Etherscan, às vezes abreviado para Ethscan, é o que é conhecido como um “explorador de blocos” para a rede Ethereum descentralizada
O que é Etherscan?
Etherscan, às vezes abreviado para Ethscan, é o que é conhecido como um “explorador de blocos” para a rede Ethereum descentralizada . Os exploradores de bloco são motores de busca que permitem que alguém busque, verifique e valide transações feitas em um blockchain – e isso é exatamente o que Etherscan é, e especificamente, é para a plataforma de contrato inteligente Ethereum .
Exploradores de bloco como o Etherscan são criados e mantidos para aumentar a segurança em uma rede blockchain, pois permitem que os usuários monitorem atividades suspeitas. Além disso, eles podem ser usados como uma ferramenta de aprendizagem para usuários iniciantes e experientes; dando-lhes ferramentas adicionais com as quais interagir no blockchain, crypto wallets e outras formas de aplicativos descentralizados.
O que Etherscan oferece?
Ao usar o aplicativo Etherscan, basta inserir o endereço da carteira Ethereum que deseja consultar na barra de pesquisa. De lá, eles podem ver o saldo desse endereço e todas as transações feitas por meio dele. Etherscan é o explorador Ethereum preferido por um grande número de usuários, em parte por causa de sua velocidade e confiabilidade, mas também porque incorpora outros recursos úteis, como o rastreador de gás Etherscan.
O rastreador de gás Etherscan é um aplicativo oferecido pelo Etherscan, que permite aos usuários calcular os custos do gás envolvidos em uma transação e, portanto, determinar a viabilidade desse comércio ou transação. Esta aplicação é muito útil para determinar a viabilidade de qualquer transação realizada com a ETH, ou simplesmente ao utilizar a rede Ethereum.
Como verificar o saldo da conta Ethereum no Etherscan?
Embora existam várias maneiras diferentes de verificar o saldo da conta de alguém, uma das maneiras mais simples e eficazes é usar o Verificador de saldo da conta ETH fornecido pelo Etherscan. Este prático aplicativo permite que os usuários do Etherscan procurem um endereço Ethereum fornecendo um número de bloco ou data (para o saldo que você deseja verificar) e um ID de transação Ethereum (se desejarem verificar uma transação ETH específica).
Alternativamente, se um usuário solicitar informações menos detalhadas e abrangentes sobre o saldo de sua conta ETH, ele pode simplesmente ir para a página principal do Etherscan. Aqui, eles encontrarão uma barra de pesquisa no canto superior esquerdo que lhes permite digitar o endereço Ethereum. Ao fazer isso, eles serão redirecionados para uma página contendo uma versão simplificada das informações fornecidas pelo Verificador de Saldos em Conta da ETH.
Como comprar ETH no Etherscan?
Depois de entender como ler Etherscan, as pessoas geralmente querem saber se podem comprar criptografia usando Etherscan e, em caso afirmativo, como? Infelizmente, a resposta não é direta. Embora não seja possível comprar exatamente por meio do Etherscan, ele fornece um mecanismo para transferir ETH usando Etherscan sem a necessidade de usar um aplicativo de carteira externa; permitindo assim efetivamente o comércio, embora de forma bastante limitada. Para fazer isso, é necessário seguir as seguintes etapas:
- Primeiro, clique na guia “Escrever contrato” na página principal do Etherscan.
- Em seguida, clique em “Conectar com Metamask ” para segurança máxima.
- Em terceiro lugar, vá para “Transferir” e insira os detalhes da transação pretendida:
- _to: nesta seção, um usuário insere o endereço da carteira para a qual pretende enviar um ativo criptográfico.
- _asset: esta é a seção onde um usuário insere a denominação da moeda digital que está enviando (embora isso seja limitado a tokens que podem ser representados com os tokens ERC-20 da Ethereum ). Se eles estiverem enviando ETH, por exemplo, eles inserirão “0x0”.
- _amount: aqui, um usuário especificaria a quantidade de moeda digital que está enviando. Etherscan requer que você insira o valor em Wei, que é a menor denominação de Ether, igual a apenas 0,0000000000000000001 ETH.
Após inserir todos os valores corretos e verificar se tudo está em ordem, clique em “Gravar”. Após esta fase final, um contrato inteligente terá sido redigido, permitindo a transferência de uma moeda digital através do Etherscan e sem a necessidade de intermediário de qualquer espécie.
Como retirar fundos do Etherscan?
Uma provisão para retiradas existe com Etherscan e, felizmente, as etapas são idênticas às fornecidas na seção acima. Para sacar, o usuário deve simplesmente especificar sua própria carteira, e não a de outra pessoa, ao selecionar “Transferir”.
Como cancelar uma transação no Etherscan?
Normalmente, é impossível recuperar ou cancelar uma transação uma vez que ela tenha sido inserida e minerada no blockchain . Quando o tráfego está baixo em uma rede, as transações podem ser codificadas em questão de segundos, o que significa que a transação em si não gasta praticamente nenhum tempo no pool de transações da rede. No entanto, quando o tráfego é alto (o que no caso de Ethereum pode ser relativamente frequente), as transações podem ficar sentadas esperando por horas ou até dias antes de serem registradas e armazenadas permanentemente por meio de criptografia blockchain . Em casos como esses, isso significaria que é tecnicamente possível substituir uma transação por outra (digamos, com um valor de 0 ETH, por exemplo), cancelando assim efetivamente a transação por completo.
No entanto, é extremamente importante observar que isso só é possível se uma transação travar na transição e, mesmo assim, não há garantia de que isso funcionará de forma confiável. Esta é apenas uma solução possível, essencialmente teórica. De modo geral, uma vez que uma transação é feita em um blockchain, não há maneira viável de substituir, recuperar ou cancelar essa transação sem algum tipo de revisão massiva da rede. Claramente, a Ethereum não está prestes a encerrar toda a sua operação para recuperar uma única transação – não importa o quão grande seja.
Como verificar um contrato inteligente no Etherscan?
Para garantir que as informações relativas aos tokens no Etherscan estejam atualizadas e corroboradas, é de suma importância que o endereço do contrato do token seja verificado na rede. Isso é feito para garantir que o código do contrato seja exatamente como aparece na inscrição e também permite que os membros da comunidade Ethereum / Etherscan leiam e até mesmo auditem o contrato, se assim desejarem.
O Etherscan exige que todos os contratos de token sejam verificados antes que possam ser atualizados com qualquer informação enviada pelo próprio proprietário do contrato, garantindo assim que as medidas de segurança sejam cumpridas. Se o proprietário do contrato deseja verificar um contrato, ele deve:
- Abra Etherscan.io
- Navegue até o menu e clique em “Mais”.
- Clique em “Verificar contrato”.
- Insira as principais informações do contrato, incluindo o endereço. Em seguida, clique em “Continuar”.
Na próxima página, adicione a seção de código pertencente ao contrato inteligente na primeira caixa fornecida. Em seguida, marque a caixa reCAPTCHA. - Por fim, clique em “Verificar e publicar”. O contrato agora deve ser verificado e carregado na rede.
Como alguém verifica um token no Etherscan?
Geralmente, os tokens só existem no Etherscan na forma de contratos inteligentes. Portanto, a verificação de token e de contrato inteligente no Etherscan exige exatamente o mesmo processo, que foi listado na seção acima.
Etherscan.io pode ser hackeado?
Por último, a pergunta que qualquer investidor consciente de segurança está se perguntando agora é se Etherscan e sua página principal podem ser hackeados. Infelizmente, a resposta a essa pergunta é sim, mas não é fácil. Pesquisadores do Reino Unido e de Cingapura (onde um grande número de empresas de criptografia estão registradas devido à existência de leis menos restritivas) concluíram que cerca de 34.200 contratos inteligentes estão em risco na rede Ethereum a qualquer momento. Isso representa um valor espantoso de US $ 4,4 milhões em ETH, vulnerável a ataques de hackers neste momento.
Na verdade, em 2018, um ataque malicioso ocorreu na página principal do Etherscan.io quando um usuário conseguiu escrever um código na seção de comentários do site, que executou um ataque viral nos navegadores de qualquer pessoa que estivesse usando o site. Isso levou a uma ação rápida dos desenvolvedores Etherscan que rapidamente tiraram o site do ar, deixando apenas um pop-up para confrontar os usuários insatisfeitos quando tentassem abrir a página principal da web. O pop-up, que dizia “1337” (uma referência à gíria do jogador / hacker da velha escola que significa elite) significava que o site ficaria fora do ar até que a equipe por trás do Etherscan pudesse localizar e negar a fonte do código maligno.
Conclusão
Exploradores de bloco como Etherscan realmente ajudam a melhorar a segurança geral do blockchain, fornecendo transparência e fluidez para seus usuários. Se a criptomoeda e o mundo das finanças descentralizadas esperam um dia se integrar totalmente ao mundo tradicional das finanças e do comércio centralizados , então são as plataformas como o Etherscan que estão ajudando a liderar esse ataque. No entanto, muito ainda precisa ser feito para amenizar os temores legítimos do público em geral antes que isso possa ser realizado.