O JPEG’d é um protocolo baseado principalmente no Ethereum que permitirá que os detentores de NFT abram Collateral Debt Positions (CDP) para emprestar fundos (PUSD) por meio do uso de NFT como um desafio de garantia. O JPEG’d é um protocolo descentralizado e não regulamentado, com o objetivo de conectar DeFi e NFT, aumentando assim as instâncias de uso para NFT no longo prazo.
O que é JPEG’d (JPEG)?
JPEG’d é um protocolo de empréstimo descentralizado na blockchain Ethereum que permite que detentores de tokens não fungíveis (NFT) abram posições de dívida colateralizada (CDPs) usando seus NFTs como garantia. Os usuários cunham PUSd – a stablecoin nativa do protocolo – permitindo que eles obtenham efetivamente alavancagem em seus NFTs.
O JPEG’d é completamente sem permissão, descentralizado e não é controlado por nenhuma entidade central. O objetivo do JPEG é preencher a lacuna entre DeFi e NFTs e, eventualmente, permitir que quaisquer coleções de NFT, votadas pela governança, obtenham uma linha de crédito usando suas NFTs como garantia no protocolo.
Mecanismo de ação
Garantia
JPEG’d ajudará algumas coleções de NFT. No momento do primeiro lançamento, o empreendimento suportava garantias para o Crypto Punk, que mais tarde foi expandido para consistir em EtherRock e Bored Ape Yacht Club. A proposta e aprovação de mais coleções será via governança (pelos detentores de tokens JPEG). O valor do NFT será determinado pelo valor mínimo, mas em alguns casos os NFTs de valor diferenciado podem ser avaliados individualmente (através da administração).
Taxa
As comissões em JPEG’d são de dois tipos:
- Taxa de curiosidade do empréstimo: 2% / 12 meses.
- Encargo de desembolso do empréstimo: .cinco% do volume desembolsado. Por exemplo: Alice hipoteca NFT, empresta dez.000 PUSD e retira o volume completo => Alice tem que gastar uma taxa de retirada de 0,5% ou 50 PUSD.
LTV (relação empréstimo/valor)
Para garantir que o protocolo funcione adequadamente, o JPEG’d define o LTV para empréstimos, que é entendido como a relação entre o empréstimo e o valor da garantia. Atualmente, o JPEG’d permitirá que os usuários finais tomem emprestado até 32% do valor da garantia, o local do empréstimo será liquidado se os índices LTV> 33%.
- Por exemplo: Bob empréstimo hipotecário um NFT no valor de cem ETH => Bob pode emprestar até 32 ETH. Se o valor do NFT diminuir ou Bob tomar emprestado ETH extra, acionando esse índice para aumentar para> 33%, o empréstimo será liquidado.
Além disso, JPEG’d também tem uma maior restrição de desembolso de empréstimos para algumas coleções de NFT. Por exemplo, com o Crypto Punk, a restrição de empréstimos é de PUSD dez milhões. Se esse limite for atingido, os usuários finais não estarão mais prontos para emprestar. Este reforço/redução restrito pode ser transformado através da administração do protocolo.
Seguro
Como um protocolo de empréstimo de ativos notavelmente volátil, o JPEG’d permitirá que os usuários finais decidam sobre a cobertura de seguro para seus empréstimos.
- Especificamente: Os usuários podem adquirir cobertura de seguro para qualquer lugar de empréstimo. Portanto, na ocasião da liquidação, o consumidor tem o direito de “resgatar” sua NFT do DAO imediatamente após o pagamento da dívida + pago o prêmio de cobertura do seguro (calculado a partir de 25% do valor residual da dívida no momento do pagamento). e curiosidade acumulada). O prêmio de cobertura do seguro será igual a 1% do volume desembolsado.
- Exemplo: Bob hipotecou um NFT e tomou emprestado dez.000 PUSD. Bob escolhe garantir seu lugar por empréstimo. Então Bob tem que gastar um por cento de dez.000, que é cem PUSD. O volume completo de Bob pago imediatamente após a dedução dos custos é de PUSD 9850 (que inclui taxa de desembolso de 0,5%). Portanto, se o mercado for arriscado, o NFT cairá em valor e Bob será liquidado => Bob terá que pagar 9850 PUSD + 25% x 9850 PUSD ao DAO e recuperar o NFT (supondo que o empréstimo não seja afetado). .
Mecanismo de bloqueio JPEG
Como expliquei, a determinação do valor do NFT é principalmente baseada no voto de governança do protocolo. Em particular, o consumidor pode propor aumentar o valor de um NFT fornecido. Quando a proposta for autorizada, o consumidor terá que bloquear o JPEG em um valor igual a 25% do maior volume de empréstimo calculado principalmente com base no valor NFT proposto.
- Por exemplo: Alice propõe aumentar seu NFT para US$ 200.000 => Alice terá que bloquear uma quantidade de JPEGs no valor de 200.000 x 32% x 25%.
Potenciais e Riscos
Potencial
NFT recentemente teve um boom definitivamente maravilhoso, fornecendo retornos enormes para os comerciantes e tornando-se uma grande atração de movimento de renda. No entanto, uma das desvantagens do NFT é sua liquidez e instâncias de uso restrito. Portanto, abrir uma plataforma que permita garantias NFT é a forma de incluir valor às NFTs.JPEG’d é um empreendimento de última geração, então ele se conectará imediatamente com as principais tarefas NFT no mercado, criando um benefício agressivo. Em 2018, quando o AAVE foi lançado e começou a configurar o Defi, ninguém acreditava que seria tão próspero, agora o JPEG’d pode desenvolver uma história relacionada.Um dos fatores notáveis do JPEG’d é que ele é criado e apoiado por um grande grupo de mercado: DCInvestor, Santiago Santos, DefiGod, Terranode…
Risco
Em primeiro lugar, como uma empresa criada no mercado NFT, o crescimento ou fracasso do JPEG’d depende muito da condição no mercado NFT. De fato, notamos atualmente a explosão de NFTs no final de 2021 para início de 2022, no entanto, esse boom superaquecido provavelmente levará a uma correção profunda na breve frase, portanto afetando direito o empreendimento (os NFTs com garantia serão retirados ou liquidados quando o valor vai para baixo …) A partir daí, o crescimento das garantias irá encontrar vários perigos a curto e longo prazo. Avaliar o valor de um NFT não é um processo simples, principalmente quando se combina seu valor com sua liquidez. Portanto, à medida que o JPEG’d expande seus tipos colaterais para aumentar o valor do protocolo, espera-se uma avaliação de ameaças bastante cautelosa.
Por outro lado, o empreendimento tokenômico no meu ponto de vista não é tão grande. A distribuição de 30% para a equipe é muito pouco significativa, os 30% para eventos de doação são definitivamente pouco claros, muito menos transparentes. JPEG e PUSD nunca têm muitos backlinks para aumentar o valor de cada um, como outros pares de tokens nativos – stablecoins. No final, não importa o lugar, o JPEG’d certamente encontrará muitos concorrentes a longo prazo. Portanto, se a liderança não for agarrada e produzida rapidamente no mercado, o JPEG’d pode facilmente ser superado por rivais muito melhores.
Token JPEG
A criptomoeda JPEG tem o Fornecimento total de 69.420.000.000 tokens JPEG.
JPEG pode ser usado para:
- Staking: participar da governança + receber receita compartilhada do protocolo.
- Mineração de Liquidez: participar do fornecimento de liquidez.
- Bloqueio: quando a proposta de aumento do valor do NFT for aprovada.
- Recompensa : JPEG também é o token de recompensa do projeto.
Onde comprar o token JPEG?
A criptomoeda JPEG pode ser negociada nas seguintes exchanges:
- MEXC
- BKEX
Previsão de Preço JPEG’d (JPEG)
O preço do JPEG’d está previsto para atingir um nível máximo de $0.00121 ao longo de 2022. Já em 2023 de acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, JPEG’d (JPEG) pode atingir um nível máximo de $0.00233, com o preço médio de negociação de $0.00173. Em 2025 de acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, em 2025 JPEG deve cruzar um nível de preço médio de $0.00281. O valor mínimo esperado do preço do JPEG’d no final do ano atual deve ser $0.00259.
Além disso, JPEG pode atingir um nível de preço máximo de $0.00286. O preço do JPEG’d está previsto para atingir o nível mais baixo possível de $0.00249 em 2030. De acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, o preço do JPEG pode atingir um nível máximo possível de $0.00458, com o preço médio previsto de $0.00345.
Conclusão
O conceito do projeto é interessante, ajudando a diversificar os casos de uso dos atuais NFTs. No entanto, a questão da precificação do NFT ainda é muito difícil e subjetiva de acordo com os grupos comunitários. Portanto, o LTV permite um nível baixo para evitar a liquidação. Vamos também esperar e ver se o projeto pode ter novos métodos de avaliação no futuro para melhorar a eficiência de capital atual.