Evmos é um protocolo de Comunicação Inter-Blockchain, também conhecido como IBC; a camada IP para blockchains. Atualmente, o IBC é a maneira mais segura e descentralizada de mover ativos em diferentes blockchains, desbloqueando a interoperabilidade em várias cadeias. O Evmos aproveita que o Cosmos SDK serve como a primeira cadeia baseada em EVM compatível com IBC, trazendo capacidade de composição, interoperabilidade e finalização rápida para o Ethereum.
O que é Evmos?
Evmos é uma blockchain Proof-of-Stake que será totalmente compatível e interoperável com a Ethereum. Em sua essência, é uma biblioteca de código aberto chamada Ethermint e mantida por Tharsis, que qualquer pessoa pode usar para habilitar a compatibilidade EVM em uma cadeia Cosmos. Evmos será sua própria cadeia Cosmos, a primeira de muitas cadeias compatíveis com EVM em execução no ecossistema Cosmos. Você pode enviar transações regulares de Ethereum para a Evmos Chain. Ele implementou um EVM totalmente funcional sobre o Cosmos SDK.
O Cosmos-SDK é uma estrutura de código aberto para a construção de blockchains de Prova de Participação pública, bem como de Prova de Autoridade com permissão. Com o Cosmos SDK, é possível criar facilmente blockchains personalizados do zero que podem interoperar nativamente entre si. Na verdade , muitos projetos como nós da Injective Protocol já estão utilizando o poder deste SDK.
O SDK é concebido como uma estrutura semelhante ao npm para criar aplicativos blockchain seguros em cima do Tendermint, que é o algoritmo de consenso do Cosmos POS com taxa de transferência rápida de finalização instantânea. Blockchains baseados em SDK são construídos a partir de módulos combináveis, a maioria dos quais é de código aberto e prontamente disponível para qualquer desenvolvedor usar. Qualquer pessoa pode criar um módulo para o Cosmos-SDK e integrar módulos já construídos é tão simples quanto importá-los para seu aplicativo blockchain.
Principais recursos do Evmos:
- Compatibilidade Web3 e EVM
- Alta taxa de transferência via Tendermint Core
- Escalabilidade horizontal via IBC
- Finalização de transação rápida
O Evmos habilita esses recursos principais por:
- Implementando a Interface Blockchain de Aplicativo do Tendermint Core para gerenciar o blockchain
- Aproveitando os módulos e outros mecanismos implementados pelo Cosmos SDK.
- Utilizando como uma biblioteca para promover a reutilização de código e melhorar a manutenção.
- Expondo uma camada JSON-RPC Web3 totalmente compatível para interagir com clientes e ferramentas Ethereum existentes ( Metamask , Remix , Truffle , etc).
- A soma desses recursos permite que os desenvolvedores aproveitem as ferramentas e softwares existentes do ecossistema Ethereum para implantar contratos inteligentes que interagem com o restante do ecossistema Cosmos!
Como funciona Evmos?
O Evmos é um protocolo bastante proeminente com a capacidade de conectar cadeias compatíveis com EVM, além disso, existem protocolos na rede Ethereum e protocolos no universo Cosmos através da ponte integrada IBC. O mecanismo de operação da Evmos também possui os seguintes pontos para atender a escalabilidade e atração de usuários da rede:
Mecanismo de deflação de gás
A Evmos dará suporte aos usuários finais com taxas de gás ao participar de transações na plataforma. Basicamente, esse mecanismo funciona com base no desenho de incentivos para os usuários, alocando uma recompensa por época (1 semana por padrão) para ser compatível com a taxa de gás de suporte.
Esse mecanismo, também conhecido como “subsídios de gás”, é administrado por meio de uma forma de Qualidade de Serviço (QoS), ou seja, controle sobre direitos administrativos em blockspaces, não com base na garantia do nível de comprometimento.
Mecanismo de Mineração de Liquidez
A Mineração de Liquidez há muito é um mecanismo que afeta diretamente o TVL e determina em parte a conexão dos usuários, isso também é considerado um meio de controlar passivamente o comportamento administrativo do usuário, mas ainda eficaz. O mecanismo por trás disso será a alocação de tokens EVMOS dos pools de incentivos para o contrato inteligente e bloqueá-lo em uma posição que o usuário escolheu antecipadamente e, em seguida, receber as recompensas do projeto.
Mecanismo da dApp Store
No Evmos, as taxas de transação não servem apenas para queimar um fundo, mas também para provar a propriedade do protocolo pelas operadoras de rede. A Evmos dividirá essas recompensas entre desenvolvedores e operadoras de rede por meio de um serviço de build-up, um modelo de participação nos lucros com base na produção, em outras palavras, um modelo de distribuição de taxa de transação/lucro.
Descontos de taxa de retransmissor IBC
IBC Relayer Fee Rebates é o mecanismo básico de queima para equilibrar a inflação ao alocar tokens de validadores. Na Evmos ou em transações IBC, especialmente UpdateClient e ICB Transfer, a taxa de rebate é de 50%.
Módulo ERC20 da Evmos
Na versão anterior do módulo EVM, tornaram possível implantar contratos inteligentes em cadeias Cosmos e criar novos tokens ERC20 em Evmos. No entanto, não havia como usar esses tokens no ecossistema Cosmos. Agora você pode com o módulo ERC20.
A recente atualização do Evmos v0.4 inclui suporte para o módulo ERC20 (também conhecido como x/erc20). O módulo permite que os usuários convertam instantaneamente tokens ERC20 em Cosmos Coins nativos e vice-versa. Isso permitirá que os usuários troquem ativos de forma intercambiável em duas camadas totalmente diferentes, o EVM e o Cosmos.
Por que isso é importante?
O módulo ERC20 permite que os protocolos DeFi se integrem perfeitamente ao Evmos e ao ecossistema Cosmos. Usando o módulo x/erc20, os desenvolvedores podem criar contratos inteligentes no Evmos e usar os tokens gerados para outros aplicativos no ecossistema Cosmos , como ganhar recompensas de staking de $OSMO ou participar de propostas de governança votando com ATOM. Os validadores podem até definir suas taxas mínimas em tokens ERC20 na configuração do aplicativo para permitir que os usuários paguem taxas tx com stablecoins e outros ERC20s implantados no Evmos.
Como funciona?
O módulo ERC20 registra mapeamentos entre um endereço de contrato de token ERC20 e uma denominação Cosmos Coin, também conhecida como Token Pairs. Os pares de token permitem que os usuários convertam tokens ERC20 em sua representação nativa da Cosmos Coin. Sob o capô, o módulo traduz o endereço do token ERC20 e seus metadados em uma denominação Cosmos Coin e seus metadados Cosmos Coin correspondentes.
Os usuários criam novos pares de token ERC20 por meio de uma proposta de governança. Se a proposta de governança for aprovada, o Token Pair referenciado será adicionado ao módulo x/erc20. Desde que o Token Pair esteja habilitado no módulo, qualquer pessoa pode converter seus tokens ERC20 em sua representação Cosmos Coin. Nesta representação, os usuários ganham acesso ao ecossistema Cosmos.
Por exemplo, os usuários podem implantar um token ERC20 $USDC no Evmos e criar um par de tokens que permite que qualquer pessoa converta seu $USDC no Evmos na representação da moeda. Eles também podem transferir esses tokens ERC20 para outras redes Cosmos via IBC, negociá-los usando o Keplr Walle t ou até mesmo usá-los para pagar taxas de tx se houver validadores que suportem os tokens ERC20 em suas configurações.
Em breve, os usuários poderão converter tokens que não residem nativamente no Cosmos. Com as próximas implantações de ponte EVM da Evmos, os usuários poderão transferir seus ERC20s existentes em Ethereum, L2s e outras cadeias baseadas em EVM para Evmos e, posteriormente, usar o módulo x/erc20 para convertê-los em Cosmos Coins nativos . Isso abre o mundo de blockchains específicos de aplicativos para toda a comunidade Ethereum de uma maneira única. Depois que esses tokens chegam ao Evmos, os usuários podem usá-los para alimentar missões em um ambiente EVM familiar ou a bordo do ecossistema Cosmos, usando o módulo x/erc20.
Use Cosmos Coins como tokens ERC20 em Evmos
Enquanto o módulo x/erc20 permite que os usuários tragam ativos ERC20 para o ecossistema Cosmos, o módulo também permite o uso de ativos baseados em Cosmos no ecossistema Evmos DeFi. Semelhante ao registro de um token ERC20, qualquer pessoa pode registrar uma Cosmos Coin nativa e propor um novo Token Pair via governança. Se o Par de Tokens correspondente estiver habilitado, qualquer pessoa poderá converter seu ATOM ou qualquer outra Cosmos Coin nativa em sua representação de token ERC20.
Com essa funcionalidade, os usuários podem converter ATOM em tokens e usá-los para comprar NFTs, liquidar seu OSMO, usar o voucher de staking como um token ERC20 em um protocolo DeFi ou criar aplicativos totalmente novos que experimentam a composição Interchain de blockchains específicos de aplicativos.
Como começar?
Estão se aproximando da Mainnet na velocidade da luz com cerca de 34.000 blocos por dia e não é tarde demais para embarcar. A Rede de Testes Incentivada Evmos está ao vivo e os participantes estão trabalhando duro para completar as Missões Meteorológicas a Marte. Com mais de 300 validadores ativos em nossa missão Olympus Mons, os instrumentos em na nave estelar estão esquentando e estão sendo levados ao limite. Use o módulo x/erc20 hoje e comece a ganhar recompensas! A comunidade já está testando novos aplicativos na jornada para a Evmos Mainnet. Junte-se a nós no Discord para interagir conosco e nossa comunidade e descobrir o que os Evmosians estão construindo.
Evmos no Cosmos
O Evmos permite a interoperabilidade entre aplicativos baseados em Ethereum e o ecossistema de blockchains da Cosmos, incluindo Cosmos, Terra, Crypto.org Chain, Osmosis e muito mais.A compatibilidade EVM do Evmos junto com o IBC habilitado, permite que os desenvolvedores construam com os recursos desejados do Ethereum em um ambiente Tendermint, permitindo que os usuários e seus ativos de todo o ecossistema Cosmos acessem o utilitário visto no Ethereum.
O ecossistema Cosmos vem crescendo constantemente com novas cadeias específicas de aplicativos sendo lançadas a cada semana. Interchain DEXes foram implantados no Cosmos, entre os quais o Osmosis já é o segundo maior token DEX por Market Cap e está no top 10 dexes por volume e TVL apesar de estar ativo por apenas seis meses, o que demonstra o rápido crescimento da atividade no Cosmos.
Ecossistema
AAVE
Uma proposta de governança para implementar o AAVE no Evmos foi aprovada com 99,56% votando SIM para a proposta. Evmos implantando Aave v3 na blockchain Evmos expande os empréstimos para o ecossistema Evmos e Cosmos maior. O Evmos será a porta de entrada do Cosmos para usuários do Ethereum e outras cadeias de EVM com a introdução de incentivos focados no desenvolvedor, interoperabilidade em outras cadeias do Cosmos e composição entre cadeias.
A Evmos terá suporte para The Graph, Gnosis Safe e está trabalhando ativamente com a Chainlink para finalizar o suporte para permitir uma implantação totalmente funcional do Aave v3 pela rede principal.
Ativos Suportados Iniciais:
USDC,USDT,DAI,FRAX,AAVE,WETH,WBTC,OSMO,EVMOS e ÁTOMO.
CEVMOS
A Celestia está trabalhando com a Evmos para criar uma camada de liquidação ideal para rollups de EVM. Os rollups de EVM permitem que os usuários executem transações fora da cadeia por taxas de transação mais baratas enquanto transmitem os dados da transação para um consenso na cadeia e uma camada de disponibilidade de dados para segurança.
Os rollups oferecem escalabilidade aos desenvolvedores e usuários finais à medida que as transações são executadas fora da cadeia da Camada 1 para evitar congestionamento. Celestia é a primeira rede modular de consenso e disponibilidade de dados, para permitir que qualquer pessoa implante rapidamente blockchains descentralizados sem a sobrecarga de inicializar uma nova rede de consenso.
O Cevmos é uma pilha modular aberta para aplicativos baseados em EVM que utilizam rollups Celestia. A pilha do Cevmos se concentrará em uma cadeia de liquidação otimizada para rollups baseada no Evmos. Essa cadeia de liquidação será implementada como um rollup Celestia usando Optimint em vez do mecanismo de consenso Tendermint Core que é usado em cadeias Cosmos existentes.
Token EVMOS
O token EVMOS é usado para fornecer a utilidade de proteger a cadeia Proof-of-Stake, usada para propostas de governança, distribuição de taxas e pagamento de taxas de gás para executar contratos inteligentes no EVM.
O token EVMOS não tem suprimento máximo e terá um suprimento inicial de 200 milhões na gênese. A Evmos é altamente inflacionária no início, com mais de 300 milhões de tokens sendo emitidos durante o primeiro ano. Sob o modelo de token inicial, os novos tokens serão emitidos sob um cronograma de decaimento exponencial, onde a inflação diminui a cada ano. A meta será emitir 1 bilhão de tokens Evmos em 4 anos.
Onde comprar o token EVMOS?
A criptomoeda EVMOS pode ser negociada na seguinte exchange:
- DigiFinex
Previsão de Preço Evmos (EVMOS)
O preço do Evmos está previsto para atingir um nível máximo de $8.820 ao longo de 2022. Já em 2023 de acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, Evmos (EVMOS) pode atingir um nível máximo de $16.974, com o preço médio de negociação de $12.622.
Em 2025 de acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, EVMOS deve cruzar um nível de preço médio de $20.462. O valor mínimo esperado do preço do Evmos no final do ano atual deve ser $18.894. Além disso, EVMOS pode atingir um nível de preço máximo de $20.854.
Conclusão
O Evmos é uma cadeia independente de aplicativos que será interoperável com a rede principal Ethereum, ambientes compatíveis com EVM e outras cadeias BFT via IBC, facilitando a interação de usuários e desenvolvedores entre cadeias. O Evmos pretende ser o EVM Hub do Cosmos, facilitando a implantação e comunicação de contratos inteligentes no ecossistema Cosmos.