A criptomoeda Ethereum Classic (ETC) surgiu rapidamente como uma entrada sem precedentes na história da criptomoeda, desafiando as ideias de que os blockchains poderiam ser alterados e atualizados.
Isso porque, antes do lançamento do Ethereum Classic em 2016, os desenvolvedores normalmente lançavam novas criptomoedas copiando e modificando uma blockchain existente (geralmente Bitcoin) ou escrevendo um novo software do zero.
Em vez disso, o Ethereum Classic foi criado quando um grupo de usuários do blockchain Ethereum (ETH) optou por não atualizar para o novo código recomendado pelos desenvolvedores do projeto.
O problema era que o código editaria o histórico de transações do Ethereum, devolvendo o ether a indivíduos que perderam fundos quando um aplicativo popular DAO foi comprometido.
A maioria dos usuários do Ethereum atualizaria seu software um desenvolvimento que ajudou a garantir que o novo blockchain mantivesse o nome Ethereum.
No entanto, uma minoria de usuários continuou a manter o software Ethereum mais antigo com o registro do roubo. Ao continuar a executar esse código, os usuários criaram efetivamente uma nova criptomoeda.
Esta versão do software Ethereum agora é conhecida como Ethereum Classic.
Por que a separação do Ethereum Classic?
A resposta mais simples é que a bifurcação dos projetos ocorreu devido a uma disputa ideológica entre os usuários do Ethereum.
Um dos principais recursos do blockchain é sua “imutabilidade” ou a incapacidade de qualquer usuário de alterar as transações que foram adicionadas ao histórico do blockchain.
Os usuários do Ethereum Classic viram o código proposto pelos desenvolvedores do Ethereum na sequência do DAO como uma violação de uma garantia essencial do software. Os desenvolvedores de projeto tendiam a ver o código como uma correção única para um software beta.
O ataque DAO
Em junho de 2016, o DAO reconheceu publicamente uma falha de segurança que poderia ameaçar os cerca de US $150 milhões em éter que havia. Apesar das garantias de que os fundos estavam seguros, eles acabaram sendo drenados de suas contas.
O indivíduo ou grupo que confiscou os fundos é desconhecido e seus motivos ainda são objeto de debate entre os usuários do Ethereum e do Ethereum Classic.
Isso ocorre porque o invasor explorou um bug no código que permitiria que eles recuperassem continuamente seus tokens DAO, permitindo que recuperassem infinitamente mais do que investiram originalmente. No entanto, devido às especificações do código, os desenvolvedores basicamente habilitaram qualquer usuário a realizar tal ação.
Isso acabou resultando na remoção de cerca de um terço dos fundos coletados do DAO e um acalorado debate na comunidade sobre como (ou se) os desenvolvedores do Ethereum deveriam responder.
Afinal, qual é a diferença entre Ethereum e Ethereum Classic?
Ethereum e Ethereum Classic foram inicialmente baseados no mesmo código, mas Ethereum Classic desde então mudou a sua tecnologia.
Talvez a maior diferença seja que a comunidade Ethereum Classic prometeu continuar usando a mineração de prova de trabalho (o sistema criado pelo Bitcoin) para proteger seu blockchain.
A partir de 2020, Ethereum usa prova de trabalho também, mas seus desenvolvedores estão buscando um roteiro que acabará encontrando o software mudando para um modelo diferente.
Também digno de nota é que o Ethereum Classic adotou uma política monetária fixa. A quantidade total de EPT que pode ser criada é limitada a 230 milhões de EPT, o que significa fatores de escassez em seu valor.
Quem criou o Ethereum Classic?
Essa não é uma resposta facil de responder, porque é difícil dizer exatamente quem criou o Ethereum Classic (ETC).
O desenvolvedor mais associado à decisão de continuar mantendo o Ethereum original é o anônimo Arvicco, que creditou a ideia a um grupo maior de usuários.
No entanto, como grande parte do código do Ethereum Classic é produto da equipe de desenvolvimento original do Ethereum, o fundador desse projeto, o russo-canadense Vitalik Buterin, e seus colegas, podem ser considerados responsáveis por muitas das inovações técnicas do Ethereum Classic.
Com o Ethereum, o objetivo de Buterin era expandir os possíveis casos de uso de criptomoedas para aplicações além do dinheiro.
A criptomoeda Ethereum permite que os desenvolvedores criem novas moedas e aplicativos descentralizados rodando em cima de seu blockchain. Ethereum Classic busca dar continuidade a esta visão. No entanto, seus desenvolvedores optaram por buscá-lo tomando diferentes decisões técnicas.
Qual foi o DAO?
O DAO era um aplicativo descentralizado destinado a servir como um veículo de financiamento para projetos emergentes no Ethereum.
Ao contrário das formas de financiamento tradicionais, o DAO era composto apenas por código. Não tinha líderes, substituindo os controles corporativos pela votação aberta. Aqueles que investiram éter no DAO poderiam votar em quais projetos apoiar e contribuir com ETH a serem distribuídos para esses projetos.
Quando uma pessoa interessada queria investir no DAO, eles podiam trocar ETH pela criptomoeda do DAO. Eles também podem recuperar seu financiamento a qualquer momento, um recurso exclusivo para solicitações de financiamento descentralizadas em relação às contrapartes estabelecidas no setor.
Como aconteceu a separação do Ethereum Classic?
Diante de uma escolha difícil, os desenvolvedores do Ethereum procuraram perguntar aos usuários como o projeto deveria prosseguir à luz do ataque DAO.
Isso significava que os desenvolvedores do Ethereum acabariam codificando um software alternativo com um patch projetado para reverter a perda de fundos. Ao publicar o código, os desenvolvedores do Ethereum acreditaram que estavam efetivamente pedindo ao público uma decisão, já que os usuários poderiam rejeitar o patch.
Uma vez que o código afetou diretamente o histórico de transações da Ethereum, qualquer pessoa que decidisse continuar executando o software antigo seria deixada a transação em um blockchain separado.
Então, um novo grupo de desenvolvedores começou a manter o antigo código ethereum, um desenvolvimento que encorajou os mineiros a dedicarem poder de computação para proteger o blockchain e coletar a nova criptomoeda criada.
Por que usar o Ethereum Classic?
Com sua política monetária fixa, os apoiadores do Ethereum Classic acreditam em sua criptomoeda, o éter clássico pode servir como reserva de valor como o bitcoin. Isso pode ser do interesse dos investidores, que podem contar com os tokens ETC se tornando mais raros com o tempo.
O Ethereum pode ser usada para desenvolver e executar aplicativos descentralizados. No momento, há apenas um pequeno número de dapps disponíveis, mas esse número pode aumentar. Dado que o Ethereum Classic é tão compatível com o Ethereum, também existem vozes proeminentes na comunidade que imaginam uma espécie de colaboração simbiótica entre as duas cadeias de blocos.
Por que Ethereum Classic etc está caindo?
De acordo com a página oficial do Ethereum Classic no Twitter, o exploit Geth faz com que cerca de 20% da rede caia. De acordo com um relatório recente da CoinFomania, ” um hacker desconhecido explorou um bug em versões mais antigas de um cliente de rede Ethereum popular, Go Ethereum (Geth para abreviar). Parece que alguém encontrou o bug que corrigimos em @go_ethereum v1. 10.8 e o explorou, fazendo com que todos os nós geth com versões anteriores se separassem da rede. ” Esta pode ser uma das causas que causou a queda no preço do Ethereum Classis. No entanto, a rede de criptomoedas também se recuperou. A capitalização de mercado da Ehtereum Classic ainda é forte em mais de US $ 7 bilhões. A moeda tem um estoque total de mais de 210 milhões.
🟢 The #EthereumClassic mainnet is recovered since the Geth exploit was deployed which caused around ~20% of the network to fall off. If you have not done so already, ensure you're using Besu or the "patched" version of Core-geth. https://t.co/Z45bt028V7
— Ethereum Classic (@eth_classic) September 7, 2021
Ethereum Classic (ETC) é um bom investimento?
De acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto em 2023, o preço do Ethereum Classic (ETC) pode atingir um nível máximo de $235.73, com o preço médio de negociação de $175.30.
Mais sobe ETC