A criptomoeda Compound (COMP) é um protocolo de empréstimo DeFi que permite aos usuários ganhar juros sobre suas criptomoedas, depositando-as em um dos vários pools suportados pela plataforma.
O que é Compound Protocol(COMP)?
O token Compound Finance é um protocolo de finanças descentralizado (DeFi) que permite aos usuários depositar, pedir emprestado e ganhar juros sobre criptomoedas.
O mecanismo para fazer isso é criar mercados de dinheiro líquido para criptomoedas, definindo as taxas de juros por meio de algoritmos. A principal razão de sua popularidade é porque eles são o primeiro investimento da Coinbase em um projeto de criptomoeda. Dado o alto perfil da bolsa, os preços do token COMP dispararam para US $ 370 no primeiro mês de lançamento, à medida que o interesse no projeto ganhou força. Atualmente, o token está consolidando cerca de US $ 150 enquanto se prepara para outra mudança.
Como funciona Compound Protocol (COMP) token?
O funcionamento do Compound é semelhante ao dos bancos tradicionais, embora com suas nuances do mundo criptográfico. Em primeiro lugar, você deve fazer um depósito de criptomoeda em um de seus pools. Isso permitirá que você ganhe juros por esse depósito.
Como dissemos, é semelhante ao que acontece com uma conta de poupança bancária, só que neste caso o Compound oferece juros muito mais altos pelo seu dinheiro. Além disso, você não precisa passar por um processo de identificação ou KYC, e eles não cobram comissões exorbitantes. Além disso, Compound é um protocolo sem custódia, então tudo é tratado por contratos inteligentes e o blockchain Ethereum.
Agora, o que Compound faz com o dinheiro que você injeta na plataforma? De onde vêm os juros que você recebe? Bem, o Compound gera pools de liquidez e mercados financeiros com base em ativos criptográficos, deixando seu dinheiro neles. Ou seja, ele pega o seu dinheiro (por exemplo, o DAI que você depositou) e o de muitos outros e o coloca em um contrato inteligente.
Esse dinheiro é emprestado para quem deseja obter crédito com os juros que houver naquele momento, juros que depois serão distribuídos aos provedores de liquidez.
Os juros pagos sobre o empréstimo são o que, em última análise, se traduzem no pagamento de juros para cada pessoa que forneceu liquidez à carteira.
Colocando de forma mais simples, o Compound pega o seu dinheiro (e o das pessoas que estão dentro do protocolo), faz empréstimos a outras pessoas (empréstimos com uma proporção de 1: 1,5) e com os retornos desses empréstimos oferece lucros pelo dinheiro que você investe .
O melhor de tudo? Não existe qualquer tipo de limite de tempo estabelecido para o cancelamento ou obtenção de crédito dentro do sistema, sendo inteiramente da responsabilidade do compromisso de cada um dos utilizadores.
Mas e se o devedor não pagar?
Esses empréstimos são feitos com uma garantia intermediária, uma garantia, que geralmente é mais do que o que eles emprestam, geralmente 150% (para cada $ 100 emprestados, você deve colocar $ 150 como garantia). Como já dissemos, para solicitar um empréstimo de $ 100, você deve colocar $ 150 como garantia (garantia ou endosso). Depois de devolver os $ 100 do empréstimo e os juros, os $ 150 serão devolvidos.
Por sua vez, se o preço do token que você deixa em garantia cair a ponto de colocar o empréstimo em risco, o contrato está programado para vender suas criptomoedas, ou seja, o contrato “liquida” sua posição. Isso protege os provedores de liquidez no caso de uma pessoa não querer devolver o dinheiro do empréstimo.
Qual é o objetivo de tudo isso?
Certamente você está pensando: Qual é o sentido de pedir menos emprestado do que você colocou como garantia? Você deve ter em mente que, quando em nosso exemplo mencionamos valores em dólares, estamos falando de tokens que valem essa quantia em dólares, e não dólares propriamente ditos.
Ou seja, você pode tomar emprestado o Ether colocando a colateral stablecoin DAI, esperar que o Ether suba de preço, devolver o Ether do empréstimo correspondente a $ 100 de DAI e manter o Ether extra. Tudo isso sem ter também vendido e comprado, apenas penhorado, algo que por outro lado tem um tratamento tributário diferente do da compra / venda.
cTokens, conheça os tokens Compound
Uma das partes fundamentais na operação do Compound são os conhecidos cTokens. São tokens criados pela Compound para monitorar e controlar os empréstimos e juros gerados na plataforma. Em poucas palavras, cTokens são uma unidade de conta dentro do Compound.
Por exemplo, quando um usuário injeta fundos em um grupo de empréstimos, é emitido um saldo correspondente em cTokens. Esse saldo da cTokens é diretamente proporcional à sua participação no grupo de crédito. Assim, cada ativo aceito pela plataforma tem seu par no cToken. Por exemplo, DAI tem seu cDAI e Ether tem seu cEther.
Além disso, esses tokens funcionam de acordo com o padrão ERC-20. Portanto, são tokens que podemos armazenar em nossas carteiras e até mesmo trocá-los sem problemas.
Governança dentro do Compound (COMP)
Compound (COMP) começou como um projeto com controle centralizado, onde Compound Labs Inc. tinha controle absoluto sobre ele. No entanto, isso começou a mudar em maio de 2020, quando a Compound iniciou sua transição para a governança comunitária.
Para conseguir isso, Compound criou o token COMP. Os detentores de tokens são aqueles que têm o poder de fazer propostas e votar nas decisões relacionadas a como o Composto será desenvolvido ou executado. No total, pode haver apenas um total de 10 milhões de tokens COMP, que são distribuídos da seguinte forma:
- 24% (2.396.307 COMP) para os acionistas da Compound Labs, Inc.
- 22,25% (2.226.037 COMP) para os fundadores.
- 3,72% (372,707 COMP) para futuros membros da equipe.
- 42,3% (4,229,949 COMP) para uso da reserva do protocolo.
- Reserva de governança de protocolo de 7,75% (775.000 COMP).
Esses tokens são gerados automaticamente a uma taxa definida pela comunidade. Assim, atualmente, a taxa de geração é de $ 0,176 em COMP para cada bloco gerado no Ethereum. Essa política de emissão permite que a Compound seja financeiramente autossustentável, especialmente para cobrir taxas de desenvolvedor, auditorias de segurança, desenvolvimento de novos recursos de financiamento, incentivos para a participação dos eleitores e incentivo à liquidez do protocolo. Em suma, a emissão do token COMP permite não apenas dar poder e recompensas à comunidade que faz a vida dentro do protocolo, mas também a ajuda a se sustentar e evoluir ao longo do tempo.
Agora, certamente você percebeu neste ponto que Compound é um protocolo DeFi que se enquadra em duas categorias. Por um lado, é um protocolo de cultivo produtivo (permite obter um retorno do investimento em dinheiro). E ao mesmo tempo, é um protocolo de mineração de liquidez (Sua participação econômica gera lucros na forma de fichas que são extraídas e distribuídas entre a comunidade). Na verdade, foi precisamente a transição para esse modelo de governança da comunidade que catapultou o Compound para se tornar um dos maiores protocolos DeFi do mundo, como podemos ver no gráfico DeFi Pulse.
Oportunidades e riscos do token Compound
Oportunidades
A união de oportunidades para produção de rendimento, mineração de liquidez e propostas de empréstimos e investimentos da Compound fazem dela uma plataforma DeFi com múltiplas potencialidades.
Por outro lado, podemos simplesmente chegar e comprar cTokens, fazer um staking deles e receber lucros por isso. Essa seria a maneira mais fácil e despreocupada de usar a plataforma.
Também podemos utilizá-lo para solicitar empréstimos, o que nos permite investir em outras plataformas, obter lucros com elas e, assim, alavancar a nossa posição. Uma agricultura de baixo rendimento, que geralmente é a estratégia que muitos usuários seguem no Compound. Também é possível avançar ainda mais nessa estratégia, desde que seu capital o permita e você tenha nervos de aço para executá-la diante da possibilidade de enormes perdas.
Além disso, você também pode investir na plataforma, ganhar tokens COMP e utilizá-los para aumentar sua participação na plataforma, gerando mais receita, combinando staking com mineração de liquidez para melhorar sua posição.
Com tudo isso, fica claro que o Compound apresenta oportunidades únicas, e tudo isso em uma plataforma com uma interface fácil de usar, com uma governança comunitária que ganha força e um protocolo que não para de evoluir.
Riscos compostos
Por outro lado, o principal risco de Compound está em um declínio acentuado nos mercados de criptomoedas. Para exemplificar isso, vamos imaginar o seguinte:
Juan pega sua bolsa e pede dinheiro emprestado de Composto, entra sua garantia na proporção de 1: 1,5 e eles aprovam seu empréstimo. Obviamente, o empréstimo tem salvaguardas e uma dessas salvaguardas é uma cláusula de liquidação que entra em vigor se o preço da garantia começar a cair e exceder o limite aceitável. Este limite é o preço mínimo pelo qual a garantia não cobre o empréstimo concedido e todas as taxas e comissões da plataforma. Portanto, nesse ponto, a Compound liquidará nossa posição e, dependendo da queda no preço de nossos tokens de garantia, nossa perda será parcial ou total.
Este exemplo não afeta apenas aqueles que pedem emprestado, mas também aqueles que têm cTokens e esperam que eles tenham lucro. E é que, afinal, não há nada que salve os números em vermelho quando um cisne negro aparece e um mercado baixista é gerado nos mercados, quebrando assim os sonhos de muitos.
Como sempre, nos ecossistemas DeFi existem muitas variáveis que podem afetar o modo como funcionam. Por exemplo, uma vulnerabilidade em um protocolo pode reduzir o token mais valioso do mundo a nada em minutos. Ou ainda um roubo que comprometa a estabilidade do mesmo, pois as reservas não suportam os danos causados.
Por isso, como sempre, tenha em mente que embora o DeFi e seus projetos sejam uma terra de oportunidades, estamos em um território novo e inexplorado, e os intrépidos nem sempre se dão bem, por isso é sempre bom ser cauteloso e ter planos. para todas as situações.
Token COMP
Desde maio de 2020, a Compound fez a transição para o que chama de ‘governança voltada para a comunidade’. Em essência, isso significa que os detentores do token Compound podem fazer propostas e votar em decisões relacionadas a como o protocolo está sendo desenvolvido e executado. Para desmistificar a abstração, isso significa ter uma participação em decidir que tipo de garantia o Compound deve apoiar ou quais devem ser as taxas de juros.
Tecnicamente, há um fornecimento total de 10 milhões de tokens COMP, 42,3% dos quais reservados para distribuição aos usuários para ganhar quando eles usam o Compound. Para cada bloco Ethereum, 0,5 COMP é distribuído pelos 9 mercados do protocolo em proporção ao interesse acumulado no mercado.
Cada um desses mercados obtém uma porção de tokens distribuídos com uma proporção de 50:50 entre fornecedores e tomadores de empréstimo de uma criptomoeda específica. Como tal, a criptografia que está ganhando mais COMP por dia muda com frequência.
Qual a previsão de preço para a criptomoeda Compound (COMP)?
De acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, em 2025 o preço do COMP deve cruzar um nível de preço médio de $1,056.76, o valor mínimo esperado do preço do Compound no final do ano atual deve ser $1,167.42. Além disso, COMP pode atingir um nível de preço máximo de $1,250.41.
Onde comprar Compound token?
A criptomoeda Compound (COMP) pode ser comprada em várias exchanges de criptomoedas principais, algumas das maiores são: Coinbase Pro, Binance, FTX e Huobi Global.
Conclusão
A criptomoeda Compound é um dos vários protocolos financeiros descentralizados que estão abertamente acessíveis a qualquer pessoa com uma carteira de criptografia. A ideia é permitir que as pessoas tenham mais acesso e controle de seu dinheiro durante a transição para um sistema totalmente descentralizado ao longo do tempo. Isso exige um certo grau de confiança para os usuários iniciais, mas, em última análise, o plano é transferir autoridade total sobre uma Organização Autônoma Descentralizada (DAO) no espírito da comunidade financeira descentralizada.