A criptomoeda DIA é uma plataforma de código-fonte aberto para sourcing, fornecimento e verificação de dados que impulsionam a economia de finanças descentralizadas (DeFi) . Este é um componente chave da infraestrutura que os aplicativos DeFi exigem para serem confiáveis, comumente conhecido como oráculo . Aqui, aprenderemos o que é token DIA, como ele alimenta a plataforma e exploraremos o design do oráculo da equipe.
O que é DIA token?
A criptomoeda DIA é um projeto de oráculo de dados descentralizado. A declaração oficial o descreve como “um ecossistema para dados financeiros abertos em um ecossistema de contrato financeiro inteligente”. O objetivo é reunir analistas de dados, provedores e usuários.
É uma plataforma de código aberto e usa incentivos cripto-econômicos para fornecer, compartilhar e usar dados de origem coletiva. Ele fornece uma ponte segura entre dados fora da cadeia e contratos inteligentes dentro da cadeia. Embora o protocolo possa ser usado para diversos fins, ele se concentra especificamente em Finanças Descentralizadas (DeFi).
Como funciona a criptomoeda DIA?
O modo de operação da plataforma DIA pode ser resumido pelas etapas da solicitação de dados, bem como seu envio, validação posterior, armazenamento e uso.
Pedido de data
O sistema DIA recebe solicitações de contratos ou projetos inteligentes para fornecer dados específicos que ainda não estão disponíveis na plataforma. Em seguida, inicia o procedimento para fornecer esses dados. O pagamento é feito em tokens DIA, uma vez que os dados tenham sido validados.
Envio de dados
Em seguida, os provedores de dados estabelecem uma conexão e fornecem informações. Eles são incentivados pelas recompensas simbólicas DIA, que são oferecidas para serviços de dados. O preço dos dados é determinado por sua atualização e pelo valor em dólar que ajuda a proteger.
Validação
Em seguida, os dados são verificados por meio de um mecanismo de piquetagem. A comunidade determinará a autenticidade dos dados fornecidos. Existem recompensas por oferecer a solução correta e penalidades por fornecer informações erradas. A equipe também oferece recompensas adicionais por erros, bugs, relatórios de ataques, etc.
Armazenamento de dados
Os dados validados são mantidos em um banco de dados de código aberto que é criptograficamente protegido e, portanto, imutável. A plataforma blockchain seleciona os dados para serem resistentes à manipulação antes de serem publicados na plataforma.
Uso
Finalmente, os dados são utilizáveis e acessíveis por meio de oráculos on-chain ou APIs off-chain. Os dados históricos já publicados na plataforma podem ser adquiridos gratuitamente. No entanto, o pagamento é solicitado para preços ativos ou APIs específicas.
Quem está por trás da criptomoeda DIA?
O projeto DIA é administrado pela organização sem fins lucrativos com sede na Suíça, DIA Labs. Eles estão trabalhando no projeto desde 2018, quando o campo DeFI ainda era desconhecido. O DIA Labs é financiado pelo DIA Ecosystem Token Pool.
Atualmente, um total de 25 milhões de tokens de Governança DIA do suprimento total foram reservados para o pool.
No entanto, os detentores de tokens sempre podem propor financiamento adicional por meio de votação. Mesmo que o projeto esteja sob controle centralizado por enquanto, a autonomia completa está planejada para o ano de 2025 por meio de distribuições amplas do DIA.
Arquitetura DIA
A arquitetura do sistema consiste na camada de coleta de dados (os dados são provenientes de bolsas ou indicadores de preços), camada de armazenamento de dados (banco de dados de série temporal que armazena dados), camada de filtro de dados (filtros de preços e suprimentos para refinar dados) e camada de conectividade de dados ( fornecer acesso a dados para aplicativos externos).
Token de governança DIA
O token nativo do protocolo é o token de governança DIA, que é usado para alimentar todas as atividades na plataforma. Os próprios detentores de tokens podem votar em assuntos importantes ou delegar seus votos a outra pessoa, para agir em seu nome. Também pode ser usado para impulsionar a coleta e validação de dados, incentivando o desenvolvimento do ecossistema DIA e o acesso aos dados.
O token DIA tem um suprimento máximo de 200M de tokens, dos quais 51% são mantidos na reserva. 10% são reservados para os investidores, 12% para a equipe, curva de vinculação para provisão de liquidez 15% e pool do ecossistema 12%. Geralmente é negociado em bolsas descentralizadas.
O que torna o token DIA único?
A criptomoeda DIA pretende se tornar a Wikipedia de dados financeiros. Ele aborda especificamente o problema de dados datados / não verificados / de difícil acesso no mundo das finanças e criptomoedas, especialmente DeFi , enquanto propõe resolvê-lo por meio de um sistema de incentivos financeiros para que os usuários mantenham o fluxo de fluxos de dados validados e de código aberto para os oráculos funcionando. O projeto atual dos oráculos, afirma o DIA, não é transparente, é difícil de escalar e vulnerável a ataques.
O token de governança DIA será usado para financiar a coleta de dados, validação de dados, votação em decisões de governança e para incentivar o desenvolvimento da plataforma. Os usuários podem apostar tokens DIA para incentivar o aparecimento de novos dados na plataforma, mas o acesso aos dados históricos por meio do DIA é gratuito.
Como a rede DIA é protegida?
A criptomoeda DIA é um token ERC-20 padrão , o que significa que requer Ethereum para funcionar, herdando todos os seus pontos fortes e fracos. A rede Ethereum é uma das maiores e, portanto, mais forte devido à sua descentralização, já que todas as transações são protegidas pela função de prova de trabalho do Ethash . O ERC-20 apenas define um conjunto de regras sobre as quais os tokens operam. As desvantagens do Ethereum podem ser perceptíveis: por exemplo, o congestionamento pode aumentar o preço do gás necessário para realizar as transações, levando a atrasos e taxas de transação anormalmente altas, que afetam todos os participantes.
Onde você pode comprar DIA?
DIA é um token livremente negociável. Os pares disponíveis para negociação incluem BTC, USDT e ETH. As principais Exchanges para negociação em DIA são atualmente Binance, OKEx, HBTC, Bidesk e BiKi.
Qual a futuro da criptomoeda DIA?
Ficou claro que a tecnologia oráculo desempenhará um papel importante no futuro dos aplicativos financeiros descentralizados. Por exemplo, como o gerenciamento de índices de criptografia como PieDAO ou DEXTF, onde os feeds de preços para as taxas de ativos são fundamentais. Além disso, DeFi é o criptomoeda sector em crescimento o mais rápido através de várias redes como Ethereum , Polkadot e Cadeia Binance inteligente . Qualquer projeto como o DIA de construção de um componente de infraestrutura integral pode ganhar muito.
Qual a Previsão de Preço da criptomoeda DIA?
O preço do DIA está previsto para atingir um nível máximo de $5.075 ao longo de 2022.
De acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, em 2023, o preço do DIA (DIA) pode atingir um nível máximo de $8.617, com o preço médio de negociação de $6.408.
Conclusão
Os oráculos de dados descentralizados estão se tornando rapidamente populares, devido à sua utilidade e ao papel que desempenham no aprimoramento da função dos contratos inteligentes. Existem vários desses projetos no espaço, no entanto, a maioria deles ainda não viu uma adoção significativa.
O DIA é um forte concorrente no setor de fornecimento, segurança e acesso de dados. Em desenvolvimento há quase 2 anos, a plataforma parece estar pronta para integração e uso para aplicativos do mundo real.