Lançado em outubro de 2010, o Clover Finance é uma plataforma de infraestrutura de blockchain que visa a compatibilidade entre cadeias para aplicativos de finanças descentralizadas ( DeFi ). No momento em que este artigo foi escrito, a Clover Finance (CLV) era negociada a $ 1,48 por token, com um suprimento circulante limitado de 128 milhões de moedas, para uma capitalização de mercado total de $ 189 milhões.
O que é Clover Finance?
Clover é um provedor de serviços DeFi centralizado em execução na estrutura de substrato do Polkadot ( DOT ) . Substrate é a camada de base do Polkadot e é uma estrutura de blockchain autônoma que permite aos desenvolvedores construir blockchains extremamente sofisticados e personalizados . Clover também aspira a competir como um pára – quedas na rede Polkadot. Se o Clover receber um slot de parachain, ele pode processar transações de maneira paralela e atingir a escalabilidade da rede Polkadot.
O Clover foi descrito como uma camada fundamental para compatibilidade entre cadeias cruzadas que pretende resolver a atual falta de comunicações de cadeias de blocos. É a primeira ponte de cadeia cruzada sem custódia e totalmente descentralizada de Ethereum ( ETH ) para Polkadot.
A infraestrutura de blockchain interoperável da Clover pretende impulsionar interações sem permissão entre cadeias cruzadas entre as redes Ethereum e Polkadot, fornecendo amplo suporte para aplicativos baseados em Máquina Virtual Ethereum (EVM). Para esse propósito, ele também possui um design de peg bidirecional (2WP) integrado para transferências de tokens de e para as duas redes, e uma seleção diversa de ferramentas de desenvolvedor nativas de substrato.
A Clover desenvolveu sua própria tecnologia 2WP internamente, utilizando a Tecnologia de Simulação SPV embutida , que permite uma comunicação de cadeia cruzada suave entre blockchains. Este sistema de peg bidirecional é um componente crítico da arquitetura do Clover, pois visa resolver alguns dos problemas de componentes centralizados que permanecem no espaço DeFi de cadeia cruzada.
Como um bônus adicional, a Clover deseja se tornar o protocolo de ponte ETH-DOT ideal. Para este propósito, ele faz uso de sua interoperabilidade cross-chain embutida e adiciona novas proposições de valor ao DeFi no Polkadot. Esses recursos são possíveis devido ao hibridismo arquitetônico do protocolo Clover.
Além de seus recursos de cadeia cruzada, a Clover está criando uma camada fundamental para que aplicativos descentralizados ( DApp ) operem sem falhas. Isso é conseguido reduzindo o limite de desenvolvimento para DApps por meio da execução de estruturas de substrato. Com a estrutura Substrate do Polkadot, os desenvolvedores podem escrever a lógica do blockchain em várias linguagens de programação populares sem a necessidade de se ater a uma linguagem primária como no Ethereum.
Em segundo lugar, oferecendo suporte a um modelo de transação sem gás para otimizar a experiência do usuário. Assim, os usuários não precisam pagar altas taxas durante o congestionamento da rede, resolvendo assim parte das dificuldades que vêm com a escalabilidade. O DApps on Clover também se beneficiará de uma série de ferramentas de desenvolvedor baseadas em substrato, incluindo habilidades de script baseadas em identidade e várias assinaturas digitais (multi-sig). Essas ferramentas ajudarão a aprimorar a segurança geral do protocolo do aplicativo. A implementação da funcionalidade multi-sig ou Threshold Schnorr Signatures em particular também melhora a descentralização. Com o Schnorr Signatures, o Clover pode acomodar até um número ilimitado de signatários para verificação da transação sem exigir altas taxas de gás .
Além disso, o projeto está lançando as bases para uma plataforma orientada para serviços financeiros integrados cross-chain compatível e centrada em DeFi em Polkadot. Isso será alcançado utilizando a base de substrato. O objetivo principal da empresa é fornecer serviços financeiros aos usuários de sua plataforma e outras iniciativas, como protocolos modulares DeFi e ferramentas de aplicativo, para promover seus objetivos iniciais.
O que o Clover Finance faz?
A Clover busca utilizar a tecnologia de cadeia cruzada líder de mercado da Polkadot para fornecer a seus consumidores a experiência DeFi mais contínua e descomplicada possível e para contribuir com o ecossistema DOT. Os protocolos financeiros descentralizados modulares da Clover incluem liquidez de depósito , negociação descentralizada , empréstimos descentralizados , dividendo simbólico, governança e protocolos de ativos sintéticos. Os detalhes desses protocolos são os seguintes:
Liquidez de staking: Os usuários podem bloquear seus tokens em pools de staking descentralizados para obter rendimentos e um derivativo de staking líquido como um recibo negociável. Por exemplo, um usuário aposta DOT e recebe SDOT em troca.
Negociação descentralizada: semelhante ao Uniswap ( UNI ), a Clover Finance oferece uma bolsa descentralizada (DEX) baseada no criador de mercado automatizado (AMM ). Em um DEX baseado em AMM, os usuários podem negociar ativos criptográficos automaticamente por meio de pools de liquidez, em vez da carteira de pedidos usada por bolsas centralizadas (CEX).
Empréstimos descentralizados: o Clover Finance permite que os usuários depositem fundos em pools de empréstimos e se tornem credores. Os usuários que desejam tomar emprestado os fundos podem se tornar tomadores de empréstimos ao colocar ativos criptográficos como garantia. Os credores recebem juros fornecendo ativos e fornecendo liquidez, enquanto os mutuários devem pagar juros para usar os fundos.
Dividendo de token: os usuários que participam da rede garantindo liquidez, negociação e empréstimo receberão incentivos de token. O dividendo de token de cada usuário é baseado em dois parâmetros, que são o número de tokens prometidos e a duração da promessa.
Governança: os detentores de tokens CLV têm o direito de participar na tomada de decisões para os protocolos DeFi. Eles podem propor, votar e implementar mudanças como nova listagem de ativos, novos modelos de taxas de juros e retiradas de reservas simbólicas.
Ativos sintéticos: os usuários que buscam resgatar os derivativos de aposta pelo token subjacente precisam aguardar um determinado período de tempo. Para resgates imediatos, os usuários podem pagar com parte de seus ativos bloqueados ou tokens CLV.
Quem está por trás do Clover Finance?
A oferta de criptomoeda Clover Finance é um dos tokens mais recentes para fazer a transição para uma bolsa importante. Isso foi desenvolvido pela mesma equipe que desenvolveu o sistema de ponto de venda (POS) Clover. As pequenas empresas podem receber pedidos, cobrar pagamentos e administrar o estoque usando este sistema de POS em rápido crescimento. Inicialmente, a investida da empresa na criptomoeda foi um pouco complicada. No entanto, com o passar do tempo, a estratégia começa a fazer muito mais sentido.
A Clover Finance levantou US $ 3 milhões em um investimento inicial neste ano, de acordo com a empresa. Uma oferta de parachain com base em Polkadot foi feita a fim de arrecadar fundos para a construção de uma ponte entre a ETH e as cadeias de blocos de Polkadot. Ele foi bem-sucedido em atingir esse objetivo. Além disso, havia um plano para estabelecer uma conexão com a blockchain Bitcoin em um futuro não muito distante. Para colocar isso sob outra luz, a estratégia da Clover Finance está começando a se encaixar. Por nada além do fato de estar atraindo a atenção dos investidores. Ele está avançando em um mundo onde as criptomoedas podem ser usadas mais prontamente para pagar por produtos e serviços em uma série de blockchains. Além disso, as taxas de gás foram reduzidas.
Em relação ao último ponto, a Clover Finance está redefinindo como as estruturas de taxas são configuradas. E, no processo, está tornando a experiência do usuário mais direta. Seu “relayer” inteligente é programado para agir em nome do remetente.
Essencialmente, isso significa que os retransmissores podem pagar pelas despesas de gás usando o mesmo token que os consumidores usam para fazer transações. Isso elimina a necessidade de confiar em uma criptomoeda básica, como Ethereum. As taxas de transação serão retiradas do ativo com o qual o usuário está lidando de forma automatizada. Pode parecer aparente, mas no reino das criptomoedas não é. Por isso, é um evento significativo.
Por enquanto, o CLV parece ter muito a seu favor. Obviamente, a interoperabilidade entre vários blockchains é a coisa mais importante a se observar primeiro. Mas também pode tornar mais fácil do que nunca o uso da criptomoeda como uma forma legítima de pagamento. Isso não deveria ser uma surpresa, considerando o fato de que se trata de uma empresa que depende de serviços de pagamento.
Histórico de preços do Clover Finance
O preço atual do CLV é $ 1,48. A capitalização de mercado do CLV está agora avaliada em cerca de US $ 190 milhões, mantendo sua posição como a 258ª posição no ranking mundial. No entanto, o CLV tem um fornecimento total de 1 bilhão de tokens com apenas menos de 129 milhões de tokens em circulação. Portanto, quando todos os tokens estiverem em circulação, o CLV terá uma capitalização de mercado totalmente diluída de US $ 1,4 bilhão.
Os investidores que compraram moeda CLV com desconto em 16 de julho viram seu dinheiro subir mais de 170%, para o preço atual de US $ 1,40 por moeda. Enquanto isso, os investidores que compraram as ações em sua alta em maio caíram mais de 90%.
O declínio vertiginoso da Clover Finance de seu ponto mais alto pode ser atribuído à atual liquidação do mercado criptográfico. O preço das criptomoedas caiu drasticamente, uma vez que os investidores estavam preocupados com o aumento das regulamentações e a recuperação econômica global, à medida que o vírus Delta se espalhava pelo globo.
Qual é o futuro do Clover Finance?
Clover Finance é um projeto com muitos patrocinadores, incluindo várias grandes bolsas de criptomoedas e instituições de investimento, como Polychain Capital, Divergence Ventures e KR1. O projeto também tem muitas parcerias estratégicas com projetos notáveis, como Polygon ( MATIC ), Chainlink ( LINK ) e Fantom ( FTM ). A Clover Finance deve seu sucesso às transações sem gás e à interoperabilidade que a plataforma alcançou por meio de sua confiável tecnologia de ponte 2WP.
Além disso, o projeto pretende se expandir para outras áreas do mundo criptográfico. Recentemente, ela anunciou uma parceria com o CryptoBlades (SKILL), um RPG baseado em tokens não fungíveis ( NFT ) com um sistema Play-to-Earn. De acordo com a Clover Finance, esta parceria dá o pontapé inicial na iniciativa de infraestrutura de várias cadeias de jogos NFT e, potencialmente, permitirá a troca entre cadeias de ativos NFT no futuro.
Conclusão
O Clover pode ser visto como a manifestação final de um parachain Polkadot, uma vez que resolve a falta generalizada de interoperabilidade no DeFi atual e nas infraestruturas de contrato inteligentes, bem como o desejo de intercomunicação entre os projetos DeFi. É o primeiro projeto a conseguir isso.
A Clover também está procurando utilizar as características de composibilidade entre cadeias inerentes ao ecossistema Polkadot para enfrentar alguns dos desafios mais urgentes no campo das Finanças Descentralizadas. Isso inclui preços excessivos de gás e redes em silos e isoladas, que já estão sendo tratados por outros projetos.
A Clover criou um sistema de peg de 2 vias compatível com EVM para ajudar os aplicativos baseados em Ethereum e suas moedas a migrar facilmente para a rede Polkadot. Um objetivo notável e bem alcançado.