O EDNS é uma solução completa multifuncional para domínio e hospedagem descentralizados, bem como identidade digital para acessar o mundo infinito de NFT, Metaverse e DeFi. A EDNS fornece um serviço de plataforma que emite domínios descentralizados para usuários e cria uma ponte para facilitar a entrada de usuários tradicionais da Web 2.0 na era descentralizada da Web3.0.
O que é Ether Domain Name Services (EDNS)?
EDNS (Ether Domain Name Services) é um serviço de nome e pesquisa construído no blockchain Polygon, uma solução de dimensionamento de camada 2 para Ethereum e seus compatíveis, com Ethereum permitindo que usuários de cripto traduzam seus endereços legíveis por máquina para endereços legíveis por humanos. O serviço fornece serviço de nomeação de domínio descentralizado para demandas relacionadas à Web3.0, incluindo NFT, carteira de criptomoedas, hospedagem na Web, DeFi ID e GameFi ID no mundo digital.
EDNS, abreviação de Ether Domain Name Services, simplifica o espaço cripto e finanças descentralizadas, permitindo que os usuários criem apelidos simples para todos os seus endereços públicos e sites descentralizados. Em um avanço entre as plataformas de domínio descentralizadas existentes, a EDNS também fornecerá conexão direta com armazenamento descentralizado, hospedagem descentralizada na Web, Web Builder e serviços descentralizados de mensagens e verificação SMS recursos que aumentarão significativamente a segurança da web e a proteção da privacidade. Por meio de domínios EDNS, os usuários podem gerenciar contratos inteligentes e realizar sua visão de um futuro descentralizado autêntico, livre do controle de administradores de IP.
Qual o Objetivo principal do DNS?
Os sistemas de nomenclatura baseados em Blockchain evoluíram do tradicional Domain Name System (DNS). O objetivo principal do DNS é traduzir nomes de domínio legíveis por humanos para endereços IP correspondentes que identificam recursos na Internet. Essa resolução é feita usando servidores de nomes de domínio que são centralizados e normalmente de propriedade de alguma grande organização que fornece autoridade. No entanto, a rede descentralizada construirá um novo sistema de nomenclatura completamente aberto e descentralizado no blockchain.
O ecossistema suportará a resolução de domínios, por exemplo, hello.meta, para diferentes tipos de recursos dependendo do caso de uso desejado. Uma carteira ou plugin será fornecido ao usuário para resolver o nome de domínio descentralizado. Assim, esta carteira gerencia os recursos descentralizados com o token relativo e a porta de entrada para o novo mundo descentralizado do mundo tradicional da Internet.
Cada domínio é representado como um token não fungível (NFT) que representa a propriedade de um proprietário designado. O proprietário pode mapear o nome de domínio para o endereço de hash designado nos recursos da Web 3.0. Além disso, assim como o DNS tradicional, o proprietário pode gerenciar o nome do subdomínio e fazer o registro no NFT.
Como funciona o Ether Domain Name Service (EDNS)?
O serviço de nome de domínio descentralizado, denominado Ether Domain Name Service (EDNS), gerencia o acesso ao local de arquivo designado. Os usuários podem registrar seu nome de domínio no topo do domínio de nível superior (como .META) com o contrato inteligente baseado no padrão de token ERC-1155. Como resultado, é possível apoiar o ecossistema de cadeia pública existente, como o Ethereum ou IPFS. Também é possível ser negociado no mercado NFT, pois o nome de domínio é mapeado para um NFT no padrão de token ERC-721.
Como o futuro da rede blockchain fornece um armazenamento descentralizado com serviços de hospedagem na web, supõe-se que um subdomínio padrão com “www” seja reservado para qualquer pessoa que navegue na web em toda a rede. No mundo da Internet existente, a carteira cripto (como MetaMask) se torna um papel de gateway/proxy para acessar a rede descentralizada. A carteira é um plug-in que requer instalação no navegador da web moderno existente e pode gerenciar o EDNS registrado para acessar a rede descentralizada sem memorizar um endereço de código hash muito longo.
O EDNS tem as seguintes características:
- Um contrato inteligente armazena o nome do domínio (incluindo o nome do subdomínio) e oferece suporte a qualquer idioma.
- O proprietário do nome de domínio pode controlar o nome de domínio através da carteira criptográfica.
- Compatibilidade com versões anteriores de aplicativos da Web tradicionais, acessíveis a partir de qualquer navegador da Web moderno.
- O proprietário pode personalizar o nome de domínio, que é único na rede descentralizada.
- O nome de domínio pode ser negociado no mercado.
Nomes de domínio descentralizados
Um nome de domínio descentralizado é uma cadeia de identificação que define um domínio de autonomia administrativa, autoridade ou controle dentro da Web 3.0. Ele é usado para fins de nomeação e endereçamento específicos do aplicativo. Em geral, um nome de domínio descentralizado identifica um endereço de hash definido na rede blockchain pública. Os nomes de domínio descentralizados são formados pelas regras e procedimentos do EDNS.
Qualquer nome registrado no EDNS é um nome de domínio descentralizado. Ele pode ser organizado em níveis subordinados (subdomínios) do domínio raiz EDNS, que não tem nome. O conjunto de primeiro nível de nomes principais descentralizados são os domínios descentralizados de nível superior, como os domínios proeminentes meta, ass, 404, music. Abaixo desse domínio descentralizado de nível superior na hierarquia EDNS estão os nomes descentralizados de segundo nível que normalmente são abertos para reserva por proprietários de EDNS que desejam se conectar a um local diferente dentro dos recursos descentralizados na Web 3.0, criar outros recursos acessíveis publicamente ou executar os sites descentralizados.
Blockchain pública (Name Chain)
Semelhante ao sistema de nomes de domínio atual, o EDNS é mantido por uma blockchain pública (Name Chain). A carteira cripto que pode resolver EDNS pode dar respostas a consultas EDNS da cadeia de nomes e resolver o EDNS para o endereço de hash do local real. O endereço de hash é mapeado para um recurso descentralizado, como armazenamento descentralizado ou hospedagem na web descentralizada. Além disso, um proprietário pode possuir mais de um EDNS e mapear para o mesmo endereço de hash.
EDNS: Componente do localizador de recursos DeFi
Para acessar um armazenamento descentralizado com EDNS, o usuário deve instalar um plugin no navegador web moderno como gateway de acesso à rede descentralizada. O EDNS é um componente do localizador de recursos descentralizado (DRL) usado para acessar o recurso descentralizado. Exemplo: DRL: xtp://www.example.meta
Observe que o protocolo xtp é o nome para sinalizar o gateway que acessa a rede descentralizada em vez da Internet. Se o gateway (plugin) não for instalado no navegador da Web moderno, o navegador não retornará nada (ou reconhecerá como uma pesquisa de palavra-chave no mecanismo de pesquisa).
Registro de nome de segundo nível
O usuário pode registrar o nome de segundo nível da EDNS através do site oficial da EDNS. O registro de registro é registrado em uma NFT que pode revender no mercado de NFT. Se o proprietário deseja mapear o EDNS para seu recurso descentralizado, o site de gerenciamento sob EDNS pode mapear o nome para o endereço de hash designado.
Semelhante ao sistema de nomes de domínio atual, o proprietário do EDNS pode gerenciar qualquer subdomínio sob o EDNS principal. O subdomínio de ENDS pode ser mapeado para qualquer bucket de armazenamento descentralizado, pasta ou endereço de hash.
Recursos do Ether Domain Name Services
DeDrive
DeDrive é uma solução de armazenamento descentralizado de camada 2 para dar suporte ao próximo ecossistema EDNS. O DeDrive atua como um ponto de acesso de dados para acessar dados criptografados e armazenados em diferentes players de armazenamento descentralizado de camada 1, bem como provedores de serviços em nuvem estabelecidos, tornando-se uma ponte entre as soluções de armazenamento Web 2 e Web 3.
EDNS Message
EDNS Message é um recurso no topo da plataforma EDNS que integra mensagens móveis na tecnologia Web 3.0. Esse recurso é o primeiro no mercado de blockchain a conectar a Web 3.0 com serviços tradicionais de telecomunicações como forma de proteger a segurança das transações de ativos digitais.
Como o primeiro lançamento global oficial a integrar funções de SMS entre domínios descentralizados, comunicação entre domínios que não requer identificação. Esta função é conveniente na nova era em que sites e links abertos são suscetíveis a ataques, pois uma resolução da entrada obrigatória de informações privadas para apenas compartilhar o endereço da carteira, os usuários agora podem se comunicar livremente com suas redes através de seu domínio registrado.
Extensão EDNS Chrome
Com a extensão EDNS Chrome, você pode:
- Use domínios EDNS Web 3 para acessar sites
- Procure endereços de carteiras vinculadas
- Procure registros de texto vinculados, incluindo endereço de e-mail, URL, avatar, descrição e identificadores de mídia social
NFTs: os domínios são o novo metaverso?
Há uma nova apropriação de terras cripto, e não é apenas a tecnologia de tokens não fungíveis (NFTs) de arte digital. Estamos falando de domínios descentralizados construídos nos endereços do serviço de nomes Ethereum-blockchain. Esses nomes são a porta de entrada para o Metaverso.
Como os domínios descentralizados são NFTs?
Os domínios Blockchain funcionam como tokens não fungíveis. Como os NFTs, os protocolos blockchain armazenam dados de nomes de domínio descentralizados em livros contábeis distribuídos e imutáveis. Um NFT representa um ativo digital, como uma imagem, vídeo, arquivo de áudio, GiF ou nome de domínio em uma rede blockchain. Domínios NFT ou domínios de cripto são domínios exclusivos representados por um NFT. NFTs de domínio populares incluem Business.com, lasvegas.com e voice.com, e crypto.com . Semelhante a NFTs, nomes de domínio:
- Eles são únicos.
- Seus dados são imutáveis.
- Cada nome tem um valor inerente excepcional.
- Um domínio pode alterar a propriedade.
Quais são os utilitários de NFTs de domínio?
NFTs, comprovam a proveniência e propriedade dos ativos. No entanto, o nome de domínio NFT tem outros benefícios que incluem:
NFTs de domínio como endereços de cripto
Primeiro, você pode usá-los como endereços de carteira para enviar e receber criptomoedas e tokens. Para ilustrar esse ponto, um endereço de carteira Ethereum tem 42 caracteres hexadecimais, como 0xb6060BFb836897EAECa521A7C2BE728D9BB5CE92. Enviar este endereço a amigos ou clientes para pagamentos é arriscado e difícil de acompanhar.
O serviço de nomes de domínio Ethereum (EDNS) funciona como um sistema DNS para web 3.0 . Ele mudará esse endereço de carteira longo e complicado para um endereço ou domínio de carteira simples e fácil de usar, como mike.eth. Qualquer pessoa na web pode enviar pagamentos para mike.eth.
NFTs de Domínio como Estratégia de Investimento
Em segundo lugar, você pode revender domínios NFT para obter lucro. Como ilustração, a amazon.eth tem um preço médio de venda de 66 ETH, enquanto a nike.eth tem um preço médio de oferta de 9,45 ETH. Os domínios NFTs são escassos graças à transparência e imutabilidade dos dados da tecnologia blockchain. A revenda de um domínio NFT atraente no mercado secundário pode gerar lucros significativos. Com mais utilidade do que as NFTs de arte digital, gostamos mais hoje.
NFTs de domínio como domínios de sites descentralizados
Em terceiro lugar, você pode usar domínios NFTs para hospedar sites da web 3.0. Tudo o que você precisa fazer é conectar seu domínio descentralizado a um endereço de site. Você pode usar URLs para criar sites à prova de censura via IPFS. Dito isto, os navegadores mais populares não suportam nomes de domínio descentralizados. Embora você possa transformar seu nome de domínio blockchain em um site completo, para o seu negócio de comércio eletrônico, os processos do mecanismo de pesquisa da Web 2, como a indexação de páginas do Google e os rastreadores da Web, podem não favorecê-los, pois os nomes de domínio regulares.
Digamos que você já tenha um blog Medium , mas queira criar uma página Substack. No entanto, você não pode integrar facilmente seu conteúdo Medium em sua nova plataforma. Isso ocorre porque o Medium desaprova a cópia e colagem, e o Google também pode despriorizar seu conteúdo no Substack devido à sua estrutura de SEO. Portanto, você terá pouca opção a não ser iniciar um novo blog, perdendo o conteúdo, os seguidores e as estatísticas da sua conta Medium. Os domínios da Web 3 resolvem esse problema dando a você a propriedade total do seu conteúdo. Além disso, você pode mover seu conteúdo pela web para outros domínios descentralizados.
Propriedade do nome de domínio
Além disso, diferentemente dos domínios gerais, que precisam de taxas de renovação periódicas, os pagamentos de domínios NFT ocorrem apenas uma vez. Portanto, não há renovações nos serviços de nomes de domínio. Por outro lado, os domínios da web 2.0 precisam de renovações anuais porque são centralizados.
Consequentemente, você não compra um domínio web-2, mas o aluga. Se você não renová-lo, perderá a propriedade do nome de domínio. No entanto, os domínios NFTs são descentralizados, o que significa que você tem controle total sobre eles; nenhuma autoridade central está envolvida. Para obter seu primeiro domínio NFT descentralizado, acesse edns.domains. Em seguida, faça o pré-registro do nome de domínio desejado no canto superior direito da página da web.
NFTs de domínio como identidades digitais
Os nomes de domínio também podem direcionar os compradores para seus imóveis digitais. Eles são um portal que conecta clientes a marcas. Um domínio NFT exclusivo ajudará sua marca a se destacar da multidão no mundo do metaverso. Por exemplo, um domínio descritivo como café, roupas etc. ajudará outros usuários a saber mais sobre seus produtos ou serviços. Além disso, um nome de domínio NFT pode mostrar o nome, a relevância e o setor de sua empresa.
Como Ganhar com NFTs de Nome de Domínio?
Como os NFTs do metaverso, os domínios permitem que os usuários possuam um reino virtual no Metaverso. Você pode comprar e revender suas NFTs Metaverse para obter lucros. Mas primeiro, pesquise e identifique os domínios NFTs de tendências. Então, semelhante a qualquer outro ativo de investimento, procure comprar na baixa e vender na alta. OpenSea, permite que você crie coleções de domínios metaversos pré-criados e revenda-os.
Como alternativa, crie seus domínios NFTs e venda-os. Existem servidores de domínio descentralizados que oferecem oportunidades de pré-registro para usuários prontos para criar um novo nome de domínio sem custo. Primeiro, pesquise tópicos e nomes populares e crie palavras-chave e assuntos de tendências por meio de um serviço de domínio NFT como o hello.meta. Em seguida, mova seu NFT para o mercado para venda.
Conclusão
Ether Domain Name Services é uma plataforma que funciona como um gateway entre os usuários da Web 2.0 para entrar na Web 3.0. Fornecendo domínios descentralizados para membros da comunidade que desejam usá-lo para fins de domínio, endereços de carteira, proprietários de negócios ou investidores independentes que desejam entrar no metaverso, etc.