A NBA, NBPA e Dapper Labs se uniram para criar NBA Top Shot, um novo jogo colecionável rodando na blockchain Flow . No NBA Top Shot, os jogadores colecionam jogadas de cair o queixo e destaques inesquecíveis como colecionáveis digitais que fãs e jogadores podem possuir para sempre.
O que é NBA Top Shot e como funciona?
NBA Top Shot foi criado por uma empresa chamada Dapper Labs em parceria com a NBA. Ele usa a tecnologia blockchain para permitir que os usuários comprem “momentos” digitais dos jogos da NBA. Esses momentos podem ser coletados ou vendidos em um mercado secundário no NBA Top Shot. Para cada momento, os usuários podem ver detalhes sobre o jogo, a pontuação da caixa dos jogadores e suas médias da temporada, semelhante ao que os colecionadores de cartões esportivos veriam no verso de um cartão.
Os momentos podem ser comprados em um pacote digital (como quando alguém comprou um pacote de cromos esportivos) e diferentes pacotes custam quantias diferentes em dinheiro. Os pacotes mais comuns são mais baratos porque há mais deles. Os pacotes raros são mais caros. Cada pacote contém uma quantidade limitada de momentos. Cada momento é seu próprio token não fungível, ou NFT, tornando-o exclusivo para colecionadores. Os colecionadores podem revender esses NFTs por seu próprio preço. Se as pessoas vão comprar o NFT a esse preço depende do mercado.
O Top Shot é essencialmente um mercado NFT que permite aos usuários comprar, vender e coletar Momentos influentes de pontuação da NBA . Momentos são cunhados em Pacotes como você esperaria de cards físicos: você compra um pacote, abre e vê o que recebe. Cada Moment é um NFT individual cunhado no blockchain Flow e exibe um único destaque de uma grande jogada na história da NBA.
Os pacotes são cunhados em conjuntos como parte de uma série, com a linha do tempo de cada série ocorrendo simultaneamente com a temporada da NBA – ou seja, a Série 1 ocorreu durante toda a temporada de 2020 e a Série 2, na qual estamos atualmente, provavelmente terminará após as finais da NBA. Enquanto os lançamentos de pacotes são impulsionados pelos eventos da temporada atual, os fãs do legado não precisam se preocupar, pois há ampla oportunidade de coletar Momentos retroativos, por exemplo , enterrada de 2013 de Michael Carter-Williams .
Conjuntos, Pacotes e Momentos
Moments são NFTs individuais que compõem o ecossistema Top Shot; mas há muito mais para colecionar do que comprar e vender momentos únicos. Cada Moment vem de um pacote, cada pacote faz parte de um conjunto, e a raridade de um Moment pode variar muito dependendo do tipo de conjunto ou pacote de onde veio.
As raridades são separadas em três categorias: Comum , Raro e Lendário . Há também uma raridade Ultimate, mas essa classe de momentos altamente cobiçados só poderá ser obtida em leilão com um tamanho de edição de 1 ou 3.
Os conjuntos vêm em duas categorias abrangentes: Base e Não Base
Os pacotes de conjuntos básicos são exatamente o que parecem: tamanhos de alta edição, lançados regularmente e a um preço acessível (geralmente US $ 9 cada). Os pacotes de conjuntos básicos são descartados em ordem de série e lançamento – ou seja, a Série 1 teve 12 lançamentos e a Série 2 está atualmente no lançamento 41. Esses pacotes sempre se enquadram na categoria de raridade comum e contêm três Momentos bastante básicos que são ótimos para quem está começando ou aqueles que estão procurando completar uma coleção.
Conjuntos não básicos, por outro lado, vêm em todos os tipos de variações diferentes. Pacotes que fazem parte de conjuntos Não Básicos sempre conterão um Momento Comum, mas também algo Raro e/ou Lendário. Alguns conjuntos foram recorrentes e alguns foram um e pronto, então pode ser um pouco difícil acompanhar. Isso provavelmente se deve ao fato de o Top Shot ainda estar em Beta, pois sua mecânica de queda continua sendo um processo em evolução.
Pacotes de conjuntos não básicos como “Playoffs”, “Premium Pack” e “Run It Back” podem ser diferenciados por suas embalagens muito mais chamativas.
Como coletar um momento?
Normalmente, números baixos (1 – 99) e perfeitos (100/100) sempre alcançam um preço mais alto. Isso era verdade para a avaliação de cartões comerciais e definitivamente ainda é verdade em NFTs. Números de vaidade como 69, 420, 888, etc. também são muito cobiçados, mas é um W especialmente grande quando você obtém um número de hortelã que corresponde ao número da camisa de um jogador. Ou seja, se LeBron estiver usando o nº 23 no momento, a hortelã nº 23 provavelmente terá tanto valor quanto a nº 1 do pacote. Em NFTs, a escassez obviamente sempre será um fator importante no valor. O Top Shot torna fácil discernir quais Momentos são mais escassos do que outros.
No mercado Top Shots, você verá um CC ou LE abaixo do nome do Momento. CC significa “Contagem Circulante” e é o número de edições daquele Momento atualmente em circulação. Esses Moments podem ser considerados uma edição aberta e não têm limite no valor que podem ser cunhados e continuarão sendo vendidos até expirarem. LE significa Limited Edition, o que significa que esses momentos são finitos e geralmente em quantidades menores (50, 100, 750, etc. tamanhos de edição). As maiores vendas no site geralmente vêm desses LE’s.
Quando você possui vários momentos, você pode fazer coisas como vendê-los, presenteá-los e exibi-los (criar uma coleção/álbum). Mecanismos de queima ainda não foram implementados, mas são esperados em um futuro muito próximo.
Outras maneiras de coletar
Se a abertura do pacote não for empolgante o suficiente para você, Desafios e Missões são outra grande parte da coleta no ecossistema Top Shot.
Separados das entregas de pacotes e das vendas no mercado, os desafios distribuem recompensas aos participantes dispostos a concluir as tarefas dentro de um prazo. Geralmente, o Top Shot lançará um desafio com instruções para coletar x quantidade de momentos em x quantidade de dias/horas. Quando o desafio terminar, todos os usuários que o completaram receberão um Momento recém-cunhado.
As missões são semelhantes aos desafios, mas em vez de instruções para coletar Momentos específicos, o Top Shot oferece aos usuários uma caça ao tesouro para encontrar e criar uma vitrine para Momentos que incorporam certas características. Seja compilando uma lista de jogadores com um número específico de assistências ou coletando todos os líderes da temporada de 2021 pontos por jogo, as missões são um pouco mais “faça sua própria pesquisa”, mas têm recompensas semelhantes aos desafios para quem as completa.
Vale a pena investir em NBA Top Shot?
Não é nenhum segredo que os usuários estão ganhando muito dinheiro lançando Top Shot Moments. Com a plataforma tendo garantido o primeiro lugar no gráfico de volume de vendas de todos os tempos entre todos os projetos da NFT, seja você um fã de basquete ou não, o hype é difícil de ignorar.
Embora tenha havido um pouco de controvérsia no passado sobre os usuários não poderem retirar a receita de negociação do site, as recentes atualizações do sistema Dapper Balance parecem promissoras. Além disso, com as vendas e a circulação diminuindo significativamente nos últimos meses, enquanto os colecionadores de nível superior estão um pouco agravados, é o momento perfeito para os novos no Top Shot começarem a acumular Moments!
Tendo dito isso, antes de fazer qualquer investimento, faça suas pesquisas, investir em criptomoedas é altamente arriscado e especulativo, e este artigo não é uma recomendação do redator para investir em criptomoedas.
O futuro da NBA Top Shot
Além das vendas de alto perfil, FUD e conversas sobre o estouro da “bolha” do Top Shot, o futuro ainda parece brilhante para a plataforma. Tendo garantido uma bolsa considerável em sua última rodada de financiamento, Dapper está prestes a ter um período de entressafra cheio de construção de comunidades e retribuição aos usuários. Com o mercado de NFT como um todo tendo experimentado uma desaceleração nos últimos meses, fornecer utilidade aos detentores de NFT está na vanguarda do plano de jogo de todos os desenvolvedores – e o Top Shot não é exceção.
Trade Tickets é um recurso interessante no horizonte para os usuários do Top Shot. Os ingressos serão uma maneira de o Top Shot trazer os Momentos não vendidos da Série 1 de volta ao mercado. Mais adiante, os ingressos comerciais serão resgatáveis por um Momento não vendido desde os primeiros dias do Top Shot. E a negociação funciona nos dois sentidos, o que pode incentivar os usuários a trocar seus Momentos Comuns existentes por um ingresso que lhes dê uma chance de coletar alguns dos NFTs mais históricos do Top Shots. Hardcourt será o jogo para celular da NBA Top Shot que pode ser jogado usando Moments. Até agora sabemos que será um jogo estilo arcade de usuário contra usuário, onde os jogadores têm atributos personalizáveis derivados dos Moments que um usuário mantém em sua conta.
O utilitário IRL é outro grande desenvolvimento que a Top Shot tem em andamento. Vimos Roham twittar sobre todos os tipos de possibilidades para os proprietários do Moment, incluindo produtos assinados , ingressos VIP , votação em novos Moments e muito mais. O tempo dirá o que realmente será implementado, mas parece que não há escassez de ideias na equipe de desenvolvedores da Dappers.
A NBA ainda não anunciou planos para integrar ex-jogadores que não fazem parte da Associação de Jogadores Aposentados, principalmente Michael Jordan. Mas considerando que o próprio MJ se juntou ao lado de Kevin Durant, Will Smith, Klay Thompson, 2 Chainz e outros durante a rodada de financiamento de março da Top Shot, o consenso geral é que esses acordos pontuais ainda estão por vir.
Com figuras importantes como Mark Cuban e o CEO da Dapper, Roham Gharegozlou, expressando seu apoio ao Top Shot (Gharegozlou está entre os 5 principais colecionadores do site), será emocionante ver que outros nomes notáveis serão adicionados ao ecossistema durante os próximos Influxo do mercado NFT.
Quanto valem esses “momentos”?
A resposta curta é que eles valem o que as pessoas estão dispostas a pagar. Alguns momentos raros são vendidos por milhares de dólares. Outros momentos mais comuns são vendidos por menos de US$ 10.
Os colecionadores podem decidir os preços a serem solicitados pelos NFTs e a tecnologia por trás deles permite que os compradores vejam quanto dinheiro o vendedor pagou no momento. Então, se alguém pagou $ 20 por um momento e está vendendo por $ 2.000, não haveria como esconder isso do mercado e a probabilidade de uma venda a esse preço é pequena.
Os compradores também podem ver quantas pessoas estão vendendo no mesmo momento e por qual preço. Então, se alguém ainda está tentando vender um momento por US$ 2.000 que comprou por US$ 20, será difícil conseguir que alguém o compre se outra pessoa estiver vendendo o mesmo momento por US$ 21.
A transparência é a chave – e a atração – quando se trata de NFTs e blockchain.
Todos os momentos são valiosos?
Não. Existem alguns raros momentos que uma pequena quantidade de pessoas pode possuir e esses são vendidos por milhares de dólares regularmente. Essa raridade, como nos cartões esportivos, dá valor ao NFT. Momentos mais comuns são realizados por mais pessoas e geralmente têm menor valor.
Quantos momentos Milwaukee Bucks posso comprar?
Há quase 60 momentos Bucks disponíveis para compra. Os preços variam de US$ 6 por uma enterrada Brook Lopez a uma enterrada Giannis Antetokounmpo por mais de US$ 124.000.
Os jogadores recebem algum dinheiro com essas compras?
A NBA licencia as imagens dos jogos que estão sendo incluídos nos momentos para Dapper Labs para NBA Top Shot. A liga recebe alguma receita de cada compra, mesmo no mercado secundário, e essa receita é distribuída uniformemente ao time para operações de basquete, que podem incluir dinheiro para os jogadores.
Mas se você comprou o momento da enterrada de Lopez por US$ 6, quanto disso vai para ele? É difícil dizer porque a receita das vendas não foi divulgada e não está claro quanto dinheiro vai para as equipes e quanto é canalizado para os jogadores.
Como comprar um momento?
Depois de encontrar um momento que deseja comprar, clique em “selecionar e comprar”, que fornece uma lista de quem está vendendo esse momento e por quanto. Quando você encontrar o que deseja, clique em “comprar”. Se você já comprou alguma coisa online, não deve ter problemas para navegar pela experiência.
Comprei um momento. O que faço agora?
Você decide. Você pode mantê-lo se quiser. Ele será exibido em sua coleção em seu perfil no NBA Top Shot. Ou você pode vendê-lo. Você decide por quanto deseja vendê-lo e o site possui uma calculadora de preços que inclui a taxa de mercado de 5% e mostra quanto você receberá depois de vendê-lo.
Depois de colocar o momento no mercado, você terá que esperar que alguém o compre ou poderá cancelar a venda para tirá-lo do mercado.
Conclusão
A força do projeto é dupla. Em primeiro lugar, o Dapper Labs criou o blockchain Flow para que seja fácil ingressar no NBA Top Shot . Os usuários não terão problemas com chaves privadas e taxas de gás. Muitos usuários estão elogiando a interface feita pela Dapper Labs nas redes sociais.
Em segundo lugar, esses colecionáveis digitais são oficialmente licenciados pela NBA. Eles são o negócio real e apresentam estrelas como, por exemplo, LeBron James, Spencer Dinwiddie e muitos mais. Esses colecionáveis vêm em diferentes raridades. Por causa disso, os preços dos colecionáveis vão de 1 dólar até alguns milhares de dólares. Muitos colecionadores querem chegar cedo, antes que o público mainstream chegue e realmente aumente os preços.