Marlin é uma rede de aplicativos descentralizada de código aberto de camada 0 projetada para facilitar o DeFi e a Web 3.0. É essencialmente uma plataforma de contrato inteligente que visa cumprir as promessas de descentralização, escalabilidade e segurança. O Marlin é mantido por nós na rede chamados “Metanodes”. Os metanós usam o mecanismo de consenso de prova de participação delegada para manter o MarlinVM (semelhante ao EVM), que fornece uma interface de roteador virtual para os desenvolvedores criarem aplicativos descentralizados em sua rede. Continue a leitura para saber mais sobre o projeto Marlin.
O que é Marlin (POND)?
Marlin é um protocolo aberto que fornece uma infraestrutura de rede programável de alto desempenho para DeFi e Web 3.0. Os nós da rede Marlin, chamados Metanodes, operam o MarlinVM, que fornece uma interface de roteador virtual para os desenvolvedores implantarem sobreposições personalizadas e realizarem cálculos de borda. Sobreposições notáveis que podem ser construídas usando o MarlinVM incluem: Multicast de bloco de baixa latência para dimensionar blockchains, Sincronização de mempool de baixa latência para arbitradores, Redes Mesh, Redes de anonimato como mixnets, Otimização de dispositivos e respostas de armazenamento em cache da API para Infura, Alchemy etc.
Marlin é uma fusão de ideias da tecnologia blockchain e rede peer-to-peer. Em sua essência, a Marlin visa usar contratos inteligentes para preencher a lacuna entre Web2 e Web3, fornecendo soluções blockchain de melhor desempenho que são indistinguíveis de aplicativos tradicionais. O protocolo MARLIN incentiva os usuários a tornar esses contratos inteligentes úteis, recompensando-os com tokens POND. Esses tokens podem ser usados para pagar por qualquer tipo de conteúdo ou serviço de API no MARLIN, ou podem ser negociados por outras criptomoedas ou moedas fiduciárias.
Principais produtos da Marlin:
- Marlin SDK: permite o desenvolvimento de jogos, aplicativos de streaming, blockchain com alta velocidade de liquidação.
- Marlin Cache: funciona como uma rede de entrega de conteúdo descentralizada, armazenando solicitações comuns, como informações ou dados de API.
- Marlin Gateway: permite que traders, participantes da rede, mineradores de liquidez e validadores realizem transações por meio de uma rede de retransmissão com baixa latência.
Como funciona Marlin (POND)?
A camada 0 é considerada a estrutura subjacente e mais básica do Blockchain. Atualmente, a operação do Blockchain é baseada principalmente na transmissão da Internet. Portanto, referir-se à Camada 0 refere-se à estrutura física de conexão, como linhas de cabos, computadores e infraestrutura de rede da Internet. Para Blockchains “veteranos” como Bitcoin, Ethereum, a Camada 1 é baseada no protocolo Proof of Work ou Proof of Stake. Assim, pode-se perceber que o Blockchain é uma camada operando na plataforma da Internet. Isso significa que, sem a Internet, o Blockchain não poderá funcionar.
Atualmente, os Blockchains ainda apresentam muitas deficiências na escalabilidade do bloco e na velocidade da transação. Para poder resolver isso, o foco deve estar em melhorar os protocolos de consenso, reduzir o tamanho dos blocos ou expandir a rede usando Sile chain ou Plasma – este é considerado um protocolo de Camada 2. Além disso, é possível usar o algoritmo Sharding para limitar o número de consensos em um fork para um pequeno subconjunto como o Parachain da plataforma Polkadot. No entanto, essa solução alternativa está apenas tentando corrigir o problema na camada 2, não garantindo o melhor efeito.
Marlin aborda limitações persistentes explorando as camadas mais profundas da arquitetura da Internet, redes de entrega de conteúdo (CDNs) e redes de trânsito baseadas em nuvem. O projeto irá reestruturar o método de comunicação da rede Blockchain na camada 0, construir uma plataforma SDK e controlar o tráfego dinâmico pela Internet para otimizar a transmissão em bloco e acelerar a entrega de conteúdo. Isso permite que os nós se comuniquem mais rapidamente e transfiram grandes quantidades de dados em um curto período de tempo, aumentando o rendimento das transações. Além disso, Marlin visa otimizar, fornecendo desempenho como web 2.0 e web 3.0, mantendo os princípios fundamentais de descentralização e segurança.
Qual o diferencial de Marlin?
Marlin é um dos poucos projetos de camada 0 focados em otimizações de camada de rede. Semelhante ao Filecoin, que é IPFS incentivado, o Marlin afirma ser o equivalente a um libp2p incentivado. Isso torna o Marlin onipresente na web descentralizada, pois qualquer aplicativo ponto a ponto depende da rede entre nós distribuídos para funcionar.
Marlin é, portanto, agnóstico em relação ao blockchain. Ele oferece gateways construídos para várias plataformas da camada 1, bem como da camada 2. Ao contrário de várias outras soluções de escalonamento que sofrem do trilema de escalabilidade, onde o desempenho, a descentralização ou a segurança são sacrificados, as melhorias na camada de rede não estão sujeitas a essas restrições que governam principalmente as camadas de consenso.
Token POND e MPOND
Existem dois tokens na economia do Marlin, MPOND e POND. MPOND tem um limite de fornecimento total de 10.000, enquanto POND é limitado a 10.000.000.000. A conversão entre os dois tokens é facilitada por meio de uma ponte que retorna 1.000.000 POND quando enviado 1 MPOND e vice-versa. Inicialmente, 4.623 MPOND e 3.184.000.000 POND são criados com o POND distribuído principalmente entre os validadores e a comunidade.
Esses números podem variar ao longo do tempo devido às conversões por meio da ponte. Cada Metanodo Marlin é obrigado a apostar MPOND e recebe POND na forma de recompensas de apostar. POND Token é o token utilitário oficial da Marlin Network, compatível com ERC20. Os tokens são configurados para executar as seguintes funções:
- Staking: POND é usado para executar nós de validação na rede por meio de Staking.
- Governança: Os detentores de token poderão votar e propor opiniões sobre a governança e alocação de recursos de rede.
- Autorização: POND é usado para delegar autoridade aos nós Marlin e incentivar a operação correta e eficiente da rede de retransmissão.
- Identifique um grupo de especialistas que avaliam o desempenho da rede e compensam os participantes do fundo de seguro contra violação de SLA.
- Transação: O proprietário pode bloquear 1 milhão de POND Token para receber 1 MPOND e vice-versa. A conversão dos dois Tokens POND e MPOND é regulada por uma ponte que ajuda o MPOND a ser cunhado corretamente.
Onde comprar o token POND?
O token POND pode ser comprado em várias bolsas de criptomoedas principais, algumas das maiores são: Binance, BingX, MEXC e Phemex.
Previsão de Preço Marlin (POND)
O preço do Marlin está previsto para atingir um nível máximo de $0.0251 ao longo de 2022. De acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, em 2023, o preço do Marlin (POND) pode atingir um nível máximo de $0.0483, com o preço médio de negociação de $0.0359. De acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, em 2025 POND deve cruzar um nível de preço médio de $0.0583.
O valor mínimo esperado do preço do Marlin no final do ano atual deve ser $0.0538. Além disso, POND pode atingir um nível de preço máximo de $0.0594. O preço do Marlin está previsto para atingir o nível mais baixo possível de $0.0516 em 2030. De acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, o preço do POND pode atingir um nível máximo possível de $0.0951, com o preço médio previsto de $0.0717.
Conclusão
Marlin é um protocolo que oferece redes blockchain descentralizadas com infraestruturas de alto desempenho. Ele otimiza a velocidade e a escala na camada de rede desses aplicativos para torná-los indistinguíveis dos predecessores da Web 2.0. Os metanós na rede Marlin operam o MarlinVM, uma interface de roteador que permite aos desenvolvedores criar sobreposições personalizadas e executar cálculos de borda. O PortalCripto espera que o artigo tenha trazido as informações necessárias sobre o projeto Marlin.