O mercado de criptomoedas se expandiu rapidamente após a bolha da ICO de 2017, de uma capitalização de mercado de aproximadamente US $ 566 bilhões no final de 2017 para US $ 1,5 trilhão em fevereiro de 2021. Isso significa que deve haver uma infraestrutura sólida para apoiar o comércio cada vez maior de criptomoedas.
As trocas de criptomoedas são a primeira pergunta a esta resposta. embora a maioria dos ativos de criptomoeda seja construída sobre as bases de arquiteturas descentralizadas, a maior parte da negociação ainda ocorre em bolsas centralizadas. Em trocas centralizadas, os usuários precisam custodiar seus ativos na troca.
Embora essas trocas tragam muitos benefícios, como velocidade, seu passado levanta dúvidas sobre sua confiabilidade. Incidentes que aconteceram com trocas centralizadas, como verificação de moeda, Mt. Gox, BitGrail, NiceHash, Bitfinex e Youbit forçam os usuários de criptografia a pensar duas vezes antes de se envolverem com eles.
Após a introdução dos contratos inteligentes em blockchain com o lançamento do Ethereum, as trocas descentralizadas (DEXs) tentaram resolver os problemas subjacentes das CEXs facilitando as negociações com contratos inteligentes, removendo o controle de terceiros sobre os fundos do trader. Mas isso custou a velocidade e o desempenho de uma rede blockchain.
Colocar todas as atividades de negociação na cadeia torna a rede mais lenta. Então, um grupo de comerciantes de criptomoedas construiu uma solução no blockchain Ethereum que fica no meio, que fornece velocidade sem comprometer a segurança dos DEXs. Eles chamaram sua solução de IDEX.
O que é IDEX Token?
O token IDEX é uma bolsa descentralizada baseada em Ethereum (DEX) lançada por um grupo de comerciantes de criptomoedas em 2017. Ela afirma oferecer negociação em tempo real de criptomoedas com suporte para limitar e ordens de mercado, cancelamentos sem gás e a capacidade de preencher muitos comércios de uma vez.
O lançamento de 2017 foi a primeira versão IDEX 1.0 da troca. A equipe lançou o IDEX 2.0 no final de 2019, que agora está disponível para os usuários.
O token IDEX 1.0 combinou correspondência e validação fora da cadeia com liquidação na cadeia. Essa combinação de comércio fora da rede e arquitetura de liquidação na rede oferecem a velocidade de centralização, ao mesmo tempo em que mantém o recurso de segurança das trocas descentralizadas. Além disso, o IDEX 1.0 não tinha custódia, dado o controle dos fundos aos negociantes.
O token IDEX 2.0 também mantém essa mesma combinação fora da cadeia e liquidação na cadeia, mas com novos recursos poderosos e soluções de dimensionamento. Vamos dar uma olhada em como isso funciona?
Como funciona a criptomoeda IDEX?
Antes da introdução do IDEX, os DEXs convencionais interpretavam o termo de forma mais literal, construindo modelos totalmente em cadeia nos quais todos os pedidos interagem diretamente uns com os outros. Esta abordagem alcançou a descentralização, mas tornou o comércio lento e caro, pois cada processo desde a colocação de um pedido até
modificar ou cancelar um pedido incorre em uma taxa de rede e depende do tempo em que uma rede blockchain confirma uma transação. Abaixo estão os recursos da troca IDEX.
Design Híbrido
A bolsa IDEX usa um design híbrido em que a execução e a liquidação da negociação acontecem como eventos separados. Na plataforma IDEX, as transações são executadas em tempo real, mas são liquidadas minutos depois na velocidade da rede.
Para tornar isso possível, todas as transações, como depósitos e negociações, são autorizadas pelos usuários finais e sua chave privada. No entanto, a IDEX mantém a propriedade de transmitir certas transações autorizadas para a rede.
Fluxo de Trabalho
O diagrama abaixo descreve o funcionamento da IDEX.
De acordo com o whitepaper da IDEX, a negociação na IDEX funciona da seguinte maneira.
- O fabricante e o recebedor depositam seus tokens no contrato IDEX.
- Em seguida, os contratos inteligentes IDEX atualizam o banco de dados IDEX para incluir os endereços dos clientes e saldos de tokens.
- O fabricante cria e envia um pedido assinado ao servidor IDEX.
- O servidor IDEX então confirma que a conta do fabricante tem fundos suficientes e que a transação assinada corresponde ao que foi submetido à IDEX.
- Quando confirmado, o pedido é adicionado ao livro de pedidos.
- “O tomador envia um pedido correspondente, assinando uma transação com o mesmo preço do pedido alvo e um valor menor ou igual a ele.”
- IDEX confirma que a conta do fabricante tem fundos suficientes.
- Quando confirmada, a negociação é marcada como correspondida e o livro de ofertas é atualizado.
- O banco de dados IDEX é atualizado para refletir os novos saldos e, ao mesmo tempo, o pedido assinado é adicionado à fila para ser transmitido à rede Ethereum para processamento.
- “A transação é despachada para o blockchain por um endereço de envio universal, usando o próximo nonce para garantir o pedido adequado pelos mineiros.”
- Quando a transação é confirmada pela rede blockchain, o contrato inteligente da IDEX é atualizado para refletir a negociação.
- O criador e o recebedor agora podem retirar seus fundos.
Contrato de Depósito
A criptomoeda IDEX usa um contrato de depósito que atua como caução e bloqueia temporariamente os fundos antes de permitir que o usuário autorize um limite ou ordem de mercado. Isso garante que os fundos estejam disponíveis não apenas no momento da execução, mas também no momento da liquidação, eliminando as falhas comerciais.
Contrato de Depósito
A criptomoeda IDEX usa um contrato de depósito que atua como caução e bloqueia temporariamente os fundos antes de permitir que o usuário autorize um limite ou ordem de mercado. Isso garante que os fundos estejam disponíveis não apenas no momento da execução, mas também no momento da liquidação, eliminando as falhas comerciais.
IDEX 2.0
https://www.youtube.com/watch?v=mMKwFFq9WoQ&t=48s
O token IDEX 2.0 mantém o mesmo design principal, mas melhora as desvantagens, como custos de transação excessivos, escalabilidade limitada e suporte de ativos limitado. IDEX 1.0 suportava apenas tokens Ethereum e ERC-20. IDEX 2.0 também oferece suporte a outros ativos como Bitcoin.
O token IDEX 2.0 é alimentado por uma solução inovadora de escalonamento de camada 2 Optimized Optimistic Rollup (O2 Rollup). O2 Rollup é um novo design de camada 2 de código aberto para trazer aplicativos escalonáveis para blockchains públicos.
De acordo com a IDEX, o O2 Rollup permite escalonamento fora da cadeia ilimitado com um custo fixo de liquidação na cadeia, removendo gargalos e custos que impediram a adoção de DEX. O IDEX 2.0 foi lançado em três fases.
Fase 1
Na primeira fase, um avanço no desempenho foi fornecido quando as negociações ainda eram liquidadas na cadeia individualmente, mas os fabricantes não incorriam em taxas de gás, enquanto os compradores pagavam uma pequena taxa de gás por negociação. Nesta fase, novos componentes fora da cadeia foram adicionados que geraram dados reais de produção enquanto ainda contavam com os mecanismos de liquidação testados em batalha na cadeia.
Fase 2
Na fase 2, o sistema da camada 2 operou junto com a liquidação na cadeia e a equipe testou para comparar o sistema da camada 2 usando os mesmos dados de produção gerados na fase, garantindo que os métodos de liquidação produzissem os mesmos resultados.
Fase 3
Na fase 3, o assentamento na cadeia foi totalmente transitado para o sistema da camada 2, eliminando inteiramente os custos do gás tomador e preparando o terreno para escala ilimitada.
O IDEX 2.0 oferece suporte para liquidação em lote de negociações por meio do Merkle Roots , uma estrutura de dados que pode ser usada para reduzir um conjunto de dados de tamanho arbitrário em um conjunto curto e exclusivo de bytes. A IDEX combina o conceito de saldos fora da cadeia e provas de raiz Merkle para apoiar a liquidação de lotes de negociações e reduzir drasticamente os custos de gás
IDEX Token e Staking
IDEX é o token nativo de troca IDEX usado no piqueteamento. O staking da IDEX permite que comerciantes, formadores de mercado e usuários da IDEX operem parte da infraestrutura da IDEX e, no processo, contribuam para a segurança e o desempenho da plataforma.
Na IDEX, a piquetagem é uma operação de duas camadas.
Camada 1, Estabilização do Validador: A Camada 1 são operadores de nó validador. Um nó validador (VN) é um cliente de piquetagem executado por membros da comunidade que impõe a validade do livro razão da camada 2.
Para participar da rede de validadores, os operadores VN devem depositar tokens IDEX em um contrato de staking. Os operadores VN revisam todas as transações publicadas no livro razão fora da cadeia, confirmando as transações e o Merkle root para ver se estão corretas e chamando as funções do executor à prova de fraude no caso de um problema ser identificado.
Eles são recompensados em tokens IDEX por meio de um pool semeado pela IDEX. De acordo com o site da IDEX, a aposta do Validador ainda não foi publicada.
Camada 2: Camada 2 são operadores de nó de API que mantêm uma cópia em tempo real da carteira de pedidos IDEX e outros dados do sistema e fornecem terminais de API REST compatíveis para o público. Eles ajudam a IDEX a reduzir os custos de transação, descarregando operações populares de API. Os nós da Camada 2 recebem recompensas por meio de um sistema de auditoria interna.
O Tier2 também é o piqueteamento do replicador, onde os usuários apostam tokens IDEX e executam um nó leve. Eles ganham 50% de todas as taxas comerciais da IDEX pagas a cada 2 semanas na ETH e no BNB.
Conclusão
O blockchain da Ethereum e a cadeia inteligente Binance, IDEX trading Exchange, é uma bolsa de criptomoeda global centralizada com uma plataforma descentralizada. Gerenciando transações de usuários com contratos inteligentes, o IDEX Exchange oferece uma experiência de mercado de negociação perfeita em uma plataforma totalmente integrada com a facilidade de uma carteira contábil habilitada pela Metamask.
No mundo atual de tecnologia e dinheiro digital em rápida mudança, o IDEX Exchange está entre as opções mais seguras para negociar sem ter que dar qualquer depósito ou retirada de dinheiro. É altamente seguro e econômico para usuários que buscam ganhar mais com seus fundos negociando e piquetando criptomoedas.