A criptomoeda Linear é um protocolo de ativos delta um descentralizado, capaz de criar instantaneamente ativos sintéticos com liquidez ilimitada. O projeto abre ativos tradicionais como commodities, forex, índices de mercado e outros setores temáticos para usuários de criptomoedas, apoiando a criação de “Líquidos” – tokens de ativos sintéticos da Linear.
O cenário de finanças descentralizadas (DeFi) continua a ver a entrada de novos serviços para ajudar a apoiar e manter uma alta taxa de crescimento. A mais recente adição a este espaço é a Linear Finance . À distância, este projeto facilita a transição das finanças tradicionais para plataformas alimentadas por DeFi.
Com o nascimento dessas novas plataformas, o principal obstáculo para sua adoção foi convencer sem problemas aqueles acostumados às finanças tradicionais de que o outro lado realmente parece mais verde.
Equipe por trás do projeto
O projeto é liderado por Drey Ng e Kevin Tai. Drey tem mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Hong Kong. Ele também é o diretor de produtos da Liquefy, uma empresa de soluções de tecnologia que orienta negócios inovadores por meio de digitalização e tecnologia de blockchain.
Kevin tem mestrado em Administração de Empresas em Finanças Corporativas e Imóveis pela Harvard Business School. Suas funções anteriores incluem ser vice-presidente de produtos estruturados do Credit Suisse.
A Linear Finance busca reconciliar finanças tradicionais com finanças distribuídas. Suas áreas principais giram em torno de uma abordagem Delta-one para ativos sintéticos.
O que é Linear token?
Linear é um protocolo distribuído compatível com várias cadeias e principais com ativos sintéticos. Sua plataforma não tem custódia e trabalha para democratizar e aumentar a inclusão de ativos de investimento tradicionais e digitais. Uma das maneiras pelas quais o projeto consegue isso é permitindo que os investidores economizem nas taxas de transação e reduzam o tempo que leva para dar vida a uma posição de investimento.
Além disso, a Linear protege os investidores contra os altos preços dos ativos, fornecendo-lhes um valor justo de mercado. A rede é construída em Ethereum com atividades na plataforma fornecida por LINA, um token ERC-20. Com a maioria das plataformas DeFi construídas no blockchain Ethereum, o protocolo mantém o acesso a este ecossistema através da construção de ativos sintéticos em cadeias que são compatíveis com EVM (Ethereum Virtual Machine) como Binance Smart Chain (BSC) .
O white paper do projeto enfatiza os ativos delta-um e sintéticos. Com o projeto que trata de derivativos, delta-um significa que uma mudança no preço do ativo subjacente provoca a mesma mudança no produto.
Sintéticos, por outro lado, são ativos que derivam seu valor de outros ativos. Exemplos de produtos sintéticos incluem futuros e opções. No mundo cripto, os ativos sintéticos permitem que os investidores interajam com as criptomoedas sem necessariamente mantê-las.
Esses ativos também são conhecidos como líquidos porque podem ser facilmente convertidos em dinheiro. O protocolo Linear suporta líquidos em criptomoedas, petróleo bruto, café, índices de mercado, e-sports, entre outros.
Casos de uso da criptomoeda Linear
Solução de escalonamento da camada dois
A maioria dos sistemas DeFi tende a usar Ethereum. No entanto, outros blockchains estabelecidos estão se esforçando para obter uma fatia do bolo. Mas, com a incompatibilidade entre os sistemas descentralizados, é necessária uma ponte.
Linear atua como a cadeia que reúne todas as redes. Como uma solução de camada dois, o protocolo pode conectar todas as cadeias principais enquanto mitiga os riscos envolvidos em tal processo.
Ao fornecer compatibilidade cruzada, o projeto pode oferecer:
- Taxas de gás baixas
- Alta velocidade de transação
- Descoberta rápida de preços
Baixas taxas de gás
Como as transações não são feitas diretamente no blockchain Ethereum, o protocolo delta-um descentralizado estima que seus usuários economizem até 90 por cento em taxas de gás ao usar a rede.
Altas velocidades de transação
As transações feitas no protocolo Linear, de recuperação, piquetagem, compra e queima, têm liquidações quase instantâneas. Além disso, o protocolo é ideal para uso em circunstâncias em que transações com falha devem ser evitadas.
Descoberta rápida de preços
A plataforma emprega oráculos com tempos de bloqueio de meros segundos. Isso permite que traders e usuários interajam com novos preços em tempo real. Consequentemente, existe justiça, segurança e transparência entre os usuários.
Linear Finance Token (LINA)
O LINA é usado na rede para respaldar dívidas garantidas, bem como ativos físicos e digitais. Os detentores do token podem acessar Linear USD (LUSD), que pode ser usado para interagir com líquidos Lineares na troca Linear. Além disso, os detentores de tokens contribuem para as decisões de governança, como quais ativos devem ser listados e modelos de distribuição.
Outros usos de LINA incluem, mas não estão limitados a:
Garantia de base
O token é usado como garantia base ao criar ativos sintéticos usando Buildr, uma plataforma baseada em blockchain para o gerenciamento de líquidos. Enquanto a garantia precisa ser uma criptomoeda diferente, como Ether (ETH), a Linear adota uma abordagem híbrida em que 80% da garantia consiste em LINA e 20% é Ether ou qualquer outra criptomoeda.
Ganhando Recompensas de Staking
Os stakers da LINA ganham recompensas em taxas de câmbio pró-rata ou com base em recompensa inflacionária. Para a primeira opção, as recompensas são obtidas semanalmente, e o cálculo é feito considerando a taxa de penhor dos apostadores.
Outras maneiras pelas quais os stakers ganham recompensas são por meio da produção agrícola, uma variação positiva do índice de penhor, e do fornecimento de liquidez no pool Linear.
Linear Finance e Tellor
Linear está trabalhando com Tellor para implementar oráculos Ethereum. Simplificando, um oráculo fornece dados externos verificados para um contrato inteligente.
Tellor usa isso para fornecer dados fora da cadeia de alto valor por meio de hashing e assinatura de dados. Tellor lançou recentemente na rede Linear. Equipes de ambas as plataformas estão trabalhando para garantir a segurança do LINA e de outros preços cripto na plataforma Ethereum.
Linear.Exchange
A bolsa permite a negociação de vários ativos sintéticos. Tem tempos de transação quase instantâneos com a ajuda da tecnologia blockchain. O Linear.Exchange utiliza a infraestrutura do Ethereum e os altos tempos de transação de outros sistemas descentralizados.
Além disso, ele oferece suporte a commodities, criptomoedas, índices de mercado, bolsas estrangeiras, exposições temáticas e busca se expandir para o mercado de ações. Essa gama de ofertas não apenas minimiza o risco envolvido no investimento em ativos cruzados, mas também aumenta as opções de ativos investíveis. Ele fornece aos usuários a capacidade de gerenciar suas próprias exposições, além de uma funcionalidade adicional para análise.
LinearDAO
Linear é governado por uma organização autônoma distribuída (DAO) conhecida como LinearDAO. Ele é responsável por lidar com projetos de plataforma essenciais, bem como parâmetros de sistema como recompensas e frequência LINA, proporção de penhor, a introdução de novas funcionalidades, roteiro de tecnologia e divisão de taxas de transação.
Conclusão
À medida que mais projetos se esforçam para tornar o mundo DeFi mais atraente para quem trabalha com criptomoeda e finanças tradicionais, a Linear Finance já fez uma marca no espaço. Oferecendo uma plataforma completa incluindo uma troca com compatibilidade cross-chain, o protocolo traz um grande diferencial no cenário DeFi.
Além disso, suas taxas baixas, tempos de transação elevados e descoberta rápida de preços permitem que os usuários tenham uma conexão em tempo real com seus ativos rastreados. Sua abordagem delta-um significa que os negociantes obtêm o valor absoluto do ativo subjacente, uma vez que há uma conexão um-para-um com o movimento de valor e / ou preço.