Clout.art é um protocolo de mídia social baseado na Web 3.0 e um mercado de token não fungível (NFT) onde artistas, criadores e seus seguidores podem interagir uns com os outros e criar tokens exclusivos para suas postagens.
O problema com muitos criadores de conteúdo em plataformas de mídia social é a ausência de controle sobre quem obtém a receita real dos anúncios do conteúdo. Isso é exatamente o que Clout.art busca abordar.
O Clout.art permite que os criadores de conteúdo determinem um valor para suas postagens e os coloquem no mercado. Isso permite que eles ganhem diretamente com seu conteúdo, sem a necessidade de nenhum intermediário para facilitar todo o processo.
O que é Clout.Art?
Clout.art é um protocolo de mídia social baseado na Web 3.0 e mercado NFT onde artistas, criadores e seus seguidores podem interagir uns com os outros e criar tokens exclusivos para suas postagens. O objetivo da plataforma é capturar o valor da influência de uma postagem de mídia social criando um equivalente equivalente para ela no blockchain.
Este modelo visa trazer o poder de volta aos criadores de conteúdo e influenciadores por meio de receitas de publicidade direta. Isso acontecerá por meio da criação de NFTs para postagens de mídia social, permitindo que os criadores de conteúdo monetizem seu conteúdo por si próprios, sem comprometer
O projeto também está trabalhando em verticais de mercado, como esportes radicais e convencionais, momentos de influência e cultura popular. Também existem parcerias em curso para expandir o protocolo a diferentes plataformas. Tudo isso permitirá que qualquer pessoa possua absolutamente e imortalize qualquer conteúdo colocado online que se enquadre nessas verticais.
Cloud.art Dapp
A interface de Clout.art é uma plataforma Web3 integrada, disponível atualmente apenas para o blockchain Polygon (MATIC) .
No entanto, de acordo com a equipe, pode haver planos no futuro para torná-lo interoperável com outras redes, como Ethereum (ETH) e Binance Smart Chain (BSC) por meio de pontes de cadeia cruzada.
Isso também abriga os Creator Staking Pools (DCSP), garantindo a liquidez da plataforma. A versão inicial das camadas de aplicativos descentralizados (Dapp) ficará em cima do Instagram para monetização e suporte de mercado, que será completamente desacoplado de todo o back-end do Instagram, no entanto, para garantir que funcione de forma independente.
Existem várias funções disponíveis através do dapp, como compra e venda de NFTs, cunhagem de NFTs, recursos de solicitação e convite, staking e mecanismos de referência.
Gravando NFTs
A partir de agora, apenas as postagens do Instagram são suportadas para monetização. Qualquer pessoa pode cunhar um NFT que representa seu conteúdo original na plataforma de mídia social. Os usuários precisam apenas ter uma carteira compatível com Web3 para começar a cunhar tokens, como o Metamask.
Para cunhar um token, o usuário só precisa vincular a postagem no dapp por meio de seu URL original. Assim que a postagem for incluída no banco de dados dapp de Clout.art, ela registrará todos os conjuntos de dados relevantes, como o autor e o número de compromissos. Então, o autor pode começar a listá-lo na plataforma com sua própria entrada de preço.
Para concluir todo o processo de cunhagem, a postagem real no Instagram deve ser excluída permanentemente primeiro. Em seguida, o ouvinte de arte precisa confirmar se a postagem foi realmente excluída em dois minutos.
O número mínimo de seguidores necessário para aqueles que desejam cunhar uma postagem é 150. Então, eles já podem usar as ferramentas do dapp para, eventualmente, listar sua postagem no mercado.
Lazy Minting
Os NFTs podem ser criados sem incorrer em quaisquer taxas de gás por meio de uma função chamada “cunhagem preguiçosa”. Sua diferença com o processo de cunhagem original é que primeiro deve haver um receptor do NFT antes de ser cunhado.
Isso ocorre porque os NFTs em processo de cunhagem preguiçosa não são criados instantaneamente. O que o autor precisa fazer primeiro é descrever o NFT que deseja criar e assiná-lo. Em seguida, o destinatário designado do NFT fará uma reclamação sobre o NFT e também pagará as taxas de gás correspondentes.
Muito parecido com a cunhagem original, o autor também deve excluir a postagem real nas plataformas de mídia social antes que a criação real de um NFT ocorra. Em seguida, o NFT é transferido para o receptor e o fundo é liberado para o autor.
Pontuação de Clout.art
Os NFTs listados na plataforma são avaliados por um sistema denominado pontuação Clout.art. É governado por um algoritmo que determina o valor de uma postagem com base em métricas como idade da postagem, curtidas, engajamento e outros.
As pontuações fornecidas pela plataforma permanecerão sempre as mesmas e não podem ser alteradas. A faixa vai do menor de 1 ao maior de 1000. Ainda não há mais detalhes sobre como o algoritmo equilibra exatamente todas as métricas, mas eles estarão disponíveis em breve, assim que o produto for finalmente lançado.
Token SWAY
O token SWAY é o token de utilitário nativo da plataforma, que pode ser usado para pagamentos, votação e piquetagem. Ele também serve como token de suporte ao sistema de recompensa da plataforma.
Para cunhar um token, eles terão que usar a ferramenta de cunhagem NFT, que requer tokens SWAY dos autores, dependendo de seu número de seguidores e do status de validação de seu perfil.
O piqueteamento também é possível por meio de tokens SWAY. Ao depositar o SWAY no pool, eles também ganham mais tokens como recompensa. O staking também é considerado um suporte para os criadores e curadores da plataforma.
As funções de governança são fornecidas apenas aos detentores do token SWAY. Isso permite que eles votem em parâmetros específicos, como recompensas de apostas e taxas de protocolo. Esse mecanismo garante que qualquer mudança na configuração de todo o protocolo seja consensual com a comunidade.
Conclusão
Ganhar dinheiro com seu conteúdo nas redes sociais pode ser difícil e complicado. Isso ocorre principalmente porque você não tem controle direto sobre quem realmente obtém toda a receita que um criador merece, e é por isso que projetos como Clout.art são uma oportunidade bem-vinda para eles, assim como o espaço do blockchain.
Com a ajuda dos NFTs, os criadores de conteúdo podem agora finalmente reivindicar a propriedade absoluta de qualquer conteúdo online. No momento, o projeto está apoiando apenas o Instagram. Seu crescimento e expansão em diferentes plataformas de mídia social, bem como redes de blockchain são coisas que podemos esperar com entusiasmo.