A plataforma IExec é uma empresa líder em soluções no ramo de fornecimento de redes de computação descentralizadas baseadas em blockchain. O uso da tecnologia blockchain pela plataforma entra em jogo durante sua organização de redes de mercado onde os usuários podem converter seu poder computacional, bem como conjuntos de dados e aplicativos em recursos monetários.
O que é iExec RLC (RLC)?
iExec é o principal provedor de computação descentralizada baseada em blockchain. O Blockchain é utilizado para organizar uma rede de mercado em que as pessoas podem monetizar seu poder computacional, bem como os aplicativos e até os datasets.
Ele faz isso ao fornecer acesso sob demanda aos recursos de computação em nuvem. IExec pode oferecer suporte a aplicativos em campos como big data, saúde, IA, interpretação e fintech. IExec foi fundada em 16 de outubro de 2016, com o objetivo de reinventar a computação em nuvem através da criação de um novo paradigma.
Dessa forma, iExec depende do XtremWeb-HEP, um software desktop de grade e código aberto que implementa recursos como múltiplos aplicativos, tolerância a falhas, múltiplos usuários, implantação de imagens virtuais, infraestrutura privada, gerenciamento de dados, segurança e muito mais.
Serviços de computação em nuvem Blockchain para empresas
A maioria das empresas hoje usa algum tipo de serviço de computação em nuvem que fornece armazenamento de dados sob demanda ou poder de computação sem a necessidade de investimentos caros ou gerenciamento ativo direto. Além de reduzir custos com equipamentos de TI, espaço físico e pessoal técnico, as organizações também podem usar a computação em nuvem para aprimorar sua escalabilidade e eficiência operacional.
O iExec é um projeto de blockchain que oferece uma ampla gama de serviços de computação em nuvem semelhantes ao Amazon Web Services e ao Microsoft Azure, mas de maneira mais descentralizada. As principais ofertas do projeto iExec permitem acesso sob demanda ao poder de computação, conjuntos de dados e aplicativos em uma rede ecentralizada fornecida por provedores de recursos que são incentivados com recompensas tokenizadas. Embora o iExec concorra com serviços de computação em nuvem centralizados, o objetivo final do projeto é ultrapassar os sistemas legados baseados em Web2 e se tornar um recurso único para computação em nuvem baseada em blockchain.
iExec, RLC e Compartilhamento de Recursos Computacionais
O crescente ecossistema de aplicativos descentralizados disponíveis (dApps) da iExec oferece suporte a uma ampla gama de aplicativos em áreas como IA, finanças descentralizadas (DeFi), e saúde. A linha de produtos iExec está desenvolvendo continuamente novos protocolos para otimizar o acesso à economia de computação descentralizada. A principal oferta do projeto é o iExec Marketplace, que permite que provedores de recursos e usuários troquem RLC o principal token nativo e meio de troca na plataforma cripto iExec por uma ampla gama de recursos computacionais e serviços em nuvem baseados em blockchain.
Os provedores de serviços podem colocar ordens de venda que estabelecem o preço pelo qual estão dispostos a concluir as tarefas que oferecem, e os usuários finais podem colocar “ordens de serviço” que permitem que suas solicitações sejam executadas automaticamente se e quando seus critérios pré-selecionados forem atendidos por provedores de serviço. De um modo geral, as ofertas mais comuns são:
- Computação em nuvem Blockchain: CPU, GPU, Ambiente de Execução Confiável (TEE)
- dApps: aplicativos de computação descentralizados e de alto desempenho que podem cumprir uma ampla gama de funções, como renderização 3D, simulações e aprendizado de máquina
- Conjuntos de dados: dados, chaves de API, modelos de IA
Indivíduos e empresas são livres para usar o iExec Marketplace como provedor de serviços ou cliente. No entanto, os usuários de blockchain corporativo geralmente exigem serviços mais robustos que sejam mais estritamente compatíveis com os regulamentos financeiros. Para esse fim, a iExec criou um Enterprise Marketplace especificamente projetado para permitir que usuários corporativos troquem recursos de nuvem descentralizados em um ambiente on-chain bem regulamentado. Os recursos integrados Know-Your-Customer (KYC), Know-Your-Business (KYB) e Anti-Money-Laundering (AML) do Enterprise Marketplace fornecem uma camada aprimorada de segurança e garantia para as empresas.
Ambos os marketplaces iExec são ampliados por um contrato inteligente de matchmaking que ajuda a garantir que os provedores de recursos sejam adequados para as tarefas com as quais comprometem o poder de computação descentralizado. Esse contrato inteligente também sustenta os sistemas de reputação do provedor de serviços para ambos os mercados, o que oferece aos usuários um indicador transparente e imutável ao avaliar as opções de serviço. As ofertas disponíveis no iExec também permitem que usuários individuais complementem o desempenho de seus dispositivos locais com recursos de computação em nuvem descentralizados.
Além de suas ofertas de mercado, a iExec também lançou um “iExec Oracle Factory” que permite aos usuários implantar seu próprio oráculo descentralizado ou usar um oráculo criado por outros participantes do ecossistema. Esse serviço permite que desenvolvedores e empresas implementem com mais facilidade dApps prontos para uso comercial que podem alavancar sistemas de dados legados em um ambiente Web3 flexível e transparente.
Como funciona o iExec Marketplace?
Em sua essência, o iExec é uma plataforma de computação em nuvem descentralizada que roda na rede Ethereum. No entanto, dada a natureza intensiva de recursos de muitos dos dApps e contratos inteligentes suportados pelo iExec, o iExec tira os cálculos de processamento intensivo fora da cadeia para manter suas funções o mais simplificadas possível. Isso é possível por meio do uso do XtremWeb-HEP, que é um protocolo de código aberto que agrupa recursos de computação não utilizados para uso por aplicativos e plataformas de terceiros.
O XtremeWeb-HEP foi projetado pela equipe de criptografia iExec, e o projeto afirma que seu software implementa todos os recursos necessários para facilitar o compartilhamento de recursos computacionais em escala empresarial global em um ambiente off-chain seguro e verificável. Mais especificamente, o software é tolerante a falhas, suporta infraestruturas de TI híbridas públicas/privadas e permite recursos convenientes de gerenciamento de dados, segurança e responsabilidade.
O protocolo de consenso da iExec é chamado Proof of Contribution (PoCo) e foi projetado para vincular a infraestrutura de computação distribuída XtremWeb-HEP da plataforma com seu mercado de serviços em nuvem descentralizado e para obter confiança entre os participantes do mercado.
De um modo geral, o iExec Marketplace é preenchido com quatro tipos de partes interessadas:
- Usuários: A maioria dos usuários da iExec são participantes do mercado que buscam explorar os serviços de computação em nuvem descentralizados da plataforma.
- Provedores de aplicativos: Os provedores de aplicativos são empresas ou desenvolvedores independentes que fornecem aos usuários serviços dApp no iExec Marketplace.
- Trabalhadores: os trabalhadores fornecem recursos computacionais sob demanda executando ações específicas solicitadas pelos usuários do mercado e recebem recompensas de criptografia RLC. Esses trabalhadores podem operar de forma independente ou agrupar seus recursos com outros trabalhadores, e suas atribuições de trabalho são determinadas por um agendador.
- Agendadores: o iExec conta com uma rede distribuída de agendadores para organizar os trabalhadores em grupos de trabalho, delegar tarefas de usuários aos trabalhadores e pontuar a qualidade das entradas dos trabalhadores. Os programadores são recompensados com tokens RLC por ajudar a gerenciar a infraestrutura de mercado da iExec.
Quando um acordo é feito em um mercado, o mecanismo de consenso PoCo da iExec valida as contribuições feitas pelos trabalhadores por meio de seu middleware XtremeWeb-HTP. Os trabalhadores que foram selecionados pelo escalonador para uma tarefa terão prova on-chain de seu envolvimento, mesmo que a maior parte da carga de trabalho computacional necessária para cada tarefa ocorra fora da cadeia. Nesse estágio, os trabalhadores também terão acesso automático a quaisquer conjuntos de dados relevantes necessários para concluir suas tarefas, e as decisões de delegação dos agendadores serão registradas de forma transparente na cadeia para evitar comportamento desonesto.
O protocolo de consenso PoCo também é a chave para determinar a pontuação de reputação de um trabalhador, que é um número inteiro positivo que é ajustado sempre que um trabalhador conclui uma tarefa de forma verificável. Os trabalhadores que fornecerem uma contribuição abaixo do ideal perderão um terço de sua pontuação total e não receberão nenhuma recompensa pela tarefa associada. O PoCo, portanto, fornece supervisão total sobre todas as transações entre os participantes do mercado de forma projetada para fornecer fortes incentivos econômicos para que todos os atores se comportem honestamente.
O token iExec RLC
O token iExec, RLC, é um token ERC-20 que serve como principal meio de troca da plataforma. Todas as transações que ocorrem nos mercados de nuvem descentralizados da iExec são liquidadas em tokens RLC, e os funcionários precisam apostar tokens RLC como depósitos de segurança para serem elegíveis para executar tarefas de computação. Em termos de tokenomics, há um fornecimento total limitado de 87 milhões de tokens RLC, e 69% desses tokens foram vendidos em um crowdsale público como parte da Oferta Inicial de Moedas (ICO) da iExec.
Enquanto o mercado primário da iExec usa tokens RLC, as transações executadas em seu Enterprise Marketplace requerem uma unidade de troca diferente, o token Enterprise RLC (eRLC). O token eRLC opera como um equivalente comercial do token RLC padrão. Ele fornece acesso a aplicativos idênticos, mas é reservado apenas para as ofertas corporativas do projeto. Esses tokens eRLC podem ser trocados perfeitamente 1:1 por tokens RLC e vice-versa, e os tokens eRLC facilitam a interação das empresas com os provedores de serviços voltados para empresas da iExec, ao mesmo tempo em que aderem às regulamentações financeiras relevantes.
Onde comprar o token RLC?
A criptomoeda RLC pode ser negociada nas seguintes exchanges:
- Binance
- Bitget
- KuCoin
- Gate.io
Blockchains e o futuro da computação distribuída
A maioria das empresas líderes hoje usa computação em nuvem, e até mesmo internautas comuns dependem cada vez mais de alguma forma de serviços de nuvem de terceiros. Há claramente uma forte conexão entre blockchains e o futuro da computação distribuída. A demanda continua a aumentar para ofertas como o iExec Marketplace, que possui vários concorrentes notáveis de computação em nuvem descentralizada – incluindo Akash, ICP, NEAR e Golem. Projetos desse tipo estão tentando superar os provedores de serviços centralizados, permitindo que qualquer pessoa acesse e forneça recursos computacionais de maneira transparente e confiável.
Os serviços da Web descentralizados não devem necessariamente depender de soluções de computação centralizadas, e o iExec permite que provedores de recursos e usuários se envolvam abertamente de maneira flexível, escalável e orientada para o mercado livre. À medida que os serviços em nuvem baseados em blockchain e os contratos inteligentes se tornam mais complexos, os usuários exigirão mais poder de computação do que costumam ter à mão. O iExec visa permitir que os usuários da Web3 aproveitem a crescente sofisticação e escala desses dApps sem se preocupar com a falta de dados e outras restrições computacionais.
Previsão de Preço iExec RLC (RLC)
O preço do iExec RLC está previsto para atingir um nível máximo de $2.174 ao longo de 2022. De acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, em 2023, o preço do iExec RLC (RLC) pode atingir um nível máximo de $4.184, com o preço médio de negociação de $3.112. De acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, em 2025 RLC deve cruzar um nível de preço médio de $5.044.
O valor mínimo esperado do preço do iExec RLC no final do ano atual deve ser $4.658. Além disso, RLC pode atingir um nível de preço máximo de $5.141. O preço do iExec RLC está previsto para atingir o nível mais baixo possível de $4.465 em 2030. De acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, o preço do RLC pode atingir um nível máximo possível de $8.233, com o preço médio previsto de $6.204.
Conclusão
iExec é o primeiro mercado descentralizado para recursos de computação em nuvem. Na iExec RLC, a tecnologia Blockchain é usada para organizar uma rede de mercado onde os usuários podem monetizar seu poder de computação, aplicativos e conjuntos de dados. Ao fornecer acesso sob demanda a recursos de computação em nuvem, o iExec é capaz de oferecer suporte a aplicativos de computação intensiva em áreas como inteligência artificial, big data, saúde ou FinTech.