Big Green é uma organização sem fins lucrativos USA 501c3 que acredita que o cultivo de alimentos muda vidas. Estão lançando uma DAO (Organização Autônoma Descentralizada) como um experimento para democratizar e descentralizar as doações.
O que é Big Green DAO?
O Big Green DAO foi criado pela Big Green, organização sem fins lucrativos de Kimbal Musk que se concentra em iniciativas de justiça alimentar e jardinagem. O DAO ajudará a descentralizar e reestruturar o processo de concessão de doações. Kimbal Musk, irmão do empresário mundialmente famoso Elon Musk, fundou a Big Green em 2011. Desde então, a organização fundou e apoiou programas de jardinagem em escolas nos Estados Unidos.
Musk e seus cofundadores procuraram promover uma alimentação mais saudável e a conscientização ambiental, incentivando as crianças a sair e cultivar sua própria comida. Agora, eles esperam que seu mais recente projeto, Big Green DAO, interrompa o processo de concessão de doações e promova um cenário filantrópico que capacite organizações sem fins lucrativos a maximizar seu impacto.
História do Big Green DAO
Big Green DAO representa a união de um modelo filantrópico antigo e uma nova abordagem de organização social. Ao longo de seus primeiros dez anos de existência, a Big Green operou como uma instituição de caridade ecológica padrão. O grupo desenvolveu Hortas de Aprendizagem em escolas de todo o país, dando aos alunos uma maneira prática de aprender sobre o mundo natural. Agora, Kimbal Musk e outros líderes da instituição de caridade estão procurando aproveitar o poder e a energia da Web 3.0 para promover seus objetivos. Se o Big Green DAO for bem-sucedido, poderá inaugurar uma nova era de doações de caridade.
Quem é Kimbal Musk?
Embora certamente menos conhecido do que seu irmão mais velho Elon, Kimbal Musk desfrutou de uma carreira proeminente. Depois de encontrar sucesso como investidor e empresário durante os primeiros dias da internet, ele se tornou chef e dono de restaurante. Ele abriu uma rede de restaurantes focados na comunidade nos Estados Unidos em locais que incluem Boulder, Denver e Chicago. Ele também atuou como CEO de uma rede de publicidade que mais tarde foi vendida para o Walmart. Ao lado de seu trabalho nas indústrias de restaurantes e publicidade, Kimbal Musk trabalhou extensivamente como filantropo, concentrando-se nas questões de justiça alimentar e sustentabilidade ambiental.
Por sete anos, ele apoiou um grupo de caridade chamado Growe Foundation, que plantou hortas em escolas do Colorado. Em 2011, ele decidiu criar sua própria organização em torno desse mesmo conceito. Embora inicialmente chamada de The Kitchen Community, a instituição de caridade de Musk agora é conhecida como Big Green. Kimball Musk vem de uma renomada família sul-africana de artistas e empresários. Sua mãe, Maye Musk, é modelo e nutricionista. Seu irmão Elon, CEO da Tesla e SpaceX , tornou-se a pessoa mais rica do mundo em 2021 , enquanto sua irmã, Tosca Musk, é uma proeminente cineasta e executiva de mídia.
Como o Big Green DAO funcionará?
O Big Green DAO operará como uma comunidade autônoma de doações projetada para financiar o trabalho filantrópico de uma maneira que capacite os trabalhadores da linha de frente. A arquitetura da plataforma permite que ela opere como uma organização beneficente para fins legais. Isso significa que, para manter seu status legal, o DAO deve se concentrar apenas em questões de justiça alimentar. Os tomadores de decisão dentro da estrutura da comunidade terão o poder de avaliar ideias para doações e garantir que elas sejam da alçada da organização.
Por causa do rigor exigido em uma organização de caridade tão estreitamente definida, o DAO foi projetado com um comitê geral que fica em seu núcleo. Este comitê servirá como autoridade executiva, decidindo onde os fundos podem ser distribuídos dentro do DAO, adicionando e removendo novos membros do comitê e modificando as regras de governança quando necessário. Sob esse comitê, a própria comunidade DAO selecionará para onde enviar doações para projetos de caridade, com base em um sistema de votação por escolha. Esse mecanismo é o que torna a organização um projeto tão revolucionário no mundo da filantropia.
Como uma organização de caridade, o DAO será financiado com doações. Os trabalhadores da justiça alimentar da linha de frente podem então votar no destino dos fundos, dando a esses trabalhadores uma voz maior na concessão de subsídios para projetos futuros. Sempre que uma organização recebe uma doação, os funcionários da linha de frente da organização, que têm participação votante no DAO, podem ajudar a decidir quais outras organizações devem receber doações. Os trabalhadores serão proibidos de votar em suas próprias organizações, mas poderão usar sua experiência para decidir quais outros projetos na área merecem financiamento.
O que o Big Green DAO faz pela caridade?
Big Green DAO poderia ter um efeito transformador no mundo maior da filantropia. Até agora, a maioria dos DAOs e outras inovações da Web 3.0 foram voltadas para investidores de criptomoedas e outros indivíduos focados em tecnologia. O Big Green DAO representa uma tentativa séria de trazer as vantagens do blockchain para um novo grupo, um grupo de pessoas comprometidas em melhorar vidas e que apreciarão ter uma nova ferramenta tão poderosa à sua disposição.
Muitas pessoas na comunidade filantrópica ainda têm muito a aprender sobre a Web 3.0. À medida que expandem seu conhecimento, provavelmente perceberão muitas maneiras pelas quais os DAOs e outras inovações podem melhorar os modelos existentes. Por um lado, blockchains e contratos inteligentes podem remover muitas das ineficiências que atualmente assolam a maioria das instituições filantrópicas. Por definição, uma organização de caridade exige o envio de quantias consideráveis de dinheiro. Transações constantes são caras quando instituições intermediárias como bancos estão envolvidas. Enviar esses mesmos fundos como criptomoedas em uma blockchain pode eliminar muito da sobrecarga.
Cortar custos
O modelo do DAO também ajudará as instituições de caridade a reduzir os custos exorbitantes associados à simples manutenção das operações normais. Enviar dinheiro por meio de instituições complexas requer muito trabalho contábil e jurídico, e todas essas tarefas são realizadas por funcionários remunerados. Se as organizações puderem otimizar suas operações por meio de DAOs ou estruturas semelhantes, elas reduzirão o desperdício e, ao mesmo tempo, obterão dinheiro onde ele precisa estar mais rapidamente.
Conceder mais subsídios
Em um nível mais simples, o Big Green DAO financiará muitos projetos importantes concedendo subsídios. Os esforços de financiamento do grupo concentram-se na justiça alimentar, agricultura regenerativa, jardins públicos e educação e defesa relacionadas à alimentação. A injeção de fundos ajudará esses tipos de programas a expandir seu escopo e causar um impacto maior nas comunidades.
Democratizar a filantropia
Mais importante de tudo, o Big Green DAO democratizará a arena filantrópica, colocando grandes decisões nas mãos dos trabalhadores da linha de frente que estão mais bem equipados para tomá-las. No modelo tradicional, executivos desinformados muitas vezes são os que decidem para onde o dinheiro deve ser enviado. Neste novo DAO, os trabalhadores comuns – as pessoas que realmente veem como a justiça alimentar é melhor alcançada – votarão em quais organizações devem receber subsídios.
Essa nova dinâmica demonstra o melhor do que a tecnologia blockchain tem a oferecer. Em um mundo descentralizado e democratizado, onde os contratos inteligentes permitem que as pessoas comuns tomem decisões, os empurradores de lápis ignorantes serão enviados para a margem onde eles pertencem.
Objetivos do Big Green DAO
Os líderes da Big Green DAO esperam fazer a diferença em vários níveis. Na área específica de justiça alimentar, o grupo planeja direcionar fundos para organizações que lutam ativamente para aumentar o acesso a ingredientes naturais e saudáveis. Essas organizações se beneficiarão diretamente do financiamento fornecido pelo DAO.
Musk é um indivíduo de alto perfil, e este último projeto está atraindo o interesse de entusiastas de criptomoedas em todo o mundo. À medida que mais pessoas ouvem sobre o DAO, muitos estarão ansiosos para doar. Isso ajudará a aumentar o conjunto geral de fundos disponíveis para fazer doações. Os membros votantes do DAO poderão então canalizar esses fundos para os projetos que considerem mais valiosos.
Embora o DAO certamente tenha um enorme impacto no movimento pela justiça alimentar, Musk também está de olho em mudanças ainda maiores no mundo geral da filantropia. Se o projeto der certo, outras organizações filantrópicas podem adotar um modelo semelhante. Inúmeras instituições de caridade em vários setores podem recorrer à tecnologia blockchain como uma nova maneira de otimizar suas operações e democratizar o processo de tomada de decisão. Eventualmente, o experimento pode levar a um mundo onde as instituições de caridade possam servir melhor suas áreas de foco.
Como doar para Big Green DAO?
Desde o seu lançamento, o Big Green DAO atraiu doadores grandes e pequenos. Vários doadores de alto nível forneceram grandes quantias de fundos, algo que Kimbal Musk esperava desde o início, mas uma série de doadores menores também injetou no projeto quantias consideráveis de dinheiro. Esse apoio popular foi uma agradável surpresa para os líderes do DAO, sugerindo que a democratização da filantropia já está bem encaminhada. Se você gostaria de contribuir para o projeto ecologicamente correto, você pode fazer uma doação seguindo as instruções no site da Big Green DAO . O grupo aceita doações em muitas criptomoedas, incluindo Bitcoin e Ether.
Embora as doações não estejam sendo usadas atualmente para financiar novos projetos, elas ainda servirão para promover os esforços do grupo de uma forma ou de outra. Se o experimento DAO funcionar e mais doações forem feitas, sua doação será adicionada ao tesouro. Se, por outro lado, o experimento falhar, sua contribuição irá para os tipos de programas de aprendizado que a Big Green vem operando há anos.
Token BGD
Não há informações sobre o token BGD, de acordo com o Big Green DAO os Doadores receberão a criptomoeda RACA v2.
Qual o futuro do Big Green DAO?
Big Green DAO ainda está nos estágios iniciais de seu desenvolvimento. O projeto só foi lançado em 2021, e ainda há muito a ser determinado. Os desenvolvedores da organização são muito diretos sobre a natureza imprevisível do futuro do projeto. Eles chamam isso abertamente de experimento e admitem que não podem ter certeza de que o projeto será bem-sucedido. Dito isto, Kimbal Musk e outros líderes estão muito entusiasmados com as perspectivas do DAO. Eles entendem que criaram algo verdadeiramente único e estão ansiosos para ver aonde sua invenção os leva.
Muitos traders estão se perguntando se o Big Green DAO algum dia lançará um token associado. Como mencionado acima, vários outros DAOs éticos usaram NFTs para arrecadar dinheiro e aumentar o tamanho de suas comunidades autônomas. A Big Green, por enquanto, usa doações em vez de vendas de tokens para financiar sua missão. As regras de governança são definidas por um comitê executivo e membros da comunidade de organizações sem fins lucrativos associadas. Os tokens existem apenas como mecanismos dentro da estrutura de governança exclusiva da plataforma e não estão disponíveis para compra.
Embora a introdução de tokens não esteja no roteiro atual da Big Green, isso ainda pode acontecer em algum momento no futuro. Kimbal Musk e seus colegas são notavelmente inovadores e certamente considerarão qualquer mecanismo de financiamento que tenha se mostrado bem-sucedido em outras organizações. À medida que observam grupos como KlimaDAO e ChangeDAO terem sucesso com modelos baseados em token, eles podem ficar tentados a trazer um formato semelhante para seu próprio projeto.
Conclusão
O Big Green DAO é um experimento inédito para reconceber e reestruturar radicalmente a concessão de doações, interrompendo as estruturas de poder incorporadas ao colocar as organizações sem fins lucrativos no banco do motorista. O Big Green DAO é controlado por seus donatários e doadores. Todos têm o mesmo voto. A Big Green DAO é uma organização empolgante que pode prosperar na interseção da Web 3.0 e da filantropia tradicional.
Kimbal Musk, um inovador e empreendedor ao longo da vida, acha que encontrou uma fórmula para quebrar paradigmas. Se o Big Green DAO conseguir capacitar os trabalhadores da linha de frente e democratizar o processo de concessão de doações, outras instituições de caridade poderão adotar métodos semelhantes. Mais cedo ou mais tarde, o poder das blockchains pode mudar a filantropia para sempre.