iExec é o principal provedor de computação descentralizada baseada em blockchain. O Blockchain é utilizado para organizar uma rede de mercado em que as pessoas podem monetizar seu poder computacional, bem como os aplicativos e até os datasets.
O que é o iExec RLC (RLC)?
A plataforma IExec é uma empresa líder em soluções no ramo de fornecimento de redes de computação descentralizadas baseadas em blockchain. O uso da tecnologia blockchain pela plataforma entra em jogo durante sua organização de redes de mercado onde os usuários podem converter seu poder computacional, bem como conjuntos de dados e aplicativos em recursos monetários.
A plataforma pode atingir esse objetivo por meio do fornecimento de acesso sob demanda a recursos de computação em nuvem. O sistema também é capaz de suportar aplicações em vários campos, incluindo Inteligência Artificial, recursos de dados em larga escala, renderização e setor de saúde, entre outros.
De acordo com seu site, a plataforma foi criada em 16 de outubro de 2016 com o objetivo principal de reinventar completamente o procedimento de operação usado para computação em nuvem através da criação de um novo paradigma para o sistema. Por causa disso, a plataforma depende de um software de grade de desktop de código aberto conhecido como XtremWeb-HEP que implementa uma variedade de recursos, alguns dos quais incluem tolerância a falhas, implantação de imagem virtual, gerenciamento de dados, multiaplicativos e vários outros. Recursos.
Quem são os fundadores da iExec RLC (RLC)?
A rede blockchain iExec RLC foi cofundada por Gilles Fedak e Haiwu He, ambos com grandes laços na indústria de blockchain.
A Fedak possui várias certificações educacionais, sendo a primeira de bacharelado em ciência da computação e a segunda de doutorado, ambas pela Universidade Paris-Sud (Paris XI). Mais tarde, ele se mudou para obter outro diploma da escola de negócios emlyon. Depois de concluir seus estudos em vários campos de estudo, ele começou sua jornada como parte da força de trabalho econômica com um emprego como cientista de pesquisa no INRIA. Então, em 2020, ele conseguiu uma posição de financiamento na Adan, antes de mais tarde obter uma posição no conselho de administração da WISEED. Agora ele atua como CEO da iExec RLC.
Ele, por outro lado, também é um especialista em tecnologia blockchain com um arsenal de diplomas. Ele é bacharel e mestre em ciência da computação pela Hohai University. Mais tarde, ele obteve um Ph.D. no mesmo campo de estudos da Universidade de Lille para Ciências e Tecnologia. Depois de servir como professor assistente na Universidade de Hohai, ele também conseguiu um emprego no INRIA como especialista em engenharia de pesquisa. Mais tarde, ele co-fundou a iRentCPU.com e também foi nomeado professor da Academia Chinesa de Ciências. Ele atualmente atua como chefe da APAC da IEXEC BLOCKCHAIN TECH.
Como o iExec RLC funciona?
Para dar suporte a DApps, contratos inteligentes e suas plataformas, o iExec tira os cálculos de processamento intensivo fora da cadeia para manter as funções on-chain de um blockchain funcionando sem problemas.
Para fazer isso, o iExec usa o XtremWeb-HEP, um software de grade de desktop de código aberto. A computação Desktop Grid (também conhecida como Volunteer Computing) agrupa recursos de computação não utilizados para serem usados por aplicativos e plataformas e, de acordo com o whitepaper da iExec, o XtremWeb-HEP “implementa todos os recursos necessários” para tornar isso possível em escala global, incluindo -tolerância, multiaplicativos, multiusuários, infraestrutura híbrida pública/privada, implantação de imagens virtuais, gerenciamento de dados, segurança e responsabilidade e muito mais.”
Essencialmente, com este software, os DApps podem utilizar qualquer recurso de computação na estrutura iExec para executar seus programas. Isso significa que desenvolvedores e usuários de DApps podem comissionar o poder de processamento de um recurso tão pequeno quanto a CPU de um PC até um data center do tamanho de um armazém. As opções serão flexíveis, escaláveis e orientadas para o mercado livre, permitindo que os usuários encontrem a quantidade certa de poder computacional para a tarefa em questão.
A iExec realiza essa correspondência de serviço usando seus contratos inteligentes. O algoritmo Matchmaking, por exemplo, recebe solicitações de recursos na rede e as combina com um provedor apropriado. Esse contrato inteligente basicamente analisa a tarefa de um DApp e pergunta: “Esse recurso de computação pode executar este programa?” Se sim, então é um jogo feito no céu. Se não, então é hora de seguir em frente (nada pessoal).
Para garantir que os usuários obtenham os recursos de que precisam, o iExec usa um modelo de Prova de Contribuição. Esse algoritmo de consenso garante que um provedor forneça o poder computacional necessário ao usuário e recompensa esse provedor com RLC, o token da iExec, em troca desses serviços.
Computação em nuvem
Em geral, a computação em nuvem cresceu para se tornar o padrão básico para corporações que precisam de acesso a um poder de processamento significativo, sem a necessidade de manter uma infraestrutura tecnológica cara. Empresas como Apple, Xerox e Netflix podem gerenciar, se não todos, mas um número significativo de seus aplicativos e dados usando serviços de computação em nuvem fornecidos por outras grandes corporações, como Google, Microsoft e Amazon. A razão para isso é que as empresas já possuem um grande número de servidores rodando em dezenas de milhares de servidores que suportarão cálculos intensivos de dados, obrigando-as a terceirizar esses serviços mesmo que sejam executados a custos elevados.
O sistema iExec RLC foi criado para fornecer esses mesmos serviços de computação em nuvem, mas no caso deles, visa fazer essa prestação de forma descentralizada, daí a aplicação da tecnologia blockchain à sua operação.
Componentes da plataforma iExec RLC
Dando um passo para fora do software e das técnicas, vamos dar uma olhada nas peças que compõem a plataforma da iExec. Isso inclui seu mercado, loja DApp e mercado de dados.
Marketplace: O marketplace é o hub da iExec para provedores e usuários trocarem RLC por recursos de computador. Por meio do mercado, indivíduos/desenvolvedores que executam DApps podem comprar os recursos adaptados às necessidades de seus aplicativos. O iExec vem com um contrato inteligente de Matchmaking que garante que nenhum provedor esteja mordendo mais do que pode mastigar ao comprometer seu poder de processamento em um contrato. Além disso, um contrato inteligente de reputação gerencia a confiabilidade de um provedor.
Pense nisso como uma revisão do Yelp para recursos de computação. Esse sistema de reputação permite que os usuários escolham o nível de confiabilidade que desejam, pagando menos por um host menos confiável, se assim o desejarem. Assim, o mercado é orientado para o mercado livre e, quanto mais provedores e usuários nele, mais a concorrência ditará os preços.
DApp Store: Finalmente, um equivalente descentralizado às lojas de aplicativos. Como o próprio nome sugere, a loja DApp permite que você navegue e compre DApps que são construídos ou usam o iExec. E o mais legal é que a loja DApp está no ar e já conta com aplicativos que você pode adquirir hoje mesmo. Além disso, os provedores de aplicativos também podem enviar seus DApps para listagem na plataforma.
Data Marketplace: Este mercado é para dados o que a loja DApp é para aplicativos. Com ele, os provedores de dados podem vender seus dados em excesso para provedores de DApp ou qualquer outra parte disposta a comprá-los. Variando de estatísticas de atletas a dados de consenso do governo, o céu é o limite para o que você pode comercializar nesta plataforma. Se alguém estiver disposto a comprá-lo, você pode usar o iExec para vendê-lo. Ao contrário da loja DApp (em funcionamento) e do Marketplace (com lançamento previsto para este ano), o Data Marketplace ainda está nos estágios conceituais de seu desenvolvimento, então não espere por algum tempo ainda.
Qual o diferencial do iExec RLC (RLC)?
A rede iExec é composta por um conjunto de provedores de recursos de computação conhecidos como trabalhadores do iExec. A plataforma fornece um caminho onde os usuários da rede podem se tornar trabalhadores e essencialmente conectar suas máquinas ao sistema para ganhar recompensas na forma de tokens RLC por suas contribuições à rede. Os provedores do aplicativo podem monetizar seus algoritmos de desenvolvimento para que os provedores de dados que possuem conjuntos de dados valiosos possam disponibilizar esses algoritmos para uso geral por meio do sistema iExec. Além disso, há também a provisão de consenso do sistema sobre computação off-chain.
A plataforma IExec também prevê aplicativos distribuídos conhecidos como DApps, que são escaláveis e executados com segurança no blockchain. Esses sistemas fornecem acesso direto a servidores, bem como conjuntos de dados e recursos de computação. Devido ao funcionamento geral da rede no Ethereumblockchain, é aberto à infraestrutura Virtual Cloud que pode fornecer serviços de computação de alto desempenho com base na demanda. Como resultado disso, o sistema iExec suporta o surgimento de aplicativos distribuídos baseados em sua tecnologia blockchain, além de permitir sistemas de computação econômicos e de alto desempenho, por meio de uma infraestrutura de nuvem descentralizada. Esse processo foi projetado para aumentar a pegada ambiental dos data centers por meio da facilitação da plataforma de fácil acesso a sistemas de nuvem distribuídos.
Token RLC
A RLC é a criptomoeda dedicada da rede IExec e é utilizada para a execução de transações dentro de seu ecossistema e também utilizada como forma de recompensa para os participantes que realizam responsabilidades específicas na rede, como o fornecimento de segurança. O token serve a esse propósito porque mantém valor dentro e fora da rede. Também pode ser trocado por outras criptomoedas como VET e TERRA .
Atualmente, o token foi classificado no CoinMarketCap na posição 290 e tem um valor de mercado ao vivo de US$ 160.135.508. Embora o token tenha um suprimento circulante atual de 80.070.793 moedas RLC, o suprimento máximo do token é atualmente desconhecido.
A rede iExec RLC (RLC) está protegida?
O sistema IExec ajuda os contratos inteligentes a superar as restrições impostas a eles por sua operação no Ethereum Blockchain, alguns dos quais podem incluir recursos como privacidade, conectividade e escalabilidade. Para proteger o IExec ao máximo, a rede desenvolveu um protocolo conhecido como Trusted Execution Environment. O protocolo é essencialmente uma área segura na CPU da máquina que garante que as execuções do código sejam garantidas. Em essência, isso garante que os códigos do sistema não possam ser adulterados porque sua lógica foi implementada nos níveis de software e hardware.
Vale a pena Investir na criptomoeda iExec RLC (RLC)?
O projeto é certamente ambicioso, mas vale a pena, a equipe iExec já trabalhou em projetos de sucesso antes na mesma linha. Eles ajudaram a desenvolver a European Desktop Grid Infrastructure , uma série de 200.000 nós que executavam mais de um milhão de tarefas usando a computação Desktop Grid. Este projeto lançou as bases para o iExec, além de demonstrar sua viabilidade.
Não sabemos se a iExec vai ou não corresponder às suas expectativas, mas com certeza temos confiança de que sua equipe não está brincando com este projeto. Eles têm a experiência, o poder intelectual e a determinação para ver este projeto, e para o futuro do blockchain, esperamos que tenham. DApps e outras plataformas precisarão de algo como o iExec se quiserem sobreviver no mercado de trabalho, então espere o melhor para o projeto avançar.
Tendo dito isso, antes de fazer qualquer investimento, faça suas pesquisas, investir em criptomoedas é altamente arriscado e especulativo, e este artigo não é uma recomendação do redator para investir em criptomoedas.
Qual a Previsão de Preço para a criptomoeda iExec RLC (RLC)?
O preço do iExec RLC está previsto para atingir um nível máximo de $4.095 ao longo de 2022.
Já em 2023 de acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, iExec RLC (RLC) pode atingir um nível máximo de $7.881, com o preço médio de negociação de $5.860.
Em 2025 de acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, RLC deve cruzar um nível de preço médio de $9.500. O valor mínimo esperado do preço do iExec RLC no final do ano atual deve ser $8.772. Além disso, RLC pode atingir um nível de preço máximo de $9.682.
Onde comprar RLC?
A criptomoeda RLC pode ser negociada nas seguintes exchanges:
- Binance
- Bitget
- Mandala Exchange
- Huobi Global
Conclusão
Se o iExec funcionar como pretendido, ele poderá escalar exponencialmente à medida que mais provedores e recursos de computação se juntarem à rede. Isso pode abrir a porta para soluções de escalabilidade, suporte DApp sustentável e adoção futura de blockchain. Ele também oferece uma alternativa mais ecológica aos modelos atuais de computação em nuvem, pois os recursos são usados apenas quando são necessários e com menos consumo de energia.