O que é EOS
A plataforma EOS permite que as pessoas criem aplicativos descentralizados (Dapps) e também possam executá-los.
Onde ele difere do Ethereum, de acordo com os desenvolvedores, é o EOS que resolve os problemas de escala e usabilidade da experiência dos desenvolvedores ao usar o Ethereum. Também há uma série de outras pequenas diferenças, que exploraremos a seguir.
Quem inventou o EOS?
O EOS pertence a uma organização chamada block.one, mas a pessoa que a maioria das pessoas associa ao EOS é Dan Larimer, um desenvolvedor de software que esteve envolvido em outros projetos de blockchain, incluindo BitShares e Steemit, a rede social distribuída. O CEO é Brendan Blumer, um empreendedor em série.
Você sabia?
Daniel Larimer conversou com Satoshi Nakamoto nos primeiros dias do Bitcoin. Satoshi disse a Daniel Larimer: “Se você não acredita em mim ou não entende, não tenho tempo para tentar convencê-lo, desculpe.”
Uma breve história
- Maio de 2017, um white paper da EOS foi lançado no Github.
- Junho de 2017, a distribuição do token EOS começa e continua por 341 dias.
- Junho de 2018, EOS vai ao ar.
O que há de tão especial nisso?
O EOS tem dois componentes principais que precisamos entender: EOS.IO e Tokens EOS.
O EOS.IO pode ser considerado um sistema operacional. É como o Windows ou Mac OS, ele gerencia todo o código que mantém seu computador em funcionamento.
O EOS.IO gerencia e controla a rede blockchain do EOS e torna mais fácil para os desenvolvedores construir coisas usando as ferramentas fornecidas pelo EOS.
Enquanto isso, os tokens EOS são a criptomoeda da rede. Esses são os recursos que são usados para executar e construir aplicativos distribuídos ou Dapps, de forma semelhante ao que acontece no Ethereum.
O que mais é diferente?
O EOS usa um mecanismo diferente para verificar as transações. Ethereum usa Prova de Trabalho, enquanto a EOS desenvolveu um novo sistema chamado Prova de Aposta Delegada.
Outro recurso importante que a EOS promete é a escala . Um dos desafios da Ethereum é ser capaz de lidar com várias transações ao mesmo tempo.
Atualmente, a rede suporta apenas cerca de 15 transações por segundo. Em comparação, a rede Visa pode lidar com 24.000 transações por segundo.
Enquanto isso, o EOS foi capaz de lidar com entre 10.000 e 100.000 transações por segundo nos primeiros testes.
Por que isso é importante? A EOS quer criar uma plataforma onde grandes empresas possam executar operações sem ter que se preocupar com velocidade.
Você sabia?
Os cidadãos americanos foram excluídos da compra de tokens EOS durante o período inicial de distribuição devido aos regulamentos sobre criptomoeda.
Como o EOS é produzido?
EOS não usa mineração como Bitcoin. Essa técnica, conhecida como Prova de Trabalho, consome muita eletricidade e só consegue processar um determinado número de transações.
Em vez disso, a EOS distribuiu um bilhão de tokens EOS em uma série de vendas. Depois disso, o EOS usa algo chamado Distributed Proof-of-Stake para criar os blocos que compõem o blockchain.
Nesse sistema, a comunidade vota em Testemunhas que são responsáveis por verificar as transações. Nesse sistema, se uma Testemunha agir de maneira inadequada, a comunidade pode votá-la e outra pessoa toma o seu lugar.
Como você consegue o EOS?
Você pode comprar tokens EOS segurando o Ether de Ethereum e trocando-o por tokens EOS nas trocas. Você também precisará de uma carteira com capacidade para Ether.
Agora que a EOS lançou sua própria rede principal, os tokens podem ser comprados em moeda fiduciária.
Você sabia?
Muitas pessoas tentaram descobrir o que significa EOS. Mas os criadores da rede decidiram não revelar o segredo.
O que você pode fazer com o EOS?
O EOS não mediu esforços para não definir o que pode e o que não pode ser feito com o EOS. Mas isso não impediu que as pessoas negociassem com a moeda, como fazem com o Bitcoin.
Você sabia?
A EOS ‘ICO arrecadou £ 185 milhões em apenas cinco dias, batendo o recorde anterior da ICO de $ 150 milhões do Bancor.
O futuro
A EOS gerou um grande entusiasmo nos primeiros dias da empresa. Ainda está muito no início do desenvolvimento do blockchain, então ainda não sabemos o quão bem sucedido o EOS ‘será.
No entanto, o ritmo de inovação em blockchain sugere que um futuro distribuído está mais perto do que pensamos!