A criptomoeda MakerDAO é uma organização que desenvolve tecnologia para empréstimo, economia e criptomoeda estável no blockchain Ethereum.
Empréstimos e empréstimos são uma das maiores categorias da indústria de finanças descentralizadas ( DeFi ), medida pelo valor total bloqueado ( TVL ). Maker DAO está entre os maiores e mais antigos aplicativos DeFi nesta categoria.
O aplicativo permite que você peça emprestado seu stablecoin DAI usando ETH ou outras criptomoedas como garantia. O Maker usa um modelo de token duplo , onde, além do DAI, há um token de governança e utilitário , MKR, que é usado ativamente na plataforma.
Atualmente, o MKR é negociado a $ 2.486, com um fornecimento de cerca de 1 milhão de tokens e um valor de mercado de aproximadamente $ 2,5 bilhões.
O que são MakerDAO (MKR) token?
O protocolo Maker é um projeto de código aberto iniciado em 2014 com o objetivo de
criar um sistema de crédito sem permissão que permitiria aos usuários fazer empréstimos
garantidos por criptomoeda. Maker é uma plataforma de empréstimo peer-to-contract que permite empréstimos com garantias excessivas ao bloquear o Ether em um contrato inteligente e cunhar Dai, uma moeda estável atrelada ao dólar americano.
MKR é um token de governança e utilitário usado na plataforma Maker DAO .
Como a segunda maior plataforma DeFi por capitalização de mercado na categoria de empréstimos e empréstimos , a Maker oferece a seus usuários empréstimos no stablecoin DAI do protocolo, fornecendo criptomoedas populares como garantia, enquanto o MKR é usado para a governança da plataforma interna.
Como funcionam os empréstimos e empréstimos no Maker DAO?
Originalmente, apenas o ETH era usado como uma criptografia colateral na plataforma. No entanto, a partir de agora, o Maker aceita garantias em mais de uma dúzia de criptos populares , como WBTC , YFI , AAVE , UNI e LINK , entre outros.
Os usuários depositam a garantia em seus “cofres” pessoais na plataforma. Assim que a garantia é fornecida, o protocolo Maker emite moedas DAI para o usuário. O DAI está atrelado ao USD, e parte da funcionalidade do protocolo Maker é responsável por manter esse par o mais próximo possível.
Cada cofre deve ser garantido em 150% do valor emprestado, o que significa que se você quiser emprestar 100 DAI (cerca de $ 100), você precisa fornecer um equivalente a $ 150 em ETH ou outra criptomoeda aceita como garantia. Ao usar essa ampla sobrecolateralização, o Maker garante a estabilidade e a viabilidade da plataforma.
Funções Maker Coin
Embora o empréstimo seja realizado em DAI, a moeda MKR também é usada para alimentar muitos dos processos importantes no Maker. O MKR tem três funções principais na plataforma:
É o token de governança da plataforma . Os detentores do MKR decidem sobre todos os processos e mudanças no Maker durante uma votação formal em cadeia.
É um token de utilitário envolvido nas principais operações de plataforma que lidam com taxas e encargos associados às posições de dívida colateralizadas (CDPs) nos cofres do Maker.
Além disso, o MKR tem uma função de recapitalização no Maker. Se o valor das garantias de dívida mantidas na plataforma diminuir abaixo de um certo ponto, por exemplo, ifEthereum ou outra criptografia que é mantida no preço de mercado do cofre cair, o suprimento de MKR é aumentado e o suprimento recém-cunhado é então vendido no leilão para arrecadar fundos e recapitalizar a plataforma.
Como o MKR funciona como um token de governança?
A principal função da MKR no Maker é a governança. Os titulares do MKR decidem sobre todas as alterações propostas e outras questões de governança no protocolo. Embora a DAI também seja uma parte importante da plataforma Maker, a propriedade da DAI não oferece virtualmente nenhum direito de governança ou tomada de decisão sobre o protocolo.
Um token MKR equivale a um voto formal. Portanto, quanto mais MKR você tiver, melhor será sua capacidade de influenciar a tomada de decisões. Em teoria, isso mantém o Maker vulnerável a um ataque de 51% , pelo qual um ator que tem mais da metade do suprimento total de MKR pode ditar suas regras para a plataforma.
No entanto, o modelo de governança da Maker permite que um procedimento de desligamento de emergência seja acionado por qualquer pessoa com pelo menos 50.000 MKR se houver perigo ou suspeita de tal aquisição. A soma de 50.000 MKR representa cerca de 5% do fornecimento total de tokens, o que significa que mesmo alguns dos menores entre os principais players da plataforma podem acionar o desligamento.
O Maker usa uma combinação de mecanismos de governança na cadeia e fora da cadeia , embora as discussões fora da cadeia tenham peso muito menor na plataforma, já que não são vinculativas e são frequentemente interrompidas nas faixas pelas preferências dos titulares de MKR durante o formal em -cadeia de processo.
Governança do fabricante fora da cadeia.
Os principais recursos online da governança fora da cadeia do Maker são o fórum de discussão Maker DAO e o aplicativo de bate-papo Maker . Qualquer pessoa pode propor e discutir ideias por meio desses canais, principalmente no fórum, e as ideias que obtiverem consenso preliminar suficiente podem prosseguir para consideração na rede.
Ao contrário de algumas outras plataformas, o Maker não está usando a mídia social extensivamente para discussões de governança fora da cadeia. A plataforma incentiva suas partes interessadas a manter essas discussões principalmente no fórum Maker DAO e no aplicativo de bate-papo.
Governança na cadeia do fabricante
Os dois principais mecanismos de governança na cadeia no Maker são as pesquisas de governança e os votos executivos.
As Pesquisas de Governança são conduzidas continuamente em uma base semanal para medir o sentimento e a atitude dos detentores de MKR em relação a vários tópicos, incluindo aqueles que foram amplamente discutidos fora da cadeia e agora podem ser bons candidatos para prosseguir no processo de tomada de decisão. Os resultados das pesquisas não afetam o estado do protocolo.
Os votos executivos são os votos formais em cadeia entre os detentores de MKR para decidir sobre as alterações ao protocolo. Eles podem ser introduzidos a qualquer momento e por qualquer parte interessada da plataforma, não apenas pelos titulares de MKR. No entanto, apenas os titulares de MKR terão direito a voto durante uma Votação Executiva.
Os votos executivos podem ser baseados nos resultados das pesquisas de governança, mas não necessariamente. Pelo menos em teoria, um Voto Executivo pode proceder contornando o estágio de Pesquisa de Governança. No entanto, a Maker desenvolveu uma cultura informal estabelecida de discussão de tópicos em um pipeline ordenado de discussões fora da rede a pesquisas de governança e votos executivos.
Como o MKR funciona como um token de utilitário?
O MKR também é usado no Maker para facilitar uma série de processos relacionados a taxas associados a empréstimos. Os dois tipos de taxas importantes para a Maker envolvendo MKR são a taxa de estabilidade e a penalidade de liquidação.
A taxa de estabilidade é um nome complexo que o Maker usa para representar a “taxa de juros”. Cada posição de dívida no Maker acumula juros reembolsáveis pelo proprietário do cofre quando fecham a posição. Por exemplo, se você emprestou 100 DAI do protocolo e a taxa de estabilidade é de 2% ao ano, então, após um ano, sua dívida total a pagar ao protocolo será de 102 DAI.
A taxa de liquidação, ou penalidade de liquidação, é uma taxa a pagar por um usuário no caso de seu cofre e, portanto, a posição de dívida, ser liquidada pelo protocolo se ficar perigosamente sem garantias.
Por exemplo, se você bloqueou alguma quantia de ETH em um cofre no Criador, depois de um tempo, se o preço da ETH cair, sua garantia pode não cobrir o índice normalmente exigido de 1,5 vez entre garantia e dívida do Criador. Nesse caso, a sua dívida é liquidada e são cobradas as taxas de liquidação.
A Maker coleta as taxas de estabilidade e liquidação de sua base de usuários de forma contínua e, em seguida, envia as taxas acumuladas em DAI para um chamado Leilão de Excedentes , onde a DAI coletada é vendida por MKR. Os MKR obtidos com a venda são então queimados pelo protocolo para reduzir o fornecimento do token. A principal intenção por trás da queima do suprimento obtido é evitar a perda de preço do MKR.
Como o MKR funciona como um token de recapitalização?
Os fundos levantados pela Formadora a partir de taxas de estabilidade e penalidades de liquidação devem normalmente cobrir o balanço patrimonial da plataforma. No entanto, teoricamente, pode haver uma situação em que mesmo essas taxas podem não cobrir todas as perdas potenciais da desvalorização dos ativos criptográficos mantidos como garantia.
Por exemplo, se a ETH e outras criptografias usadas como garantia experimentarem quedas significativas de preço, o fabricante pode enfrentar um problema com a recapitalização de sua posição geral. Nesse caso, um suprimento adicional de MKR é cunhado e vendido no mercado para levantar fundos suficientes para cobrir a lacuna.
Os detentores de MKR precisarão votar sobre essa decisão de recapitalização. Uma vez que a criação de uma nova oferta de MKR afetará negativamente o preço do token, os detentores têm um incentivo para realizar uma governança de plataforma eficaz para evitar tal cenário.
Quem está por trás do fabricante?
A Maker DAO foi fundada em 2015 pelo dinamarquês criptomoeda e empresário espacial DeFi Rune Christensen. Os tokens MKR e DAI foram lançados no Ethereum em 2017.
Christensen atua como CEO do projeto. Além do DAO executado de forma autônoma, o projeto é apoiado pela Maker Foundation , sem fins lucrativos , que é responsável pela orientação geral da plataforma até que ela possa ser totalmente executada pelos detentores do token MKR. Steven Becker, executivo de banco de investimento sediado nos Estados Unidos, é presidente e COO da Maker Foundation.
Em um anúncio recente , Christensen disse que a Fundação será dissolvida nos próximos meses, e a gestão geral e o funcionamento do Criador serão realizados de forma totalmente descentralizada pelos detentores de tokens MKR.
Histórico de preços MKR
O MKR foi negociado na faixa de US $ 500-600 um ano atrás e até o início de 2021. Desde o início do ano, o MKR começou a se valorizar e atingiu seu preço máximo de cerca de US $ 6.000 no início de maio.
Semelhante à maioria dos outros criptomoedas, o MKR foi duramente atingido pela quebra do mercado de 2021 e tem apresentado uma tendência de queda desde então. No entanto, nas últimas semanas, o preço da moeda se estabilizou em torno do nível de US $ 2.500.
Qual é o futuro para Maker e MKR?
Tanto o projeto Maker como DeFi quanto o MKR como moeda têm um futuro sólido pela frente. O conceito de negócio da Maker foi exaustivamente testado pelo tempo – é uma das plataformas DeFi mais antigas entre as 10 melhores, e manteve um lugar entre as 10 primeiras na categoria DeFi pelos últimos três anos.
O MKR atua como a espinha dorsal do Maker DAO e é considerado uma moeda muito valiosa para se segurar. Alguns analistas opinam que MKR é uma daquelas moedas verdadeiramente HODL .
Com os planos da Maker DAO de dissolver a Maker Foundation e transferir a governança total do projeto para os detentores de MKR, o token provavelmente só terá valor adicional.
Se houver um token que possa estar entre as apostas mais seguras no DeFi, é o MKR. No entanto, observe que a moeda não é adequada apenas para detenção passiva como um investimento. A propriedade do MKR incentiva os detentores a participarem ativamente da governança da plataforma Maker.
Para entusiastas de criptografia que desejam bons investimentos e envolvimento ativo na governança DeFi, o MKR pode ser a escolha ideal.
Qual a Previsão de Preço para a criptomoeda Maker (MKR)?
O preço do Maker está previsto para atingir um nível máximo de $8,180.55 ao longo de 2022.
De acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, em 2023, o preço do Maker (MKR) pode atingir um nível máximo de $13,890.90, com o preço médio de negociação de $10,329.95.
Conclusão
Todo o sistema Maker é baseado na expectativa de que a criptomoeda floresça no futuro. Nesse caso, o Maker não precisa salvar a promessa da DAI. Em vez disso, os proprietários de MKR ficarão ricos e terão o direito de usar sua propriedade MKR para votar na comunidade Maker.
Maker Coin é um dos melhores conceitos de criptomoeda que permite a existência de stablecoin, tão confiável quanto DAI. Seu futuro não está claro, mas com um produto tão forte e uma equipe internacional de usuários e apoiadores tão confiável, achamos que o futuro da moeda Maker é provavelmente brilhante.
Aqueles que investem provavelmente receberão uma recompensa generosa, uma vez que a moeda Maker se tornou mais difundida e a indústria de criptomoedas está crescendo em geral.