Handshake (HNS) é uma criptomoeda e um blockchain para domínios de websites que visa incentivar uma rede para operar e gerenciar um sistema de propriedade de endereço da web.
Atualmente os endereços dos domínios dos websites são regidos por uma entidade sem fins lucrativos chamada ICANN, que define os padrões para quais combinações de letras podem ser usadas após o ponto em qualquer domínio como: .com, .org, .net e as muitas outras variedades de extensões.
O Objetivo da handshake é substituir a função da ICANN como autoridade central para criar e emitir domínios de primeiro nível por um sistema de leilão aberto operado por sua rede de computação. a Handshake acredita que pode oferecer uma gama ilimitada de domínios de primeiro nível.
O projeto visa criar uma alternativa que com o tempo poderia ajudar a tornar obsoleto um grupo de empresas envolvidas no gerenciamento de domínios chamados Autoridades de Certificação, ou CAs.
Processo com relação aos CAs funcionam da seguinte forma, eles informam aos usuários se eles estão se conectando a um site genuíno. É possivel ver CA em funcionamento sempre que o ícone de cadeado verde aparece na barra de URL do navegador.
No entanto ainda tem problemas com o sistema atual, isso acontece por meio de erro ou manipulação que podem cometer equívocos na identificação de um site. O sistema CA também depende da ICANN para manter uma lista de domínios, o que o torna sujeito a erros que podem surgir do gerenciamento central.
No Handshake a verificação que informa aos usuários se eles podem confiar em um site seria movida para o blockchain, criando uma nova maneira de gerenciar os recursos mais antigos da web.
Afinal, como funciona o Handshake (HNS)?
O sistema Handshake faz a distribuição de endereços de websites por meio de leilões.
Com o Handshake os leilões para dos domínios são realizados a cada duas semanas. Os interessados em comprar os domínios de sites devem dar um lance na criptomoeda do Handshake (HNS) para participar do leilão e comprar o novo domínio.
O vencedor do leilão paga o segundo preço mais alto, usando um formato conhecido como leilão Vickrey. Esses leilões são todos gerenciados automaticamente pelo software Handshake.
1. Como funciona Handshake Blockchain?
O handshake tem um blockchain que tem várias semelhanças com relação a blockchain do Bitcoin. Por exemplo, os mineiros que executam o software Handshake competem para desbloquear os tokens HNS recém-criados, resolvendo quebra-cabeças matemáticos e adicionando blocos ao blockchain do Handshake.
Assim como Bitcoin os novos blocos são adicionados ao blockchain a cada 10 minutos. Além disso, como o Bitcoin, o handshake tem um limite fixo de 2,04 bilhões no fornecimento de HNS que pode ser criado.
Mineiros de handshake recebem cerca de 2.000 HNS a cada 10 minutos para executar esta tarefa.
2. Como funciona a criação de nomes de domínio para websites?
- Todos os nomes dos handshake devem ser reivindicados em um leilão. Todos os nomes de domínios do handshake possíveis estarão disponíveis para licitação dentro de um ano do lançamento da rede de handshake.
- Todo usuário que deseja criar um nome de handshake precisa verificar se ele está disponível, logo após a plataforma andshake envia uma transação especial para a rede que abre um leilão.
- O algoritmo da rede determinará então quando o leilão ocorrerá.
- Os nomes de handshake podem ser usados de várias maneiras. Por exemplo, eles podem ser usados para apontar para um site, mas também podem ser usados como um endereço para uma carteira de criptomoeda.
3. Como vai funcionar as reclamações de nomes e leilões
Para evitar o abuso do sistema os mais de 100.000 endereços da web com mais tráfego, estão sendo reservados no Handshake para seus proprietários atuais.
Todos os proprietários desses sites podem reivindicar um nome de domínio no handshake para emitir uma prova criptográfica do endereço do website.
Os leilões são a principal forma de comprar os nomes do handshake. Os usuários podem dar lances para nomes aproximadamente a cada 14 dias. Os lances são privados e o lance mais alto vence.
Por que o Handshake (HNS) token tem valor?
A criptomoeda oficial da rede Handshake é HNS. Isso significa que os usuários precisam comprar o HNS para participar dos leilões de domínio e pagar taxas de renovação sobre os endereços existentes.
Como os usuários do Handshake podem criar qualquer domínio de nível superior que desejem, o fornecimento de nomes de domínio tem o potencial de aumentar drasticamente. Novos domínios de nível superior podem ganhar popularidade entre os usuários e, assim, impulsionar a demanda por mais nomes de domínio.
Em 2020, mais de 366 milhões de nomes de domínio foram registrados a um custo médio de US $ 10 a US $ 15 . Isso implica em um mercado global de registro de nomes de domínio de mais de US $ 3 bilhões anuais.
A oportunidade para o Handshake, então, é interromper o negócio de registro de nomes de domínio de US $ 3 bilhões com uma alternativa mais confiável.
Conclusão
Para quem acredita que infraestrutura básica da Internet poderia ser melhor gerenciada por uma alternativa descentralizada, o projeto Handshake (HNS) pode se interessante se a blockchain realmente funcionar conforme a Handshake acredita.
Os investidores e negociadores também podem querer prestar atenção ao Handshake, já que sua criptomoeda e domínios podem se tornar mais valiosos se a rede for amplamente adotada.