Lançado em 2020, o Cream Finance (CREAM) é um protocolo de finanças descentralizadas ( DeFi ) relativamente novo com enorme potencial. A sigla CREAM significa “Crypto Rules Everything Around Me”, que significa a crença apaixonada do projeto no futuro da criptomoeda. O CREAM é negociado a $ 176 por token com um estoque circulante de 766.000 e uma capitalização de mercado de $ 134 milhões.
O que é Cream Finance?
Cream Finance é um protocolo DeFi multiuso bifurcado de Compound Finance ( COMP ). O Cream Finance funciona principalmente como uma plataforma de troca e empréstimo de criptomoeda ponto a ponto. Esse tipo de plataforma funciona com base na mineração de liquidez.
O token do Cream Finance é CREAM. CREAM é um token padrão ERC-20 em que os detentores podem obter determinados direitos econômicos e de governança. Por exemplo, os usuários podem votar na governança da rede e receber uma porcentagem das taxas (0,05% da taxa de 0,25%) da troca de tokens na troca descentralizada do CREAM ( DEX ). No lançamento, deveria haver no máximo 9 milhões de tokens. No entanto, a comunidade votou para reduzir o limite máximo e 6 milhões de tokens foram queimados.
Quem criou o Cream Finance?
O Cream Finance foi lançado pela primeira vez na Ethereum ( ETH ) em 3 de agosto de 2020, com um pool de mineração chamado YOLO Alpha. A equipe lançou a segunda versão do protocolo no BSC em 11 de setembro de 2020. Em março de 2021, o Cream Finance também entrou no ar no Fantom ( FTM ), que é uma “plataforma de contrato inteligente de código aberto de alta taxa de transferência para digital ativos e aplicativos. ” Os usuários podem escolher usar o Cream Finance cruzando as criptomoedas com suporte por meio do Fantom ou BSC.
A Cream Finance não parou por aí. Em junho de 2021, a Cream Finance anunciou que aumentaria ainda mais com o lançamento do Polygon ( MATIC ), uma solução de integração Ethereum Layer 2 . Além disso, também anunciou a intenção de lançar no Arbitrum , uma verdadeira solução de escalabilidade Layer 2 criada com compatibilidade total com Ethereum Virtual Machine (EVM). De acordo com a Cream Finance, estar nessas plataformas resultará em “taxas de transação mais rápidas, taxas de gás mais baixas e acesso a mercados adicionais para os usuários”.
Como funciona o Cream Finance?
O protocolo Cream Finance oferece três funções principais: concessão e contração de empréstimos, depósito e mineração de liquidez e governança. Estes foram amplamente adaptados de outros protocolos existentes e, em seguida, melhorados.
Empréstimos e empréstimos
O principal recurso da plataforma Cream Finance é o empréstimo ponto a ponto e o empréstimo de ativos de criptomoeda. A interface do aplicativo Cream Finance é extremamente semelhante à de seu pai, a Compound Finance.
No entanto, o Cream Finance se diferencia do Compound Finance e de outros protocolos DeFi por oferecer suporte a muitos ativos de criptomoeda. Muitos desses ativos são menos estabelecidos e mal servidos por outros protocolos. A Cream Finance preenche, portanto, uma lacuna no mercado de maior liquidez para esses ativos de alto potencial e alto risco.
Como você pega emprestado do CREAM?
O usuário precisa primeiro depositar uma certa quantidade de criptomoeda em sua conta para tomar emprestados outros ativos criptográficos. Naturalmente, esse valor precisa ser maior do que o valor que desejam tomar emprestado. Os usuários podem, então, pedir emprestado uma porcentagem do valor total da criptomoeda que depositaram na plataforma. O depósito atua como uma garantia que o protocolo irá liquidar se o valor em dólares americanos cair abaixo de um limite predeterminado. Como tal, os mutuários precisam monitorar de forma consistente o valor de seus acervos de criptomoedas. A Cream Finance recomenda manter o limite de empréstimos em 80% do valor total da carteira como precaução.
Também é possível pedir emprestada uma criptomoeda diferente daquela depositada como garantia. A oferta e a demanda do ativo determinam a taxa de juros.
Em janeiro de 2021, o Cream Finance lançou o Cream v2, apelidado de “Banco de Ferro”. O Iron Bank é a “plataforma de empréstimo protocolo a protocolo da Cream e a barreira de liquidez para todo o ecossistema DeFi”. O lançamento desta plataforma é um movimento revolucionário no espaço DeFi, já que os mercados financeiros existentes, incluindo o Cream v1, eram apenas ponto a ponto.
Um grande benefício desta nova plataforma de empréstimo de protocolo a protocolo é que nenhuma garantia é necessária para emprestar criptomoeda. No entanto, esse recurso está disponível apenas para protocolos da lista de permissões que o protocolo considera mais bem estabelecidos. Atualmente, esses parceiros permitidos incluem Yearn Vaults e Alpha Homora. Seguindo em frente, a Cream Finance declarou que gostaria de dar um passo adiante e avançar em direção aos empréstimos DAO a DAO .
Outro novo recurso que preocupa credores e devedores é o Boosted Savings da Cream Finance . Esse recurso foi lançado em 29 de julho e permitiu que os usuários ganhassem ainda mais APY por meio da delegação automatizada. É composto de juros de empréstimo e recompensas compartilhadas do validador. Os usuários não precisam realizar etapas adicionais para ganhar essas recompensas, pois o processo de delegação de validação é feito no back-end. Atualmente, esse recurso só se aplica a usuários que depositam no BNB, no BSC. No entanto, a Cream Finance espera expandir isso para outras blockchains nos próximos meses.
Estacando criptomoeda
Os usuários podem apostar tokens CREAM no Cream Finance. O APY esperado difere com base na duração de tempo que você deseja apostar seus tokens. Durante este período, os tokens de criptomoeda são bloqueados e os usuários não podem utilizá-los para fins de negociação ou votação.
Embora essa possa ser uma forma atraente de obter renda passiva, apostar em criptomoedas traz riscos. No caso de o valor de mercado do CREAM despencar, os investidores incorrerão em prejuízo. Por exemplo, se o valor do sinal foram CREME a imersão em 50% dentro de um ano, uma APY de 30% não será suficiente para cobrir as perdas.
Mineração de liquidez e troca de token
Cream Swap, um protocolo DEX bifurcado do Balancer ( BAL ), foi lançado em 4 de setembro de 2020. O DEX é um market maker automatizado (AMM) que funciona de maneira semelhante ao Balancer e Uniswap ( UNI ). Como resultado, as trocas de token no Cream Swap acontecem de forma autônoma e eliminam a necessidade de componentes centralizados, como a carteira de pedidos.
Como você liquida a Cream Finance?
O protocolo permite que os usuários troquem criptomoedas, incluindo aquelas atualmente mantidas como posições colaterais. Ao fornecer este AMM, o Cream Finance aumenta a liquidez de vários ativos de criptomoeda enquanto opera de maneira descentralizada.
O Swap da Cream Finance se diferencia de outras AMMs ao cobrar uma taxa de negociação menor de 0,25%, inferior à média de 0,30% das outras plataformas. Além disso, para incentivar os usuários a fornecer liquidez, a Cream supostamente distribuiu 3.000 tokens CREAM diariamente para pares de negociação CREAM e 500 tokens CREAM para outros pools de liquidez.
O que é o token iceCREAM: Governança
Atualmente, os proprietários do token CREAM recebem governança e direitos de voto para o DAO. No entanto, a Cream Finance recentemente propôs uma atualização em seu tokenomics de governança. Com base nessa proposta, a Cream Finance adicionará iceCREAM como seu token de governança.
O protocolo recompensa os usuários com tokens iceCREAM em troca do bloqueio de seus tokens CREAM por um determinado período de tempo, que varia de uma semana a quatro anos. Assim, a quantidade de iceCREAM distribuída ao usuário dependerá da quantidade de CREAM e de sua duração de piquetagem.
O token iceCREAM deve ser intransferível e não negociável e será usado principalmente para fins de governança. Um token iceCREAM será equivalente a um voto para futuras propostas do Cream Finance. Os usuários podem apostar os tokens para ganhar mais recompensas de tokens CREAM.
Quem está por trás do Cream Finance?
Os cidadãos taiwaneses Jeffrey Huang e Leo Cheng co-fundaram a Cream Finance. Os detalhes sobre os dois fundadores são os seguintes:
Jeffrey Huang é um fundador de startups em série e empresário experiente de Taiwan. Ele também é o fundador do Mithril (MITH), uma plataforma de mídia social baseada no Ethereum. Huang também foi cofundador da Machi X com Leo Cheng, uma plataforma para arte digital tokenizada.
Leo Cheng é atualmente o cofundador e líder de projeto da Cream Finance. Ele é bacharel em Economia pela University of California, Berkeley (UCB) e mestre em Administração de Empresas pela University of Michigan. Ele tem experiência em gestão de negócios e trabalhou para Applied Materials, Apple, American Express e Belkin. Cheng também foi cofundador da Blockstate, uma empresa que oferece consultoria em venda de tokens e serviços de consultoria em tecnologia de blockchain.
Histórico de preços CREAM
A equipe do Cream Finance lançou o token CREAM em agosto de 2020. Existem dois picos proeminentes em sua vida – um em 10 de setembro de 2020 e o segundo em 4 de fevereiro de 2021.
O primeiro pico em setembro de 2020 viu o preço do token CREAM aumentar em quase 300% de cerca de $ 70 em 29 de agosto para $ 280 em 10 de setembro. O aumento de preço foi alimentado por notícias do lançamento do Cream Swap e o lançamento de uma nova versão beta de liquidez mineração. No entanto, o preço caiu para menos de 10% do preço no pico, possivelmente devido à venda coordenada.
O segundo pico em fevereiro de 2021 viu o preço do token CREAM atingir seu ponto mais alto. O preço do CREAM aumentou quase 300% de $ 70 em 12 de janeiro para $ 310 em 4 de fevereiro. O aumento de preço foi impulsionado pela primeira vez por notícias da implementação do limite de ativos. O preço foi então ainda mais impulsionado pela notícia da adição de tokens de pool de liquidez SushiSwap ( SUSHI ) e Uniswap como garantia para empréstimos e empréstimos no Cream. No entanto, o preço caiu para menos de 35% do preço no pico, após a notícia de um ataque que resultou na perda de fundos no valor de $ 37,5 milhões.
Agora, o preço do token CREAM está em uma tendência geral de alta com a recente recuperação do mercado de criptomoedas. Atualmente, o CREAM é negociado a US $ 176, que é 58% de seu preço mais alto.
A distribuição do token CREAM e o cronograma de emissão são mostrados na figura abaixo. O suprimento circulante do token CREAM no momento da escrita é de aproximadamente 767.000 tokens, enquanto o suprimento máximo para a moeda será em torno de 2,9 milhões. Em $ 176, a capitalização de mercado está atualmente em $ 134 milhões e sua capitalização de mercado totalmente diluída é de $ 554 milhões. Além disso, o valor total bloqueado é atualmente de $ 1,34 bilhão, fazendo com que a capitalização de mercado para a relação TVL seja de 0,087.
Qual é o futuro da Cream Finance?
Os concorrentes da Cream Finance são protocolos de empréstimo semelhantes, como Compound e Aave ( AAVE ). O Cream consegue se destacar aproveitando os protocolos DeFi existentes no mercado de criptomoedas. O Cream Finance seleciona o que considera como os melhores recursos de vários protocolos, os integra e os aprimora. O protocolo empresta códigos-fonte de Compound , Balancer, Curve Finance ( CRV ), Uniswap e outros projetos. Ao longo do processo, a Cream Finance foi extremamente aberta sobre as mudanças no protocolo.
Desde o seu lançamento inicial, o Cream Finance vem atualizando rapidamente seu protocolo. A equipe comunicou muitas dessas atualizações por meio de seu blog altamente ativo quase semanalmente. A atuação efetiva da equipe da Cream Finance em detalhar seu progresso dá confiança a quem está de fora de que a equipe não abandonará o projeto.
Conclusão
Tem havido um grande burburinho no espaço DeFi em torno da Cream Finance, e por um bom motivo. A plataforma descentralizada cresceu rapidamente desde seu lançamento inicial e introduziu vários novos recursos que podem levar a inovações no mercado DeFi. Ele também torna sua plataforma altamente acessível por meio de sua interface de usuário atraente e comunicação constante de quaisquer atualizações em seu blog. No entanto, como acontece com qualquer protocolo DeFi, ele vem com seu conjunto de riscos.