A criptomoeda Crust é uma rede de armazenamento descentralizada baseada na cadeia Polkadot.
A criptomoeda Crust Network é uma inovação construída em torno da necessidade de abordar a preocupação em torno do armazenamento de dados centralizado hoje. Privacidade de dados, soberania e segurança estão entre as questões mais importantes que a Crust está tentando resolver.
O que é Crust Network token?
A criptomoeda Crust é uma rede de armazenamento descentralizada baseada na cadeia Polkadot . Ele descentraliza o armazenamento de dados distribuindo arquivos para diferentes nós da rede. Isso elimina a necessidade de qualquer entidade centralizada que controle a entrada e a saída de informações, bem como o armazenamento de dados.
A criptomoeda Crust Network oferece suporte a vários protocolos de camada de armazenamento, incluindo Inter Planetary File Systems (IPFS). Mais do que isso, sua plataforma pode ser convenientemente acessada, pois sua interface de armazenamento é acessível desde o próprio aplicativo.
Por meio da plataforma, os usuários podem gerenciar livremente seus dados e assumir o controle de sua segurança e confiabilidade por meio de criptografia de dados, controle de acesso e backups.
O token Crust segue uma arquitetura multicamadas para fornecer sua funcionalidade de armazenamento de dados descentralizada. Ele funciona por meio da camada de consenso de carga de trabalho, camada de consenso de blockchain e armazenamento em nuvem distribuído.
Prova Significativa de Trabalho
O que alimenta a funcionalidade MPoW da rede é o Trusted Execution Environment (TEE). É por meio do TEE que a funcionalidade para detecção de armazenamento confiável está funcionando corretamente. Ele segue dois tipos de prova para garantir a integridade e privacidade dos dados: detecção de ambiente e detecção de carga de trabalho.
Detecção de Ambiente
Os nós que são novos na rede terão que primeiro chegar a um consenso sobre seu TEE. É aqui que os nós anteriores existentes verificam o ambiente do novo nó. Após sua verificação, a identidade do nó será registrada no blockchain.
Detecção de carga de trabalho
Também conhecido como modelo de consenso de carga de trabalho, isso garante que cada nó execute sua função de armazenar dados e verificar outros nós. Por meio de um mecanismo de consenso semelhante ao Proof of Space Time (PoSt), a atividade dos nós é monitorada regularmente em um período de tempo específico. A única diferença entre a implementação PoSt pura é que a estrutura de verificação e empacotamento usada pelo Crust é conduzida pelos TEEs locais. Quando os usuários enviam arquivos, o TEE os criptografa antes de serem armazenados. Em seguida, o TEE formula relatórios de carga de trabalho na cadeia que os nós também verificam.
Recursos do MPoW
- Transparência – o modelo de armazenamento do Crust é aberto e transparente.
- Equidade – O mecanismo de carga de trabalho e a distribuição de recompensas são totalmente automatizados e protegidos pelo TEE.
- Eficiência – os recursos de computação e armazenamento dos nós são utilizados com eficiência, mantendo os dados sem sentido separados da prova de armazenamento.
- Evolucionabilidade – o Crust não só oferece suporte ao armazenamento, mas também oferece soluções de computação.
O ecossistema da criptomoeda Crust Network
O ecossistema da criptomoeda Crust Network tem diferentes participantes. Eles são os candidatos, verificadores, fiadores e usuários.
- Candidatos – são os nós que podem ser nomeados como verificadores de rede. Eles são responsáveis por fornecer recursos de armazenamento, colocando-os como garantias. Para que sejam elegíveis para funcionar como verificadores de rede, eles precisam apostar uma certa quantidade de tokens CRU e manter seus nós online. Eles não participam da geração de blocos, no entanto, mas podem receber uma parte da recompensa em cada ciclo de blockchain. Os recursos de armazenamento que eles possuem também podem ser vendidos no mercado de transações de armazenamento.
- Verificadores – são os nós que ajudam a proteger a segurança e a privacidade dos dados. Eles empacotam e geram blocos na rede Crust e a mantêm participando de seu modelo de consenso. Como candidatos, eles precisam manter os recursos de armazenamento como garantia e apostar um token CRU correspondente. Acima disso, eles também precisam manter seus nós online. Eles são recompensados por cada bloco que geram. Se agirem de forma maliciosa, seus ativos podem ser levados pela rede.
- Garantidores – são as contas que não são necessariamente stakers, mas ajudam a fornecer garantias para os nós da rede Crust. Basicamente, eles delegam seus recursos de armazenamento a outros nós e recebem uma receita garantida por isso.
- Usuários – são os assinantes da rede e consumidores dos recursos da rede, como armazenamento e computação.
Prova de aposta garantida
A criptomoeda Crust Network implementa o modelo de consenso de Prova Garantida de Participação, em que o consenso de PoS é obtido usando recursos de armazenamento como garantia. Além disso, os stakers que participam da manutenção da funcionalidade de toda a rede são obrigados a fornecer espaço de armazenamento também para tornar o processo de staking possível.
A geração de blocos no Crust segue o algoritmo BABE / GRANDPA da rede Substrate. Este modelo torna a rede menos suscetível a ataques. Isso ocorre porque os invasores não precisam apenas manter os tokens CRU, eles também precisam ter controle sobre muitos recursos de armazenamento antes que possam comprometer todo o sistema.
Camada de serviço descentralizada
O token Crust permite serviços de armazenamento e computação por meio da camada de serviço descentralizada. Também oferece mercados para alguns de seus outros serviços, como o mercado de recuperação e armazenamento.
Por ser interoperável, os serviços da Crust Network podem ser facilmente implementados independentemente do protocolo e da tecnologia de armazenamento da rede, incluindo IPFS e Distributed Hash Table (DHT). Isso torna seus serviços acessíveis a qualquer empresa que esteja procurando um sistema de armazenamento em nuvem seguro.
Os canais criptografados de armazenamento de dados são habilitados pelos TEEs, que os usuários podem personalizar por meio da camada de serviço descentralizada. Aqui, os usuários podem selecionar quais dados privados devem ser transmitidos por meio de canais criptografados, visíveis apenas para aqueles que estão autorizados a visualizar esses dados específicos.
Tokens CRU
Crust Tokens, ou CRU Tokens, são os tokens de utilitário nativos da plataforma. Também pode ser usado para piquetagem, o que lhes dá a elegibilidade de serem nomeados para geração de blocos no futuro. Outras funções que os tokens CRU atendem incluem recompensas de bloqueio, pagamento de taxas, transferência de token, garantia de inscrição de nó e penalidade de nó.
Cada verificador e candidato compartilham uma parte das recompensas do bloco para cada ciclo do blockchain. Os fiadores também recebem uma parte dessas recompensas como receita de garantia.
Os tokens CRU também são usados para pagar por recursos de armazenamento disponíveis nos mercados da Crust. A taxa de armazenamento permite que os usuários entrem na conta dos nós de armazenamento durante cada ciclo de armazenamento.
A promessa de inscrição de nó também requer tokens CRU. Refere-se à promessa de inscrição e promessa de pedido de armazenamento. Isso é importante porque a promessa de inscrição é necessária para aqueles que desejam se tornar um nó na rede. E para manter a qualidade dos serviços de armazenamento, eles também devem prometer tokens CRU. Dessa forma, eles são desestimulados a deletar dados de forma mal-intencionada e comprometer a integridade da rede.
Qual a Previsão de Preço Crust Network (CRU)
O preço do Crust Network está previsto para atingir um nível máximo de $60.31 ao longo de 2022.
De acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, em 2023, o preço do Crust Network (CRU) pode atingir um nível máximo de $102.40, com o preço médio de negociação de $76.15.
Conclusão
Confiar big data apenas a empresas não é o ideal, especialmente se inclui a entrega de informações pessoais confidenciais. Ter alternativas para a forma como nossos dados são armazenados e manipulados é uma inovação importante no ecossistema do blockchain. A solução da Crust Network, a esse respeito, é um desenvolvimento notável que poderia provar o poder dos DLTs para o mundo além da mera moeda.
Com a interoperabilidade e o processamento rápido do Crust, que são possíveis por ter Polkadot como sua rede primária, o caso de uso para o blockchain em termos de armazenamento em nuvem descentralizado se tornou mais confiável. E por causa de seu mecanismo de consenso, a precisão e confiabilidade de seus dados são muito mais garantidas. Seu objetivo de maximizar o razão distribuído como um backbone de armazenamento pode ajudar o mundo a se afastar das entidades de dados centralizadas.