Klima DAO é uma iniciativa baseada em blockchain no centro da economia de carbono. O projeto gera créditos de carbono tokenizados na forma do token KLIMA nativo. Os tokens KLIMA representam uma tonelada de redução de carbono, conhecida como “toneladas de carbono básico” (BCTs). Além disso, eles dão aos usuários o direito de ganhar recompensas participando do staking KLIMA.
Os créditos de carbono tokenizados oferecem uma nova moeda de reserva atraente que tem um impacto no mundo real sobre as mudanças climáticas, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa. O Klima DAO visa adicionar uma camada de gamificação à economia de carbono, incentivando projetos e empreendedores a lucrar e ao mesmo tempo reduzir sua pegada de carbono.
O que é Klima DAO?
Klima DAO é um grupo de “ambientalistas, desenvolvedores e empreendedores” com o objetivo de combinar seu conhecimento e experiência para causar um impacto positivo nos mercados de carbono. A comunidade de código aberto e transparente usa tecnologias Web3 e blockchain para oferecer um “impacto positivo para o clima mensurável” e também canalizar o financiamento do clima para projetos verificados que criam incentivos sustentáveis para beneficiar o meio ambiente.
Duas das questões mais proeminentes em torno das mudanças climáticas são finanças e coordenação. No entanto, apesar das grandes quantidades de fontes alternativas viáveis de energia disponíveis, centenas de milhões de dólares fluem para os combustíveis fósseis anualmente para a produção de commodities e energia. Klima DAO gera créditos de carbono tokenizados no blockchain para abordar as barreiras organizacionais e financeiras para a entrega de iniciativas que inicializam a economia de carbono. As tecnologias Blockchain e Web3 têm o potencial de mobilizar colaboradores da mudança climática de forma cooperativa e lateral para otimizar o uso de capital e recursos de maneira responsável.
Além disso, o uso de contratos inteligentes permite que o Klima DAO remova intermediários e automatize mecanismos de recompensa inovadores que ajudam a incentivar as colaborações. Além disso, a realização da visão do projeto está sendo acelerada usando software de código aberto com altos níveis de responsabilidade e capacidade de composição. Além disso, o Klima DAO está empenhado em encontrar novas maneiras de gerenciar e coordenar recursos que ultrapassam os processos burocráticos atuais e removendo barreiras à participação em iniciativas de mudança climática.
Klima DAO opera na solução eficiente de energia Ethereum layer-2 , Polygon . A arquitetura de ligação é semelhante ao token OHM no protocolo controlado por DAO da Olympus . Além disso, o projeto une os mercados tradicionais de carbono e tecnologias de ponta para construir um “nexo de inovação climática”. Consequentemente, o projeto visa padronizar as práticas em todo o ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi) para promover a especialização técnica e acelerar iniciativas impactantes.
Como funciona o Klima DAO?
O ecossistema Klima DAO cria valor para sua comunidade por meio de um “ciclo virtuoso” de crescimento econômico. Além disso, todas as atividades econômicas que ocorrem dentro do ecossistema aumentarão subsequentemente o fornecimento de tokens KLIMA. Além disso, os tokens KLIMA só podem entrar em circulação quando os BCTs são removidos de circulação e bloqueados no tesouro do Klima DAO.
O dimensionamento dos projetos resultará em um fornecimento de tokens KLIMA apoiado por BCTs que é “inversamente proporcional à disponibilidade de compensações de carbono” nos mercados de carbono tradicionais. Além disso, ao retirar o suprimento de carbono do mercado para bloqueá-lo no tesouro Kima DAO, o preço das compensações de carbono aumentará, junto com o preço do token KLIMA.
Ponte Tucano de Carbono
O ativo de reserva do Klima DAO é a tonelada de carbono base (BCT). Um BCT é um token de índice de compensação de carbono que representa uma cesta de várias toneladas de carbono, incluindo TCO2. Cada unidade de TCO2 representa uma compensação de carbono individual que os projetos podem comprar no blockchain por meio da ponte de carbono do Tucano. Além disso, cada token de compensação equivale a uma tonelada de emissões de dióxido de carbono que foi eliminada por meio de projetos ecoconscientes verificáveis.
Além disso, a compensação de carbono TCO2 contém características como o nome e tipo do projeto, o número de série e o ano de verificação. Além disso, diferentes tipos de tokens de TCO2 podem representar compensações de carbono de diferentes iniciativas em vários campos e geografias. O pool de carbono básico ajuda a padronizar o mercado de carbono na cadeia. Todos os tokens de TCO2 podem ser piquetados no pool de carbono base. Em troca, os usuários recebem o token de índice de carbono BCT.
Existem três incentivos principais para promover a participação no ecossistema Klima DAO por um período mais longo. Estes são vínculo, estaqueamento e rebase. Abaixo, damos uma olhada mais de perto no funcionamento interno do ecossistema Klima DAO.
Vínculo
O vínculo envolve a negociação de uma ação de um pool de liquidez com o protocolo Klima. O protocolo então cita uma quantidade de tokens KLIMA que o usuário recebe em troca, junto com uma taxa de desconto e um período de aquisição. Por sua vez, isso permite que o tesouro do Klima aumente seu poder de compra além do uso exclusivo do BCT, o que aumenta o fornecimento do token KLIMA.
KLIMA Staking
Ao participar no staking KLIMA, os participantes podem receber uma distribuição de lucros como um incentivo para participações KLIMA de longo prazo. Isso oferece aos usuários exposição ao aumento do preço do carbono. As recompensas de aposta KLIMA são proporcionais à quantidade de tokens KLIMA em uma aposta e à duração da aposta. Portanto, bloquear mais tokens KLIMA por períodos mais longos resultará em retornos compostos maiores.
Para cada token KLIMA no contrato de piquetagem Klima, os stakers recebem tokens “sKLIMA” na proporção de 1: 1. O token sKLIMA não está oficialmente disponível em nenhuma bolsa de criptomoeda, tornando o ativo praticamente ilíquido. No entanto, o sKLIMA pode ser transferido entre endereços de carteira. Ao remover o staking, os usuários podem resgatar tokens sKLIMA por uma quantidade igual de tokens KLIMA. Confira o curso DeFi 101 na Moralis Academy para mais informações. Aqui, você aprenderá como interagir com alguns dos principais protocolos DeFi usando a carteira Web3 número um, MetaMask.
Rebasing
Quando os usuários põem seus tokens KLIMA, os ativos são enviados para o contrato de piquetagem Klima. No entanto, o protocolo não exige esses fundos de volta. O resultado é uma proporção maior de tokens KLIMA no contrato de piquetagem do que o saldo pendente de tokens sKLIMA. Para resolver essa discrepância e retornar ao equilíbrio correto, o protocolo emite um rebase do token sKLIMA. Isso também ajuda a reduzir a interferência com o piqueteamento KLIMA. Além disso, as expansões no fornecimento ocorrem quando a plataforma passa por um aumento no número de stakers ou bonders.
A economia do carbono
Os mercados de carbono existem para minimizar as emissões de gases de efeito estufa de forma sustentável, estabelecendo limites de emissão e ferramentas financeiras que representem reduções de carbono. Esses mercados permitem a comercialização de “unidades emissoras”. Uma unidade de compensação de carbono equivale a uma tonelada de dióxido de carbono (ou equivalente), remoção ou prevenção. Por sua vez, esse sistema torna mais barato reduzir as emissões de carbono.
Além disso, os projetos de redução de carbono podem vender créditos de carbono para pagar os custos de instalação e despesas operacionais. Além disso, desenvolvedores e empreendedores têm um incentivo para lucrar por meio de iniciativas de emissão de carbono que têm impacto no mundo real.
Toneladas de Carbono Básico e Dinâmica do Mercado de Carbono
O token KLIMA apresenta um novo tipo de moeda apoiada pelo preço do carbono. O preço dos BCTs reflete o preço do carbono, que a equipe da Klima espera aumentar com a demanda por menores emissões de carbono e os avanços dos projetos de compensação de carbono. Além disso, um aumento no número de stakers geralmente resulta na compra de mais KLIMA do mercado. À medida que o preço do token KLIMA aumenta, surge uma oportunidade para o protocolo vender tokens a um preço mais alto para criar um rendimento para os participantes de staking KLIMA. Este modelo visa incentivar novos usuários a ajudar a perpetuar o ciclo.
Além disso, conforme o preço do token KLIMA aumenta, a taxa de desconto para os obrigacionistas aumenta. Isso permite a cunhagem de mais tokens KLIMA e aumenta a liquidez de saída. Por outro lado, a queda na demanda pela plataforma causará uma redução nas recompensas de apostas e no número de títulos que podem existir. No entanto, Klima DAO está confiante de que o mercado de compensação de carbono está crescendo rápido o suficiente para mitigar qualquer declínio que possa ocorrer entre os períodos de crescimento.
Token KLIMA
O token KLIMA nativo é um token rebase e uma “moeda de reserva algorítmica flutuante apoiada por compensações de carbono”. O ethos do ecossistema Klima DAO estipula que o tesouro só gerará um token KLIMA se pelo menos um BCT estiver bloqueado. Além disso, como cada BCT é apoiado por um crédito de carbono que se compromete a remover uma tonelada de carbono, o ecossistema Klima DAO é efetivamente construído com base no preço do carbono. Consequentemente, o token KLIMA é um ativo especulativo livremente negociável no mercado aberto.
Somente quando o tesouro do Klima possui BCTs suficientes para apoiar novos tokens KLIMA, eles podem ser gerados para recompensar os “stakers” KLIMA. Além disso, o BCT que sustenta cada token KLIMA está bloqueado na tesouraria. Conseqüentemente, o projeto espera que o preço dos BCTs aumente em conjunto com o mercado de carbono mais amplo.
Qual a Previsão de Preço para a criptomoeda Klima DAO (KLIMA)?
O preço do Klima DAO está previsto para atingir um nível máximo de $478.15 ao longo de 2022.
Já em 2023 de acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, em 2023, Klima DAO (KLIMA) pode atingir um nível máximo de $920.17, com o preço médio de negociação de $684.28.
Em 2025 de acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, KLIMA deve cruzar um nível de preço médio de $1,109.30. O valor mínimo esperado do preço do Klima DAO no final do ano atual deve ser $1,024.30. Além disso, KLIMA pode atingir um nível de preço máximo de $1,130.55.
Onde comprar o token KLIMA?
A criptomoeda KLIMA pode ser negociada nas seguintes exchanges:
- Hotbit
- Sushiswap(Polygon)
Conclusão
Klima DAO oferece um método simples para se envolver com a economia de carbono no blockchain. Embora o projeto não busque estabelecer um preço estável para o carbono no curto prazo, ele visa criar uma imagem melhor de como os mercados de carbono na cadeia devem ser por meio de votações e decisões políticas.
A plataforma tem como objetivo usar a volatilidade da nova economia de carbono para o crescimento desde o início, de modo que o token KLIMA possa alcançar estabilidade de preços com o aumento da demanda e um fornecimento estável. Além disso, a plataforma de redução de carbono tokenizada visa criar um “novo sistema monetário regenerativo” que traz transparência, liquidez e infraestrutura para a economia de carbono com o uso de BCTs.