Fantom é uma plataforma de contrato inteligente de alto desempenho, escalonável e segura.
Ele foi projetado para superar as limitações das plataformas de blockchain da geração anterior.
Fantom não tem permissão, é descentralizado e de código aberto.
FTM é o token principal da rede Fantom. O FTM é usado para proteger a rede por meio de piquetagem, para governança, para pagamentos e para taxas.
O que é Fantom FTM Token?
Fantom é uma plataforma de contrato inteligente descentralizada, sem permissão e de código aberto para aplicativos descentralizados (dApps) e ativos digitais – uma das muitas redes blockchain construídas para fornecer uma alternativa ao Ethereum . O mainnet blockchain do Fantom entrou no ar em dezembro de 2019 e sua arquitetura de rede pretende fornecer uma solução viável para o trilema blockchain , fornecendo um equilíbrio estável de escalabilidade, segurança e descentralização.
Como outras alternativas Ethereum, a Fantom pretende fornecer mais escalabilidade e custos mais baixos do que a plataforma de contrato inteligente do pioneiro legado é capaz de fornecer em sua iteração Ethereum 1.0. A infraestrutura do Fantom é interligada por meio de seu mecanismo de consenso de Prova de Aposta ( PoS) do Asynchronous Byzantine Fault Tolerant (aBFT) , que mantém a eficiência operacional de toda a rede. A estrutura de rede aBFT foi projetada para preservar a segurança da rede enquanto maximiza a velocidade.
Para que é usado o FTM Token?
Protegendo a rede
O principal utilitário do token FTM no Fantom é proteger a rede por meio de um sistema Proof-of-Stake.
Para participar, os nós validadores precisam conter um mínimo de 3.175.000 FTM, e os stakers precisam travar seu FTM. Em troca do serviço, tanto os nós quanto os apostadores são recompensados com recompensas e taxas de época.
Além de evitar a centralização, o sistema também é ecologicamente
Pagamentos com Fantom (FTM)Token
O token FTM é ideal para enviar e receber pagamentos graças ao alto rendimento, finalização rápida e taxas baixas da rede Fantom.
No Fantom, as transferências de dinheiro demoram cerca de 1 segundo e custam cerca de $ 0,0000001. Sim, são muitos zeros à esquerda
Governança na cadeia
O FTM é necessário para a governança na cadeia. Como o Fantom é um ecossistema descentralizado totalmente sem permissão e sem liderança, qualquer decisão sobre a rede é realizada pela governança da rede. Com a governança, os participantes podem propor e votar em mudanças e melhorias. FTM é o token de governança necessário para participar do processo de votação.
Taxas de rede
FTM token é usado para taxas de rede, como taxas de transação e taxas para implantar contratos inteligentes ou para criar novas redes.
Sem uma barreira mínima, a rede seria um alvo fácil para spam, prejudicando o desempenho e enchendo o livro-razão com informações inúteis.
No Fantom, as taxas são muito baratas, mas suficientes para tornar extremamente caro para um agente malicioso realizar um ataque.
Estrutura da Rede Fantom
O Fantom opera sobre um mecanismo de consenso PoS “sem líder” sob medida, denominado Lachesis, que protege a rede do Fantom e garante velocidade e segurança transacionais. O Lachesis é um mecanismo de consenso aBFT, o que significa que os dados da rede podem ser processados em momentos diferentes, e a rede pode tolerar até um terço dos participantes envolvidos em comportamento defeituoso ou malicioso sem causar danos indevidos aos processos da rede.
Lachesis também possui finalidade quase instantânea. Isso significa que as transações são confirmadas e finalizadas em uma média de um segundo, sem a necessidade de aguardar a confirmação do bloqueio trabalhoso como experimentado em redes de prova de trabalho (PoW) . Ao evitar o processo de confirmação de bloqueio relativamente demorado, este sistema aBFT é muito mais rápido e escalável do que muitos de seus equivalentes com tolerância a falhas bizantinas (BFT) .
Aprofundando o funcionamento do Lachesis do Fantom, veremos como cada nó da rede contém seu próprio Directed Acyclic Graph (DAG) , que registra a cronologia dos “blocos de eventos” e respectivas transações, com cada nó alcançando o consenso interno de forma independente. Lotes confirmados de blocos de eventos são então compilados em blocos finalizados que são confirmados na rede Fantom mais ampla. Os blocos finalizados, que formam a cadeia de blocos do Fantom da camada base, são compostos de blocos de eventos confirmados dos nós independentes.
Embora os nós independentes do Fantom se comuniquem ocasionalmente sobre transações e eventos, eles não confirmam os blocos finalizados ou o estado geral da rede. Essa arquitetura resulta em um sistema que processa transações rapidamente e atinge a finalidade em segundos. Fantom ressalta que seu mecanismo de PoS é sem liderança, o que significa que não existem líderes de bloco e nenhum participante tem um papel especial em seu funcionamento. Qualquer um pode entrar ou sair da rede de nós em qualquer ponto, e todos os nós têm peso igual no protocolo de consenso.
Fantom Blockchain Mainnet: Opera
Os servidores do aparelho de consenso Lachesis alimentam a plataforma de implantação de mainnet do Fantom – Opera – que hospeda dApps operando na rede. Opera é um ambiente sem permissão e de código aberto para desenvolvimento. Ele possui toda a gama de capacidade de contrato inteligente que Ethereum possui devido ao seu suporte da linguagem de programação Solidity e integração com a Máquina Virtual Ethereum (EVM) . Os aplicativos construídos no Fantom podem ser projetados para serem interoperáveis com plataformas construídas no Ethereum, mantendo a eficiência transacional da rede Fantom.
Um kit de desenvolvimento de software proprietário (SDK) conhecido como Fantom Virtual Machine será eventualmente lançado para o desenvolvimento nativo baseado no Fantom junto com o suporte contínuo para o EVM – uma estratégia destinada a atrair desenvolvedores de dApp baseados em Ethereum a fazer uma transição fácil para a construção de aplicativos no Fantom.
Fantom Staking, FTM Token e DeFi Suite
O token de utilitário nativo do Fantom – FTM – alimenta todo o ecossistema de blockchain do Fantom. Os tokens FTM são usados para staking, governança, pagamentos e taxas na rede. Há um suprimento total de 3,175 bilhões de moedas FTM, com 2,5 bilhões em circulação em março de 2021. O restante será distribuído como recompensas de aposta Fantom. O FTM está disponível como uma moeda mainnet nativa, um token ERC-20 no ecossistema Ethereum e um token BEP-2 no ecossistema Binance.
Qualquer um pode participar do jogo Fantom com uma aposta mínima de 1 FTM usando Multichain para trocar seus tokens ERC-20 FTM ou BEP-2 FTM por moedas Opera FTM. Além disso, para operar um nó validador na rede sem permissão do Fantom, pelo menos 1 milhão de FTM deve ser apostado (avaliado em mais de $ 1 milhão de dólares em março de 2021).
O Fantom oferece uma estrutura de staking bastante dinâmica e lucrativa para os usuários. Os usuários podem apostar seu FTM à vontade com um nó validador para uma recompensa de aposta de rendimento percentual anual (APY) de 4%, que é um modelo de aposta comum. No entanto, os usuários também podem aproveitar as vantagens do Fluid Rewards do Fantom escolhendo bloquear o FTM por um período de tempo predeterminado – variando de duas semanas a um ano – para garantir taxas de recompensa mais altas de até 12% APY.
O Fantom também emprega um recurso chamado Liquid Staking, pelo qual os stakers podem cunhar sFTM em uma proporção de 1: 1 para seu FTM apostado para ser usado como garantia no Fantom Finance, que é um conjunto de aplicativos DeFi fornecidos pelo Fantom, permitindo aos usuários obter mais usar fora de seu FTM estacado. Algumas das ofertas DeFi que a Fantom oferece incluem:
- fUSD: uma stablecoin baseada no Fantom indexada ao dólar americano
- fSwap: uma plataforma de negociação descentralizada de ativos sintéticos
- fLend: um pool de liquidez a partir do qual os usuários podem emprestar ou tomar emprestado
-
A abordagem da Fantom para o cenário DeFi e dApp é inovadora – assim como sua estrutura de programa de recompensa de aposta. Outros casos de uso propostos para a plataforma de contrato inteligente altamente escalonável da Fantom são os dApps relacionados ao gerenciamento da cadeia de suprimentos, pagamentos e programas de cidades inteligentes, alguns dos quais já estão sendo testados em todo o mundo.
Como o primeiro de seu tipo com sua infraestrutura única e complexa, a abordagem do Fantom para o desenvolvimento de dApp rápido e escalonável ainda está estabelecendo seu lugar no ecossistema blockchain mais amplo. Embora já haja muita concorrência no crescente setor de dApp, os benefícios de velocidade e interoperabilidade que o Fantom oferece aos desenvolvedores de dApp são notáveis, e a plataforma está pronta para ganhar ainda mais força.
Qual o fornecimento FTM token?
A oferta total é de 3,175 bilhões de FTM. 2,1 bilhões estão atualmente em circulação, enquanto o restante é reservado para recompensas de aposta. Se as recompensas permanecerem nos níveis atuais (dependendo das decisões de governança), levará mais de dois anos para distribuir todas as recompensas e atingir a circulação total da oferta total.
O fornecimento total é distribuído por diferentes padrões de tokens para garantir uma negociação mais fácil. Todos os tokens juntos nunca excederão o limite total de 3,175 bilhões de FTM.
No momento, o FTM está disponível como token nativo de mainnet, como token ERC-20 e como token BEP-2.
Como comprar a Criptomoeda FTM? Como armazenar o token FTM?
Você pode comprar FTM token em todas as principais bolsas de criptomoedas . A troca com maior volume e menor deslizamento é a Binance . Você pode comprar FTM usando BTC, ETH, USDT ou BNB.
Consulte esta lista para saber quais outras trocas você pode usar para comprar FTM.Desencorajamos o armazenamento do seu FTM nas bolsas devido aos riscos de custódia. Você também perderia recompensas de aposta . Piquetar é fácil e você pode fazer isso diretamente das carteiras nativas do Fantom . A Fantom Wallet está disponível como um Progressive Web App para celular e desktop.