Metaplex é uma rede de contratos construída em Solana e o ecossistema NFT mais rápido e acessível para mercados, jogos, artes e colecionáveis. O ecossistema possui quatro contratos: Token Metadata, Token Vault, Auction e Metaplex. O Metaplex permite que artistas e criadores lancem vitrines NFT auto-hospedadas com a mesma facilidade com que criam um site. NFTs ultra-rápidos com taxas de cunhagem incrivelmente baixas. Continue a leitura para saber mais sobre o projeto Metaplex e se vale a pena.
O que é Metaplex
Metaplex é o ecossistema NFT mais rápido e acessível para mercados, jogos, artes e colecionáveis. O protocolo Metaplex forneceu padrões e ferramentas que muitos projetos usam. Ao usar o Metaplex Standard, você possui sua vitrine NFT, sem taxas adicionais e sem intermediários. Como tal, o Metaplex permite que você crie NFTs de maneira descentralizada. Além disso, existem muitos grandes nomes apoiando o projeto, incluindo o grande Michael Jordan.
Basicamente, o Metaplex é uma coleção de ferramentas e contratos inteligentes projetados para facilitar o processo de criação e lançamento de NFTs. Atualmente, isso é oferecido por meio de dois projetos principais: Metaplex Storefront e The Candy Machine v2. O primeiro é um padrão de venda NFT generalizável e o último é uma ferramenta de cunhagem de NFT.
Os principais projetos são:
- Metadados de token – o padrão NFT para Solana
- The Candy Machine v2 – uma ferramenta focada em Profile Picture (PFP) que funciona como as máquinas de doces estilo chiclete de antigamente
- Auction House – um protocolo de vendas descentralizado para mercados NFT
Como funciona Metaplex?
Metaplex desbloqueia uma maneira completamente nova de interagir com NFTs em Solana e, consequentemente, tem sido a ferramenta NFT de fato em Solana. Por meio do Metaplex, os usuários podem cunhar NFTs, hospedar leilões para vendas primárias/secundárias e visualizar NFTs de maneira padrão.
Contratos inteligentes Metaplex
O ecossistema Metaplex é uma coleção de quatro contratos separados, que se comunicam por meio do contrato Metaplex para fornecer aos desenvolvedores da Solana as ferramentas necessárias para criar NFTs.
- Metadados de token – Referido como um “decorador de hortelã”, este contrato permite que os criadores de NFT anexem um PDA de Metadados (Endereço Derivado de Programa) à sua casa de moeda. Este PDA associado contém as informações fundamentais da coleção NFT, como nome, símbolo, taxa de royalties e status de venda.
- Cofre de Tokens – Como o nome sugere, o contrato Token Vault pode conter NFTs depositados de qualquer casa da moeda e permite a propriedade fracionária do cofre e de seus NFTs. Existem dois estados para o cofre: Ativado e Combinado. Quando no status “Ativado”, qualquer NFT no cofre fica bloqueado e inacessível. O proprietário do cofre agora pode emitir e vender ações do tesouro no cofre, criando assim a propriedade fracionária de quaisquer NFTs no cofre. O cofre pode fazer a transição para ” Combinado ” somente quando não houver ações fracionárias pendentes em circulação, ou seja, o proprietário do cofre tem todos os compartilhamentos. Para recuperar as NFTs no cofre, o proprietário do cofre deve comprar de volta todas as ações fracionárias no mercado, das quais ele pode “combinar” o cofre.
- Leilão – O contrato de Leilão atua como o mecanismo de leilão no Metaplex e facilita os leilões NFT nos formatos Leilão Inglês e Leilão de Edição Aberta. Como um simples programa de compra e venda, o Auction opera sem nenhum conhecimento de NFTs ou outros recursos no ecossistema Metaplex. Essa separação reduz bastante os pontos de falha e aumenta a flexibilidade do programa de Leilões.
- Metaplex – O contrato Metaplex disponibiliza o AuctionManagers, que gerencia os três principais contratos listados acima. O AuctionManager mantém o registro de todos os metadados do token e seus leilões correspondentes e permite a transição suave dos dados da conta entre os contratos de Metadados de Token, Cofre de Tokens e Leilão.
Ferramentas e recursos Metaplex
Logo abaixo estão os recursos mais importantes do Metaplex:
Metaplex Storefront
Metaplex Storefront é o mercado NFT completo para criar e vender NFTs por meio dos contratos Metaplex. Ao contrário dos marketplaces centralizados da Solana NFT, como o Magic Eden, qualquer pessoa pode criar e auto-hospedar o Storefront como uma solução de marca branca ou pode usar Storefronts de marca existentes. Esse recurso exclusivo de auto-hospedagem do recurso Storefront da Metaplex permite que os usuários aproveitem totalmente o benefício da descentralização na Solana, pois podem criar seus próprios mercados NFT.
Candy Machine (CM)
O Candy Machine (CM) é um programa de distribuição de NFT generativo em cadeia projetado para otimizar as experiências de NFT para compradores, vendedores e criadores. Candy Machine V2 é a segunda iteração com recursos aprimorados e adicionados. Antes do CM, não havia um programa universal para gerenciar a cunhagem e vendas de NFTs em Solana.
Isso levou a inúmeros erros e experiências ruins para os criadores e colecionadores de NFT, o que inspirou a equipe de desenvolvimento da Metaplex a criar a Candy Machine. A Candy Machine resolve os problemas fundamentais na distribuição NFT que facilitam as interações dos usuários com NFTs:
- Defina períodos de tempo de cunhagem precisos
- Aceite fundos do comprador somente quando NFTs puderem ser cunhadas
- Ajude os programas a criar NFTs consistentes aplicando tipos de metadados
Candy Machine v2 adicionou mais recursos:
- Índice de cunhagem imprevisível – evite que os compradores capturem NFTs específicos dentro de uma coleção desde a v1 cunhada sequencialmente
- Lista de permissões – permite que apenas determinados endereços sejam cunhados
- Captcha – impede que os bots criem
Além disso, a v2 agora suporta coleções maiores, ocultar e revelar, permite que os desenvolvedores da web3 atualizem suas configurações a qualquer momento e pausem os lançamentos em andamento. Como o Candy Machine é um programa NFT mint totalmente on-chain, todas as interações devem ocorrer de forma programática, embora existam UIs que automatizam alguns recursos, os usuários precisam ter experiência de programação básica para utilizar totalmente o Candy Machine. Para começar com o CM v2, consulte a documentação oficial da Metaplex.
Gumdrop
Gumdrop é uma nova ferramenta beta para airdrops Solana com baixo custo de gás. Desenvolvido pela comunidade Metaplex, o Gumdrop atinge um grande número de usuários enviando-lhes um link de resgate fora da cadeia, como por meio de mídia social. Ele fornece uma solução fácil para projetos de distribuição de tokens integrados ao Metaplex a um custo barato.
Ao contrário da estrutura de airdrop tradicional, onde os tokens aparecem na carteira Solana de um usuário, o Gumdrop usa um paradigma “pull-based” em que os usuários precisam reivindicar ativamente ou perder seus tokens. O Gumdrop utiliza uma árvore merkle para verificar se um usuário está na lista de permissões, o que permite um cálculo rápido na cadeia.
Gumdrop suporta vários tipos de token drops em Solana:
- Airdrops de token
- Pré-vendas da máquina de doces
- Impressões de edição
Em todos os casos, o drop constrói uma árvore merkle a partir de usuários na lista de permissões e distribui links de reivindicação de maneira fora da cadeia.
AuctionHouse
AuctionHouse é um programa de venda de NFT sem caução na cadeia que permite que criadores e minters leiloem e vendam NFTs sem problemas. AuctionHouse é um conceito separado do site Storefront auto-hospedado e front-end — é um programa implantado na cadeia que aceita SOL e qualquer token SPL. Ao usar o AuctionHouse, os desenvolvedores podem ignorar a complexidade e os erros ao escrever seus próprios programas de venda NFT. Qualquer mercado NFT da Solana pode implementar o protocolo AuctionHouse para se beneficiar de seus recursos, como a correspondência automática entre comprador e vendedor para listagens NFT.
Ao contrário de outros processos comuns de leilão em que os compradores precisam “reivindicar” NFTs, a transação de venda executa todas as interações necessárias automaticamente. Em outras palavras, AuctionHouse reduz todas as etapas desnecessárias a ações intuitivas para usuários finais, enquanto fornece um programa padronizado para desenvolvedores.
AuctionHouse tem uma variedade de parâmetros que podem ser configurados. Por exemplo, um vendedor pode criar uma ordem de venda parcial de uma coleção Solana NFT com uma taxa personalizada e um destino de tesouraria, e também obriga a casa de leilões a assinar todas as transações. AuctionHouse também pode aceitar alguns ou todos os tokens SPL. AuctionHouse também mantém o histórico de todos os recibos de transações NFT (por exemplo, listagem, lances e vendas).
Sugar
Sugar é uma alternativa à linha de comando Candy Machine v2, com melhor desempenho e etapas simplificadas para os desenvolvedores. Ele fornece um processo interativo para os desenvolvedores do Solana NFT implantarem o Candy Machine v2 sem muita complexidade e problemas na interface de linha de comando (CLI) original. O Sugar oferece vários benefícios ao usar a CLI do CM v2, conforme observado em sua documentação:
- Melhor desempenho para upload de arquivos de mídia/metadados
- Procedimentos simplificados de construção e instalação aproveitando a carga
- Manipulação robusta de erros e validação de entrada
- Mensagens de erro mais informativas
Carteira Hydra
Hydra é uma carteira de carteiras que permite a distribuição de fundos para conjuntos de endereços de associação extremamente grandes. Também é conhecida como “Fanout Wallet” por se assemelhar a um fanout de carteiras da carteira principal. O Hydra permite recursos interessantes como royalties tokenizados (ou seja, distribuição de royalties recebidos aos membros) e associação de tokens (por exemplo, recompensas de staking fáceis).
Uma carteira Hydra tem três fases em seu ciclo de vida:
- Fase de Criação – Na fase de Criação, você, o criador (conhecido como Autoridade), pode criar uma carteira Hydra. Existem vários ângulos de personalização, como o modelo de associação, nome, tokens aceitos (SOL ou qualquer token SPL) e compartilhamentos totais de associação. Por causa de suas operações e requisitos complexos, criar uma carteira Hydra custará centenas de SOL.
- Fase de Adição de Membros – Na fase de adição de membros, você pode adicionar uma conta como membro à carteira Hydra. Você pode adicionar uma carteira normal (usuário), um NFT e tokens, o que envolve uma abordagem mais sofisticada para calcular as cotas do fundo.
- Fase de Distribuição – Na fase de Distribuição, a carteira Hydra é chamada várias vezes para distribuir o fundo de adesão a cada membro, de acordo com suas cotas. Cada chamada de distribuição deve incluir o Membro receptor, e a carteira Hydra espera várias chamadas ao longo de sua vida útil. Esse design de uma chamada por membro permite que a carteira mantenha baixo custo de processamento e memória ao lidar com um grande conjunto de membros.
Amman
Amman é um kit de ferramentas para testar bibliotecas e aplicativos do SDK Solana executando um validador local. O kit de ferramentas foi desenvolvido pela Metaplex Foundation para aprimorar a experiência do desenvolvedor para projetos que envolvem atualizações e testes de alta frequência. Apesar da baixa taxa de gás, a implantação de um programa complexo de Solana na rede principal pode ter um custo proibitivo. Portanto, para implantação e teste rápidos de aplicativos e bibliotecas SDK, os desenvolvedores podem usar o devnet Solana, testnet ou um validador local. Como o testnet/devnet requer airdrops constantes e processos repetitivos de implantação e espera, um validador local é preferível para implantações e testes rápidos e sem WiFi.
Além disso, a execução de um validador local garante 100% de tempo de atividade durante o teste, enquanto o testnet/devnet pode ficar offline no processo. Amman CLI inclui o relay, a interface do validador e o servidor de armazenamento simulado que juntos atuam como um validador. O Amman Client inclui asserts, rotulagem de endereço, interface de transação e um cliente para o relay, todos os quais devem ser usados em testes e o navegador para se conectar com o validador local.
Metaboss: Metaplex “Swiss Army Tool”
Apresentado como o Metaplex “Swiss Army Tool”, o Metaboss fornece muitas funções em torno do Metaplex para que os desenvolvedores construam facilmente no ecossistema. Como o Metaplex é um sistema novo e em rápida evolução, os desenvolvedores implementam suas próprias funções para interagir com o Metaplex. A Metaboss ajuda no processo entregando funções consistentes e padronizadas ao ecossistema.
Algumas das funcionalidades que o Metaboss oferece são:
- Decodificar os metadados de uma conta token Mint
- Crie novos NFTs de um arquivo JSON
- Obtenha um instantâneo dos atuais detentores de NFT para um determinado ID de máquina de doces ou autoridade de atualização
- Obtenha uma lista de todas as contas de estado e configuração da máquina de doces para uma determinada autoridade de atualização
- Atualizar todos os campos de estrutura de dados de metadados para um NFT
Token MPLX
Para avançar ainda mais na plataforma, a Metaplex Foundation emitiu o Metaplex Token (MPLX) como um método de governança descentralizada para projetos futuros e decisões estratégicas. Os detentores de MPLX podem votar no Metaplex DAO para participar diretamente na determinação da direção futura do protocolo. A criptomoeda tem o fornecimento máximo de 1,000,000,000 de tokens MPLX e o fornecimento em circulação de 14,000,000 de moedas MPLX ao preço de emissão de $0.35.
Onde comprar o token MPLX?
O token MPLX pode ser comprado em várias bolsas de criptomoedas principais, algumas das maiores são: Kucoin, FTX e Huobi global.
Conclusão
Metaplex é o maior ecossistema NFT do mundo e alimentado pelo Metaplex Protocol de código aberto, uma das plataformas de criação de mais rápido crescimento de todos os tempos. Em apenas um ano desde o início, mais de 1 bilhão de dólares em receita primária e 3 bilhões de dólares em vendas secundárias foram gerados para artistas e criadores usando a tecnologia Metaplex. O PortalCripto espera que o artigo tenha trazido as informações necessárias sobre o projeto Metaplex.