O que é Bitcoin Cold Storage?
Quando você imagina um armazenamento frio Bitcoin, pode ver uma geladeira moderna e de ponta escondida em algum lugar em um bunker ultrassecreto. No entanto, carteiras frias de Bitcoin, para a decepção de alguns, são meras notas de papel, coisas ou dispositivos que são mantidos offline.
Eles assumem a forma de carteiras de hardware, carteiras de papel, pen drives, dispositivos de armazenamento de dados criptografados e até mesmo itens de portador físico.
A regra fundamental para uma carteira ser classificada como um armazenamento frio de Bitcoin é a capacidade de armazenar chaves privadas de Bitcoin e mantê-lo offline para que seja possível roubá-lo pela Internet.
O armazenamento (ou uma carteira) protege o código secreto de que você precisa para usar seus Bitcoins e ajuda a gerenciar transações, algo como uma conta bancária privada na Internet. O código, que funciona como uma senha, é chamado de “chave privada” e é vital para a segurança do seu dinheiro.
Qualquer pessoa que obtiver sua chave privada pode roubar seus Bitcoins. E se você perder sua chave, seus Bitcoins também desaparecerão. Portanto, é importante proteger as chaves privadas contra perda acidental e fazer backup delas.
Portanto, armazenamento frio de Bitcoins refere-se a manter uma reserva de Bitcoins offline. Freqüentemente, é uma precaução de segurança necessária, especialmente se você lida com grandes quantidades de Bitcoins. É considerada a forma mais segura de proteger seus ativos digitais.
Quando você deve usar uma carteira fria
Considere uma carteira offline (também conhecida como “fria”) para armazenamento se:
– Você precisa armazenar uma grande quantidade de Bitcoins e a segurança é a principal prioridade;
– Você não precisa usá-lo com frequência ou acessá-lo a qualquer hora e em qualquer lugar;
– Você prefere proteger seus fundos por conta própria em vez de confiar em terceiros;
– Você está pronto para pagar pelo hardware (normalmente de cerca de 50 a algumas centenas de dólares);
– A privacidade é importante para você.
Armazenar Bitcoin offline em armazenamento refrigerado oferece bastante flexibilidade. Você pode usar uma unidade USB ou outro meio de armazenamento de dados offline armazenado em um local seguro, uma carteira de papel, um item de portador, como uma moeda “Bitcoin” física, ou comprar uma carteira de hardware offline dedicada.
Como configurar o armazenamento a frio Bitcoin depende muito do método de armazenamento. Se você quiser usar papel, verifique nosso guia sobre como fazer uma carteira de papel .
Se você pensa em comprar uma carteira real de hardware, como Ledger ou Trezor , basta seguir as instruções que a acompanham.
Carteiras Bitcoin quentes e frias
As chamadas carteiras Bitcoin online ou “quentes” são menos seguras devido à ameaça de hacking. As carteiras da Web são especialmente vulneráveis, pois a maioria delas exige que você revele sua chave privada a terceiros ou introduza um risco de contraparte.
Apesar disso, a maioria dos detentores de criptomoedas usa carteiras quentes e frias. Carteiras quentes são mais adequadas para negociações frequentes e gastos diários, enquanto carteiras frias são melhores para manter seus ativos criptográficos a longo prazo.
Portanto, uma recomendação padrão é utilizar os dois tipos de carteiras. Tenha pelo menos uma carteira quente com uma pequena quantidade de Bitcoin para transações diárias e uma ou várias carteiras frias para garantir grandes somas. Você pode ter quantas carteiras quiser, portanto, se você é hábil no manuseio de chaves privadas, quanto mais carteiras, melhor.
Riscos de armazenamento refrigerado de Bitcoin
Se você decidir ir para uma carteira fria, tome cuidado com os riscos a seguir.
- Se você optar por usar uma carteira de hardware, certifique-se de fazer backup e armazenar com segurança suas palavras de seed / recovery.
- Ao contrário das carteiras de hardware, os USB podem ser comprometidos e hackeados.
- Os dispositivos de hardware podem ser quebrados ou danificados.
- Se você optar por usar uma carteira de papel, esteja ciente de que qualquer pessoa que a vir pode copiar suas chaves de escrita e roubá-la.
- Um erro na transcrição pode causar perda de fundos.
- O papel pode apodrecer, rasgar ou queimar.
- Todos os dispositivos podem falhar, tornando a recuperação de dados bastante cara.
Em suma, o armazenamento a frio é uma opção altamente segura para manter seus ativos digitais. No entanto, esteja ciente de que, se for implementado de forma imprudente, mesmo o armazenamento refrigerado mais seguro não poderá protegê-lo contra roubo. Lembre-se de manter a privacidade das informações sobre sua economia com Bitcoins, sempre faça backup de suas chaves privadas e fique seguro.