A taxa de gás é uma taxa que o usuário deve pagar para compensar a energia de computação usada pela rede, que é necessária para processar uma transação no blockchain Ethereum. As taxas de gás são semelhantes às taxas de processamento que os cartões de crédito podem incorrer para transferir dinheiro para várias contas ou pagar contas.
O que são Taxas de gás Ethereum?
Para enviar e receber criptomoedas na maioria das blockchains, você deve pagar uma taxa de transação. Essa taxa de transação pode variar muito (de menos de US$ 0,0001 a mais de US$ 100) e depende do blockchain que você está usando e de sua demanda atual por espaço em bloco. No Ethereum, a taxa de transação necessária para usar a rede é chamada de taxa de gás (ou preço do gás). A moeda nativa do Ethereum é o ether (ETH) e as taxas de transação são pagas usando o ETH.
O gás é usado para pagar recursos computacionais na blockchain Ethereum. Por exemplo, o gás é necessário para enviar ETH, cunhar e comprar tokens não fungíveis (NFT) e utilizar contratos inteligentes baseados em Ethereum e aplicativos descentralizados (dApps). Por esse motivo, a quantidade de gás necessária para executar essas funções é de interesse de muitos usuários da rede.
Essas taxas de gás variam dependendo do caso de uso. O envio de uma transação ETH é normalmente mais barato, enquanto execuções de contrato inteligente e dApp mais complicadas tendem a ser mais caras. O preço em si é definido pela oferta e demanda de capacidade transacional na rede no momento da execução.
Como funcionam as taxas de gás Ethereum?
Agora que você sabe o que são as taxas de gás Ethereum, vamos dar uma olhada em como elas funcionam. Como o Ethereum ainda está usando o conceito de prova de trabalho (PoW), os mineradores desempenham um papel vital. Eles fornecem o poder computacional necessário para verificar e processar transações. Como tal, há um minerador por trás de cada transação.
Além disso, como seria absurdo esperar que os mineradores fizessem esse trabalho por nada, eles devem ser compensados. Este último é realizado com taxas de gás Ethereum. Como tal, você também pode considerar as taxas de gás da rede como uma recompensa para os mineradores. O preço exato do gás em gwei depende principalmente do congestionamento da rede. No entanto, a quantidade de gás depende do tamanho do contrato que você está tentando executar e da rapidez com que deseja executá-lo.
Para entender ainda melhor como funcionam as taxas de gás Ethereum, vamos dar uma olhada em um exemplo. Digamos que John queira enviar 1 ETH para Mary. Para fazer isso, ele precisaria ter 1 ETH + uma taxa de gás Ethereum necessária à sua disposição. Presumindo que John tenha fundos suficientes, Mary receberá 1 ETH, enquanto os mineradores receberão uma parte das taxas de gás.
Quando as taxas de gás são mais baixas e Por que são tão altas às vezes?
Geralmente, as taxas de gás Ethereum tendem a variar com base no dia da semana e na hora do dia, com fins de semana e horários específicos fora de pico consistentemente mais baratos. Calculadoras de taxas de gás que rastreiam e aproximam as taxas de gás são uma ferramenta popular para calcular custos.
Muitas carteiras que atendem aos usuários do Ethereum (como MetaMask ) possuem calculadoras embutidas que definirão automaticamente a taxa de gás para você. Caso contrário, esta taxa de gás deve ser definida manualmente pelo usuário. No Ethereum, também são usados rastreadores de taxas de gás que acompanham o preço do gás em tempo real. Isso permite que você adote uma abordagem de esperar para ver para procurar as taxas de gás mais baixas.
As taxas de gás da Ethereum podem aumentar continuamente por dias quando a demanda da rede exceder a capacidade de largura de banda da Ethereum. A forte dependência do Ethereum no boom da ICO de 2017 e na onda de finanças descentralizadas (DeFi) de 2020 (conhecida como o “verão DeFi”) alimentaram altos níveis de crescimento nas taxas de gás da rede. Outros picos de taxas de gás coincidiram com a popularidade da coleta e investimento de NFT.
Por exemplo, o lançamento do famoso projeto NFT CryptoKitties contribuiu para um grave congestionamento na rede Ethereum. Embora tais circunstâncias possam ser frustrantes para muitos usuários do Ethereum, esses aumentos nas taxas de gás são projetados para trazer a demanda da rede de volta ao equilíbrio de oferta e demanda.
Quem recebe as taxas de gás?
As taxas de gás vão para aqueles que apoiam e protegem a rede Ethereum. Na camada de execução da Ethereum (anteriormente conhecida como Ethereum 1.0), os pagamentos das taxas de gás vão para os mineradores de Prova de Trabalho (PoW) no protocolo Ethereum. Na camada de consenso do Ethereum (anteriormente conhecido como Ethereum 2.0), as taxas de gás são distribuídas para aqueles que apostam no ETH para dar suporte a essa variação de Proof-of-Stake (PoS) atualizada do Ethereum. A fusão das duas camadas do Ethereum está programada para o verão de 2022.
Denominações de taxas de gás e taxas de transação de Ether
Para facilitar o uso e simplificar o cálculo dos custos de transação, as taxas de gás normalmente não são calculadas em ether (ETH). Isso ocorre porque um ETH é igual a um quintilhão de wei (um quintilhão é um seguido de 18 zeros). Por esse motivo, as taxas de gás são mais comumente denominadas em gwei – o que equivale a um bilhão de wei. Embora existam mais de dez nomes de denominações diferentes para várias quantidades de ETH, essas três denominações são mais comumente usadas. Vejamos um exemplo escrito de uma quantidade idêntica usando todas as três convenções:
- 0,000000054 éter
- 54 gwei
- 54.000.000.000 wei
Para a maioria dos usuários, contar com o gwei como unidade básica é o meio preferido de rastrear as taxas atuais de gás. Por esse motivo, você pode ver rastreadores de taxas de gás e calculadoras de taxas de gás referidos como rastreadores gwei e calculadoras gwei, respectivamente. À medida que as taxas de gás da Ethereum aumentaram, também aumentou as soluções de Camada 2 que reduzem as taxas de gás processando lotes de transações fora da cadeia antes de liquidá-las na rede principal da Ethereum. Exemplos de soluções de dimensionamento notáveis para Ethereum incluem dYDX, Loopring, Arbitrum, Immutable X, Polygon, Optimism e Skale Network.
Exemplo de Taxa de Gwei para Gás
Desde a implementação do London Hard Fork da Ethereum em 5 de agosto de 2021, as taxas de gás na rede utilizaram uma taxa básica e uma taxa de gorjeta ou taxa de prioridade. A taxa básica é o preço mínimo do gás e é determinada algoritmicamente com base na demanda de espaço do bloco Ethereum. Essas taxas básicas são então queimadas para reduzir a oferta circulante de ETH . Queimar uma moeda ou ficha a remove permanentemente do suprimento total.
A taxa de gorjeta é opcional, mas está incluída para que sua transação seja processada mais rapidamente quando o congestionamento da rede leva a um acúmulo de pedidos no mempool da Ethereum, que se refere às transações não processadas restantes na rede a qualquer momento. Quanto maior a gorjeta, mais rápido sua transação é processada. As velocidades de transação ETH são divididas em três categorias:
- Rápido: Essas transações devem ser processadas em menos de 30 segundos.
- Padrão: uma transação padrão deve levar menos de cinco minutos para ser executada.
- Lento: Para aqueles que podem esperar até 30 minutos e querem pagar uma taxa de gás mais barata, você pode escolher uma taxa de gás base de transação lenta.
Como o Ethereum tem um tempo de bloqueio de cerca de 13 segundos, uma transação rápida geralmente é executada no primeiro ou segundo bloco. Para calcular sua taxa total, você multiplica sua taxa básica (e gorjeta se adicionar uma) pelo número máximo de unidades de gás que está disposto a pagar (também conhecido como limite de unidade de gás ou limite de gás):
- (Taxa Base + Gorjeta) * Limite de Unidade de Gás = Taxa Total de Transação de ETH
Vamos detalhar como isso funciona na prática. John Crypto quer enviar Jane Blockchain 1.5 ETH. Usaremos 75 gwei como taxa básica, adicionaremos uma gorjeta de 5 gwei e diremos que o limite de gás é 30.000; vamos colocar esses números em nossa fórmula:
- (75 gwei + 5 gwei) * 30.000 gwei = 2.400.000 gwei
Quando convertido para ETH, essa taxa de transação do gwei é igual a 0,0024 ETH. Portanto, John precisaria gastar 1,5024 ETH (valor da transação + taxa de transação) para enviar a Jane 1,5 ETH.
Embora as variações nas taxas de gás possam ser um desafio para os novos usuários do Ethereum, elas são uma bênção para a segurança da rede. A principal razão pela qual muitos blockchains mantêm taxas de transação é impedir que atores mal-intencionados enviem spam à rede, porque o custo de tentar fazer isso pode se tornar muito alto para ser lucrativo.
As taxas de transação também ajudam a reduzir as ineficiências do contrato inteligente Ethereum e do código dApp que podem diminuir a velocidade e a taxa de transferência da rede. Além disso, com as inúmeras atualizações lançadas por meio de várias atualizações do Ethereum, o processo de pagamento e definição de taxas de gás tornou-se muito mais claro e simples.
Taxas de gás após o Ethereum 2.0
Ethereum 2.0, Eth2 ou Serenity refere-se ao conjunto de atualizações interconectadas para tornar a rede Ethereum mais segura e sustentável. A principal mudança é passar de proof-of-work (PoW) para proof-of-stake (PoS). Além disso, a Eth2 possui três etapas, sendo que a primeira (a cadeia Beacon) já foi implementada com sucesso.
A implementação das duas fases restantes (“the merge” e “shard chains”) deverá ocorrer em 2022 e 2023. Como este conjunto de atualizações permitirá que a plataforma processe milhares de transações por segundo e escale globalmente, espera-se que também reduzir significativamente as taxas de gás. O novo modelo de prova de participação deve reduzir o alto consumo de energia, o que resultará em taxas mais baixas.
Como você pode evitar o pagamento de taxas de gás?
- Use o Ethereum fora do horário de pico, como durante os fins de semana. Se houver menos usuários, há menos demanda por recursos computacionais. É por isso que as taxas de gás também serão reduzidas.
- Reduza sua ponta. Se sua transação não tiver prazo, não se apresse. Seja paciente e deixe acontecer sempre.
- Use soluções de dimensionamento de camada 2, como Arbitrum. As transações da camada 2 acontecem fora da plataforma blockchain, não consumindo muito poder computacional ou taxas de gás. As transações são posteriormente verificadas no Ethereum.
- Use DApps que ofereçam descontos, reembolsos ou subsídios. Alguns DApps, como o Balancer, oferecem um reembolso de 90% nas taxas de gás!
Conclusão
As taxas de gás prejudicam a escalabilidade do Ethereum, redirecionando os usuários para outras plataformas. De acordo com o diretor administrativo do JP Morgan, Nikolaos Panigirtzoglou, “Parece que, semelhante aos aplicativos DeFi, o congestionamento e as altas taxas de gás têm induzido os aplicativos NFT a usar outras blockchains. Se a perda de sua participação na NFT começar a parecer mais sustentada em 2022, isso se tornaria um problema maior para a avaliação do Ethereum.”
A Ethereum reconhece o problema e está trabalhando para reduzir as taxas de gás, mudando para o modelo de prova de participação (PoS) de seu modelo atual de prova de trabalho (PoW). A Ethereum não divulgou quando planeja mudar para o novo modelo. Até lá, aproveite ao máximo nossas dicas acima para economizar dinheiro negociando criptomoedas!