A mineração de criptomoedas vem ganhando manchetes – e não é do tipo bom. Um foco crescente tem sido colocado no impacto ambiental da cripto-mineração , particularmente a mineração intensiva de energia “prova de trabalho” (PoW) empregada pela Bitcoin e (por enquanto) pela Ethereum .
Chia pretende mudar tudo isso, com um novo mecanismo de consenso de “prova de espaço e tempo” que usa armazenamento, em vez de poder de processamento, para proteger a rede. Seus criadores afirmam que é mais seguro, mais distribuído e menos dispendioso do que a prova de criptomoedas de trabalho como Bitcoin – e já se provou popular entre os mineiros, que têm abocanhado os discos rígidos necessários para “cultivá-lo”.
O que é Chia?
Chia é uma plataforma de blockchain , moeda digital e transação inteligente que visa facilitar pagamentos internacionais, serviços de custódia e custódia institucional.
Desenvolvido pelo criador do BitTorrent Bram Cohen, o Chia foi concebido pela primeira vez em agosto de 2017 e lançado em maio de 2021 , com recompensas agrícolas chegando online em março e a criptomoeda indo ao vivo com transações habilitadas em maio.
Ele atraiu patrocinadores de grandes nomes como Andreessen Horowitz e Galaxy Digital, e tem planos ambiciosos para criar um “banco comercial internacional configurável que seja mais rápido do que o Bitcoin”.
Onde Chia difere de outras criptomoedas é em seu mecanismo de consenso de “prova de espaço e tempo” único, o método pelo qual o blockchain é protegido.
Você sabia?
O Chia foi desenvolvido por Bram Cohen, o inventor do BitTorrent.
Como funciona a Chia? O que é prova de espaço e tempo?
Chia usa um mecanismo de consenso único (o sistema que garante a integridade de um blockchain). Enquanto o Bitcoin usa um modelo de prova de trabalho com base no poder de processamento e os blockchains como Flow e Cosmos usam prova de aposta , Chia usa algo chamado “prova de espaço e tempo”.
Em vez de ter computadores potentes competindo para resolver problemas matemáticos, Chia usa espaço em discos rígidos (HDDs) e drives de estado sólido (SSDs), juntamente com uma mecânica de loteria. Os “fazendeiros” de Chia escrevem “parcelas” de 100 GB em seus discos rígidos; cada gráfico é então preenchido com hashes. Quando um novo bloco é adicionado ao blockchain de Chia, seu hash é comparado com os hashes dos motoristas dos fazendeiros. O usuário com a correspondência mais próxima vence o bloqueio e recebe a recompensa do bloqueio.
Esse é o elemento de “prova de espaço”. No entanto, como preencher discos rígidos com dados não exige muito poder computacional, em teoria a cadeia seria vulnerável a um ataque de “trituração”, em que um invasor tenta várias possibilidades para encontrar a melhor.
Para se proteger contra isso, a rede também exige que um determinado período de tempo tenha decorrido entre os blocos; isso significa que os usuários não podem simplesmente reescrever plotagens indefinidamente para quebrar a solução.
O que há de tão especial nisso?
A principal vantagem do modelo de prova de espaço e tempo de Chia, afirma, é que é mais ecológico do que a prova de criptomoedas de trabalho como Bitcoin.
Como o Bitcoin exige que os mineiros façam um investimento em poder de processamento (e, por extensão, eletricidade), ele estimulou uma corrida armamentista entre os mineiros. O consumo total de eletricidade da rede Bitcoin é agora maior do que o de alguns países . A inundação de uma mina de carvão chinesa em abril de 2021, e seu impacto na indústria de mineração de Bitcoin, também serviu para demonstrar a dependência contínua da criptomoeda de combustíveis fósseis .
Ao focar no espaço de armazenamento em vez da capacidade de processamento para proteger sua rede, a Chia consome muito menos energia. No entanto, como alguns críticos apontaram, isso não significa que não tenha impacto sobre o meio ambiente. Como exige que os discos rígidos sejam usados exclusivamente para cultivar Chia, o impacto ambiental da fabricação desses discos pode ser atribuído a Chia. Executar um nó de prova de espaço também requer que alguma eletricidade seja consumida, que, embora substancialmente menos do que a de um nó de prova de trabalho, ainda é mais do que zero – a quantidade que seria consumida se Chia não existisse.
Também houve alegações de que a agricultura de Chia causa danos , principalmente os SSDs menores usados para “plotagem” pelos agricultores. Embora o fundador da Chia, Bram Cohen, tenha contestado a ideia de que Chia “queima” discos rígidos enquanto os fazendeiros usam HDDs ou SSDs de classe empresarial, o provedor de serviços em nuvem alemão Hetzner proibiu a mineração de criptografia em seus servidores, alegando preocupações de que a agricultura de Chia poderia levar a avarias prematuras de suas unidades de armazenamento.
For some odd reason the 'Chia burns out hard drives!' is getting repeated as the fashionable fud. This is odd, because for the most part it's just plain wrong (thread)
— Bram Cohen🌱 (@bramcohen) May 16, 2021
E se a agricultura de Chia fizer com que as unidades se desgastem prematuramente, isso pode levar a um aumento correspondente no lixo eletrônico , prejudicando suas credenciais ecológicas.
O que é token XCH?
XCH é o token nativo da Rede Chia. É usado para transações e para fornecer recompensas como incentivos aos usuários.
Onde e como comprar XCH
Como um novato relativo no espaço da criptomoeda, o token XCH de Chia não está disponível em muitas das principais bolsas, como Coinbase e Binance. Pode ser adquirido em OKEx, Gate.io e MXC, entre outros. Aqui está um guia passo a passo para comprar XCH na OKEx, primeiro comprando Tether , um stablecoin , e trocando-o por XCH.
Etapa 1: Crie ou faça login em sua conta OKEx. Uma vez conectado, clique em “Comprar / Vender” e selecione USDT no menu suspenso. Escolha o valor e o método de pagamento de sua preferência e clique em “Comprar USDT”.
Depois de carregar sua carteira com USDT, vá para a página Mercados e role para baixo até encontrar a criptomoeda XCH de Chia. Clique nele e na guia “Converter”. Escolha um valor – aqui estamos convertendo 20 USDT – e clique no botão “Converter agora”. Agora você deve ter o XCH em sua carteira de câmbio.
Como cultivar Chia com um disco rígido
A agricultura de chia é bastante diferente da mineração criptográfica convencional. Para plantar sua safra, você precisa primeiro estocar um pouco de armazenamento.
Os fazendeiros de Chia normalmente escrevem seus gráficos em um SSD grande e rápido – os pequenos SSDs de consumo se desgastam rapidamente e os HDDs, embora ofereçam grande capacidade de armazenamento, são muito mais lentos. Os fazendeiros então transferem seus lotes acabados para um grande HDD. Parcelas Chia têm pouco mais de 100 GB, mas requerem até 350 GB de armazenamento temporário. Você precisará considerar seu desembolso inicial com cuidado, incluindo capacidade de SSD, capacidade de HDD e o custo de outros componentes que você pode precisar se estiver construindo do zero e, em seguida, pesar contra a probabilidade de ganhar na “loteria” que aloca recompensas Chia.
Felizmente, existem calculadoras on-line úteis que farão grande parte do trabalho pesado para você, permitindo que você calcule seus ganhos estimados com base no número de parcelas que gostaria de cultivar, seus custos de hardware e o preço atual de XCH.
Depois de montar sua construção, você precisará acessar o site do Chia para instalá-lo . Clicar em “Instalar Chia blockchain” o levará para a página Github do projeto , onde você poderá selecionar uma variedade de opções de sistema operacional com suporte (incluindo Windows, MacOS e Ubuntu) e baixar o instalador relevante.
Depois de fazer o download e executar o instalador, você verá uma tela com a opção de criar uma nova chave privada ou importar uma chave privada existente. Clique em “criar uma nova chave privada”. Isso irá gerar sua frase semente de 24 palavras, que você deve anotar e armazenar em um local seguro (é melhor não tirar uma foto dela ou armazená-la em uma unidade na nuvem, pois isso pode estar comprometido e permitir que outra pessoa o faça acessar seus fundos).
Depois de clicar na interface principal, clique em “Plots” e em “Adicionar um plot”. É aqui que você alocará espaço em disco para seus lotes Chia.
Nesta tela, você pode escolher o tamanho de seu gráfico (normalmente pouco mais de 100 GB), o número de lotes em sua unidade e configurar uma fila de lotes para rodar em série. Você também precisará definir seus diretórios temporário e final. O diretório temporário é onde os gráficos são inicialmente criados (geralmente em um SSD rápido), e o diretório final é onde eles são armazenados para cultivo, esperando para serem comparados com o desafio de bloco (normalmente em um HDD de nível comercial).
Depois de instalar o Chia, vai demorar um pouco para o blockchain sincronizar antes de você começar a cultivar, embora você possa começar a trabalhar na plotagem imediatamente.
O que vem por aí para Chia?
Chia teve um lançamento notável; mesmo antes de entrar em operação, ele estava supostamente causando a escassez de discos rígidos em todo o sudeste da Ásia. Na época, a rede Chia tinha cerca de 600 petabytes de tamanho; em maio de 2021, atingiu 10 exabytes. Como os mineiros da Ethereum abocanhando GPUs , os agricultores da Chia correram para colocar as mãos nos discos rígidos, com o presidente da Chia Network, Gene Hoffman, admitindo que “meio que destruímos a cadeia de suprimentos de curto prazo”.
Um grupo que não está reclamando são os fabricantes de discos rígidos, que viram os preços de suas ações aumentarem inesperadamente pelo aumento repentino na demanda por seus produtos.
A própria Chia Network mais do que dobrou sua avaliação para US $ 500 milhões, após levantar US $ 61 milhões de investidores como Andreessen Horowitz, Richmond Global Ventures e Breyer Capital. Hoffman chamou o financiamento de “combustível de foguete” para contratações e revelou planos para um IPO ou uma listagem pública por meio de uma fusão SPAC ainda este ano.
Enquanto isso, a empresa planeja avançar em sua missão de alcançar a adoção institucional de seu sistema de negociação e pagamento. “Chia é como o Bitcoin seria se fosse projetado com o conhecimento dos últimos 13 anos”, disse David Frazee, sócio-gerente da Richmond Global Ventures, à Bloomberg . É uma ambição elevada – mas com o Bitcoin sendo criticado por seu impacto ambiental, ainda pode haver uma abertura para uma criptomoeda ecológica.
Previsão do preço da moeda Chia (XCH)
Se você está pensando em colocar algum dinheiro na rival Chia, gostaria de saber onde ele pode estar no futuro. O token XCH exibe uma previsão de preço otimista. Na Digital Coin Price, eles veem o preço de Chia chegando a US $ 1.250 em junho de 2021 e fechando o ano acima de US $ 1.300. Eles preveem que o preço do token excederá US $ 2.700 em 2025.
Não apenas os investidores estão correndo para comprar Chia quando o preço ainda parece barato, mas os mineradores de criptografia também estão rapidamente redirecionando seus recursos para o novo token. Por exemplo, uma importante empresa de criptografia iMD Companies disse que estava apostando tudo na Chia.
“Com nossa extensa pesquisa, acreditamos que Chia veio para ficar e será utilizada em um nível financeiro global”, disse o CEO da iMD, Rick Wilson.
Conclusão
Presume-se que o valor da Chia Networks continuará a se expandir porque a escassez incentiva aumentos de preços. Além disso, lembre-se de que existe o mesmo risco em todos os investimentos. Portanto, nosso conselho para todo investidor que só invista se for capaz de arcar com a perda. Junto com ele, reúna todas as informações relacionadas a determinada moeda ou token em que você deseja investir. Aqui, já fornecemos a Previsão de Preços da Chia Network (XCH) que ajuda todos a saberem mais informações relacionadas a esta moeda.