A internet possibilitou que imaginássemos viver em outro mundo. Desde sua criação, vários romances, filmes e videogames foram lançados detalhando realidades alternativas vivas em redes interconectadas. No livro Neuromancer de 1984, o personagem principal, um cowboy do ciberespaço, entra em uma ‘matriz’. Este mundo virtual é explicado como uma ‘alucinação consensual’. O filme ‘The Matrix’ retratou a maioria dos humanos conectados a um mundo virtual, todos vivendo uma realidade alternativa.
São o que vocês chamariam de metaversos. ‘Meta’ é um prefixo que significa ‘além’ e ‘verso’ vem de ‘universo’, formando a palavra ‘Metaverso‘. O que ‘Metaverso’ significa para o mundo e quais são seus efeitos na criptomoeda e nos NFTs?
O que é o metaverso em jogos blockchain?
Um metaverso, para simplificar, é um espaço onde os humanos podem participar de um universo virtual compartilhado. O termo se originou do romance ‘Snow Crash’ de Neal Stephenson, onde os humanos interagem entre si como avatares em um espaço 3D. Recentemente, o filme ‘Ready Player One’ retratou pessoas que podem entrar em um mundo virtual e se tornar um ser 3D, um avatar, nele. Os jogadores experimentam coisas que não seriam capazes de fazer no mundo real, como realizar proezas físicas extremas ou dirigir veículos tecnologicamente avançados.
Até agora, os mundos virtuais não trouxeram um apocalipse social. No entanto, os mundos virtuais possibilitaram que nos envolvêssemos com comunidades de pessoas online. Os jogadores os reconheceriam como mundos Massively Multiplayer Online (MMO) como World of Warcraft. Lá, as pessoas conversam com seus amigos e invadem as masmorras para destruir criaturas para saque. Seu avatar é o guerreiro, feiticeiro, ladrão, curador ou outro ser com poderes sobrenaturais que constituem um personagem do jogo.
O Metaverso, com M maiúsculo, é a ideia de que haverá uma única realidade virtual na qual os humanos se tornarão avatares. Eles se envolverão neste espaço de realidade virtual compartilhado, conversarão entre si, sairão, jogarão, assistirão filmes, até navegar na web. Será uma nova internet. Em vez dessa World Wide Web plana que as pessoas navegam todos os dias, o Metaverso terá textura, dimensão e cor. As pessoas se encontram, assistem a programas, saem, visitam museus virtuais, andam em parques virtuais, acessam sites, tudo dentro do mesmo metaverso.
Tornou-se cada vez mais provável que, se esse metaverso abrangente viesse a acontecer, seria alimentado por blockchain. Os NFTs, tokens não fungíveis, tornaram possível ter a propriedade total de um ativo digital.
Portanto, se um Metaverso completo, um que é 3D, mesmo uma Internet de realidade virtual, que você pode mergulhar a qualquer momento, onde sites são espaços flutuantes em outro mundo, então deve ter alguma forma de propriedade associada a ele . Com a tecnologia blockchain, você pode possuir um ativo digital e o token criptográfico garantirá, sem dúvida, que a arte, o item do jogo, a propriedade digital e assim por diante serão seus. Os ativos dos usuários também são descentralizados e peer-to-peer, não sujeitos a uma autoridade centralizada como um governo ou banco.
Isso é enorme. Não apenas as pessoas navegarão em uma nova internet com essa tecnologia. As pessoas começarão a possuir propriedades digitais se a tecnologia NFT for implementada com a nova Internet. Não só terá textura tridimensional, cor e imensa interatividade. O Metaverso também será um lugar onde as pessoas compram e vendem ativos exclusivos com um nível de propriedade ponto a ponto descentralizada que não era possível antes.
Breve explicação dos NFTs
A fungibilidade é usada em finanças para falar sobre ativos que são indistinguíveis e intercambiáveis. Um exemplo claro de ativos fungíveis são moedas e criptomoedas. Um dólar pode ser intercambiável com outro dólar. Da mesma forma, 1 Bitcoin é intercambiável com 1 Bitcoin. Tanto o dólar quanto o Bitcoin podem ser divididos em partes sem alterar seu valor. Por exemplo, uma nota de 20 dólares pode ser dividida em quatro notas de 5 dólares ou uma nota de 5 dólares dividida em cinco notas de 1 dólar. Bitcoin e ser 0,1 BTC e ter o mesmo valor que 0,1 BTC.
Os tokens não fungíveis são ativos únicos que não são intercambiáveis e distinguíveis, como um gato, uma carta Pokémon ou um carro. Os gatos têm um valor único para os proprietários. Você pode não querer trocar seu gato pelo gato de um vizinho, embora ambos sejam persas. O gato do vizinho pode não ter as memórias que vocês dois compartilharam. Um cartão Pikachu raro pode ser vendido por US $ 100.000 em um leilão. Um cartão Pikachu semelhante pode ser vendido por US $ 50.000 em outro leilão porque esse cartão específico tem um risco. Da mesma forma, se você cortar um cartão Pikachu em vinte pedaços, ele não terá o mesmo valor que dividir uma nota de 20 dólares em quatro notas de 5 dólares.
Os NFTs criam essa mesma exclusividade por meio de tokens criptográficos que transformam um vídeo, um monstro de jogo, um terreno digital e qualquer outra coisa que qualquer um possa criar em um ativo não intercambiável e distinguível.
Aplicativos descentralizados que são metaversos
À medida que os NFTs se tornam cada vez mais comuns, os NFTs que estão presentes em universos alternativos se tornam cada vez mais predominantes. Um metaverso abrangente, se ocorrer, pode ter funcionalidades como os metaversos individuais que estão disponíveis hoje, como Decentraland ou Upland . Esses metaversos são aqueles nos quais você pode pular e começar a possuir propriedade digital. Embora ainda não seja tão extenso quanto um enorme metaverso no qual todos no mundo podem mergulhar, assistir a filmes, acessar sites e explorar cidades como uma Internet 3D, esses aplicativos descentralizados estabelecem as bases para o futuro metaverso, com um M maiúsculo, pareceria.
Agora, no espaço NFT, o principal exemplo de um metaverso seria o mundo VR de Decentraland. Você tem licença para comprar e criar em terrenos de blockchain como achar adequado. Você ainda controla um avatar humanóide com o qual pode viajar pelo metaverso.
Com as pessoas já vendendo terras em um mundo de realidade virtual e ganhando dinheiro com isso, Decentraland se tornou o principal destino para imóveis digitais. Todo o espaço em Decentraland pode ser comprado, exceto praças e estradas. Por meio de uma rápida pesquisa no mercado, você pode encontrar terrenos que são vendidos por milhares de dólares. Um está sendo licitado por 301.000 MANA, que, no momento da escrita, é de 381.000 USD! Isso vale mais do que alguns terrenos do mundo real.
Como isso é possível? Para começar, a propriedade que você compra pode estar perto de alguns locais invejáveis, como perto da terra de um influenciador ou perto da terra de uma empresa com valor sentimental, como a Atari. Eles também podem ser um local privilegiado para mostrar a sua empresa a milhares de usuários, até mesmo criando coisas como cassinos, locais de música, galerias de arte e assim por diante.
Decentraland não é o único de seu tipo. O espaço Somnium também tem funcionalidades semelhantes. A principal diferença entre os dois é que os lotes de Decentraland são divididos uniformemente em uma grade, enquanto o espaço de Somnium é dividido de forma desigual com diferentes lotes de terreno. Ele também vem com um construtor e você pode percorrer o mundo da RV como um avatar.
Se você gosta mais da estética em blocos, ou algo parecido com o Minecraft, pode conferir o CryptoVoxels. Há um charme particular na estética em bloco, como se ela despertasse a criança interior. Até mesmo um usuário animado proclama “Vistas da nova internet!” Talvez o primeiro Metaverso principal seja construído em blocos.
Upland também é um projeto bastante interessante no espaço do metaverso. O mundo é um espelho nosso, mapeado para endereços do mundo real. Então, se você sempre quis possuir uma propriedade digital no mesmo lugar exato onde você mora, ou um lugar no mundo real que tenha valor para você, então esta é a sua chance.
Como você pode ver, os metaversos já estão cheios de vida e muitas pessoas criativas estão se juntando para comprar terrenos, bem como criar uma arquitetura digital excelente no blockchain. Talvez um mundo como o ‘Ready Player One’, um Metaverso totalmente realizado e imersivo, seja construído sobre as bases dos metaversos blockchain que vemos hoje.