GHO será uma stablecoin descentralizada implantada na rede principal Ethereum. A AAVE afirmou que a stablecoin seria apoiada por vários ativos de criptomoeda que poderiam ser selecionados pela comunidade de usuários. Os usuários do AAVE podem utilizar os ativos que forneceram como garantia para cunhar a stablecoin. Os ativos também gerarão rendimentos durante o tempo em que estiverem armazenados como garantia.
O que é GHO Stablecoin?
GHO Stablecoin é uma stablecoin descentralizada e multicolateralizada atrelada ao dólar americano. Foi proposto pelas Empresas Aave (a equipe por trás do protocolo Aave) no início de julho de 2022 e aprovado pela Aave DAO ( organização autônoma descentralizada ) por meio de uma votação Snapshot. A nova stablecoin será apoiada por uma variedade de criptomoedas selecionadas pelo usuário e mais importante de propriedade e governada pela comunidade Aave, em vez de uma única entidade. Essa descentralização é onde difere significativamente de outras stablecoins em circulação.
A Aave Companies introduziu a nova stablecoin para aumentar a adoção da stablecoin, infundindo mais liquidez e estabilidade no espaço DeFi em rápido crescimento. O Aave DAO recebe todos os juros provenientes dos empréstimos do GHO, proporcionando-lhes receita adicional. Imperturbável com o recente colapso da Terra e o impacto resultante no mercado de stablecoins, Aave está apostando em um divisor de águas com a stablecoin GHO.
Como o GHO funciona?
Como uma stablecoin descentralizada na rede principal Ethereum, o GHO será criado por usuários (ou mutuários). Como em todos os empréstimos no protocolo Aave, os usuários devem fornecer garantias (em uma proporção de garantia específica) para cunhar GHO. Assim, quando um usuário paga uma posição emprestada (ou é liquidada), o protocolo GHO destrói o GHO desse usuário. Todos os juros gerados pelos minters GHO serão transferidos diretamente para o tesouro da AaveDAO; em vez do fator de reserva padrão cobrado quando os usuários emprestam outros ativos.
Ao contrário de stablecoins puramente algorítmicas como o UST, que usa um mecanismo de estabilização complexo de queima e mineração da moeda LUNA para manter sua indexação ao dólar o GHO propõe o uso de “facilitadores” que podem gerar e queimar tokens GHO com base em mecanismos a serem divulgados. O facilitador pode ser um protocolo ou uma entidade, e é aprovado pela Aave DAO. Para controle, a governança da Aave aprovará um “balde” o GHO máximo que um determinado facilitador pode gerar para cada facilitador. Dada a proliferação de stablecoins no espaço cripto, você pode se perguntar se há algum ponto em lançar mais uma. A stablecoin GHO proposta não é apenas mais uma stablecoin. A Aave visa definir o ritmo para stablecoins DeFi e apoiadas por criptomoedas com a introdução do GHO. Algumas de suas características definidoras incluem:
Mineração Baseada em Posição
A stablecoin GHO compartilha características semelhantes com a stablecoin DAI popular (criada pela MakerDAO). Ambos os tokens são descentralizados e usam supercolateralização para manter sua atrelagem ao dólar americano. No entanto, o GHO tem a vantagem distinta de usar a cunhagem baseada em posição em vez da cunhagem específica do cofre colateral usada pela DAI. A cunhagem baseada em posição oferece suporte a um gerenciamento de posição mais uniforme e justo do que a cunhagem específica do cofre. Também permite uma melhor otimização do gás.
Supercolateralizado com vários ativos cripto
A stablecoin GHO será apoiada por uma gama diversificada de criptomoedas aceitas na plataforma Aave e escolhidas pelos usuários. Para cunhar GHO, os usuários terão que depositar um valor mais alto de criptoativos do que GHO em uma proporção específica. Este sistema é conhecido como sobrecolateralização. A supercolateralização garante que o risco do GHO perder sua paridade com o USD seja minimizado.
Integração Aave-GHO
Incluídos na proposta do GHO estão os planos para integrar o GHO com o ecossistema Aave, lançando um GHO “aToken” específico e um GHO Debt Token. Este sistema utilizará o mesmo mecanismo de outros ativos já existentes na plataforma Aave. A integração Aave-GHO impulsionará o crescimento da GHO na rede Ethereum.
Taxas de juros GHO
As taxas de juros de empréstimo para GHO serão determinadas pela AaveDAO, com uma taxa estável que pode ser adaptada dependendo das condições de mercado. Este projeto mantém a flexibilidade do modelo de taxa de juros de empréstimo do Protocolo Aave, e será possível no futuro implementar qualquer estratégia de taxa de juros que a comunidade Aave achar adequada.
Modelo de desconto
Dada a natureza do ativo, essa integração permite recursos inovadores que proporcionam maior utilidade para a governança e os participantes da comunidade. A implementação inicial do GHO inclui um mecanismo de Estratégia de Desconto. A estratégia de desconto inicial permite que os participantes do Módulo de Segurança (titulares do stkAAVE) tenham acesso a um desconto na taxa de empréstimo do GHO. Na primeira implementação, a estratégia definirá uma certa quantidade de GHO com desconto por stkAAVE fornecido e um desconto nas taxas de juros que podem variar de 0% (sem desconto) a 100% (desconto total). Esses parâmetros são controlados pela governança da Aave.
Aave V3 e GHO
Usando o modo de isolamento, os usuários podem gerar GHO com uma ampla gama de ativos que atualmente são suportados no Protocolo Aave, mantendo-o garantido e reduzindo o risco. Os limites de oferta e empréstimo também ajudam a reduzir o risco. O E-Mode atua como um fator estabilizador na volatilidade do mercado devido ao seu LTV mais alto. Por exemplo, no caso de uma desaceleração do mercado, a demanda de GHO aumenta à medida que o preço dos contratos de garantia e os usuários emprestam mais GHO usando outros ativos de garantia não voláteis para pagar suas posições. Isso aumentaria a quantidade de GHO que entra no mercado e reduziria a demanda. Os detentores de stablecoin também podem acessar o GHO com uma taxa próxima de 1:1 com derrapagem zero graças ao E-Mode.
O Portal fornecerá o caminho ideal para escalar o GHO no mundo multicadeia heterogêneo. Usando portais, o GHO pode ser distribuído sem confiança pelas redes enquanto é cunhado no Ethereum, que tem maior segurança, por simples passagem de mensagens, sem a necessidade de usar pontes, reduzindo o risco geral. Embora a implementação do GHO aqui proposta não inclua essa implementação de burn/mint e de mensagens, o próximo facilitador implementado e ativado pela comunidade Aave poderá permitir a redistribuição de tokens GHO em várias redes e fornecê-los automaticamente nos mercados onde o recurso está disponível. ativado. Embora o mercado Ethereum ainda esteja executando a versão V2, uma atualização para a base de código V3 é esperada nos próximos meses.
Utilidade adicional para governança
Os detentores de stkAAVE podem cunhar GHO a uma taxa de desconto, o que significa que pagarão uma taxa de juros mais baixa sobre o GHO emprestado. Portanto, há um incentivo para ajudar a proteger o Protocolo Aave, pois o AAVE é apostado (stkAAVE) no Módulo de Segurança do protocolo.
À medida que as pessoas cunham o GHO através do Protocolo Aave e quaisquer outros facilitadores, esperamos que o Aave DAO receba uma quantia substancial de receita na forma de taxas. Em vez de os LPs receberem a maior parte dos juros de empréstimos pagos pelo GHO, esses juros são integralmente cobrados pelo DAO. Esse aumento na receita pode ser usado para inovar, apoiar os contribuidores no ecossistema, reforçar o tesouro durante as desacelerações do mercado ou qualquer outra coisa que o DAO decida.
Após a introdução do GHO, o DAO também poderá decidir a taxa de juros nativa do GHO e alterá-la ao longo do tempo por meio de um processo de governança, que será descrito em uma próxima proposta. Isso significa que a política monetária do GHO será controlada de forma descentralizada pela governança da AAVE.
É importante ressaltar que o Protocolo Aave deve permanecer o mais inclusivo possível, com uma variedade de stablecoins disponíveis para fornecimento e empréstimo. A expansão dos pools de stablecoin do protocolo para incluir o GHO adicionará opcionalidade e diversificação para os usuários do Aave e ajudará a contribuir para a soberania do protocolo. O GHO também terá uma taxa de juros estável, aumentando a segurança dos mutuários.
GHO no mercado
A equipe prevê a adoção do GHO dentro e fora da comunidade cripto-nativa. Dadas as baixas taxas de transação em L2s e sua crescente adoção, acreditamos que há uma oportunidade para o GHO ter amplo uso em L2s. Além disso, concessões e hackathons podem ser direcionados para o desenvolvimento e integração de métodos de pagamento para GHO que tenham casos de uso tanto para usuários nativos de criptografia quanto para usuários mais comuns.
O GHO fornecerá um nível de segurança e descentralização que é inclusivo para usuários nativos de cripto, ao mesmo tempo em que usa uma estratégia de crescimento que enfatiza seus casos de uso para um público mainstream crescente. Essa estratégia deve ser focada em casos de uso, como pagamentos, aproveitando o crescimento e o potencial dos L2s. Grants e hackathons decididos pelo Aave Grants DAO – serão uma parte fundamental da estratégia para construir esses casos de uso convencionais.
Votos do instantâneo da comunidade
Se a comunidade votar positivamente para a implantação do protocolo criando a capacidade dos usuários de cunhar GHO, uma taxa de juros inicial recomendada e uma taxa de desconto serão propostas (por favor, comente abaixo com quaisquer recomendações), as quais podem ser alteradas através da governança ao longo do tempo com contribuidores como Gauntlet e outros potencialmente desempenhando um papel fundamental.
As implantações do GHO no Protocolo Aave em outras cadeias exigirão mais aprovação de governança. No futuro, a comunidade também poderá decidir se fornecerá financiamento retroativo àqueles que contribuíram para a criação do GHO e quanto financiamento fornecer. Se aprovado pela comunidade, várias auditorias – por OpenZeppelin e PeckShield ocorrerão nas próximas semanas.
Que vantagens o GHO Stablecoin trará para a Aave?
A stablecoin Aave usará os mesmos mecanismos que qualquer outro ativo no protocolo. De acordo com a proposta, “ será implementado um GHO a Token específico e um GHO Debt Token específico. Estes podem ser registrados, mediante aprovação da proposta, para o token GHO no mercado Aave Ethereum.” Além disso, permitirá que a taxa de juros seja adaptada de acordo com as condições de mercado por meio do DAO.
Dessa forma, a política monetária da stablecoin GHO seria controlada de forma descentralizada pela governança da Aave. Com isso, os empréstimos desse token e as estratégias de taxas de juros da comunidade farão do Aave um protocolo mais competitivo. Apesar da desconfiança em torno das stablecoins descentralizadas, decorrentes do desastre do Terra (LUNA) e outras moedas algorítmicas, o GHO foi bem recebido pelos usuários.
Conclusão
Aave planeja alavancar concessões e hackathons para promover a adoção em massa da stablecoin GHO. Os pontos de venda incluirão o uso do GHO como um sistema de pagamento confiável sem fronteiras e sem permissão. A equipe de desenvolvimento também espera que o ecossistema da Camada 2 em rápido crescimento, com suas baixas taxas de transação, forneça um terreno fértil para mais desenvolvimentos, envolvendo o uso generalizado do GHO.