A criptomoeda ENS (Ethereum Name Service) é um projeto da comunidade Ethereum cujo objetivo é fazer um registro de nomes de domínio descentralizado.
Não é apenas um serviço de nomes para Ethereum. Ele é construído em cima da plataforma Ethereum, que pode ser usada por qualquer pessoa. (basicamente fornecendo serviço de domínio) O
ENS é apenas um sistema de consulta que vincula informações a um nome.
O que é Ethereum Name Service (ENS) token?
A criptomoeda Ethereum Name Service (ENS) é um sistema de pesquisa de código aberto que vincula um nome alfabético a uma sequência de números e letras alfabéticas. O domínio ENS é um aplicativo descentralizado ( DApp) construído com contratos inteligentes no blockchain Ethereum (ETH ).
Como funciona o domínio ENS?
O ENS funciona de forma semelhante ao DNS, onde é um sistema hierárquico que permite ao proprietário do domínio controlar qualquer um de seus subdomínios. Por exemplo, um domínio com o nome example.eth pode criar subdomínios de nomes one.example.eth , two.example.eth ou quaisquer outras variações.
Os nomes registrados no ENS são tokens não fungíveis ( NFT s) que seguem o padrão ERC-721 , e a transferência de registros .eth pode ser concluída de maneira semelhante a outros NFTs. No entanto, o ENS não é um sistema de domínio e registrar um nome no serviço não significa que o domínio seja uma marca registrada, protegido por direitos autorais ou qualquer tipo de propriedade intelectual.
Três componentes principais do ENS
O ENS depende de três componentes para funcionar, que são o registro, os registradores e os resolvedores. Esses três componentes trabalham em conjunto para atingir as funcionalidades oferecidas pelo ENS. Cada um deles tem suas próprias tarefas e objetivos, que são:
- Registro : O ENS possui um registro de contrato inteligente que monitora e armazena todos os nomes de domínios e subdomínios, seus proprietários, resolvedores e outros dados. O contrato inteligente também permite que os proprietários alterem os dados.
- Registrador : O ENS possui registradores que possuem um nome específico e automaticamente libera subdomínios para usuários que atendem aos critérios definidos no código de contrato inteligente.
- Resolvedor : O ENS tem um resolvedor de contratos inteligente que é responsável por armazenar e fornecer registros mediante solicitação. O resolvedor traduz nomes em endereços e lida com dados como endereços de criptomoedas e perfis de usuário.
Como os usuários obtêm dados do token ENS?
Os usuários obtêm dados do ENS por meio de duas etapas. Eles procuram primeiro o resolvedor correto no registro, inserindo o nome de domínio no registro. Eles então recebem o endereço do resolvedor em retorno e solicitam os dados do resolvedor específico.
Como obter um domínio .eth?
Para acessar os sites .eth , os usuários podem usar navegadores habilitados para Ethereum, como Brave e Opera, ou instalar a extensão MetaMask em outros navegadores populares, como Mozilla Firefox e Google Chrome. MetaMask permite que o navegador acesse os DApps Ethereum. Além disso, o ENS fez parceria com o InterPlanetary File System (IPFS), que é um sistema de armazenamento e compartilhamento de arquivos ponto a ponto, para construir uma web descentralizada. A parceria permitiu que os usuários acessassem os domínios .eth sem instalar extensões externas ou outros navegadores, acrescentando .link no final.
Quem está por trás da criptomoeda Ethereum Name Service (ENS)?
Nick Johnson, Alex Van de Sande e outros desenvolveram a primeira versão do ENS, que foi lançada em maio de 2017. Nick Johnson é o fundador e desenvolvedor líder do ENS. Ele é um engenheiro de software experiente e trabalhou para o Google e a Ethereum. Alex Van de Sande é atualmente assessor da Ethereum. Ele é um designer de interface experiente e designer de experiência do usuário que trabalhou para Dujour, Ethereum e Kleintech.
Após o lançamento, no ano seguinte, Johnson recebeu uma doação de US $ 1 milhão da Fundação Ethereum para formar uma organização para o desenvolvimento contínuo do ENS. Com a doação, ele deixou a Fundação Ethereum e estabeleceu a True Names Limited, uma organização sem fins lucrativos com sede em Cingapura. True Names Limited agora supervisiona e financia o desenvolvimento e padronização do ENS.
O que você pode fazer com um Domínio ENS?
ENS vs. DNS
Antes do sistema de nomes de domínio ( DNS ) da Internet, os usuários precisavam lembrar o endereço do protocolo da Internet (IP) de um determinado site para acessá-lo. Esses endereços IP eram uma sequência de números como 192.158.1.38, em que cada número no conjunto pode variar de 0 a 255. Infelizmente, essas sequências eram difíceis de lembrar e quase impossíveis de adivinhar, tornando difícil navegar na Internet. Esse problema foi resolvido na década de 1980 com a adoção do DNS que atribuía nomes legíveis por humanos a sites, o que tornava a navegação na web muito mais fácil.
Por que o token ENS foi criado?
O mundo da criptomoeda está atualmente na fase de endereço IP, onde usuários e plataformas ainda contam com endereços com uma longa sequência de letras e números alfabéticos. Infelizmente, os endereços longos e difíceis de lembrar resultaram em muitas situações em que os usuários os digitaram incorretamente durante as transferências manuais, causando uma perda permanente de fundos. O lançamento do ENS ajuda a resolver esse problema.
Domínios .eth
Como um serviço de nomenclatura para Ethereum e outros projetos baseados em Ethereum, permite aos usuários mapear seu conteúdo legível por máquina com nomes legíveis por humanos anexados com o sufixo .eth como example.eth .
Quais são os benefícios da criptomoeda ENS?
O token ENS oferece muitos benefícios, que são a redução de erros de transferência, a imutabilidade dos registros, um sistema de consulta fácil de usar e a possibilidade de lucro com a compra e venda de nomes registrados no ENS:
- Redução de erros : Conforme mencionado anteriormente, o ENS permite o mapeamento de nomes legíveis por máquina consistindo em letras alfabéticas e números com nomes legíveis por humanos. Usar nomes em vez de endereços ajuda a reduzir o erro mais comum no mundo da criptografia – enviar criptomoedas para o endereço errado.
- Imutabilidade : todas as transações por meio do ENS são imutáveis. Devido à forma como a tecnologia blockchain funciona, quaisquer registros gravados no blockchain Ethereum não podem ser alterados ou removidos. A imutabilidade oferecida pela ENS torna seus serviços resistentes à censura e, com sua parceria com o IPFS, estranhos também não podem adulterar o conteúdo do domínio. Assim, enquanto um determinado proprietário de domínio continuar a renovar o domínio pagando as taxas, o proprietário pode manter seus dados para sempre de uma forma descentralizada e resistente a adulterações.
- Sistema de pesquisa simples de usar : Como os registros de registros de domínio são mantidos no blockchain Ethereum, os usuários podem procurá-los usando Etherscan , um explorador de blocos baseado em Ethereum e plataforma analítica. Por meio do Etherscan, os usuários podem visualizar o saldo, o valor e as transações de e para um endereço Ethereum específico. Os usuários com seu próprio domínio registrado podem escolher ativar a resolução reversa por meio das configurações do ENS DApp para exibir seu nome registrado em vez de seu endereço em DApps e carteiras específicas .
- Possibilidade de lucro com a venda de nomes ENS : Como os nomes de domínio registrados no ENS são NFTs, os usuários podem comprá-los ou vendê-los em mercados NFT como o OpenSea . Além disso, como domínios regulares, os usuários podem comprar domínios registrados no ENS e vendê-los com lucro em tais mercados.
Quais são os desafios da criptomoeda ENS?
No entanto, o ENS também tem seus próprios desafios, como a possibilidade de atividade criminosa, questões essenciais de gerenciamento e anonimato reduzido:
- Possibilidade de atividade criminosa : grupos ilegítimos ou maliciosos também podem aproveitar a imutabilidade oferecida pela tecnologia blockchain e hospedar sites para promover seus serviços. Além disso, partes mal-intencionadas podem praticar a ocupação de domínio e comprar domínios ENS com nomes que correspondam a marcas famosas, como eth ou facebook.eth , para vendê-los no futuro a preços elevados. Além disso, muitos endereços são armazenados no ENS que se disfarçam como endereços legítimos, mas promovem tokens de fraude ou atraem usuários para ataques de phishing.
- Questões de gerenciamento de chaves: O gerenciamento de chaves é um dos aspectos mais críticos do mundo da criptomoeda. Houve muitas situações em que os usuários perderam as chaves de suas carteiras, resultando na incapacidade de sacar criptomoedas no valor de milhões de dólares. Se os usuários perderem as chaves de suas carteiras, eles perderão a criptomoeda dentro dessa carteira. Se a carteira estiver conectada com seus domínios registrados no ENS, os usuários também perderão o controle dos domínios. Ao contrário dos domínios normais na Internet, as chaves privadas são irrecuperáveis.
- Anonimato reduzido : Ao conectar um endereço de carteira a um domínio registrado no ENS, os usuários podem perder o anonimato que vem de endereços legíveis por máquina. De acordo com um relatório, o ENS tornou possível espionar nomes registrados no ENS e acompanhar o saldo da carteira e as transações. Também é possível identificar quais carteiras pertenciam a pessoas importantes, mesmo quando os nomes de domínio eram diferentes de seus nomes reais.
Como se registrar para um domínio ENS?
O processo de registro para um nome de domínio ENS é simples. Antes do processo, os usuários precisam preparar uma carteira compatível, como a MetaMask, baixando e instalando a extensão relevante no navegador de sua escolha. Além disso, os usuários precisam ter algum ETH na carteira para pagar os custos de transação e a taxa anual do domínio .eth . As etapas para registrar um nome de domínio são as seguintes:
- Os usuários devem abrir um navegador compatível com Ethereum, instalando a extensão MetaMask ou usar navegadores especiais como Brave ou Opera, e conectar sua carteira. A lista de extensões ou navegadores compatíveis pode ser vista no site oficial aqui .
- Os usuários devem então navegar até o ENS DApp aqui e procurar o nome ou endereço desejado. Se o nome já estiver registrado na carteira de outra pessoa, os usuários podem ver uma página com informações como o endereço do registrante e a data de validade do nome. Se o nome estiver disponível, os usuários verão uma página solicitando o período de registro junto com a quantidade de ETH necessária para registrar o nome.
- Os usuários podem então escolher o período de registro desejado por ano e ver a taxa anual correspondente. O período mínimo de inscrição é de um ano, e os usuários sempre podem prorrogar, se desejarem.
- Após escolher o período de inscrição, os usuários podem iniciar o processo de inscrição. Os usuários precisarão assinar duas transações, sendo a primeira para a solicitação de registro e a segunda para o registro propriamente dito. Eles precisarão confirmar as transações em sua carteira e pagar a taxa de gás desejada. Depois de confirmar a primeira transação, os usuários terão que esperar que o blockchain verifique a transação.
- Depois que o blockchain verificar as transações, os usuários precisarão esperar um minuto para garantir que ninguém mais estava tentando registrar o nome ao mesmo tempo. Se não houver mais ninguém, os usuários podem finalmente registrar o nome assinando a segunda transação e aguardando a verificação do blockchain.
Qual o futuro da criptomoeda ENS?
A criptomoeda ENS não é apenas .eth. Esse é apenas um domínio de nível superior e o ENS tem planos de integrar todo o namespace DNS – ou seja, mais de 1.300 domínios de nível superior – para que os proprietários de um site DNS possam reivindicar o uso desse nome no ENS. Não como .eth, mas também como .org. Assim, realsatoshi.org pode ser vinculado a realsatoshi.eth e os visitantes podem visualizar o conteúdo e enviar dinheiro para o mesmo lugar .
O futuro, ao que parece, se parece muito com o passado.
Conclusão
A criptomoeda Ethereum Name Service (ENS) é um DApp que vincula endereços que consistem em uma longa sequência de letras e números alfabéticos com nomes legíveis. Ele depende dos contratos inteligentes de registro, registrador e resolvedor para funcionar. Os contratos inteligentes monitoram, armazenam e fornecem dados. O serviço foi desenvolvido pela primeira vez por Nick Johnson, um engenheiro de software da Ethereum, e Alex Van de Sande, um designer de experiência do usuário da Ethereum. O lançamento do ENS trouxe vantagens como redução de erros, imutabilidade, sistema de consulta simples de usar e possibilidade de lucro com a compra e venda de nomes registrados no ENS. No entanto, o ENS também tem seus próprios desafios devido à possível atividade criminosa, às principais dificuldades de gerenciamento e ao anonimato reduzido.