Um mercado financeiro eficiente geralmente tem dois tipos de negociadores: formadores de mercado e tomadores de mercado. Estes dois tipos de negociadores que operam em conjunto garantem o funcionamento dos mercados de forma justa e transparente, sendo os ativos cotados em várias bolsas de ampla liquidez. Todo participante de negociação no mercado se enquadra em uma dessas duas categorias.
A liquidez do mercado é um dos aspectos mais importantes de um mercado altamente eficiente. Um mercado com alta liquidez é aquele em que os ativos podem ser comprados e vendidos com facilidade a um valor justo. Essencialmente, há uma alta demanda de traders que desejam possuir o ativo e há uma grande oferta de traders que desejam vender o ativo. Embora até pequenos investidores de varejo possam ser formadores de mercado, colocando ordens que não são executadas imediatamente, como ordens de limite, os formadores de mercado mais proeminentes são grandes instituições financeiras como Morgan Stanley, Goldman Sachs, The Vanguard Group, Blackrock e Fidelity Investments, entre outros.
O que é um formador de mercado e um tomador de mercado na criptomoeda?
O conceito de criador de mercado e tomador de mercado nos mercados de criptomoedas permanece o mesmo que nos mercados de ativos financeiros tradicionais, como ações, commodities e câmbio estrangeiro (Forex). Essas duas entidades são a força vital de qualquer troca de criptomoeda , e é sua presença (ou melhor, a falta dela) que diferencia uma troca forte e robusta de uma troca fraca. Uma vez que as bolsas geralmente utilizam um livro de ordens para gerenciar vários pares de negociação, esses participantes do mercado garantem que o livro de ordens funcione de maneira justa e transparente.
Nos mercados de criptomoedas, como parte do ecossistema de finanças descentralizadas ( DeFi ), existe o conceito de market makers automatizados (AMMs), que é o protocolo subjacente que alimenta todas as trocas descentralizadas ( DEXs ). Os AMMs eliminam a necessidade de trocas centralizadas e técnicas tradicionais de formação de mercado que às vezes podem levar a manipulações de preços e crises de liquidez. O equivalente a pares de negociação normalmente encontrados em bolsas centralizadas são pools de liquidez para DEXs.
O que é um formador de mercado?
Os formadores de mercado são participantes individuais ou firmas-membro de uma bolsa que negocia valores mobiliários por sua própria conta. Eles atuam como provedores de liquidez e profundidade para o mercado em troca de poder lucrar com o spread bid-ask de várias ordens da carteira de ofertas da bolsa.
Quem são os criadores de mercado?
Tradicionalmente, as grandes corretoras são os formadores de mercado mais comuns que oferecem aos investidores soluções de compra e venda de ativos. O mercado permite que os formadores de mercado lucrem com o spread, uma vez que assumem o risco de deter os ativos, uma vez que seu valor pode diminuir entre a compra pelo formador de mercado e a venda a outro comprador.
O que é um criador de mercado designado (DMM)?
Também existe o conceito de um criador de mercado designado (DMM), em que a bolsa seleciona um mercado primário para um ativo específico negociado. Esses formadores de mercado são responsáveis por manter os preços e cotações e facilitar as transações de compra e venda desse ativo. Os DMMs da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) são conhecidos como especialistas. Um formador de mercado específico pode estar criando mercados para centenas de ativos ao mesmo tempo. Um DMM é freqüentemente contratado pelo emissor do título para “fazer o mercado”, ou seja, fornecer profundidade e liquidez. Credit Suisse, UBS, BNP Paribas e Deutsche Bank são formadores de mercado em mercados de ações globais. Enquanto as corretoras competem entre si, os especialistas garantem que as ofertas e pedidos sejam informados e divulgados corretamente.
Como os formadores de mercado negociam?
Os criadores de mercado geralmente atuam em ambos os lados do mercado. Eles cobram um spread sobre o preço de compra e venda do ativo para o qual a liquidez é fornecida. Os fabricantes também mantêm as cotações para os preços de compra e venda. Os comerciantes que desejam descarregar um ativo no mercado teriam a negociação executada ao preço de oferta, geralmente ligeiramente inferior ao preço de mercado. Os investidores que desejam adicionar um ativo à sua carteira precisam pagar o preço de venda, geralmente um pouco mais alto do que o preço de mercado. Essas diferenças entre o preço de mercado e o preço de compra e de venda são conhecidas como spreads, e esse é o lucro que os formadores de mercado obtêm nas negociações executadas pelos tomadores de mercado. Eles também ganham comissões por serem fornecedores de liquidez (LPs) para seus clientes.
Os Formadores de Mercado podem manipular o mercado?
Embora seja eticamente questionável para os formadores de mercado executar, é possível para eles manipular o preço do ativo para o qual estão fornecendo liquidez por meio de conluio e colaboração com outros participantes do mercado. Dessa possibilidade teórica emerge o folclore comum ou a chamada “lenda urbana” dos sinais do formador de mercado . No entanto, para evitar negociações com informações privilegiadas, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) proibiu a troca de mensagens instantâneas entre os criadores de mercado sobre negociações em fila para execução.
Como funcionam os criadores de mercado automatizados?
No mercado de criptomoedas , projetos como o UniSwap, que executam AMMs , ganharam velocidade e credibilidade nos últimos dois anos. Em comparação com o modelo tradicional de tomadores de decisão, os AMMs permitem que o mercado funcione de maneira autônoma e descentralizada em bolsas descentralizadas (DEXs).
DEXs substituem os sistemas de livro de pedidos que as bolsas usam para combinar pedidos entre compradores e vendedores com AMMs. AMMs utilizam contratos inteligentes para definir o preço do ativo e fornecer liquidez para ele na bolsa. Em vez de negociar contra contrapartes, os investidores estão negociando contra pools de liquidez. Existem vários pools de liquidez para pares de negociação específicos, os usuários de DEXs podem optar por se tornar um provedor de liquidez (LP), depositando uma certa proporção predeterminada do par de negociação escolhido.
Os AMMs geralmente usam uma equação matemática predefinida para estabelecer a relação entre os ativos mantidos na carteira de liquidez. Os LPs são recompensados com uma determinada porcentagem das taxas pagas nas transações executadas no pool. Eles também recebem tokens de governança do protocolo, além dos usuários.
Um dos principais riscos associados aos AMMs é a perda impermanente.
O que é um Market Taker?
Os tomadores de mercado são os participantes do mercado no ecossistema de negociação que buscam liquidez imediata para fazer uma negociação e executar sua posição. Isso significa que eles trabalham em uma relação simbiótica e precisam uns dos outros para atingir seus respectivos objetivos.
Quem são os tomadores de mercado?
Os tomadores de mercado são geralmente traders e investidores de varejo que obtêm lucros com o movimento do preço do ativo ou usam o movimento do preço do ativo como hedge para as outras posições em seu portfólio. Como os tomadores de mercado geralmente modulam suas posições com uma frequência menor do que os formadores de mercado, os custos de negociação mais altos são menos preocupantes. Mesmo os tomadores de mercado que negociam frequentemente tendem a ter um impacto menor na dinâmica do mercado do que os formadores de mercado, devido ao volume e ao número de transações executadas por estes.
Grandes instituições bancárias e empresas também podem ser tomadores de mercado se precisarem liquidar ou executar transações específicas imediatamente, em vez de esperar que o preço ideal de compra e venda seja executado.
O que são as taxas do formador de mercado e do tomador de mercado?
O modelo criador-tomador para trocas é uma forma de diferenciar as taxas entre as ordens do criador que fornecem liquidez ao par de negociação e as ordens tomadoras que tiram liquidez do mercado. Ambas as ordens implicam uma estrutura de taxas diferente para os participantes do mercado. Enquanto os tomadores de mercado ganham lucros ou protegem seu portfólio por meio de movimentos de preços, os criadores de mercado geralmente ganham um spread de compra e venda para fornecer liquidez a um determinado ativo.
Conclusão
O modelo maker-taker é o modelo de precificação mais amplamente usado para ativos listados em bolsas centralizadas. Embora este modelo tradicional esteja agora vendo inovação e competição por meio de Formadores de Mercado Automatizados (AMMs) e Redes de Comunicações Eletrônicas (ECNs), sua relevância no mercado ainda é muito proeminente e altamente essencial para o funcionamento eficiente do mercado de um ativo.