Os empréstimos NFT são oferecidos pelas plataformas DeFi. Eles permitem que os proprietários de NFT hipotequem suas peças ou coleções de NFT em troca de criptomoedas ou moeda fiduciária. Muitos NFTs no mercado são altamente ilíquidos, e vários projetos DeFi identificaram a crescente necessidade de melhorar a liquidez dos NFTs usando soluções como empréstimos. Continue a leitura para saber mais sobre empréstimos NFT.
O que é empréstimo NFT?
O empréstimo NFT é um tipo de empréstimo que usa NFTs como garantia, armazenadas no contrato inteligente. A ideia surgiu originalmente da falta de uso das NFTs apostadas, pois quando as NFTs são apostadas, elas não podem ser usadas para gerar mais retornos.
Os empréstimos NFT permitem que os usuários coloquem os NFTs como garantia e, em seguida, os bloqueiem para empréstimos de moeda criptográfica ou dinheiro fiduciário, enquanto os credores podem emprestar seu dinheiro nas plataformas e obter seus retornos. A taxa de abril e o prazo do empréstimo são usados como condição do empréstimo. Quando o prazo vence, o mutuário é obrigado a devolver o capital mais os juros e devolver os NFTs bloqueados. Em caso de atraso no pagamento, as NFTs bloqueadas se tornarão o ativo do credor.
Empréstimos NFT: Vantagens
- Ganhos: Os mercados de empréstimos permitem que os detentores de NFTs façam mais do que apenas segurar. Os mutuários agora podem prometer seus itens colecionáveis, enquanto os credores podem ganhar juros sobre os empréstimos.
- Liquidez: NFTs são relativamente ilíquidos devido à sua não fungibilidade. Os empréstimos NFT fornecem mais liquidez ao mercado. Com empréstimos garantidos por NFT, os mutuários podem tornar seus NFTs mais líquidos, enquanto os credores ganham juros sobre seus empréstimos.
- Aluguel de NFT: outra característica potencial do mercado de empréstimos é o aluguel de NFT. Aqui, os usuários podem alugar seus NFTs por uma taxa, enquanto seus ‘inquilinos’ desfrutam das vantagens de possuir a peça por um período especificado.
Empréstimos NFT: Os Riscos
Embora, em teoria, o conceito de empréstimos NFT pareça infalível, a realidade está longe disso. Primeiro, para os mutuários, deixar de pagar os empréstimos significa vender seu NFT a um preço baixo. Os rácios de empréstimo para valor podem ser tão baixos quanto 30-50%. Além disso, a natureza não fungível das NFTs significa que os mutuários não podem sustentar sua posição em caso de uma chamada de margem. E, é claro, os mercados de empréstimos NFT não são poupados dos riscos carregados em DeFi – hacks, roubos e até mesmo puxa-sacos.
Como funcionam os empréstimos NFT?
As plataformas que suportam empréstimos NFT permitem que os titulares tomem empréstimos e estabeleçam termos sem intermediários. Os mutuários podem esperar obter um empréstimo de aproximadamente 50% do valor do NFT, com taxas de juros que variam de 20% a 80%, dependendo da popularidade do NFT. A beleza dos protocolos DeFi é o quão simples, transparentes e rápidos eles são comparados às instituições de crédito tradicionais. Não há nenhuma autoridade centralizada que precise verificar sua pontuação de crédito, verificar sua identidade real e passar dias ou semanas deliberando sobre sua solicitação.
As plataformas DeFi usam contratos inteligentes para dar aos usuários controle total sobre seus fundos. Os ativos que funcionam como garantia são enviados para um contrato inteligente seguro, que atua como um terceiro imparcial e automatizado, programado para facilitar o processo de empréstimo e empréstimo. Os credores decidem o que eles acham que é o valor justo da garantia, geralmente analisando o desempenho passado do ativo, o histórico de vendas ou o preço mínimo de NFTs semelhantes. O preço mínimo refere-se ao menor preço de oferta de uma NFT de uma determinada série. Uma vez que ambas as partes concordam com os termos, o NFT é transferido da carteira do mutuário para uma conta de garantia, e um contrato inteligente facilita o empréstimo.
Parece simples e limpo em teoria, mas o mercado não é totalmente livre de riscos. Se o mutuário não puder pagar o empréstimo e os juros até o final do período do empréstimo, o credor terá direito ao NFT subjacente. Os credores também podem não aceitar novos projetos de NFT como garantia por causa da volatilidade dos preços, pois podem acabar perdendo se não houver demanda de mercado para o NFT inadimplente.
Tipos de empréstimo NFT
Empréstimos NFT peer-to-peer
O empréstimo NFT peer-to-peer funciona de maneira semelhante a um empréstimo normal; as transações são feitas diretamente entre os credores e os mutuários, por exemplo, um mutuário coloca um NFT como garantia na plataforma NFTfi com uma oferta de empréstimo. O mutuário receberá automaticamente a moeda WETH (wrap Ethereum), ou DAI, enquanto o NFT será transferido para o cofre digital dentro do prazo específico. Se o mutuário pagar o empréstimo em dia, o NFT será devolvido, enquanto o credor ganhará com os juros.
Empréstimo NFT peer-to-protocol
O empréstimo NFT peer-to-protocol é semelhante ao protocolo de empréstimo DeFi, no qual as moedas de protocolo são emprestadas diretamente dos credores. As plataformas NFT peer-to-protocol exigem depósitos de moedas nos pools, de provedores de liquidez. Os mutuários podem acessar automaticamente sua liquidez depois de bloquear seus NFTs no cofre digital que funciona no contrato inteligente.
Para ilustrar, o BenDAO usa o tipo de empréstimo peer-to-protocol. Ele utiliza os oráculos da Chainlink para extrair os dados do preço mínimo do OpenSea e, em seguida, a plataforma começará a liquidar o empréstimo. No entanto, caso o valor das NFTs de garantias seja inferior ao do empréstimo, a plataforma dará 48 horas para o mutuário pagar a dívida. Caso contrário, os NFTs serão transferidos para os credores.
Posições de dívida não fungíveis
No mundo DeFi, a plataforma MakerDAO tem utilizado empréstimos de posição de dívida com garantia ou CDP: os mutuários usam ETH como garantia para empréstimos DAI. Os mutuários usam seus NFTs Blue Chip, como CryptoPunks, Bore Ape Yacht Club, como garantia para empréstimos sintéticos de stablecoin, semelhantes ao MakerDAO.
Por exemplo, os credores fornecem liquidez PUSd ‘ no protocolo ou trocam PUSd por diferentes tokens para obter retornos em um protocolo DeFi. Além disso, esse tipo de plataforma utiliza os oráculos da Chainlink para atualizar os preços das NFT em tempo real diretamente dos marketplaces.
Aluguel de NFT
reNFT é uma plataforma altamente recomendada para o serviço de aluguel de NFT fornecido. Os aluguéis de NFT são peer-to-peer. Os credores não são obrigados a bloquear seus NFTs no cofre digital, mas podem transferir diretamente NFTs para outra carteira. Mais importante ainda, os proprietários de NFTs podem definir o prazo de aluguel para fornecer aos locatários acesso aos benefícios dos NFTs, como atividades exclusivas do projeto.
Os credores (proprietários de NFT) podem definir o preço do aluguel, o custo da garantia e a duração. Após os locatários pagarem o aluguel mais a garantia à plataforma, as NFTs serão transferidas para os locatários. A garantia será devolvida aos locatários após o término da duração do aluguel.
Plataformas de empréstimo NFT recomendadas
Existem vários provedores de serviços de empréstimo NFT hoje em dia. Este artigo irá recomendar dois dos mais populares com valores de empréstimo acima de US$ 20 milhões; NETfi e Arcade.
NETfi
NETfi é uma plataforma de empréstimo NFT peer-to-peer e peer-to-protocol. Os proprietários de NFT podem acessar a liquidez no cofre e ganhar wETH e DAI ao fornecer a liquidez ou empréstimos peer-to-peer. Além disso, os provedores de liquidez também terão seus retornos, ou os NFTs em caso de atraso no pagamento.
Recentemente, um colecionador de NFT usou 104 CryptoPunks como garantia para empréstimos de 8,3 milhões de DAI, que era a garantia mais cara para empréstimos NFT. Uma plataforma de empréstimo, MetaStreet, forneceu 10% APR com duração de empréstimo de 90 dias. Além do CryptoPunk, o BAYC é outro projeto NFT que é frequentemente usado como garantia que já foi usado com mais de 95 contratos de empréstimo.
Drops
Os titulares de NFT precisam anexar sua coleção ao Drops, que é uma plataforma de empréstimo DeFi especializada em fornecer empréstimos sem confiança a pessoas sem a necessidade de trabalhar com intermediários para se qualificar para um empréstimo sem confiança.
Ao anexar sua coleção ao Drops, os detentores de NFT podem acessar empréstimos sem confiança sem lidar com intermediários. Usando o pool de empréstimos, o usuário pode emprestar até 80% do valor do ativo (determinado pelo preço mínimo) e receber um empréstimo instantâneo sem permissão do pool de empréstimos assim que a solicitação for aprovada.
Arcade
Arcade é uma plataforma de empréstimo NFT peer-to-peer. A empresa Nexo emprestou 1.200 ETH com valor de US$ 3,3 milhões usando 2 CryptoPunk Zimbies como garantia em maio de 2022, com duração de empréstimo de 60 dias e retornos de 21% APR.No entanto, os movimentos dos preços do NFT dependem do preço mínimo e do valor do ETH.
Se o valor das NFTs for menor do que as moedas emprestadas, os credores podem ter prejuízo e não conseguir vender as NFTs ao preço de mercado em caso de atraso no pagamento. Portanto, a empresa Nexo preparou o gerenciamento de risco devido à volatilidade do mercado entrando em contato com o gerente de investimentos da Meta4 Capital que se oferece para comprar as NFTs a preços específicos, pois a empresa acredita que o mercado de NFT estará na tendência de alta de longo prazo.
Stater
Com a Stater, os mutuários podem obter empréstimos usando seus ativos NFT como garantia, e os credores podem gerar retornos fornecendo liquidez no ecossistema para que os credores gerem retornos sobre seus investimentos. No mercado Stater, os mutuários terão a opção de listar seus ativos NFT especificando o valor do ativo, a duração do empréstimo e o valor do empréstimo (de acordo com a relação empréstimo/valor). Dependendo das necessidades do mutuário, os empréstimos podem ser garantidos com um único ativo ou uma combinação de ativos (pacote).
No mercado, os credores poderão ver todos os ativos listados de todos os mutuários, permitindo que identifiquem rapidamente os pacotes que consideram atraentes e forneçam empréstimos com base nesses pacotes. Além disso, eles também poderão visualizar informações específicas de jogos e ativos que os ajudarão no processo de due diligence e a capacidade de filtrar parâmetros específicos de empréstimo para que possam encontrar as melhores oportunidades de empréstimo no mercado.
Quanto dinheiro você pode ganhar emprestando NFTs?
Dependendo do tipo de NFT que você está emprestando e dos termos do empréstimo, isso realmente depende da situação. Quando se trata de emprestar NFTs populares, geralmente você pode esperar obter um retorno decente do seu investimento se fizer isso. Você deve, no entanto, lembrar que há sempre um risco de inadimplência, portanto, certifique-se de emprestar apenas dinheiro que você pode perder e nunca empreste mais do que você pode perder.
Existe a possibilidade de você considerar apostar em suas NFTs se estiver procurando por um fluxo de renda mais passivo. Você pode ganhar juros em suas NFTs apostando-as, o que significa que você não precisa se preocupar com a venda ou devolução delas se apostar nelas. Além de aumentar sua coleção de NFT, você também poderá obter uma renda extra como resultado disso.
Existe uma grande variedade de taxas disponíveis nas plataformas de empréstimo NFT . Além das condições de mercado, as NFTs também devem ser levadas em consideração na determinação de seu valor. No caso do NFTfi, por exemplo, o mutuário não precisa pagar taxa. Apesar disso, a plataforma recebe um corte de 5% dos juros ganhos pelos credores quando usam a plataforma.
Conclusão
A ideia de empréstimos NFT é originalmente do protocolo DeFi de empréstimos, no qual os detentores de NFT desejam expandir seus retornos usando NFTs como garantia para empréstimos de moedas cripto, enquanto os credores ganham fornecendo a liquidez. No entanto, os empréstimos NFT podem ser arriscados se o valor dos NFTs de garantia cair abaixo do empréstimo, os credores terão prejuízo em caso de atraso no pagamento dos mutuários. Os credores podem vender as NFTs a parceiros ou empresas a um preço específico, mas se não houver oferta, os credores podem perder a oportunidade de ganhar com a venda das NFTs. O PortalCripto espera que o artigo tenha trazido as informações necessárias sobre empréstimos NFT.