Lançado em 2017, o token DENT é um token ERC-20 que permite aos usuários comprar, vender ou doar seus dados móveis em excesso por meio do DENT Exchange descentralizado. A DENT é negociada a US $ 0,002 por token, com um estoque circulante de 95 bilhões, para um valor de mercado total de US $ 225 milhões.
O que é Dent token?
O modelo tradicional de telecomunicações luta para crescer além da esfera do consumidor individual. O uso de dados móveis geralmente fica dentro de áreas locais e regionais, resultando em custos adicionais para o viajante internacional.
A maioria dos usuários de smartphones fica bloqueada em suas opções de dados e acaba usando muito ou pouco. Todos os dados não utilizados são devolvidos à rede. Não apenas o consumidor está perdendo dinheiro, mas também as empresas de telecomunicações estão perdendo receita devido a roteamentos caros entre as empresas de telecomunicações locais e estrangeiras. Dado que o uso de dados móveis está crescendo exponencialmente a cada ano, esta é uma oportunidade financeira perdida. De acordo com um estudo da Cisco , 2016 viu aproximadamente 7,2 bilhões de gigabytes de uso de dados móveis. Isso é insignificante em comparação com os 77 bilhões de gigabytes projetados que serão usados em 2022.
Na tentativa de resolver esses problemas, as telcos estão se expandindo em parcerias regionais e globais, bem como em joint ventures. Por exemplo, os viajantes da UE agora podem compartilhar dados dentro da região da UE. Plataformas globais para roaming, comunicações baseadas em nuvem e ofertas de SaaS também foram adotadas, embora os dados móveis continuem sendo um setor fragmentado.
O Ecossistema Dent foi formado como uma solução potencial para esses desafios. Ele é construído na cadeia de blocos Ethereum ( ETH ) e emprega o token DENT ERC-20 . Especificamente, os objetivos do ecossistema são:
Interromper o atual setor de dados móveis por meio de sua rede ponto a ponto, a Dent Exchange. Esta é uma troca de dados móveis descentralizada que permite aos usuários alternar perfeitamente entre diferentes provedores de redes móveis.
Os consumidores livres de ficarem presos a uma única operadora de telecomunicações com base em seu contrato e localização geográfica. Dent elimina dados internacionais e custos de roaming que surgem de configurações de roteamento existentes entre redes de telecomunicações. Além disso, os usuários podem monetizar seus dados não utilizados para obter lucro.
Permitir que operadoras virtuais (ou empresas de telecomunicações) façam parte da solução em vez da concorrência. Dent permite que consumidores e empresas de telecomunicações usem seu token DENT nativo para negociar dados móveis como se fossem uma mercadoria.
Permitir que os dispositivos IoT automatizem os processos de compra e venda, dando aos usuários a opção de escolher as melhores ofertas em sua região.
Descentralize os dados. O Dent Gigastore permite que os usuários configurem seus próprios canais de vendas para revendas por meio de integração de API ou loja de ponto de venda personalizável. Além disso, os usuários podem definir seus próprios preços e administrar os pagamentos.
Como funciona o token Dent?
As tecnologias que se unem para compor o Dent Exchange
Dent é composto de três componentes:
O Mobile Data Marketplace, por meio do qual os usuários usam o DENT para comprar e vender dados móveis. Há também uma área de “ofertas” onde os usuários podem ganhar DENTES jogando jogos online ou respondendo a pesquisas.
A DENT Exchange, que pode ser comparada a uma plataforma de negociação online, como um mercado de ações ou commodities. Os usuários e operadores virtuais (telcos) podem acessar a bolsa por meio de um aplicativo da web ou móvel, onde podem fazer pedidos, revisar preços e fazer ofertas de mercado.
A DENT Exchange emprega contratos inteligentes Ethereum para executar três tipos de transações. Trata-se de transações de usuário para usuário, pacotes de dados internacionais P2P para roaming e ofertas de dados iniciais (IDOs) de empresas de telecomunicações. O tamanho das ofertas iniciais pode ser definido por provedores de dados móveis em conjunto com a Dent, que atua como uma operadora virtual. Dent também fornece profundidade adicional ao mercado com suas próprias ofertas de pacotes de dados.
O aplicativo móvel DENT, que atualmente tem mais de 14 milhões de downloads verificados entre a App Store e a Google Play Store. No entanto, como muitos usuários foram incentivados a baixar o aplicativo em troca de tokens DENT, talvez nem todos estejam ativos agora.
Quem está por trás da criptomoeda Dent?
A DENT Wireless, a empresa por trás da Dent, está sediada em Hong Kong e também possui um escritório em Cingapura. Foi fundada pelo CEO Tero Katajainen em 2014 e criada em um sistema de mercado automatizado existente com funções de gerenciamento de risco embutidas. Katajainen tem mestrado em Engenharia Elétrica e já foi cofundador de várias startups de Internet, incluindo a Dovecot Oy, a empresa por trás do popular servidor de e-mail de código aberto Dovecot.
Em 2017, a equipe se expandiu para incluir mais dois cofundadores: Mikko Linnamaki e Andreas Vollmer. Vollmer tem 12 anos de experiência no desenvolvimento de aplicativos móveis e também foi cofundador da empresa TDSoftware. Linnamaki tem experiência em arquitetura móvel fundamental.
Até o momento, há nove membros na equipe com uma experiência combinada em negociação FX, tecnologias móveis e engenharia de software.
Atualmente,o token Dent parece estar nos estágios iniciais de parcerias. Seu mais recente é com o neobanco holandês Bunq, Samsung Blockchain e G + D Mobile Security. Até o momento, não há sinais de parcerias de grandes empresas de telecomunicações com a Dent ou de uso da Dent Exchange.
Histórico de preços DENT
Em janeiro de 2021, o token DENT subiu de $ 0,0002 para $ 0,19. O rali altcoin de março de 2021 empurrou seu índice de força relativa ( RSI ) acima de 94, sugerindo que o token estava sobrecomprado durante este tempo. Desde então, foi corrigido, ecoando os movimentos descendentes do Bitcoin, e atualmente está em torno de US $ 0,002. Atualmente, está 98% abaixo de seu máximo histórico de US $ 0,10 durante a corrida de touros de 2018.
A criptomoeda DENT está atualmente classificada em 167 por valor de mercado e tem um estoque circulante de aproximadamente 95 bilhões, com tokens adicionais sendo lançados trimestralmente. Seu suprimento limitado de 1 trilhão de moedas pode parecer bastante alto, mas de acordo com o cofundador Linnamaki, é necessário se a empresa quiser se tornar global com usuários ativos. Ele apontou que, se apenas 20 milhões de usuários móveis completarem 1000 tokens DENT por mês, serão necessários 20 bilhões de DENT por mês. Dent afirma já ter cerca de 26 milhões de usuários ativos em junho de 2021.
Durante sua oferta inicial de moedas (ICO) em 2017, Dent alocou 70% de suas moedas para investidores e o público. Os 30% restantes do fornecimento foram alocados para tokens da empresa, aquisições de telco, incentivos ao usuário e salários dos funcionários. Isso também incluiu uma promessa de US $ 1 bilhão para apoiar o programa de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas para os países em desenvolvimento.
O token Dent acabou vendendo apenas 8,6 bilhões de tokens durante seu ICO, o que significa que os 91,4 bilhões restantes foram mantidos pela equipe. Os críticos alegaram que isso ia contra o ethos descentralizado das criptomoedas. Os investidores temiam que uma grande porcentagem de tokens acabasse sendo propriedade de telcos e um pequeno número de ” baleias “.
Os fundadores da Dent foram acusados nas redes sociais ( Reddit e Bitcointalk ) de despejar tokens no mercado e, por sua vez, fazer com que o preço do token diminuísse. Embora devamos ser cautelosos com as informações provenientes das mídias sociais, Etherscan mostra que em maio de 2021 aproximadamente 2 bilhões de tokens foram retirados da carteira da equipe para venda.
Dent é um bom investimento?
O plano de Dent para revolucionar a indústria de dados móveis é ambicioso e ainda enfrenta vários desafios.
Em primeiro lugar, deve haver uma base de usuários grande o suficiente para que o Dent funcione. Com seus declarados 26 milhões de usuários em 80 países e sua parceria com a Samsung, tudo parece estar no caminho certo. No entanto, este ano a empresa atrasou alguns de seus marcos esperados, incluindo seu novo aplicativo iOS marketplace, seus sistemas de recompensa e seu plano para otimizar dados durante os Jogos Olímpicos de 2021 no Japão. Atualizações regulares sobre alguns desses marcos estão faltando em sua conta oficial do Twitter .
Um segundo risco vem das empresas de telecomunicações. Essas empresas devem estar dispostas a usar o Dent em vez de vê-lo como um concorrente. Dent apontou uma forma potencial para as empresas de telecomunicações começarem a capitalizar no crescimento dos dados móveis, embora ainda não se saiba se as grandes empresas de telecomunicações começarão a usar o Dent Exchange.
Como o token Dent é construído no blockchain Ethereum, ele também pode ser afetado por quaisquer desenvolvimentos no Ethereum. Alguns problemas atuais que afetam a Ethereum incluem suas altas taxas de gás e rede congestionada, que ela espera aliviar em breve em uma mudança dramática para prova de aposta .
Além disso, o valor do token DENT está sujeito à volatilidade que muitas criptomoedas enfrentam. A depreciação do preço poderia surpreender os consumidores e revendedores que pretendiam comprar dados baratos por meio do ecossistema Dent. Depois, há possíveis medidas regulatórias em relação à criptomoeda em geral, bem como os movimentos de preço do Bitcoin que podem afetar o token DENT. Enquanto os usuários trocando fiat para DENT e “ hodling ” podem manter o preço do lado otimista, DENT provavelmente seguirá os movimentos do Bitcoin assim como a maioria dos altcoins fazem. Com a equipe Dent possuindo cerca de 40% de todos os tokens DENT, este pode ser outro fator que determina uma queda de preço por meio do “ despejo ” de tokens .
E, finalmente, talvez o fator mais importante que Dent enfrenta atualmente é como a crise do COVID-19 afetará as viagens internacionais. Isso obviamente terá um efeito no uso de dados móveis e, por sua vez, na ampla adoção do ecossistema de Dent.
Conclusão
Com o crescimento exponencial do uso de dados móveis, surgiu uma oportunidade para um “intermediário” revender o que, de outra forma, seriam dados móveis desperdiçados. Embora não haja preocupações óbvias sobre a tecnologia de Dent, a questão para os defensores do blockchain é se Dent pode se tornar uma plataforma verdadeiramente descentralizada, ao contrário de suas contrapartes telco centralizadas. Com o roteiro atualizado e ambicioso de Dent lançado recentemente, resta saber como a empresa e o token DENT se sairão no futuro.