OCEAN no pool ganham rendimento sempre que houver transações envolvendo este conjunto de dados.
A Staking on Ocean permite que investidores sem capacidade de fornecer conjuntos de dados ainda obtenham lucro com a plataforma.
No entanto, a maneira mais potencialmente lucrativa de ganhar OCEAN no protocolo é desenvolver seu próprio mercado de dados no topo da plataforma Ocean, embora também seja a mais complexa. Os desenvolvedores que são capazes de programar em blockchain e se familiarizar com o Ocean podem criar um mercado próprio na plataforma.
Quem está por trás do Ocean Protocolo?
O Ocean Protocol foi fundado em Cingapura em 2017 por dois empresários de blockchain – Bruce Pon e Trent McConaghly. A equipe principal consiste atualmente de 25 tecnólogos e empresários de blockchain que operam em diversos locais em todo o mundo, mas a maior parte da equipe está na Romênia e na Alemanha.
Além da equipe central dedicada que trabalha no protocolo, a Ocean também tem mais de vinte consultores externos que fornecem orientação sobre parcerias de negócios e governança. Os consultores também estão localizados em vários países e são geralmente CEOs, fundadores ou chefes de área funcional de nível C em empresas de tecnologia ou análise.
Desde o seu estabelecimento, o Ocean Protocol atraiu um total de $ 28 milhões em capital de risco (VC) em 5 rodadas de financiamento. A última rodada de financiamento veio da Oferta Inicial de Moedas em maio de 2019. O protocolo tem um total de 12 investidores VC, tanto pessoas físicas quanto instituições institucionais.
Histórico de preços OCEAN
O token OCEAN foi listado pela primeira vez no CoinMarketCap em maio de 2019 ao preço de US $ 0,03. Por cerca de um ano, desde então, ele foi negociado dentro de uma faixa estreita entre US $ 0,03 e US $ 0,06. Em seguida, começou a subir lentamente e quebrou o nível de $ 0,10 em julho de 2020. Por volta de julho / agosto de 2020, a taxa de crescimento do OCEAN acelerou.
Esses desenvolvimentos positivos para o token foram em grande parte impulsionados pelo lançamento do protocolo de seus produtos de negócios principais – o Enterprise Marketplace, onde os provedores de dados podem monetizar seus conjuntos de dados, e o Compute-to-Data, a funcionalidade para alugar o acesso aos conjuntos de dados conforme a necessidade base.
À medida que o modelo de negócios exclusivo da Ocean se tornou amplamente operacional, o token OCEAN experimentou um crescimento geral significativo de meados ao final de 2020. Em abril de 2021, apoiado pela bolha geral do mercado de criptomoedas, o OCEAN atingiu sua maior taxa de todos os tempos – $ 1,80.
Conforme o mercado geral esfriou, o token também caiu dessas alturas para níveis mais realistas. No momento, a OCEAN é negociada a quase US $ 0,80, uma taxa duas vezes mais alta que os US $ 0,35 do início do ano.
Qual é o futuro da criptomoeda ocean?
As perspectivas para o Protocolo Oceânico são amplamente positivas. O modelo de negócios exclusivo oferecido pela plataforma, monetização e acesso a conjuntos de dados, continuará impulsionando o crescimento do token. O token está em uma trajetória de crescimento desde que o protocolo se tornou totalmente operacional. Isso é uma indicação clara de que o mercado valoriza o conceito de negócio oferecido pela Ocean.
Uma vez que ainda é jovem e está nos primeiros anos de operação, a Ocean tem o potencial de atrair a vasta camada de pequenas empresas e empreendedores que não podiam ter acesso a dados de mercado, financeiros ou científicos de qualidade no passado. Esse tipo de dados era em grande parte um luxo ao qual apenas grandes empresas podiam se permitir.
Como essas empresas menores, startups e empreendedores impulsionam o lado do consumidor do protocolo, os provedores de dados também apreciarão o mercado eficiente exclusivo para vender seus dados ou alugar o acesso a eles. À medida que cresce a demanda geral por decisões de negócios baseadas em dados, a Ocean só se beneficia desse crescimento.
No entanto, o protocolo precisará gerenciar com eficácia a importante questão da privacidade dos dados. Um mecanismo de conformidade para abordar quaisquer preocupações potenciais sobre a privacidade de clientes e indivíduos cujos dados podem ser negociados na plataforma é fundamental para o sucesso futuro do projeto. Em tempos de GDPR e outra legislação para garantir a privacidade dos indivíduos, qualquer plataforma de negociação de dados deve se proteger com um modelo de privacidade eficaz.
Conclusão
O Ocean Protocol é uma plataforma exclusiva baseada em Ethereum que hospeda um mercado para a venda e compra de dados na forma de conjuntos de dados individuais. Cada conjunto de dados tem um pool próprio no protocolo para oportunidades de piquetagem também.
Os provedores de dados, como análises de mercado ou agências de consultoria financeira, podem vender conjuntos de dados valiosos ou alugar o acesso a eles por meio da funcionalidade chamada Compute-to-Data. Essa funcionalidade é útil para empresas menores e iniciantes para acessar valiosos dados de mercado, financeiros ou científicos para fins analíticos.
O conceito de negócios exclusivo do protocolo sustentou o crescimento confiante para OCEAN, o token da plataforma. Espera-se que a OCEAN ganhe valor à medida que o protocolo amadurece e expande seus serviços de mercado de dados.
Embora as perspectivas para o OCEAN e o protocolo sejam amplamente positivas, é importante ter um mecanismo eficaz na plataforma para garantir a privacidade dos dados. Este é um problema que pode ter um impacto significativo no potencial futuro da Ocean.
Em geral, à medida que cresce a demanda por tomadas de decisões de negócios baseadas em dados, o futuro parece promissor para esse projeto único e seu token.