CertiK Chain é uma blockchain de prova de participação delegada e de segurança em primeiro lugar, para execução confiável de aplicativos de missão crítica, incluindo DeFi, NFTs e veículos autônomos. A CertiK Chain prioriza a compatibilidade entre cadeias, construída como um Cosmos Hub com compatibilidade total com EVM e Hyperledger Burrow, bem como compatibilidade com eWASM e AntChain da Ant Financial.
O que é CertiK (CTK)?
CertiK Chain é um projeto de blockchain de segurança iniciado pela CertiK, apresenta um design inovador para garantir seus objetivos de segurança.
A principal inovação da CertiK Chain é o mecanismo de consenso de prova de participação (PoS) delegado que aborda os vários estágios dos processos de implantação de aplicativos: compilação de contrato inteligente; verificação do bytecode compilado em relação ao código-fonte; e verificação em nós para execução. O uso de PoS delegado com sua segurança comprovada nos permite tomar medidas fortes contra ataques como transações falsas de cadeia cruzada ou hacking de computadores quânticos.
A arquitetura CertiK Chain compreende seis módulos independentes para cada uma dessas etapas. Cada módulo é responsável por compilar e verificar o código-fonte, verificar os resultados da compilação, gerar uma assinatura a partir do código-fonte e montar blocos a partir da assinatura. Os módulos se comunicam por meio de canais de comunicação implementados em Ethereum e IPFS.
CertiK Chain suporta vários protocolos como ERC20, ERC223 e Nano com garantias de compatibilidade. Além disso, as principais linguagens de contrato inteligente podem ser adotadas enquanto ainda suportam os outros protocolos mencionados acima. O foco da CertiK Chain está no suporte a aplicativos convencionais em sua totalidade para garantir a liquidez do mercado – não apenas protocolos proprietários usados por uma única organização ou grupo de organizações.
Como funciona CertiK (CTK)?
O CertiK (CTK) foi projetado não apenas para fornecer segurança para protocolos blockchain, mas também para fornecer segurança para qualquer outro aplicativo baseado em contrato inteligente. A equipe tem como objetivo fornecer aos desenvolvedores e usuários as ferramentas necessárias para aprimorar a segurança de seus ativos digitais, aproveitando a tecnologia da CertiK.
A CTK vai um passo além com sua oferta, adotando a abordagem “segurança em primeiro lugar” da comunidade blockchain e aplicando esse método a diferentes classes de ativos, como criptomoedas como Bitcoin e Ethereum. O projeto CertiK afirma que, a menos que um produto ou projeto seja seguro primeiro, ele não será bem-sucedido – mesmo que outros produtos possam ter propostas de valor semelhantes.
A abordagem blockchain da CTK é abordar todo o processo de implantação do aplicativo, em vez de se concentrar apenas em seu resultado – o aplicativo implantado.
Os principais componentes da CertiK Chain incluem:
- Segurança Oracle : Protege transações on-chain e protege projetos de criptografia de ataques maliciosos, realizando verificações de segurança em tempo real, alimentadas por uma rede descentralizada de operadores. Mais informações podem ser encontradas aqui .
- CertiKShield : Oferece reembolsos flexíveis e descentralizados de ativos criptográficos perdidos, roubados ou inacessíveis de qualquer rede blockchain devido a problemas de segurança. Ao alavancar as pontuações do Security Oracle em tempo real e o sistema de governança da CertiK Chain, uma rede descentralizada de membros pode fornecer garantias, receber recompensas e votar em solicitações de reivindicação para proteger as comunidades blockchain.
- DeepSEA : Uma linguagem de programação segura e uma caixa de ferramentas do compilador compatível com a máquina virtual da CertiK Chain , juntamente com o Ethereum WebAssembly e AntChain da Ant Financial .
- CertiK Virtual Machine (CVM) : Totalmente compatível com a Ethereum Virtual Machine (EVM), o CVM permite que os usuários acessem, verifiquem e incorporem contratos inteligentes e informações de segurança de blockchain. Isso permite que os contratos inteligentes alterem seus comportamentos com base nos certificados de segurança de outros contratos inteligentes. Por exemplo, um contrato de empréstimo só pode fornecer um empréstimo a um contrato DAO se demonstrar segurança comprovada.
A CertiK comprometeu 1.000.000 CTK a serem usados para financiar o Pool de Reembolsos CertiKShield da Binance Smart Chain, permitindo que os membros protejam seus ativos contra perdas causadas por roubo ou mau funcionamento do código.
Oráculo de Segurança
O Security Oracle é formado por uma rede descentralizada de operadoras que usam tecnologias de segurança líderes do setor para avaliar a confiabilidade de contratos inteligentes de missão crítica, como os usados no DeFi. Em troca dessas pontuações atualizáveis em tempo real, esses operadores recebem recompensas CTK. O Security Oracle é interoperável com qualquer protocolo, permitindo que seus usuários tomem decisões educadas antes de interagir com contratos inteligentes. Contratos inteligentes integrados ao Security Oracle podem sinalizar e evitar que transações maliciosas ocorram, evitando situações de perda de ativos criptográficos.
CertiKShield
CertiKShield é um sistema de associação descentralizado para permitir reembolsos de criptomoedas perdidas ou roubadas de qualquer protocolo. As decisões de reembolso são totalmente tomadas a critério dos membros do CertiKShield, que podem ser projetos de blockchain ou apoiadores individuais da comunidade. Os membros podem participar contribuindo com suas próprias garantias como Provedores de Garantias, comprando proteção para suas criptomoedas como Compradores de Escudo, ou ambos.
Os Provedores de Garantias ganham recompensas de staking em seus CTKs staking, enquanto também ganham uma parte das taxas contribuídas pelos Shield Purchasers. Os Compradores de Escudo reservam fundos do Pool para serem usados como reembolsos para seus próprios ativos de criptomoedas, pagando uma taxa em CTK que vai diretamente para os Provedores de Garantia. Uma lista crescente de clientes auditados publicamente visíveis pode ser encontrada aqui.
DeepSEA
DeepSEA é uma linguagem de programação segura e uma cadeia de ferramentas de compilador compatível com CVM, EVM, eWASM e AntChain da Ant Financial. A DeepSEA recebeu bolsas de pesquisa da Ethereum, IBM-Columbia e Qtum para impulsionar sua linguagem de programação hiper-segura. Durante a codificação no DeepSEA, as provas matemáticas são geradas automaticamente para comprovar o alinhamento entre a especificação pretendida e o código real, permitindo maior profundidade de verificação formal e correção.
Máquina Virtual CertiK (CVM)
Embora totalmente compatível com EVM, o CVM foi projetado para seguir a VM universal líder encontrada em computadores em todo o mundo, o modelo de processo x86–64 OS, com possíveis extensões para arm64 no futuro. O CVM permite parâmetros de segurança on-chain para permitir que contratos inteligentes interajam de maneira diferente entre si de acordo com sua tolerância ao risco. Além disso, o CVM foi projetado para oferecer suporte a um sandbox de contrato inteligente, isolando a operação de contratos inteligentes (especialmente aqueles que ainda não foram protegidos) do restante do sistema.
Qual o diferencial do projeto CertiK (CTK)?
CertiK (CTK) é uma estrutura de verificação formal para contratos inteligentes que se concentra em encontrar vulnerabilidades no código. A equipe pretende ser a primeira empresa a trazer o conceito de “verificação formal” para o espaço blockchain – um conceito que foi inicialmente cunhado pelo professor Stephen Cohen da Universidade de Princeton, que afirmou (com sua equipe): “É sabido que não há uma maneira geral e eficaz de provar a correção do programa e que muitos erros são descobertos apenas quando já causaram danos substanciais na prática”.
A CertiK em sua totalidade se concentra em tornar os contratos inteligentes mais seguros e protegidos. Os sistemas sofisticados que suportam contratos inteligentes são, em muitos casos, mais importantes que os próprios aplicativos. Isso ocorre porque é mais difícil para os desenvolvedores desenvolverem código seguro para um produto que não possui um sistema que possa dar suporte e verificar o código, bem como levar em consideração quaisquer riscos que possam ocorrer.
Token CTK
A CertiK tem um fornecimento circulante de 73 milhões de tokens CTK e um fornecimento total de 108 milhões de tokens.
Certik (CTK) Coin é a criptomoeda da Certik que pode oferecer prova de participação na segurança do blockchain. A organização Certik oferece proteção em tempo real para blockchains por meio de várias auditorias. A criptomoeda usada pela organização é conhecida como CTK Coin. A CTK Coin, que surgiu em 2017, é usada como ferramenta de pagamento para aproveitar o Certik, o sistema de segurança cibernética para o blockchain.
Onde comprar o token CTK?
A criptomoeda CTK pode ser negociada nas seguintes exchanges:
- Binance
- Gate.io
- Bitfinex
- Bitrue
Previsão de Preço da criptomoeda CertiK (CTK)
O preço do CertiK está previsto para atingir um nível máximo de $2.880 ao longo de 2022. Já em 2023 de acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, CertiK (CTK) pode atingir um nível máximo de $5.542, com o preço médio de negociação de $4.122.
Em 2025 de acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, CTK deve cruzar um nível de preço médio de $6.682. O valor mínimo esperado do preço do CertiK no final do ano atual deve ser $6.170. Além disso, CTK pode atingir um nível de preço máximo de $6.810.
Conclusão
CertiK é desenvolvida por uma equipe altamente qualificada e experiente. Devido ao constante desenvolvimento da tecnologia de contratos inteligentes, todo o potencial de um projeto capaz de validar completamente contratos inteligentes ainda não se concretizou. Como os contratos inteligentes governam uma quantidade significativa de ativos do ecossistema, um mecanismo de certificação é crucial para garantir que o código esteja correto e evitar perdas ou hacks inesperados.