O Bitcoin Lightning Network é uma solução de segunda camada que usa canais de pagamento para liquidar transações rapidamente sem ter que esperar por confirmações de bloqueio.
É possivel comprar uma xícara de café usando Bitcoin? Antes do advento da Bitcoin Lightning Network, a resposta era certa. Bem, não mais!
Com o valor cada vez maior e a adoção do BTC dificultaram seu uso para micro transações pequenos pagamentos para bens de uso diário. Se o Bitcoin deve ser um sistema de pagamento ponto a ponto global, ele precisa ser escalonado. Taxas altas, rede congestionada, longos tempos de confirmação de transações levaram a comunidade Bitcoin a buscar novas soluções. A Lightning Network é uma delas.
O que é a Bitcoin Lightning Network?
Bitcoin Lightning Network é uma solução de segunda camada que usa canais de pagamento para liquidar transações rapidamente sem ter que esperar por confirmações de bloqueio. Proposto pela primeira vez por Joseph Poon e Thaddeus Dryje em 2015 , agora está sendo desenvolvido pela Blockstream , Lightning Labs , ACINQ e outros contribuidores para a comunidade Bitcoin.
Não é nenhum segredo que o Bitcoin tem uma baixa média de processamento de sete transações por segundo (TPS) . O número está longe dos principais processadores de pagamento globais como VISA (24,00 TPS), PayPal (193 TPS), criptomoedas alternativas como XRP (1500 TPS) ou mesmo Ethereum (ETH) (20 TPS).
A Bitcoin Lightning Network não tem nenhum limite superior em relação ao TPS, pois um único canal na rede pode processar mais de 250 TPS e não há limite de quantos canais podem se conectar à rede.
Como funciona a Lightning Network?
Fundamentalmente, a Lightning Network permite que os usuários se envolvam em várias transações fora da cadeia, com apenas os saldos iniciais e finais da carteira sendo escritos no blockchain do Bitcoin. Tal abordagem aumenta significativamente a taxa de transferência da rede e diminui as taxas de transação. Além disso, adiciona outra camada de segurança e anonimato do usuário.
No entanto, a Lightning Network não é uma panacéia e seus críticos também apontam suas falhas, incluindo potencial centralização e segurança reduzida.
Como usar a Bitcoin Lightning Network?
Aqui estão as carteiras Bitcoin que suportam a Bitcoin Lightning Network:
- Lightning Peach (Android, iOS, Windows, Mac, Linux)
- Spark (Android, Windows, Mac, Linux)
- Tippin.me (Web)
- Bluewallet (Android e iOS)
- Breez (Android e iOS)
- Wallet of Satoshi (Android e iOS)
- Zap (iOS, Windows, Mac, Linux)
- Carteira Bitcoin Lightning (Android)
- Eclair (Android)
- Shango (Android e iOS)
- Casa Node (Hardware)
- Joule (plugin do navegador para Chrome (incl. Brave), Firefox, Opera)
Você precisará financiá-lo antes de usá-lo. Basta fazer uma transação BTC normal para o seu novo endereço de carteira Lightning.
Assim que sua carteira for financiada, você terá que abrir um canal Lightning. Cada carteira funciona de forma diferente, portanto, siga sua navegação ou tutorial para fazer isso. Assim que o canal Lightning estiver aberto, você estará livre para enviar pagamentos a outra pessoa. Além disso, há um limite de quanto dinheiro pode ser enviado e recebido pela Lightning Network. Atualmente, está em 0,168 BTC .
Observe que, com a maioria das carteiras, você não poderá receber pagamentos Lightning até que você financie uma carteira, abra um canal e faça um pagamento. Além disso, pode ser necessário que seu canal tenha liquidez suficiente para aceitar pagamentos de um determinado tamanho.