O Nest Protocol é uma plataforma baseada em PVM, uma réplica muito eficiente e completa do Ethereum, que foi lançada para facilitar a geração e programação de ativos probabilísticos. Por meio dessa estrutura é possível garantir diversas funcionalidades que permitem aos desenvolvedores gerar seus próprios projetos DeFi, NFT e GameFI, elevando com isso o potencial de liquidez da plataforma.
A moeda Nest é seu token nativo e representa na verdade um novo ativo no mercado de criptos e blockchain capaz de solucionar os problemas de liquidez que os derivados do ETH não conseguem realizar.
Neste artigo, vamos discutir:
O que é o projeto Nest Protocol Crypto (NEST)?
O Nest Protocol consiste em um protocolo descentralizado, baseado em PVM, que usa um mecanismo OMM para tokenizar o fluxo de informações aleatórias na cadeia e, com isso, gerar vários ativos probabilísticos.
Também conhecido como NEST Oracle, esse protocolo aberto e gratuito, cria uma rede de jogo não cooperativa descentralizada para definir o preço final através de opções bidirecionais e sistemas de verificação que avaliam e validam qualquer desvio de preço na plataforma.
Desse modo, essa estrutura consegue inserir informações aleatórias do fluxo de preço diretamente na cadeia, sem a necessidade de revisões centralizadas ou mesmo sistema de limite de cotação. Como resultado, o Neste Protocol possibilita que qualquer pessoa consiga mudar e influenciar a geração de preços na cadeia. Mas, para isso acontecer, é preciso que haja 51% de ativos presentes na rede do oráculo.
O PVM é o sistema no qual o Nest Oracle se baseia. Trata-se de uma réplica do Etherium, porém mais completa e eficiente, que usa suas funções básicas para programa ativos probabilísticos e aplica-los em diferentes cenários. Seu mecanismo de custos permite a conversão das ofertas de preço no sistema, resultando com isso na criação de uma nova criptomoeda altamente valorizada para ser usada no universo Blockchain, a NEST.
Como funciona o Nest Protocol Crypto?
Basicamente, o Nest Protocol funciona como uma plataforma simplificada, que facilita a geração e programação de ativos probabilísticos. Em protocolos tradicionais, cada parte do projeto precisa desenvolver um sistema econômico complexo baseado em vários participantes para criar um jogo ou serviço.
O serviço ou jogo criado é liquidado em várias etapas, onde os usuários pagam pelo excesso de receita gerado pelo ativo. Além disso, a liquidação das partes fica limitada tanto a capacidade do sistema econômico geral, como também pelo volume de transações de cada player.
Ou seja, esse modelo e a relação econômica que ele estabelece acaba dificultando para muitos desenvolvedores a criação de projetos DeFi e ativos aleatórios para operar em um sistema de token.
Por outro lado, o Nest Protocol Crypto desenvolve um novo modelo totalmente descentralizado que ajuda a solucionar esses problemas.
Mecanismo OMM
O Nest Protocol desenvolve um novo sistema econômico baseado no mecanismo OMM. Trata-se de um novo modelo de negociação e liquidação em contratos inteligentes, onde todos negociam e liquidam ativos com o NEST, sem haver a necessidade de igualar as contrapartes.
Desse modo, o NEST consegue solucionar qualquer problema ou compensação de mercado que o sistema econômico tradicional não foi capaz de resolver. E, assim, garantir aos seus participantes um índice de liquidez ilimitada. Mas, este não é o único recurso que o Nest Protocol Crypto pode oferecer.
Contratos com preços que derivam do valor do ativo subjacente
Como o modelo de negociação do sistema NEST ocorre mediante contratos inteligentes, o valor do mesmo é definido a partir do fornecimento dos parâmetros dos ativos e seu respectivo preço de mercado.
Por exemplo, se você precisa comprar um ativo baseado em ETH/USDT, o preço do ativo, assim como a data de exercício precisam ser inseridas no contrato antes do fechamento da venda. Assim, é possível obter o custo calculável e a opção de compra ser efetivada dentro do prazo de vencimento, conforme as condições definidas em contrato.
Geração de ativo paralelo
Os ativos paralelos representam nada menos que o fluxo de informações de preço. E eles podem ser gerados com ganhos equivalentes aos dos ativos originais, isso a depender do sistema de preços aplicado.
É o que acontece, por exemplo, com fluxo de informações de preço gerado em PBTC, PUSD, PETH e etc. Neste fluxo, o valor dos ativos pode ser duplicado, colateralizando os ativos aceitos pelo sistema ou o próprio NEST.
Previsão de títulos e taxas de juros
O Nest Protocol Crytpo também cria um vínculo interno que reflete a oferta e demanda geral no mercado blockchain. Isso ajuda a evidenciar o valor temporal da moeda NEST, dando aos investidores uma espécie de previsão em relação as taxas de juros e títulos no sistema.
Empréstimos
No sistema Nest, os empréstimos envolvendo os ativos paralelos são feitos de uma maneira mais simples, acessível. E o melhor sem barreiras de liquidez. Mas, para isso, é preciso que as taxas de juros e propriedade de convergência geral do sistema seja descontado do fluxo de informações de preços.
Interoperalidade de plataformas cruzadas
Com o Nest, diferentes plataformas podem ser construídas usando como base o mesmo algoritmo de sistema para compensação e cobrança de tokens.
Isso é possível graças aos recursos de One Nest e One coin presentes nesse modelo criativo que oferece muitos benefícios para desenvolvedores de plataformas GameFi.
O Nest Protocol Crypto vale a pena (reviwer)?
Considerando tudo o que vimos até aqui, é possível dizer que o Nest Protocol Crypto oferece muitos benefícios em potencial para desenvolvedores de espaços DeFi, NFT e GameFI.
Por meio do seu sistema descentralizado que gera e programa ativos probabilisticos, a Nest consegue operar em sistemas de token com muito mais eficiência e rentabilidade.
Além de construir um novo sistema econômico baseado em OMM, que soluciona problemas de liquidação efetiva e compensação de mercado, fornecendo maior liquidez, sua tecnologia também permite desenvolver e programar ativos probabilisticos on-chain, reduzindo a carga de trabalho na criação de contratos e suprindo a todos os apps com essa configuração.
Isso sem falar que o protocolo Nest possui uma ampla variedade de aplicações em diferentes cenários e será unificado com tokens Nest, o que ajudará a solucionar problemas como baixa credibilidade e falta de liquidez dos tokens de liquidação, assim como irá reduzir o custo de operação do projeto como um todo.
Sendo assim, muitos indícios mostram que investir no Nest protocol Crypto é um bom negócio. Mas, apesar disso, procure fazer suas pesquisas antes de começara a aplicar seu capital nesse projeto. Afinal, investir em criptomoedas, assim como qualquer investimento, envolve certos riscos. Então, informação e conhecimento é sempre o melhor caminho para boas aplicações financeiras.
Onde comprar Protocol Crypto (NEST) token?
No geral, é possível adquirir a criptomoeda Nest token em algumas exchanges. Entre as mais comuns estão LBank, Huobi, Coinbase Exchange e Gate.io.
Conclusão
O Nest Protocol Crypto é um sistema descentralizado que usa mecanismo OMM para facilitar a geração e programação de ativos probabilísticos, ajudando desenvolvedores de espaços DeFi, NFT e GameFI a operar em um sistema econômico mais simplificado e com maior liquidez.
Sua tecnologia descentralizada contribui para solucionar vários problemas que os modelos tradicionais de compensação e cobrança de tokens não conseguiam resolver. Isto por sua vez é algo que contribui para construir um cenário mais confiável, além de ampliar a participação de mais pessoas no mercado das criptomoedas.