O Bitcoin foi construído de forma que nenhum grupo ou pessoa pudesse controlá-lo. Embora seja ótimo na prática, as coisas podem ficar complicadas quando a comunidade não concorda sobre o melhor caminho a seguir. Isso levou a quase 2.000 garfos da rede Bitcoin. Algumas dessas bifurcações levam à criação de novas redes inteiramente. Entre as novas redes que surgiram está o Bitcoin Cash, indiscutivelmente a maior a emergir do bitcoin . Exploraremos o gêmeo bitcoin em mais detalhes abaixo.
O que é Bitcoin Cash?
Bitcoin Cash é uma versão do Bitcoin, mas com várias diferenças importantes. O maior é o tamanho do bloco – que corresponde a quantas transações um bloco pode conter. No Bitcoin, o tamanho do bloco é de 1 MB, enquanto no Bitcoin Cash é de 8 MB. Isso significa que cada bloco no Bitcoin Cash pode conter oito vezes mais informações – e, portanto, pode verificar as transações mais rapidamente. Posteriormente, aumentou ainda mais o tamanho do bloco para 32 MB em maio de 2018, dando-lhe mais uma vantagem nesse campo.
Outra diferença importante são os custos de transação – a quantia de dinheiro que os mineiros cobram para verificar cada transação. Esta é uma característica de ambas as redes, porém o Bitcoin Cash tende a ter menores custos de transação, graças à maior quantidade de dados que podem entrar em cada bloco.
Você sabia?
Bitcoin Cash é às vezes abreviado para Bcash.
Quem inventou isso?
A ideia do Bitcoin Cash foi apresentada por um grupo de desenvolvedores de Bitcoin. No entanto, a pessoa mais diretamente conectada à moeda hoje é Roger Ver, um dos primeiros investidores e adotantes do Bitcoin.
Uma breve história
- Junho de 2017 – um grupo de desenvolvedores e mineradores do Bitcoin apresentou uma proposta chamada Bitcoin ABC, que queria aumentar o tamanho do bloco
- Julho de 2017 – nem todos concordaram com a mudança proposta
- Agosto de 2017 – Bitcoin hard forks levando à criação do Bitcoin e Bitcoin Cash
O que há de tão especial nisso?
Como o Bitcoin, a ideia fundamental do Bitcoin Cash era criar uma moeda digital que as pessoas pudessem usar para comprar bens e serviços. Ele compartilha a mesma história do Bitcoin e, como tal, pode ser usado para muitas das mesmas coisas.
Porém, mais recentemente, a comunidade vem desenvolvendo novos recursos para melhorar a usabilidade da moeda. Uma inovação específica esperada em breve é o uso de contratos inteligentes.
Como o Bitcoin Cash é produzido?
O Bitcoin Cash, por compartilhar a mesma história do Bitcoin, é produzido da mesma maneira. Os mineiros estão tentando decifrar o quebra-cabeça diabolicamente difícil no centro da rede. Esse quebra-cabeça específico é chamado de PROVA DE TRABALHO.
Se o mineiro resolver o quebra-cabeça e verificar o bloco, receberá 12,5 BCH e todas as taxas de transação desse bloco. A ligeira diferença entre Bitcoin e Bitcoin Cash vem com a classificação de dificuldade – quão difícil é para um computador resolver o bloqueio. Como os blocos são significativamente maiores, isso os torna mais difíceis de rachar e mais difíceis para os pequenos mineradores resolverem os blocos.
Você sabia?
Cientistas do Bitcoin da Bitcoin Unlimited revelaram que mineraram o primeiro bloco de 1 GB do mundo, 1.000 vezes maior do que o tamanho normal.
Como funciona o token Bcash?
Ele opera da mesma maneira que o Bitcoin – a única diferença para os usuários é que a rede Bitcoin Cash pode verificar as transações mais rapidamente do que o Bitcoin.
Você precisa de uma carteira Bitcoin Cash para enviar e receber a moeda, e ela pode ser usada para comprar uma variedade de bens e serviços.
Você sabia?
Bitcoin Cash foi a primeira bifurcação bem-sucedida em Bitcoin, e continua sendo o único que sobreviveu e aumentou significativamente em valor.
O que você pode fazer com o token Bcash?
Você pode fazer quase o mesmo tipo de coisas que faz com o Bitcoin. A equipe por trás do Bitcoin Cash está atualmente desenvolvendo contratos inteligentes para a plataforma, o que permitiria que a moeda fosse usada de maneira semelhante a outras redes como a Ethereum.
O futuro
Foi uma das poucas moedas a desviar do Bitcoin e sobreviver. Existe alguma controvérsia em torno da moeda e seus defensores, principalmente como ela está sendo comercializada como o “verdadeiro Bitcoin”.
No entanto, como muitas outras criptomoedas, seu futuro depende de quantas pessoas a adotarem, quantas empresas irão aceitá-la e com que rapidez a rede pode evoluir para acompanhar a rápida taxa de mudança no setor.