O mercado de cripto colecionáveis lançados como tokens não fungíveis ( NFTs ) explodiu em 2021, com US $ 2,5 bilhões em volume de transações nos primeiros seis meses, à medida que os NFTs entraram no mercado.
O boom também viu os entusiastas do NFT redescobrirem alguns dos primeiros tokens não fungíveis, impulsionando o valor desses criptomoedas colecionáveis a níveis até então desconhecidos.
Um desses primeiros projetos NFT é o CryptoPunks : um conjunto de avatares baseados em pixels gerados aleatoriamente. Alguns dos CryptoPunks mais raros e desejáveis foram vendidos por milhões de dólares . Seriamente!
Aqui está o que você precisa saber sobre uma das coleções NFT mais populares do mercado.
O que são CryptoPunks?
Criado pelo estúdio de desenvolvimento Larva Labs , os CryptoPunks são uma série de 10.000 imagens tokenizadas como NFTs no blockchain Ethereum . Um NFT é efetivamente uma escritura de propriedade de um item digital e, neste caso, possuir um CryptoPunks NFT significa que você é o único proprietário de um avatar de pixel único.
Cada CryptoPunk é gerado aleatoriamente a partir de uma lista de dezenas de atributos , o que significa que há uma variedade de designs: pessoas, zumbis, macacos e até alienígenas. Os alienígenas e zumbis estão entre os avatares mais populares que conquistaram alguns dos preços de venda mais altos até hoje.
De onde vieram os CryptoPunks?
Acredite ou não, os CryptoPunks foram lançados gratuitamente em 2017. O padrão de token não fungível ERC-721 da Ethereum nem era uma coisa naquele ponto, e a equipe de duas pessoas do Larva Labs os lançou como um experimento. Os proprietários de carteiras Ethereum arrebataram os 9.000 CryptoPunks que foram lançados ao público, enquanto o Larva Labs segurou o resto.
O volume do NFT aumentou gradualmente ao longo dos três anos seguintes, mas foi apenas no final de 2020 e especialmente no início de 2021 que a demanda disparou por esses colecionáveis digitais comprovadamente escassos. O valor de mercado secundário dos CryptoPunks disparou , levando a vendas NFT de vários milhões de dólares, leilões na Christie’s e Sotheby’s e uma riqueza de CryptoPunks usados como fotos de perfil do Twitter .
Você sabia?
Os CryptoPunks foram responsáveis por mais de US $ 1,18 bilhão em volume total de negócios, desde 1º de setembro de 2021.
O que há de tão especial neles?
Um dos maiores impulsionadores da demanda por CryptoPunks é que eles são um dos projetos NFT mais antigos, e o primeiro conjunto de fotos de perfil geradas aleatoriamente para realmente clicar com a comunidade de criptografia. Eles inspiraram uma onda crescente de conjuntos de imagens de perfil NFT, de Bored Ape Yacht Club a Pudgy Penguins e muito mais, cada um dos quais apenas reforça a influência e o legado do projeto original. Os CryptoPunks também têm proprietários importantes, como o rapper Jay-Z e o influenciador e investidor Gary Vaynerchuk .
— CryptoPunks (@cryptopunksnfts) June 25, 2021
Além disso, existem diferenciadores claros que tornam certos CryptoPunks mais desejáveis e valiosos para os colecionadores. Avatares alienígenas são as mais raras das imagens aleatórias e, como tal, os CryptoPunks alienígenas estão entre os NFTs mais caros vendidos até hoje. Projetos de macacos e zumbis também estão em alta. A maioria dos CryptoPunks apenas se parece com humanos com recursos e acessórios variados, e os de aparência mais simples estão perto do chão de mercado em termos de preço pedido nos mercados NFT.
Como comprar CryptoPunks
Embora seja possível visualizar todos os CryptoPunks no OpenSea, o mercado secundário líder para NFTs, você só pode comprá-los através do site da Larva Labs .
Você precisará fazer login com uma carteira de criptografia Ethereum , como a MetaMask , e então poderá comprar, dar lances e vender CryptoPunks através do site oficial. Para ajudar, o Larva Labs tem um rastreador útil que permite que você veja todos os punks listados em ordem de preço, do mais baixo para o mais alto.
Você sabia?
O CryptoPunk mais caro vendido até agora saiu por US $ 11,8 milhões em ETH em junho de 2021 em um leilão da Sotheby’s para Shalom Meckenzie , o maior acionista da DraftKings.
O futuro
O que vem por aí para CryptoPunks? Bem, eles provavelmente continuarão a mudar de mãos nos mercados secundários, potencialmente gerando enormes retornos para os investidores que compraram antes do aumento repentino.
Não há como saber se o nível atual de demanda continuará, mas o preço básico para o punks continua subindo. O piso de preço atingiu US $ 100.000 no início de agosto de 2021 e chegou a US $ 150.000 poucos dias depois. É bem mais de $ 200.000 agora , no momento desta escrita.
A gigante de serviços financeiros Visa tornou-se a improvável proprietária de um CryptoPunk no final de agosto de 2021, chamando o NFT de “artefato de comércio histórico” e sugerindo que “os NFTs desempenharão um papel importante no futuro do varejo, mídia social, entretenimento e comércio”. Quase imediatamente após o anúncio, o mercado de CryptoPunks disparou , com mais de US $ 101 milhões em NFTs da coleção vendidos apenas naquele dia – um recorde de um dia, até o momento desta escrita.
Over the last 60 years, Visa has built a collection of historic commerce artifacts – from early paper credit cards to the zip-zap machine. Today, as we enter a new era of NFT-commerce, Visa welcomes CryptoPunk #7610 to our collection. https://t.co/XoPFfwxUiu
— VisaNews (@VisaNews) August 23, 2021
Parece improvável que o Larva Labs lance mais CryptoPunks, dado que grande parte de seu apelo é que eles são limitados no fornecimento e estão entre os NFTs mais antigos ao redor. Em vez disso, a empresa começou a se mover para outros projetos, como o Meebits de 2021 – um conjunto de 20.000 avatares voxel 3D criados com o mesmo espírito dos CryptoPunks.
Dito isso, ainda pode haver mais desenvolvimento em torno dos CryptoPunks. Por exemplo, em agosto de 2021, o Larva Labs anunciou que havia colocado toda a arte dos CryptoPunks existentes na cadeia de blocos da Ethereum . É uma mudança solicitada pelo coletor para ajudar a garantir a longevidade dos NFTs, para que um dia eles não desapareçam da web . Embora fosse caro colocar tudo na cadeia, a mudança pode aumentar a “durabilidade” dos investimentos da CryptoPunks.
UTA Signs NFT Art Projects CryptoPunks, Meebits and Autoglyphs (Exclusive) https://t.co/9s3RCAfY4K
— The Hollywood Reporter (@THR) August 31, 2021
Poderíamos até mesmo acabar vendo CryptoPunks na tela prateada também. A Larva Labs assinou contrato com a United Talent Agency para representar a empresa enquanto ela explora o uso de suas propriedades em filmes, televisão, videogames e muito mais. Será que um desenho do CryptoPunks pode estar distante? Teremos que esperar para ver.