A criptomoeda Bifrost é um parachain Polkadot projetado para apoiar seu ecossistema PoS que cobre estacagem e liquidez.
Hoje, existem vários projetos no espaço de finanças descentralizadas (DeFi) com o objetivo de fornecer opções de mineração de liquidez. Isso levou a uma competição entre diferentes produtos DeFi construídos no blockchain Ethereum. Embora possa ser considerada uma situação ideal por enquanto, a questão que permanece é se eles ainda podem continuar seus ganhos com uma versão atualizada da cadeia Ethereum ou a nova estrutura de consenso do Polkadot .
Para resolver este problema, foi criado o Bifrost. Principalmente, ele resolve dois problemas. Em primeiro lugar, a liquidez da rede e, em segundo lugar, um modelo de segurança interoperável. A equipe por trás do Bifrost aproveitou a inovação impulsionada por parachains para construir um modelo de estaca eficaz que é apoiado por um ecossistema de prova de aposta (PoS) aprimorado.
O que é Bifrost Native Coin (BNC) token
Bifrost é um projeto baseado em Kusama que permite que os usuários participem de aplicativos financeiros descentralizados (DeFi) enquanto ganham recompensas de aposta em sua criptomoeda.
O piqueteamento de criptomoedas permite que os usuários bloqueiem seus tokens em contratos inteligentes para ganhar recompensas de estaca. No entanto, uma das principais limitações do piqueteamento tradicional é que aqueles que bloqueiam sua criptomoeda não podem acessar seus fundos para participar de várias atividades DeFi.
A equipe Bifrost visa remover esse bloqueador em particular introduzindo a estaca líquida , um conceito que permite aos usuários apostar qualquer criptomoeda usando a plataforma Bifrost, como DOT ou ETH, e receber um vToken de igual valor (vDOT ou vETH) em troca.
Esses vTokens subsequentemente permitem que qualquer pessoa acesse o DeFi no Kusama sem ter que desistir de mais do que uma pequena quantidade de suas recompensas de aposta.
Espera-se que o token BNC de Bifrost seja enviado para os membros da comunidade que usam seu KSM, a criptomoeda de Kusama , para votar no aplicativo para ir ao ar como um parachain em Kusama em um processo chamado Leilão de Parachain.
Como funciona Bifrost token?
O token Bifrost permite que os usuários depositem tokens para piquetagem e, em troca, dêem vTokens que fornecem liquidez para piquetagem. Os usuários que apostam em tokens recebem recompensas de apostar em troca de tokens bloqueados. A moeda BNC é usada para coletar recompensas de apostas e verificar transações.
BFC (token Bifrost) é a moeda do ecossistema de várias cadeias da Bifrost. Os desenvolvedores pagam ao BFC para usar middleware de várias cadeias para desenvolver e executar seus DApps, minimizando o custo das taxas de gás ao usar vários protocolos de blockchain em comparação com o uso de um único blockchain. Mais especificamente, eles deverão depositar uma certa quantia de BFC e as taxas serão deduzidas disso. Quando o valor apostado atinge abaixo de um nível limite, eles serão obrigados a comprar BFCs para atingir o limite novamente.
O primeiro DApp alimentado por Bifrost é a plataforma DeFi de várias cadeias BiFi. Usando a tecnologia de várias cadeias da Bifrost, BiFi pode se conectar diretamente a várias cadeias de blocos, como Bitcoin, Tron e Klaytn, expandindo assim o ecossistema DeFi que atualmente está limitado a Ethereum.
Ecossistema Bifrost
Usuário de cadeia cruzada – são os usuários que possuem vTokens, ou outros ativos de PoS de cadeia cruzada, e recebem recompensas de aposta. Eles também podem ser os usuários que participam da mineração BNC e dos parachains Polkadot.
- Usuário votante – São os titulares de BNC que participam das decisões de governança, nó de desenfileiramento, nó de sincronização e votação do nó proxy de participação. Eles também podem participar da seleção dos ativos que a plataforma pode suportar. Os usuários votantes recebem recompensas pela manutenção da saúde da rede.
- Nó Validador – Inicialmente, há 30 nós necessários para votar nas informações de transação de validade consideradas para confirmações de bloco. Os validadores recebem 10% da receita de votos alocada aos usuários.
- Stake Proxy Node – São nós designados para dar suporte a outras cadeias de PoS em parceria com o protocolo Bifrost. Eles aceitam o proxy da estaca retransmitido por pontes de transferência conectadas a outras cadeias. Os nós proxy da estaca também podem ser conectados a outros pools de mineração e liquidez, dApps e carteiras.
- vToken DEX – Esta é a troca que fornece liquidez para o vToken e combina os usuários com e sem staking.
- Comunidade de desenvolvimento – são os usuários que criam aplicativos como carteiras e dApps ou introduzem novos recursos ao protocolo Bifrost.
Algoritmo de consenso
Bifrost implementa o algoritmo de consenso baseado em Polkadot, denominado consenso GRANDPA. Este modelo tem dois provedores de consenso distintos que são designados especificamente para produção e validação de bloco. O consenso GRANDPA permite uma produção de blocos mais rápida, mesmo quando as condições da rede são ruins.
Mineração
Bifrost tem sua própria estrutura de mineração que funciona em um sistema “One Asset, One Vote”. Isso significa que todos recebem um peso de mineração que corresponde à sua aposta em diferentes criptomoedas com suporte, como ATOM, DOT ou EOS.
Lançamento e emissão de token BNC
A rede Kusama é construída para operar dois tipos de blockchains:
Relay Chain – o blockchain principal de Kusama que fornece a segurança principal da rede e é onde as transações são finalizadas e liquidadas
Parachains – blockchains personalizados que aproveitam a segurança da corrente de retransmissão da Kusama e acessam um de seus slots de parachain limitados
O Bifrost é um dos primeiros projetos a licitar um slot de parachain na rede Kusama por meio de um leilão de parachain.
Durante um leilão de parachain, os detentores de Kusama podem vincular seu KSM em apoio ao projeto que eles acreditam que deveria receber um slot de parachain. Ao final de um determinado período de tempo, o projeto com mais KSM comprometido com sua campanha geralmente ganha acesso a um slot de parachain, permitindo-lhe operar na rede da Kusama por um período de 6 a 48 semanas.
A equipe da Bifrost irá crowdsource suporte para seu lance de leilão de parachain, aceitando contribuições da comunidade. Se a Bifrost vencer um leilão, os apoiadores deverão receber o token BNC da Bifrost .
Digno de nota, se Bifrost não conseguir ganhar um slot de parachain, o KSM comprometido com sua oferta pelos participantes da comunidade será devolvido no final da campanha de leilão de Bifrost. Se Bifrost ganhar um leilão, o KSM vinculado será devolvido aos participantes quando o acesso de Bifrost ao espaço do parachain expirar.
Para obter mais informações sobre os leilões de parachain de Kusama, visite nossa página Leilões de Parachain , que aborda o assunto com mais detalhes.
Bifrost BNC Network Design
O parachain Bifrost foi projetado para atuar como uma camada adicional entre a Cadeia de Retransmissão de Kusama e a camada de aplicação dentro da rede Kusama.
Os participantes podem enviar suas criptomoedas de prova de aposta (PoS) (como ETH, KSM ou ADA) para o protocolo Bifrost e convertê-las em um vToken correspondente (vETH, vKSM ou vADA) para ganhar recompensas de aposta.
Os vTokens fornecem a esses participantes a liquidez de que precisam para participar do ecossistema Bifrost DeFi. Por exemplo, aqueles que possuem vTokens podem usar o vTokenSwap, um pool de negociação de formador de mercado automatizado (AMM) que lhes permite negociar entre 64 pares em um único pool de 8 moedas.
É importante ressaltar que os portadores de vToken também podem usá-los para acessar outros aplicativos DeFi em parachains construídos na rede Kusama.
Tokenomics Bifrost BNC
O token BNC desempenha um papel fundamental na manutenção e operação da rede Bifrost e pode ser usado para:
- Taxas de transação – Essas taxas são cobradas por transferências, transações e ações de piquetagem feitas na rede Bifrost e mantidas em uma tesouraria para apoiar o desenvolvimento da rede.
- Colateral – Os nós participantes apostam no BNC para garantir o bom comportamento. A garantia será aumentada ou diminuída com base no desempenho do nó.
- Governança – Os titulares de BNC ganham a capacidade de propor e / ou votar em atualizações de rede, com cada voto sendo proporcional à quantidade de criptomoeda BNC que eles possuem.
Como muitas outras criptomoedas, o fornecimento total de BNC é limitado a 80 milhões de tokens BNC, cerca de 2 por cento dos quais serão alocados para aqueles que participam do leilão de parachains Kusama.
Conclusão
As opções de desenvolvimento para que os usuários obtenham lucro com seus ativos não pode ser limitado a apenas alguns recursos do blockchain. Bifrost mostrou que as inovações no aspecto de mineração de liquidez não se limitam aos contratos inteligentes, que foram popularizados no Ethereum recentemente.
Olhando para o progresso do projeto, é justo dizer que o Bifrost foi bem-sucedido em abordar o problema dos usuários de criptomoedas quando se trata de travamento e segurança de consenso. Com o recurso do Bifrost, que diminui o limite de staking, as perspectivas para sua adoção parecem ser positivas nos próximos meses.