A criptomoeda CUDOS visa permitir que os usuários vendam seus recursos de computação excedentes por meio de uma plataforma de rede de consumo colaborativo.
Em mais de 11 anos desde o lançamento do primeiro blockchain, Bitcoin, vimos a necessidade de conectar redes descentralizadas com dados do mundo real para estimular o uso das redes. A primeira solução é introduzir cadeias da camada 2 para processar transações antes de confirmá-las nos protocolos imutáveis subjacentes.
No entanto, no blockchain e no mundo físico que muda rapidamente, precisamos de uma plataforma que seja Turing completa, ao contrário do Bitcoin. Um que pode lidar com praticamente qualquer coisa que jogamos nele sem atingir um gargalo de memória ou poder de processamento. É isso que a CUDOS pretende fazer.
Quem é o criador da Criptomoeda CUDOS?
Em 2017, Matt Hawkings fundou o protocolo CUDOS. No passado, Hawkings trabalhou em diferentes empresas de tecnologia em várias funções, como o diretor técnico da CORETX e o diretor administrativo da C4L.
Outros membros da equipe incluem Andrew Sturmey (CTO), Pete Willis (Gerente de Desenvolvimento), Joan Garcia I Tormo (Cientista de Dados) e Richard Poole (Desenvolvedor / Arquiteto Principal). A equipe de desenvolvimento trabalha sob a Cudo Ventures.
Notavelmente, os consultores do projeto vêm de empresas de renome, como AMD, Sony Entertainment e ESET UK.
O que é CUDOS token?
A rede CUDOS é uma cadeia de camada dois descentralizada trazendo funcionalidades de computação em nuvem para plataformas descentralizadas.
O token CUDOS usa um grupo de contratos inteligentes que estão no centro das funcionalidades de computação. Além disso, o contrato inteligente atua como oráculos para fazer a interface de dados fora da cadeia com blockchains e vice-versa.
Como os blockchains usam diferentes linguagens de programação, a integridade de Turing do CUDOS permite o processamento de dados para uma ampla gama de protocolos distribuídos, independentemente de sua linguagem de programação subjacente. Isso significa que você pode processar dados para redes programadas em Python e Go com facilidade.
Como funciona a criptomoeda CUDOS
Para incorporar a completude de Turing e mesclar blockchain e computação em nuvem, o CUDOS usa nós validadores conhecidos como CVNs (nós validadores CUDOS).
Contratos inteligentes permitem que desenvolvedores de blockchain interajam com CVNs especificando o número de nós validadores para processar seus dados desejados.
O benefício dessa abordagem é que ela permite que os desenvolvedores escolham a configuração ideal, dependendo da tarefa em mãos.
Onde uma tarefa se espalha por vários nós, os nós compartilham resultados individuais entre si para consenso. Observe que o acordo pode ser conduzido fora ou dentro do blockchain. O consenso fora da cadeia minimiza os custos de transação.
Notavelmente, para ser ecologicamente correto, o projeto aproveita o poder de computação ocioso de data centers e outros dispositivos de computação que desejam contribuir com seu poder para ganhar incentivos.
Na superfície, um desenvolvedor interage com os contratos inteligentes da Ethereum, que por sua vez pings para o contrato do oráculo CUDOS. A partir daqui, ele se conecta a nós validadores, seja na cadeia ou fora da cadeia. Os nós validadores, então, fazem interface com os data centers CUDO que operam no topo da plataforma CUDOS.
Casos de uso CUDOS
Ser Turing completo significa que a plataforma pode processar quase tudo. Consequentemente, isso expande os casos de uso do CUDOS. Em sua estrutura básica, a rede pode ser usada como um oráculo da camada dois para fornecer dados de e para contratos inteligentes.
Além disso, seus recursos de computação o tornam um ajuste perfeito para aplicativos financeiros descentralizados (DeFi), pesquisa científica, análise de dados, inteligência artificial e renderização de vídeo.
Vantagens de usar CUDOS
O token CUDOS tem inúmeros benefícios devido à sua abordagem única de conectar sistemas off-chain e on-chain. A chave entre eles inclui;
- Aumento de eficiência – o protocolo melhora a eficiência para os desenvolvedores otimizarem fluxos de trabalho e melhorar a precisão dos resultados.
- Redução de custos – estima-se que os usuários do CUDOS economizem mais de 75% em relação ao uso de serviços tradicionais de computação em nuvem.
- Gerenciamento flexível – com o CUDOS, você decide quanta capacidade de computação precisa; não há limites. Além disso, permite que os usuários calculem quanta capacidade de processamento precisam antes de executar uma tarefa.
CUDOS Token e Governança
Curiosamente, a rede e seu token nativo compartilham o mesmo nome, CUDOS.
Casos de uso do token CUDOS
O token CUDOS tem 3 casos de uso principais.
Jogos: a plataforma Cudo permite que os jogadores aluguem sua capacidade computacional sobressalente para tarefas como renderização de vídeo, computação de IA e pesquisa científica. Os tokens CUDOS são dados como recompensa por seus esforços. Eles podem então ser usados para acessar os recursos de computação em excesso de outras pessoas, para que possam jogar jogos que ultrapassem seus limites de hardware.
Caridade: os usuários podem doar os recursos ociosos de seus computadores para instituições de caridade. Atualmente, os mineradores de criptomoedas podem usar o Cudo para contribuir com os tokens que eles extraíram para a moeda de pagamento preferencial de sua instituição de caridade selecionada e entregá-los à instituição de caridade.
Piquetagem: o token CUDOS pode ser piquetado para participar na proteção da rede.
Observe que as recompensas dos apostadores emanam das receitas geradas no protocolo. A piquetagem assume duas formas. Você pode apostar o ativo base para se tornar um nó validador ou pode delegar suas moedas a um nó de apostar para ganhar recompensas de apostar.
Você deve ter notado que o token não possui recursos de governança diretamente . Isso ocorre porque os CVNs tratam do aspecto da governança. A integridade dos CVNs durante o processo de tomada de decisão é determinada por meio de uma pontuação de confiança. A pontuação leva em consideração sua aposta e comportamentos anteriores.
Como você se torna um nó validador CUDOS?
Para se tornar um Nó Validador CUDOS, um nó tem que apostar 2 milhões de tokens CUDOS (com um bloqueio mínimo de 3 meses). Felizmente, um nó validador recebe uma porcentagem das taxas de transação cobradas nas tarefas. Além disso, eles recebem recompensas de aposta. Por outro lado, os desenvolvedores se beneficiam da segurança aprimorada fornecida pela criptografia de hardware dos CVNs.
A rede da camada 2 do CUDOs executará no máximo 100 validadores, portanto, os slots são limitados!
Assentamento no Protocolo CUDOS
A criptomoeda CUDOS apóia o piquete delegado. Com este esquema, os detentores de tokens CUDOS colocam seus tokens com validadores que, então, interagem com o protocolo. O valor da aposta dos validadores determina o tipo de empregos que um CVN receberá. Por exemplo, quanto maior a aposta, quanto maiores os empregos, maiores são as recompensas.
o token CUDOS também atua como um token de governança e o tamanho da participação é uma medida da voz de um validador em questões de governança. Se um validador se comportar mal, a rede confisca sua aposta. Por exemplo, se eles falsificarem o resultado de uma tarefa para economizar poder computacional.
Observe que os validadores individuais podem decidir se devem ou não envolver delegadores ao tomar decisões.
Se você deseja desfazer seus tokens CUDOS, esteja ciente de que o período de desempate leva um total de 21 dias.
Ganhar recompensas na rede CUDOS
A criptomoeda CUDOS pagará recompensas de aposta ao longo de um período de 10 anos. Os níveis de recompensa do primeiro e do segundo ano são fixos e, a partir do ano 3, os níveis de recompensa serão decididos por votação da comunidade usando o mecanismo de governança.
CUDOS também oferece um ‘multiplicador de recompensas de bloqueio’ quando você apostou seus tokens por um determinado período. Atualmente, eles planejam dar um bônus de 50% após apostar por 6 meses e um bônus de 100% para uma aposta bloqueada de 12 meses.
Conclusão
O protocolo CUDOS traz uma nova dimensão às possibilidades da tecnologia blockchain. Por ser Turing completo, o protocolo pode lidar com muitas tarefas de diferentes blocos de blocos, independentemente de sua linguagem de programação. Outra abordagem nobre é o uso de data centers e permitir que todos, desde usuários de PCs de mesa a usuários de dispositivos móveis, aluguem seu poder de computação ocioso.
Seu ativo básico dá aos detentores incentivos para delegar suas moedas ou lidar ativamente com tarefas na rede. Com o atual aumento do DeFi e da adoção do blockchain, o CUDOS abre ainda mais as portas para o mundo de possibilidades ilimitadas.