A primeira geração de criptomoedas envolvia a criação de dinheiro digital que pudesse fluir livremente em todo o mundo. Enquanto isso, a segunda geração deseja criar produtos e serviços que possam prejudicar algumas das maiores empresas do mundo.
NEO está definitivamente neste último campo. Como a EOS e a Ethereum , ela acredita que os contratos inteligentes são para onde o futuro da blockchain está se dirigindo.
O que é NEO token?
NEO é uma plataforma de blockchain, criptomoeda e rede para aplicativos descentralizados ou Dapps com base na China. Foi inspirado em redes como a Ethereum, mas com algumas diferenças técnicas importantes, que descreveremos a seguir.
NEO foi projetado para algo que os criadores chamaram de “Economia Inteligente”, que reúne ativos digitais, identidade digital e contratos inteligentes em um ecossistema integrado.
Você sabia?
O objetivo da NEO nunca foi perturbar a moeda fiduciária da China, mas, em vez disso, ajudar a transição da economia do país para a era do blockchain.
Quem inventou o NEO?
Neo foi fundado por Da Hongfei e Erik Zhang. A dupla já havia estado envolvida com a empresa de pesquisa de blockchain com sede em Xangai, OnChain. Eles decidiram criar seu próprio blockchain em 2014.
Uma breve história
O desejo de impulsionar a adoção global do blockchain e uma base para a geração seguinte da Internet trouxe a evolução do projeto Neo blockchain.
Em 2014, dois especialistas em blockchain Da Hongfei e Erik ZhanNeo fundaram a Neo na China. A criptomoeda era anteriormente chamada de Antshares após seu lançamento em 2014. Naquela época, foi reconhecida como a primeira blockchain pública na China. Após cerca de 3 anos de operação, os desenvolvedores o rebatizaram como NEO em meados de 2017.
Os inovadores buscaram fornecer uma tecnologia EcoBoost que encorajasse os desenvolvedores a construir aplicativos descentralizados e contratos inteligentes no Neo blockchain.
- Início de 2014 – Hongfei e Zhang lançam um projeto chamado Antshares após trabalhar na OnChain
- Junho de 2017 – Antshares é renomeado para NEO
- Março de 2018 – detentores de NEO recebem tokens de voto para ajudar a gerenciar a rede
O que há de tão especial na criiptomoeda NEO?
Como o Ethereum, o NEO tem dois ativos distintos que usa para operar a rede. Mas com uma diferença.
- NEO – um token que dá a você direitos de voto e de tomada de decisão na comunidade.
- GAS – um token separado que é usado para alimentar contratos inteligentes.
No entanto, ao contrário do Ethereum, ele não tem nenhuma taxa de transação. Isso permite que a rede NEO cresça de forma mais consistente e já possa lidar com até 1.000 transações por segundo.
Ethereum, em sua taxa atual, está pairando em torno de 13 transações por segundo. Embora o Sharding possa mudar isso.
Enquanto isso, o Visa pode processar 45.000.
Contratos inteligentes da criptomoeda NEO
O Neo funciona de uma forma que fornece aos desenvolvedores as instalações necessárias essenciais para realizar operações de contrato inteligentes de maneira eficaz e eficiente. Permite uma entrada fácil sem nenhum processo complexo. Em outras palavras, os usuários não precisam de muito conhecimento técnico ou experiência para construir aplicativos e contratos inteligentes na rede.
A plataforma Neo blockchain acomoda um conjunto bruto e diversificado de linguagens de codificação. Como resultado, ele estende os braços acolhedores para desenvolvedores de todo o setor.
Com o Neo, os usuários podem conduzir negociações com identidades digitalizadas sem envolvimento direto com a atividade.
Migração para N3
Depois de alguns anos de operações da Neo na indústria de criptografia, a equipe por trás do projeto começou a buscar uma nova atualização ou Neo3. Foi um novo modelo de governança que foi definido para trazer ainda mais interoperabilidade para o ecossistema.
A atualização posteriormente passou por certos processos de auditoria com desenvolvedores experimentando seus potenciais. Os desenvolvedores por trás do projeto tiveram que configurar redes de teste para o projeto com Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e Ontologia (ONT)
Curiosamente, a migração para o Neo3 teve como objetivo capacitar a plataforma para ganhar mais capacidades cross-chain com melhor segurança de rede o que tende a permitir o processamento de um maior número de transações por segundo.
NEO Token vs Bitcoin
Embora Neo pareça ser um concorrente do Bitcoin, existem várias diferenças entre os recursos de ambas as criptomoedas.
Para começar, o sistema de contrato inteligente chinês que Neo adota torna o ativo centralizado. Enquanto isso, o Bitcoin é basicamente uma moeda digital descentralizada.
Além disso, Neo e Bitcoin chegaram em diferentes períodos com diferentes formas de processos de mineração. Não há mineração para Neo, enquanto Bitcoin exige um método de mineração ASIC.
NEO Token vs Ethereum
Como dito anteriormente, o Neo é um rival do Ethereum, pois segue o design do Ethereum, que permite acomodar uma ampla gama de diversos ativos digitais. Ele também está fornecendo suporte extremo para ativos de blockchain, identidade digital e contratos inteligentes.
O Neo funciona de maneira semelhante ao Ethereum, com apenas algumas diferenças. A principal delas é que o Ethereum é uma rede descentralizada, enquanto o Bro é centralizado.
Outra diferença entre as duas redes é que você pode dividir a criptomoeda Ethereum em unidades. Em contraste, NEO é indivisível.
No entanto, ambas as redes possuem quase o mesmo modo de operação.
Tokens NEO e NeoGAS
A criptomoeda Neo fornece um ecossistema flexível para usuários que seguem os dois tokens que adota em sua rede. Em particular, a plataforma usa tokens NEO e GAS para suas operações. O primeiro é a criptomoeda nativa do blockchain, enquanto o último é o token de utilitário da rede.
O token Neo desempenha um papel importante na governança do protocolo. Ele tende a ser indivisível, pois cada um dos tokens NEO significa uma parte do blockchain Neo.
Os tokens GAS, por outro lado, são úteis para realizar transações na plataforma.
Ao contrário do NEO, você pode trocar GAS por outras criptomoedas, como Bitcoin, Ethereum e similares. Além disso, você pode converter GÁS em NEO diretamente. Os usuários da plataforma recebem recompensas em tokens GAS, pois a rede automatiza a geração de tokens GAS após a confirmação de um bloqueio. Isso representa o método de mineração para tokens GAS.
Este é um fator distintivo para tokens NEO, pois você não pode minerar ou gerar NEO. A quantidade de NEO em circulação é proveniente do fornecimento desde o lançamento da plataforma. Assim, NEO teve um fornecimento total de 100 milhões de tokens desde o lançamento da plataforma. Havia 70.538.831 tokens NEO em circulação em meados de 2021.
O token está disponível para negociação nas principais bolsas de criptomoedas, como Binance, eToro, Bitfinex, e muitos outros.
As operações dentro do ecossistema Neo contam com o token NEO e GAS.
Vantagens da criptomoeda NEO sobre outros blockchains
O Neo blockchain possui recursos mais exclusivos, ao contrário de muitas outras redes de blockchain. A Neo oferece uma avenida para projetos de suporte total com alto potencial.
Mais precisamente, seu modo de funcionalidade oferece concessões, suporte técnico e de infraestrutura e promoções para que os desenvolvedores criem seus dApps e executem contratos inteligentes.
Sua característica de desenvolvimento contínuo é comparável a nenhuma. Dessa forma, ele tem uma prova de futuro previsível positiva e uma garantia de que será capaz de se ajustar a aumentos repentinos na demanda, o que é um benefício notável em relação a outros blockchains.
Como o token NEO é produzido?
NEO não é minado . Em vez disso, no início da rede, foram emitidos 100 milhões de NEO. No entanto, 50 milhões desses NEO foram retidos pela Fundação NEO para financiar o desenvolvimento da rede.
Enquanto isso, o GAS tem uma abordagem um pouco diferente. O GAS é gerado depois que cada bloco no blockchain é verificado. Atualmente, 8 GAS são produzidos por bloco, mas isso começará a diminuir a cada ano até que o total de GAS gerado chegue a 100 milhões. Depois desse ponto, nenhum outro GAS será criado.
Você sabia?
O mecanismo de consenso do NEO evita que a rede se divirta, pois depende de dois terços da comunidade para chegar a um acordo sobre as principais decisões.
Como o token NEO funciona?
No coração de cada criptomoeda está um algoritmo de consenso. Com o Bitcoin, isso é prova de trabalho , que consome muita energia e significa que as taxas de transação são baixas em comparação com outras.
NEO entretanto criou seu próprio protocolo consensys chamado Delegated Byzantine Fault Tolerance OR dBFT.
O processo de funcionamento é exclusivo da rede:
- Todos os que possuem NEO têm direito a voto
- Esse voto pode ser usado para eleger um nó de consenso que é responsável por gerenciar o blockchain
- Os detentores de NEO enviam suas transações aos Nós de consenso, que as agrupam em um bloco.
- Um nó de consenso é escolhido aleatoriamente para verificar o bloco atual e enviará o razão do bloco para todos os outros nós de consenso na rede.
- Se pelo menos 66% dos nós concordarem, o bloco é fechado.
- Se menos de 66% de consenso for alcançado, um nó de consenso diferente é escolhido e solicitado a enviar seu próprio bloco para verificação e o processo começa novamente.
Para se tornar um nó de consenso, você precisará conter uma certa quantidade de GAS e ter uma conexão de Internet dedicada. Mas esteja avisado, se a comunidade achar que você não está fazendo um bom trabalho, ela pode votar em outra pessoa.
O NEO é único entre os projetos de criptografia por ter um conselho central que no exterior quais projetos podem ser construídos na plataforma, bem como toma decisões sobre como deve gastar os 50 milhões de tokens NEO restantes que possui atualmente.
Você sabia?
Os contratos inteligentes NEO suportam muitas linguagens de programação comuns por meio do compilador neoVM, incluindo aqueles em Microsoft.net, Java, Kotlin, Go e Python.
O que você pode fazer coma criptomoeda NEO?
Como mencionamos anteriormente, o blockchain NEO quer ser capaz de criar, negociar e enviar diferentes tipos de ativos. Iremos explorá-los mais adiante.
Ativos digitais: os usuários podem criar, registrar, negociar e fazer circular ativos digitais. Podem ser qualquer coisa que possa existir em formato eletrônico. Então, eles podem ser pedaços de música, propriedade ou mesmo objetos.
Identidade digital: Informações sobre indivíduos, organizações e outras entidades que existem em formato eletrônico também podem ser armazenadas no blockchain NEO.
Contratos inteligentes: Ethereum tem uma facilidade de contrato inteligente, mas a diferença entre esses dois projetos é que os desenvolvedores não precisam aprender uma nova linguagem de programação para escrever contratos. Em vez disso, eles podem usar C #, Java e outras linguagens de programação convencionais.
Você sabia?
NeoQ – Um mecanismo criptográfico baseado em rede foi projetado para criar uma camada de segurança que nem mesmo os computadores quânticos seriam capazes de quebrar.
O Futuro
Ethereum tem de longe a maior comunidade de desenvolvedores que criam projetos na plataforma. Mas a popularidade do NEO está crescendo.
Em 2018, vários projetos no Ethereum deram o salto para o NEO, graças a um ambiente mais confortável para os desenvolvedores.
Um dos principais conjuntos de recursos que os desenvolvedores por trás do NEO criaram é a capacidade do blockchain de existir em ambientes não blockchain.
Isso significa que, teoricamente, poderia ser mais simples implementar NEO na infraestrutura de negócios existente, o que poderia acelerar a adoção de blockchain no futuro.
Conclusão
A plataforma Neo e o token NEO foram amplamente adotados por muitos especialistas. Além disso, tornou-se a escolha de muitos entusiastas devido às suas características únicas.
Sua vulnerabilidade a novos avanços, como a atualização do Neo3, o torna mais notável entre outras redes. Como tal, é sensato prever um futuro de maior sucesso para a rede.