As criptomoedas e projetos de Finanças Descentralizadas (DeFi) cresceram substancialmente nos últimos 2 anos. Como a maior parte da atividade do DeFi é atualmente conduzida no Ethereum, a rede começou a ter problemas de congestionamento que resultaram em altas taxas de rede. Isso provou ser uma barreira significativa para usuários antigos e novos com capital menor para justificar o envolvimento no DeFi.
A platforma BENQI visa aliviar esses problemas, fornecendo um Protocolo de Mercado de Liquidez em uma plataforma altamente escalável e descentralizada. Com foco na acessibilidade, facilidade de uso e taxas baixas, o BENQI democratizará o acesso a produtos financeiros descentralizados, fornecendo empréstimos sem permissão e empréstimos onde os usuários podem:
- Fornecer e retirar instantaneamente liquidez de um mercado de liquidez compartilhado
- Faça empréstimos instantâneos de um mercado de liquidez usando seus ativos fornecidos como garantia
- Tenha uma visão ao vivo e transparente das taxas de juros 24 horas por dia, com base na oferta e demanda de mercado do ativo
O que é BENQI?
BENQI é uma criptomoeda para mercado de liquidez sem custódia. Ele permite que os usuários emprestem, tomem emprestado e ganhem juros usando sua criptografia. Tem como objetivo aliviar os problemas que o cenário DeFi enfrenta como o conhecemos hoje, nomeadamente as elevadas taxas de rede e o congestionamento.
Ela criou uma plataforma para fornecer seu Protocolo de Mercado de Liquidez que é altamente escalável e descentralizado. O BENQI está, em última análise, ajudando a democratizar o acesso a produtos financeiros descentralizados por meio do poder do blockchain e do empréstimo e endividamento de criptomoedas.
Como funciona o protocolo BENQI?
O protocolo funciona permitindo que os usuários depositem seus ativos, que serão adicionados a um pool que pode ser emprestado por outros. Os usuários que fornecem liquidez ao protocolo são capazes de obter uma renda passiva, enquanto aqueles que tomam emprestado podem fazê-lo de uma forma sobre colateralizada.
Os fundos do BENQI são administrados por contratos inteligentes. Enquanto isso, no início, a governança do BENQI será liderada pela equipe fundadora do projeto, mas acabará sendo delegada a um DAO administrado pela comunidade usando tokens QI.
Quem criou o BENQI?
Uma equipe de sete membros ajudou a dar vida ao projeto BENQI:
JD Gagnon foi cofundador da Rome Blockchain Labs, Inc – uma incubadora e empresa de desenvolvimento de software – bem como CSO da Etheralabs, Inc.
Hannu Kuusi foi cofundador do Rome Blockchain Labs, Inc ao lado de JD, com mais de 20 anos de experiência na área de TIC. Ele está envolvido com criptografia desde os primeiros dias do BTC.
Alexander Szul foi outro dos co-fundadores da Rome Blockchain Labs, Inc, desenvolvendo o Velox e gerenciando o desenvolvimento da plataforma de mercado de liquidez BENQI.
Dan Mgbor tem experiência em gestão de operações envolvendo blockchain, tendo um BEng em Engenharia Eletrônica e da Computação, bem como um MSc em Business Analytics & Management Science.
Jason Tuang é um defensor da criptografia desde 2016, antes trabalhando em uma das 4 grandes empresas de contabilidade. Ele é um especialista em DeFi, trazendo seu conhecimento financeiro para o espaço do blockchain.
Hansen Niu é outro defensor da criptografia especializado em estratégia corporativa. Para a educação, ele ganhou um BEng em Engenharia Química e de Processos além de um MBA.
Dexter Lee participou dos primeiros movimentos do DeFi. Fundou uma pequena empresa que foi vendida em 2020. Formou-se em Engenharia Civil.
A Saúde do usuário deve ser monitorada para garantir que não caia abaixo de 1, pois isso resultará na liquidação da garantia do usuário para pagar a dívida mais taxas de liquidação adicionais.
Pedindo emprestado
Para permitir o empréstimo, permita que o ativo fornecido seja usado como garantia
Antes do empréstimo, o usuário deve depositar um ativo aceito para ser usado como garantia. Certifique-se de que a guia “Usar como garantia” esteja habilitada na seção “Fornecimento”, conforme mostrado na imagem abaixo:
Para permitir o empréstimo, um guia de garantia em seu ativo deve ser ativado.
O montante máximo que pode ser emprestado depende do valor depositado e da liquidez disponível. O usuário não pode tomar emprestado um ativo se não houver liquidez suficiente ou se sua saúde não permitir.
Empréstimos de ativos
Clique na guia MERCADOS do menu e clique em “Emprestar”
Selecione o tipo de ativo no menu da caixa suspensa no painel “Emprestar”
Forneça o valor desejado para pedir emprestado e clique em “Emprestar”
Assim que uma transação para confirmada, o empréstimo é bem-sucedido e começa a acumular juros a pagar
Por que pedir emprestado?
Um usuário pode querer exposição em seu ativo atual valorizando (comprando) enquanto procura entrar em outra posição com capital adicional.
Como resultado, o usuário poderia tomar emprestado, usando o ativo atual que está sendo depositado no protocolo em vez de vendê-lo totalmente. Isso proporciona ao usuário liquidez (capital de giro) sem a necessidade de vender seu ativo circulante.
Exemplo: Satoshi requer liquidez adicional para entrar em uma nova posição, mas não quer vender seus tokens $ AVAX, pois espera que seus tokens $ AVAX aumentem de valor.
Ele pode fazer o seguinte:
- Deposite $ AVAX no protocolo BENQI como garantia
- Peça emprestado $ USDT usando seu $ AVAX como garantia
- Usa o $ USDT emprestado para inserir as posições desejadas
Como adicionar QI à carteira Metamask?
Como solicitar recompensas QI e AVAX?
O que é Token BENQI (QI)?
O token QI é um ativo nativo do Blockchain Avalanche e supervisiona todo o ecossistema do protocolo BENQI, incluindo o Tesouro e futuras iterações do protocolo.
O QI deve votar e decidir sobre o resultado das propostas por meio das Propostas de Melhoria do BENQI (BIPs). O protocolo será inicialmente administrado pela equipe fundadora e, eventualmente, fará a transição para uma Organização Autônoma Descentralizada (DAO). Como parte do DAO, os detentores do token QI poderão iniciar propostas e votar em questões que orientarão o protocolo.
O suprimento total de QI será de 7.200.000.000 de tokens, e o suprimento máximo será projetado para ser totalmente distribuído até o primeiro trimestre de 2024. A distribuição de tokens é projetada para garantir que os participantes do mercado que se envolvem ativamente com a plataforma recebam tokens de QI. A maioria dos tokens será distribuída por meio do programa Liquidity Mining.