Os entusiastas da criptografia são frequentemente encorajados a “HODL” seus ativos – mantendo-os seguros em uma carteira até que o preço da moeda escolhida seja valorizado. Mas assim como você se sentiria desconfortável em deixar seu dinheiro parado em um banco com taxas de juros baixas, uma pergunta comum é esta: como você pode fazer sua moeda digital crescer?
É aqui que entram os empréstimos criptográficos. Além de permitir que os poupadores recebam juros sobre seu estoque de Bitcoins, também permite que os mutuários desbloqueiem o valor de seus ativos digitais usando-os como garantia para um empréstimo.
Crypto Lending Explicado
Ao investir, um dos maiores desafios pode ser o fluxo de caixa – e não há nada pior do que ter que invadir o capital que você prendeu em ativos para custos de curto prazo e falta de liquidez.
Vamos imaginar que Steve tenha 2 BTC. Ele não quer vender nada porque está confiante de que os preços vão se valorizar substancialmente. Steve também está preocupado com o fato de que, se ele acabar descarregando sua criptografia, haverá o risco de ele acabar com menos Bitcoin quando comprá-lo de volta em uma data posterior.
As plataformas de empréstimo criptográficas podem ajudar aqui. Normalmente, Steve terá a oportunidade de usar seu Bitcoin como garantia – e receber um empréstimo em stablecoins. Devido à volatilidade dos ativos digitais, ele normalmente terá que “colateralizar em excesso”, o que significa que terá que travar mais BTC do que o valor geral dos fundos que está recebendo.
Assim que ele pagar de volta o empréstimo, mais os juros, sua criptografia será devolvida integralmente – e ele terá um lucro considerável se o BTC acabar se valorizando como ele previu. Sua criptografia só estaria em risco se ele não cumprisse os termos do empréstimo ou se o valor do Bitcoin mantido como garantia caísse abaixo do valor do empréstimo que ele recebeu.
Então … quando os empréstimos criptográficos começaram a decolar? Bem, foi bem na época em que as economias pararam bruscamente em 2020 devido à pandemia. Isso viu as taxas de juros serem reduzidas e os empréstimos para itens caros despencaram. Muitas pessoas estavam procurando outras maneiras de fazer seus ativos trabalharem para elas. Os empréstimos criptografados tornaram-se uma maneira rápida e fácil de obter acesso a moedas fiduciárias quase que instantaneamente, tudo sem vendê-las. De repente, os dias de Bitcoin e Litecoin juntando poeira em uma troca ou armazenamento refrigerado estavam contados.
Ao contrário dos empréstimos pessoais ou cartões de crédito, os empréstimos garantidos são muito mais seguros para o credor, o que permite que o devedor aproveite as vantagens de taxas de juros baratas.
As criptomoedas podem ser muito voláteis, razão pela qual esses empréstimos são quase sempre sobrecolateralizados. Isso fornece seguro para o credor caso o preço da criptografia despencar. No entanto, isso pode impactar negativamente o mutuário – especialmente se a plataforma que eles usam exige que eles sempre mantenham sua relação empréstimo-valor (LTV).
Um dos principais bônus que muitos vêem em um empréstimo criptografado é que, ao contrário do sistema bancário tradicional, você não estará sujeito à avaliação de sua pontuação de crédito. Isso significa que o empréstimo é mais acessível para pessoas que não têm histórico financeiro, consumidores sem conta bancária que não têm conta bancária e trabalhadores autônomos que lutam para acessar crédito porque seus ganhos flutuantes não atendem aos empréstimos estritos de um banco critério. Os reembolsos também podem ser mais flexíveis.
E embora possa levar vários dias para que os empréstimos sejam compensados no mundo financeiro antiquado, os empréstimos BTC podem ser praticamente instantâneos. Você também poderá tornar seus ativos líquidos sem acionar um evento tributável – e você pode ajustar o empréstimo para atender às suas necessidades. Os usuários também podem alternar entre ativos criptográficos, para que você possa depositar o Ether e tomar emprestado o Tether, tudo na mesma plataforma.
Como Obter um Empréstimo Bitcoin
Se você gosta do som de um empréstimo BTC, mas não sabe por onde começar, você tem duas opções principais – plataformas de empréstimo centralizadas e descentralizadas.
Ecossistemas centralizados como BlockFi, Nexo e Binance devem seguir certas regras e procedimentos para serem compatíveis. Você terá que criar uma conta inscrevendo-se na plataforma escolhida e seguir os procedimentos do Conheça Seu Cliente que estão em vigor para evitar fraudes e lavagem de dinheiro.
Essas plataformas geralmente têm protocolos em vigor para garantir que sua garantia esteja segura. Alguns protegem ativos criptográficos por meio de seguro ou mantêm a maioria dos ativos digitais sob sua custódia em armazenamento refrigerado , o que significa que estão longe de uma conexão com a Internet.
As plataformas de criptomoeda centralizadas ainda registrarão todos os depósitos e retiradas usando a tecnologia blockchain, visíveis para todos, e oferecem uma ótima maneira de ganhar juros sobre o Bitcoin, ao lado de muitas outras criptomoedas e stablecoins como USDC e DAI. Para colocá-lo em perspectiva, as melhores taxas de contas de poupança em dólares americanos quase não ultrapassam a marca de 1% APY, mas muitas plataformas oferecem até 8% nas taxas de juros criptográficas. Vale a pena fazer sua lição de casa para conseguir o melhor negócio – e evitar o pagamento de taxas acima da média.
Há mais papelada envolvida na obtenção de um empréstimo por meio de uma plataforma CeFi, mas o fato de haver um ambiente regulamentado – e um representante de atendimento ao cliente que está a apenas um clique ou um telefonema de distância – poderia tornar essas plataformas mais atraentes para os investidores tradicionais.
A segunda opção para empréstimos criptográficos seria por meio de uma plataforma descentralizada, conhecida como DeFi, abreviatura.
Empréstimos criptografados sem garantia
Os empréstimos criptográficos inseguros, também conhecidos como empréstimos criptográficos sem garantia, são serviços financeiros novos e inovadores que fornecem liquidez de curto prazo e podem ser pagos em moeda fiduciária ou criptomoeda. A ideia é pegar fundos emprestados diretamente de um credor, usando uma criptomoeda como garantia, em vez de ativos tradicionais, como propriedades e ouro. Se você estiver interessado em um empréstimo criptografado sem garantia ou em um empréstimo criptografado sem garantia, há várias plataformas que tornam isso possível. Por exemplo, os empréstimos flash são um exemplo popular de empréstimos criptográficos sem garantia, mas exigem um alto nível de conhecimento criptográfico para navegar.
Antes de prosseguir com qualquer empréstimo criptografado sem garantia, faça sua própria pesquisa e certifique-se de que a plataforma é legítima.
O que é o DeFi Lending?
As plataformas de empréstimos DeFi são completamente descentralizadas e as transações são gerenciadas por código, e não por pessoas. Em serviços como Aave, Compound e dYdX, os contratos inteligentes usam algoritmos e protocolos para automatizar o pagamento de empréstimos.
Qualquer pessoa pode acessar os protocolos em uma plataforma de finanças descentralizada, o que os torna completamente transparentes, já que nada pode ser escondido no blockchain. Ao contrário das plataformas CeFi, não há intermediário ou regulador financeiro, o que significa que você não precisa passar por um processo de verificação como o KYC. No entanto, as taxas de juros DeFi para empréstimos criptografados muitas vezes empalidecem em comparação com o que os rivais centralizados podem oferecer.
Conseguir um empréstimo BTC ou ETH – ou qualquer outro tipo de empréstimo criptográfico em uma plataforma DeFi – é muito rápido, pois você não precisa passar por nenhum tipo de due diligence. Graças aos contratos inteligentes, tudo o que o usuário precisa fazer é solicitar o empréstimo e, em seguida, enviar a criptografia que deseja usar como garantia para uma carteira específica associada à plataforma de empréstimo.
Os usuários de plataformas de empréstimo descentralizadas podem solicitar um empréstimo de qualquer tamanho, sem ter que confirmar sua identidade a terceiros. Os empréstimos podem ser suportados em moedas estáveis, como USDC, moedas fiduciárias ou criptomoedas, como Ethereum ou BTC.
Em muitas plataformas de empréstimo centralizadas e descentralizadas, você terá a opção de abrir uma conta poupança usando sua criptografia, bem como negociar tokens ou fazer empréstimos.
Com os dois tipos de plataformas de empréstimo ainda em seus estágios iniciais, fica claro que este é um espaço empolgante de se observar. Há muito espaço para crescimento e o potencial de acesso a empréstimos sem as formalidades usuais pode ser uma virada de jogo para as pessoas e para o setor de serviços financeiros.