DAO ou Organização Autônoma Descentralizada é um protocolo blockchain de código aberto regido por um conjunto de regras. Este protocolo é criado por seus membros eleitos, que automaticamente realizam ações específicas sem intermediários. Saiba mais sobre o que é um DAO e como ele funciona neste artigo.
O que é DAO?
O conceito DAO foi proposto pela primeira vez pelos fundadores da BitShares Steemit e EOS ( Block.one ) e Larmier em 2015 e refinado por Vitalik Buterin da Ethereum em 2016. O próprio DAO pode ajudar a manter uma rede segura e otimizada, sem a necessidade de intermediários manuais por parte de seus membros. A ideia inicial para a criação de um DAO era estabelecer uma organização em pleno funcionamento sem as frescuras da ordem executiva que geralmente existe em uma organização.
Os DAOs diferem das organizações tradicionais gerenciadas por conselhos, comitês e executivos. Em contraste, um DAO usa um conjunto de regras escritas em código digital e aplicadas por uma rede de computadores executando software compartilhado. O DAO é uma organização gerenciada por algoritmos de computador, portanto, não é controlada diretamente por humanos.
Para se tornar um membro do DAO, a primeira coisa a fazer é que os usuários devem ingressar fornecendo sua criptomoeda. Ao possuir um ativo criptográfico DAO, os usuários obtêm automaticamente o poder de votar em propostas e atualizações.
Como funciona a Organização Autônoma Descentralizada (DAO)?
Depois de saber o que é DAO (Organização Autônoma Descentralizada), vamos conhecer como funciona o DAO. Anteriormente, várias coisas precisavam ser feitas para que a Organização Autônoma Descentralizada funcionasse de forma otimizada.
A primeira coisa é programar as regras existentes e depois transformá-las em contratos inteligentes. Contratos inteligentes são programas de computador que podem funcionar sozinhos no sistema Ethereum .
Ao mesmo tempo, a regra ainda exige que um terceiro, neste caso, um humano, verifique todas as atividades e execute várias tarefas que ele não pode fazer sozinho.
Depois que as regras são definidas, o DAO entra na fase de financiamento. Esta fase de financiamento inclui duas coisas importantes, tais como:
- O DAO deve ter um token. A organização usa esse token como um “empréstimo” ao devedor.
- O DAO precisa garantir os direitos de voto do usuário. Ao investir no DAO, os usuários terão direitos de voto que podem ser usados para validar ou rejeitar todos os financiamentos para projetos que a organização financiará no futuro.
Quando a fase de financiamento estiver concluída e o DAO puder ser executado, o DAO automaticamente se tornará autônomo e independente do fabricante. Posteriormente, todas as regras e transações financeiras serão registradas em detalhes no blockchain . Dessa forma, os registros de transações no DAO são completamente transparentes e não podem ser corrompidos ou mesmo excluídos.
Se o DAO estiver oficialmente operacional, todas as decisões relacionadas ao uso de fundos são tomadas por meio de um acordo mútuo. Posteriormente cada acionista pode fazer uma proposta contendo planos para a organização.
No entanto, para evitar uma enxurrada de propostas, cada acionista precisa depositar uma certa quantia em dinheiro. Apenas as propostas que obtiverem a maior aprovação dos acionistas serão usadas pelo DAO daqui para frente.
DAO e segurança
As regras que foram implementadas para governar DAOs podem ser muito complexas e difíceis de mudar. Por que é difícil mudar? Porque cada mudança será de responsabilidade do novo escritor de código e aprovação da rede com base em consenso.
A desvantagem, a incapacidade de reagir rapidamente a bugs de código torna os DAOs muito vulneráveis a ataques de hackers que podem explorar vulnerabilidades e segurança e gerenciar fundos de criptomoedas. Além disso, também há preocupações sobre se o DAO pode ou não ser executado no mundo real. Essa é a possibilidade de converter tokens Ethereum em moeda fiduciária.
DAO e DeFi
Muito do conhecimento da comunidade cripto sobre DAOs antes do final de 2019 provavelmente terminou com o hacking de DAOs e plataformas de financiamento de garantias descentralizadas. No entanto, a explosão dos protocolos de finanças descentralizadas (DeFi) levou a um aumento na popularidade dos DAOs em 2020.
Conclusão
O DAO oferece exclusividade para ser implementado no mundo moderno de hoje. Por não seguir um sistema hierárquico, o DAO abre o maior número possível de oportunidades para que qualquer pessoa forneça ideias. A existência de um sistema de votação aberto e justo e a implementação de regulamentos acordados pelos membros também podem reduzir os conflitos da organização. O acordo para depositar uma certa quantia de dinheiro antes de fazer alterações também permite que os usuários avaliem cada decisão tomada em profundidade para produzir uma solução eficaz. Outra vantagem crítica é a garantia de transparência, já que o sistema DAO usa uma rede blockchain. Cada membro estará envolvido na decisão de como gastar os fundos e acompanhar os fundos gastos.