Lançado em 2019, a criptomoeda Helium (HNT) é uma rede descentralizada, aberta e distribuída de roteadores sem fio de longo alcance para dispositivos de Internet das Coisas ( IoT ). A HNT é negociada a US $ 12 por token, com oferta circulante de 87 milhões, com valor de mercado de US $ 1 bilhão.
O que é Helium (HNT) token?
A Rede Helium, também chamada de Rede do Povo, é uma rede sem fio ponto a ponto (P2P) baseada em blockchain que conecta dispositivos IoT à Internet de maneira segura, econômica e com eficiência energética. O Helium depende de dispositivos chamados Hotspots, que são roteadores de rede de longa distância ( LoRaWAN ) testados para uso na rede. Cada Hotspot serve como hardware de mineração e um nó para o blockchain Helium e pode ser adquirido e configurado por usuários ou empresas.
Os pontos de acesso usam o protocolo LongFi desenvolvido pela Helium para se comunicarem entre si. Este protocolo de código aberto permite que os desenvolvedores criem aplicativos que podem ser executados na Rede Helium. Além disso, o protocolo permite que os roteadores troquem dados com dispositivos compatíveis em longo alcance (200 vezes mais do que com Wi-Fi) de uma forma muito eficiente em termos de energia.
Como funciona o token Helium?
O blockchain Helium é responsável por manter um registro imutável das transações dentro da rede. Ele usa o novo algoritmo de Prova de Cobertura ( PoC ) para verificar os locais dos pontos de acesso e determinar suas coberturas reais. O algoritmo usa ondas de rádio para fazer ping constantemente nos roteadores por meio de um mecanismo chamado PoC Challenges , que ajuda a determinar a qualidade de uma rede. Os pontos de acesso que participam de um desafio PoC podem ganhar HNT como recompensas após uma época .
O blockchain depende do Helium Consensus Protocol , que é baseado no HoneyBadgerBFT , um protocolo que permite que grupos de nós obtenham consenso sobre conexões não confiáveis. No Protocolo de Consenso de Helium, um grupo de consenso de 16 membros é eleito uma vez por época . Todos os pontos de acesso ativos são elegíveis para serem eleitos para o grupo de consenso. A seleção é aleatória, mas um filtro é aplicado para garantir que os membros sejam geograficamente diversos. Em cada eleição:
- Os 12 membros com o desempenho de mineração mais forte permanecem no grupo de consenso, a menos que tenham atingido o limite de quatro épocas consecutivas. Ao atingir esse limite, eles são eliminados gradualmente, embora possam ser reeleitos na próxima eleição.
- Os quatro membros com desempenho mais fraco são substituídos.
- Se um membro for eliminado antes de completar quatro épocas consecutivas, ele só poderá ser reeleito depois que os outros 15 membros forem completamente eliminados.
Depois de uma época, os membros do grupo de consenso recebem 6% do total de recompensas de mineração, divididos igualmente entre os 16 membros.
O que é o Helium Network Token (HNT)?
O token nativo da Rede Helium é chamado de Token de Rede Helium (HNT). Ele tem um suprimento limitado e dois usos principais:
- Recompensas de mineração: os operadores de pontos de acesso ganham HNTs como recompensas por manter, fornecer e validar a cobertura de pontos de acesso e transferir dados do dispositivo. O valor da recompensa é baseado na qualidade da cobertura e na quantidade de dados transferidos.
- Créditos de dados (DCs): HNTs são queimados para gerar DCs, que a rede aceita como pagamento por serviços de rede, como transmissão de dados e taxas de transação . Os DCs são tokens de utilitário não trocáveis vinculados ao dólar americano. 100 mil CDs valem $ 1.
O token Helium depende de um equilíbrio de queima e cunhagem ( BME ) para garantir que os operadores do Hotspot ainda sejam incentivados depois que a rede parar de cunhar tokens . Quando uma certa quantidade de HNT é queimada, uma quantidade adicional e equivalente é cunhada e reintroduzida no suprimento. Este processo é denominado Emissões Líquidas . A quantidade de HNT produzida em emissões líquidas tem um limite que pode ser ajustado de acordo com as condições de mercado.
Quais aplicativos o token Helium tem?
A Rede Helium permite que qualquer dispositivo compatível se conecte à Internet. Por meio do Console Helium , os usuários podem gerenciar os dispositivos conectados à rede e analisar os dados. Essas funções têm uma ampla gama de aplicações.
Um aplicativo é o rastreamento de localização em tempo real, onde os usuários ou empresas podem rastrear a localização de pessoas, ativos e veículos por meio de dispositivos habilitados para Helium que transmitem dados do sensor para a rede. A plataforma de aluguel de bicicletas e scooters Lime e a empresa de rastreadores GPS LoneStar usam a Helium Network para rastrear seus veículos inteligentes e ativos. Outras empresas, como a fabricante de vestíveis CareBand, confiam no Helium para monitorar pessoas para fins de saúde, como rastreamento de contato COVID-19 .
Empresas de monitoramento ambiental como Conserv, Airly e NOWI também têm dispositivos em execução na rede da Helium para monitorar condições como temperatura, qualidade do ar e uso de água.
Outra área de aplicação é a agricultura. Por exemplo, a Rede Helium retransmite dados dos campos e envia comandos para automatizar as operações de irrigação. Por meio da Rede Helium, os dispositivos podem transmitir dados diretamente para o aplicativo ou painel de controle para que os usuários possam verificar as condições ambientais a qualquer momento.
Quem está por trás da criptomoeda Helium?
Amir Haleem, Shawn Fanning e Sean Carey fundaram a Helium em 2013 com a missão de construir uma rede sem fio descentralizada por meio da qual os dispositivos pudessem se conectar à Internet com mais facilidade.
Haleem é atualmente o CEO da Helium. Antes da Helium, ele atuou no cenário de videogames e esportes eletrônicos. Ele atuou como CTO na startup de jogos Diversion e fez parte da equipe original por trás do jogo de tiro em primeira pessoa Battlefield 1942. Haleem também é ex-campeão mundial de Quake III e cofundou a comunidade de esportes esportivos ESReality.
Fanning é mais conhecido como o co-fundador e engenheiro de software líder do Napster, um serviço de compartilhamento de música e uma das primeiras plataformas populares de compartilhamento de arquivos P2P. Depois do Napster, ele se juntou e investiu em várias startups, culminando no Helium. Fanning atualmente faz parte do conselho e conselheiros da Helium.
Quanto ao financiamento, a Helium arrecadou quase US $ 54 milhões em várias rodadas de financiamento desde o lançamento da empresa, incluindo:
- Uma rodada de sementes de 2013 que arrecadou quase US $ 3 milhões.
- Uma rodada da Série A de 2014 liderada pela Khosla Ventures que arrecadou US $ 16 milhões.
- Uma rodada da Série B de 2016 liderada pela GV (anteriormente Google Ventures) que arrecadou US $ 20 milhões.
- Uma rodada da Série C de 2019 liderada pela Multicoin Capital e pela Union Square Ventures que arrecadou US $ 15 milhões.
Histórico de preços da criptomoeda HNT
Antes de 2021, o preço do HNT era relativamente estável e negociado em torno de US $ 1,30. Semelhante a outras criptomoedas, o HNT teve uma corrida de alta que durou cerca de três meses. Durante esta corrida, o preço do HNT aumentou 1300% de $ 1,30 em meados de janeiro para um pico de $ 18,50 em 6 de abril. O preço do token então entrou em uma tendência lateral, negociando entre uma faixa de $ 11 e seu pico histórico de $ 19.
A HNT está atualmente classificada em 68º por valor de mercado. O token tem um suprimento máximo de 223 milhões e um suprimento circulante de 87 milhões.
Quando o token foi lançado, não havia pré-mina e o suprimento era zero. A partir de seu bloco de gênese em 1º de agosto de 2019, a rede estabeleceu uma meta de 5 milhões de HNT a serem minerados pela comunidade por mês. No entanto, a rede de Helium implementa a redução de HNT pela metade, enquanto a produção de mineração de HNT cai pela metade a cada dois anos. De acordo com o cronograma de redução pela metade , a rede de Helium estima que todos os HNTs serão minerados após 50 anos. Espera-se que o preço do HNT aumente após ser reduzido à metade, pois o processo torna o HNT mais escasso e, em última análise, mais valioso.
Qual é o futuro do token Helium?
A Helium não é a primeira ou única empresa a oferecer uma rede que conecta dispositivos. Empresas como Amazon, SigFox e Senet também têm suas próprias redes IoT. O principal fator de diferenciação do Helium é que ele recompensa os usuários pela manutenção de Hotspots, o que incentiva as operadoras a oferecer cobertura de alta qualidade. Outras empresas não oferecem recompensas e as operadoras geram receita zero com seus roteadores.
Atualmente, existem atualmente cerca de 64 mil Hotspots em todo o mundo. De acordo com o mapa de cobertura da Helium , a maioria dos pontos de acesso na rede estão localizados na América do Norte, Europa e China. Conforme o número de pontos ativos em uma área aumenta, as recompensas diminuem, pois os roteadores compartilham o mesmo valor de recompensa HNT por época. Assim, os futuros operadores podem procurar cobrir zonas com baixa cobertura para capturar recompensas com competição mínima.
O protocolo LongFi do Helium oferece ampla cobertura e é uma maneira barata de dispositivos IoT se conectarem à Internet. No entanto, o LongFi oferece taxas de dados de até apenas 20 kilobits por segundo (o 4G oferece até 1 gigabit por segundo, o que é 50.000 vezes mais rápido). A velocidade lenta do protocolo limita os casos de uso prático do Helium a apenas baixos volumes de dados. Como solução, a Helium planeja lançar uma segunda rede sem fio que fornece 5G. Esta ainda pode ser uma batalha difícil, uma vez que a maioria dos países avançados já estabeleceu gigantes das telecomunicações e infraestrutura de rede celular existente.
Conclusão
A Rede Helium ainda é um projeto relativamente novo, mas definiu metas incrivelmente altas com o objetivo de se tornar uma nova rede sem fio global para dispositivos IoT. O maior desafio para a equipe do Helium agora é aumentar o número de pontos de acesso e expandir sua cobertura para outros países.
Com a crescente importância da IoT, a competição é inevitável. Existem muitos projetos por aí que fornecem (ou planejam fornecer) uma rede sem fio de longo alcance para dispositivos IoT de baixa potência. A Helium se destaca por ser a única rede IoT sem fio P2P a oferecer incentivos às operadoras de roteadores até o momento. No entanto, a rede ainda precisa construir parcerias mais fortes para manter sua posição entre empresas bem estabelecidas e gigantes das telecomunicações.