Uma das maiores problemas do Bitcoin é a falta de anonimato em sua carteira. Qualquer pessoa com pouco mais do que um navegador da web pode descobrir para que as carteiras estão sendo enviado a moeda. Isso pode ser um problema para pessoas em países onde os governos gostam de manter o controle sobre seus cidadãos. É aí que entra o Dash, a criptomoeda quer ser uma moeda com a qual as pessoas possam comprar bens e serviços, mas com uma camada extra de anonimato que moedas como Bitcoin atualmente não oferecem.
O que é Dash?
A Dash é uma moeda conhecido como Criptomoeda Anônima. Construído usando a mesma base de código do Bitcoin, Dash tem seus próprios mineradores, desenvolvedores e carteiras. No entanto, o criador da rede fez algumas mudanças importantes para garantir que as taxas de transação permaneçam permanentemente baixas e os tempos de transação sejam muito mais rápidos.
Quem inventou o Dash?
Dash foi lançado por um desenvolvedor de blockchain americano chamado Evan Duffield.
Uma breve história sobre o Dash
- Janeiro de 2014 – Evan Duffield cria um fork de Litecoin chamado XCoin
- Janeiro de 2014 – XCoin foi renomeada como Darkcoin
- Janeiro de 2015 – Duffield muda a base de código para ser construída no Bitcoin
- Março de 2015 – Darkcoin foi renomeada Dash
Quais os benefícios da criptomoeda Dash?
Dash tem vários recursos interessantes.
- Anonimato – o Dash permite que você envie seus fundos de forma privada, misturando-os entre várias outras transações, tornando difícil identificar qualquer transação específica.
- InstantSend – para pessoas que precisam enviar transações mais rapidamente, existe o InstandSend, que permite que a moeda se mova entre os usuários em 1,5 segundos.
- Governança descentralizada – o Dash tem seu próprio sistema de governança e financiamento que permite que as pessoas se inscrevam para obter financiamento para seus próprios projetos relacionados ao Dash.
Como o Dash é produzido?
Dash usa uma técnica de mineração de prova de trabalho semelhante encontrada no Bitcoin. Assim, os mineiros na rede verificam as transações tentando calcular um quebra-cabeça terrivelmente difícil.
Dash foi projetado para ter um suprimento total de 18 milhões de moedas. No ritmo atual, todas as moedas Dash serão ‘desenterradas’ em algum momento em 2300.
Como funciona o Dash?
Dash foi construído no mesmo código-fonte do Bitcoin. Isso significa que tem muitos dos mesmos recursos encontrados na criptomoeda original, mas com algumas diferenças.
Uma das principais mudanças está nos tipos de nós. Onde, como no Bitcoin, todos os nós são iguais, Dash tem nós especiais chamados Masternodes.
Qualquer um pode se tornar um masternode segurando 1.000 Dash em uma carteira. Esses nós podem executar recursos especiais que os nós regulares não podem e receber taxas de transação mais altas como resultado. Além disso, os masternodes votam em melhorias para a rede.
Você sabia?
No Dash, o tempo médio de mineração de bloco é de 2,5 minutos, tornando-se quatro vezes mais rápido do que o Bitcoin.
O que você pode fazer com o Dash?
Em seu nível mais básico, você pode comprar bens e serviços onde quer que as pessoas aceitem a moeda. No entanto, uma das partes mais interessantes do Dash são os projetos que ele financiou por meio de seu próprio fundo de criptografia.
No Zimbábue, o KuvaCash, uma startup financiada pelo Dash, está oferecendo uma alternativa à moeda nacional prejudicada pela inflação. A comunidade Dash também financiou o Alt Thirty Six, que fornece uma plataforma de pagamentos para a indústria de cannabis legal nos Estados Unidos.
Você sabia?
Dash está se tornando cada vez mais popular na Venezuela, onde tem sido fundamental para ajudar os residentes a comprar bens e serviços conforme o valor da moeda nacional entra em colapso.
Conclusão
Embora o Dash tenha começado como criptomoeda nos Estados Unidos, o CEO vê seu futuro em países de outras partes do mundo.
Com mais de 800 comerciantes aceitando pagamentos Dash na Venezuela, a Dash tem se ocupado com a criação de infraestrutura e equipes de suporte ao cliente para ajudar a trazer mais pessoas para a moeda.
Com projetos semelhantes surgindo no Zimbábue, Dash pode ser uma das primeiras moedas a fazer a diferença no mundo em desenvolvimento.