Bitcoin Gold foi fundado em 2017 para se tornar uma opção do Bitcoin mais voltada para o usuário. A rede BTG tem o objetivo de juntar a segurança, robustez e demais características do blockchain do Bitcoin, com a vantagem de experimentação e desenvolvimento.
O que é Bitcoin Gold?
No início, o objetivo do Bitcoin Gold era fornecer uma criptomoeda semelhante ao Bitcoin, mas que fosse verdadeiramente descentralizada para os mineradores. Isso fez com que um hard fork do Bitcoin e o consenso Equihash de prova de trabalho (PoW) para mineração (que favorece a mineração de GPU ) fosse adotado. Ao contrário do Bitcoin, que usa um circuito integrado específico do aplicativo (ASIC) para mineração, o Bitcoin Gold é executado em uma GPU (unidade de processamento gráfico). Como a mineração de GPU pode ser feita com dispositivos digitais comuns, mais pessoas podem participar da rede, tornando-a mais inclusiva do que o Bitcoin.
O Bitcoin Gold é estendido pela Lightning Network, uma solução de Camada 2 que é escalável e pode processar um número ilimitado de transações por segundo (TPS). O Bitcoin Gold foi criado para incentivar os desenvolvedores de blockchain a criar aplicativos, fornecendo uma plataforma com velocidade, capacidade e interoperabilidade necessárias para operações contínuas.
Recentemente, o Bitcoin Gold começou a mudar seu foco de ser uma mera “moeda de cópia” com mineração descentralizada para expandir sua utilidade para todos, começando pela interoperabilidade. Portanto, passou por uma série de ajustes para garantir que seja compatível com os melhores protocolos de contrato inteligente no ecossistema blockchain.
Como funciona o Bitcoin Gold (BTG)?
Como mencionado anteriormente, o Bitcoin Gold funciona usando o mecanismo de consenso Equihash PoW, que vincula a saída do bloco à memória disponível para armazenamento. Para entender como o BTG funciona, devemos primeiro entender dois conceitos: consenso Equihash PoW e mineração de GPU.
O Equihash, desenvolvido pela Zcash, foi projetado desde o início para ser um algoritmo PoW resistente a ASIC. Isso foi feito tornando-o um algoritmo de memória difícil — um algoritmo que requer 700 MB–3 GB de RAM para ser executado (infelizmente, ele não funciona em hardware com menos memória). Ao criar um ASIC, é caro adicionar armazenamento extra: quanto mais memória você precisa, mais caro fica… até o ponto em que é impossível lucrar. A necessidade de memória é onde entra a mineração de GPU.
A mineração de GPU permite que a GPU de um computador de jogos típico seja usada para resolver problemas matemáticos difíceis e verificar transações eletrônicas em um blockchain. Essas GPUs têm grandes capacidades e são facilmente acessíveis em laptops ou desktops comuns com a placa gráfica apropriada, tornando-as compatíveis com o protocolo Equihash.
O BTG trabalha com o consenso Equihash PoW, que requer memória e GPUs que tenham o poder de memória correspondente prontamente disponível nas mãos da maioria, para criar uma experiência de mineração mais descentralizada e uma plataforma segura para desenvolvedores e aplicativos. De certa forma, também reduz os excessos de mineradores industriais que podem representar uma ameaça ao sistema descentralizado.
O plano principal para o Bitcoin Gold era utilizar o blockchain do Bitcoin mas mudar completamente o algoritmo pelo qual as moedas são extraídas – para permitir mais participação e DeFi. Enquanto o BTG manteve os casos de uso do Bitcoin, ele também pegou novos ao longo do caminho. Bitcoin Gold é usado como:
- Pontes de código aberto para aplicativos
- Um meio de troca durante as transações
- Recompensas para mineração
- Um ativo de investimento
Características principais
Um novo e diferente algoritmo de mineração
O Bitcoin Gold usa o algoritmo Equihash para minerar novos blocos e transações, ao contrário do algoritmo SHA-256 adotado pelo Bitcoin. Embora ambos sejam algoritmos PoW – exigindo que os mineradores resolvam problemas matemáticos criptográficos complexos para minerar um bloco – os mineradores de Bitcoin têm a vantagem de usar equipamentos de processamento caros, como ASICs.
Para não ser ofuscado, o Bitcoin Gold oferece uma oportunidade de mineração igual para todos, o que é indiscutivelmente mais próximo da visão de Satoshi Nakamoto de “uma CPU, um voto.
Proteção de repetição
Um problema típico com qualquer bifurcação de blockchain é a repetição da transação. Uma repetição é um risco, porque as blockchains originais e recém-ramificadas têm os mesmos históricos de transações. Atores maliciosos podem usar essa vulnerabilidade para replicar a mesma transação do blockchain primário para o bifurcado para receber o dobro da criptomoeda. A blockchain Bitcoin Gold implementa proteção de repetição que torna as transações de uma blockchain inválidas na outra.
Bitcoin Gold (BTG) vs. Bitcoin
A principal diferença entre o Bitcoin Gold e seu antecessor, o Bitcoin, está em seus algoritmos de mineração. Enquanto eles são executados no mesmo mecanismo de consenso (PoW), o Bitcoin usa ASIC, um método especializado de mineração de dispositivos, para verificar as transações. Esse modelo cria autonomia para um grupo seleto de indivíduos que podem pagar.
Por outro lado, o processo de mineração do Bitcoin Gold acomoda o sistema de mineração GPU, permitindo que um número maior de pessoas acesse a rede. Também torna a rede de validação mais vasta, contribuindo assim para uma proteção mais forte contra um possível ataque de 51%.
Outra grande diferença entre Bitcoin e Bitcoin Gold são suas respectivas taxas de adoção. Embora eles pertençam à mesma família, as taxas de adoção do Bitcoin Gold são muito mais baixas do que as do Bitcoin, com o valor de mercado do Bitcoin mais alto do que o do Bitcoin Gold em mais de 100 vezes até o momento. Essa lacuna resulta tanto da diferença no valor de cada moeda, quanto na aceitação global de cada uma.
Em termos de investimento, o Bitcoin é mais avançado que o Bitcoin Gold, tendo atingido vários recordes , um status que o BTG não alcançou. Para ser justo, o Bitcoin Gold ainda está em sua infância, enquanto o Bitcoin existe desde 2009.
Bitcoin Gold possui um fornecimento máximo de 21.000.000 tokens BTG, e um fornecimento total de 17.513.924 tokens BTG. O fornecimento em circulação é igual ao fornecimento total. Do valor total de tokens BTG, 30% foi para o desenvolvimento do blockchain e do projeto. Outros 15% foram separados para o suporte e desenvolvimento do ecossistema, e outros 15% foram distribuídos para a comunidade BTG.
Cerca de 20% do fornecimento total de token BTG foi reservado para despesas anuais. Perto de 7% dos tokens BTG foram reservados para recompensas e colaboração com aplicativos, enquanto outros 5% foram para recompensas para a equipe de fundadores. Os 8% restantes dos tokens cobriram os custos pré-fork e o desenvolvimento da comunidade.
Onde comprar o token BTG?
A criptomoeda BTG pode ser negociada nas seguintes exchanges:
- Binance
- Bybit
- OKX
- Huobi Global
O BTG é um bom investimento?
Ter um bom retorno sobre o investimento (ROI) é a principal razão para qualquer investimento. De acordo com alguns analistas, parte do sucesso do Bitcoin Gold está no seu ROI. Embora o Bitcoin Gold possa não ter experimentado o tipo de ATHs e taxa de adoção que o Bitcoin tem, sua flutuação no preço ainda é considerada um ponto de interesse positivo.
O roteiro do Bitcoin Gold para 2022 se concentra na escalabilidade e interoperabilidade entre blockchains. As mudanças e atualizações feitas na rede refletem o potencial futuro do token BTG em valor e adoção e, pelo que podemos ver, ele tem muito potencial. Ele resolve completamente o problema de escalabilidade que afeta a rede principal do Bitcoin.
Tendo dito isso, antes de fazer qualquer investimento, faça suas pesquisas, investir em criptomoedas é altamente arriscado e especulativo, e este artigo não é uma recomendação do redator para investir em criptomoedas.
Conclusão
O BTG aprimora e amplifica o mundo das criptomoedas com um blockchain diretamente compatível com o do Bitcoin, mas sem utilizar recursos como poder de hash do Bitcoin e sem competir pelo título de “verdadeiro Bitcoin”. A empresa tem o objetivo de apresentar uma moeda com as capacidades de implementação do Bitcoin, no entanto, expandindo os benefícios de uso da moeda para os desenvolvedores de DeFi e dApp.