Nos últimos anos, vimos o surgimento de um novo tipo de plataforma de câmbio de criptomoeda que renuncia completamente a contas e livros de pedidos – eles são conhecidos como market makers automatizados ou AMMs.
O Balancer é uma dessas plataformas e tem gerado uma tempestade nos últimos meses. Aqui, damos uma olhada no motivo de tanto alarido.
O que é Balancer (BAL)?
Balancer é uma plataforma de troca descentralizada proeminente construída no blockchain Ethereum . Ele foi projetado para fornecer uma alternativa aberta e acessível para trocas centralizadas, permitindo que qualquer pessoa negocie ativos Ether e ERC-20 em um ambiente sem confiança e sem permissão.
O Balancer permite que os usuários negociem tokens suportados uns contra os outros, criem pools de liquidez para adicionar liquidez ao protocolo do balancer ou invistam em pools pré-existentes para obter um rendimento das negociações. Ele está em desenvolvimento desde 2018 e o lançamento de bronze do Balancer foi lançado em 2020. Desde então, ele se tornou uma das 15 principais plataformas DEX no Ethereum por volume de negociação e um dos dez maiores Ethereum DeFi DApps por valor bloqueado.
O Balancer Protocol está sendo desenvolvido pela Balancer Labs, uma empresa de tecnologia que desenvolve novos produtos baseados em blockchain. Os dois fundadores, Fernando Martinelli e Mike McDonald, têm uma longa história de construção e desenvolvimento de empresas de sucesso e trabalham ao lado de uma equipe talentosa com vasta experiência no setor de blockchain.
Como muitos aplicativos DeFi modernos, o Balancer apresenta seu próprio token de utilitário nativo, conhecido como token do Balancer (BAL). Isso é usado para participar da governança do Protocolo do Balancer e pode ser obtido fornecendo liquidez ou negociando na plataforma.
Como funciona o Balancer?
Balancer é uma forma moderna de troca descentralizada, conhecida como market maker automatizado. Isso significa que ele usa a relação entre os ativos compartilhados em um pool de liquidez para determinar o valor de cada ativo. À medida que os usuários adicionam ou removem liquidez de um lado de um pool conduzindo negociações, isso muda o índice do pool e, portanto, o preço de cada ativo.
Como muitas outras plataformas AMM, o Balancer encaminhará as negociações por meio de quaisquer pools de liquidez necessários para garantir a melhor taxa para o usuário. Portanto, os swaps podem ser diretos (por exemplo, ETH> BAL) ou indiretos (por exemplo, ETH> USDT> BAL).
O Balancer atualmente permite que os usuários criem ou invistam em três tipos de pools: Compartilhado, Inteligente ou Privado. Em uma carteira privada, apenas o proprietário pode controlar os parâmetros da carteira e adicionar liquidez; pools compartilhados estão abertos para qualquer pessoa contribuir com liquidez e têm parâmetros fixos; pools inteligentes são controlados por contratos inteligentes.
A plataforma pode ser acessada através do MetaMask, WalletConnect ou várias outras soluções de carteira e navegadores DApp que são usados para interagir com os contratos inteligentes do Balancer.
Em termos gerais, a plataforma tem três dados demográficos principais de usuários:
1. Provedores de liquidez, que criam seu próprio pool ou contribuem com pools existentes.
2. Comerciantes e contratos inteligentes que procuram obter liquidez para seus tokens.
3. Árbitros que capitalizam o spread de preços entre as plataformas de câmbio.
O que torna o Balancer único?
Como uma plataforma de câmbio descentralizada, o Balancer visa atender investidores e negociantes que desejam trocar seus ativos ou fornecer liquidez sem depender de intermediários centralizados.
Ele oferece funcionalidade semelhante a plataformas como Uniswap e Sushi, mas inclui uma série de recursos exclusivos que o diferenciam da concorrência. Um dos principais diferenciais é a quantidade de flexibilidade e controle que oferece aos proprietários de piscinas.
Como a maioria dos AMMs, os balancers de liquidez (LPs) ganham taxas sempre que os swaps são conduzidos por meio de pools para os quais eles fornecem liquidez – essa taxa é distribuída na proporção da participação dos LPs no pool. No entanto, o Balancer é raro, pois os gerentes de pool podem definir suas próprias taxas, que podem variar de 0,0001% a 10%.
Ele também oferece suporte para pools de vários ativos – permitindo que os proprietários de pools incluam até oito ativos diferentes em seus pools. Esses pools de vários ativos oferecem aos gerentes de pool a flexibilidade de criar carteiras completas que são automaticamente rebalanceadas pelos negociadores. Ao contrário de algumas outras plataformas, os negócios não precisam ser roteados por meio do Ether (ETH), ajudando a reduzir o slippage para os negociadores.
O Balancer é um dos poucos AMMs a fornecer um incentivo direto para negociação na plataforma. Para trocas elegíveis, os usuários ganham tokens BAL em proporção ao preço médio do gás e a taxa de câmbio ETH / BAL no momento da transação. Este recurso foi adicionado em março de 2021, depois que a comunidade Balancer votou na chamada campanha “BAL for Gas” para ajudar a compensar as altas taxas do gás Ethereum. No total, 30.000 do fundo de ecossistema do Balancer foram alocados para a iniciativa.
A plataforma é administrada pela comunidade por meio do token BAL, que pode ser usado para votar nas propostas de melhoria do Balancer na plataforma de votação do Balancer . O Balancer usa um recurso de assinatura de mensagem simples para contabilizar votos, garantindo que os usuários não precisem pagar taxas de transação para participar da governança.
O que é Balancer V2?
No momento da escrita, o Balancer está em sua versão V1. A equipe por trás do projeto está desenvolvendo uma versão aprimorada, conhecida simplesmente como Balancer V2. O lançamento está previsto para 2021 e trará uma série de melhorias e mudanças, algumas das quais incluem:
. Maior eficiência do gás para reduzir os custos de comercialização;
. Separar a lógica AMM do gerenciamento de tokens – permitindo que pools individuais tenham lógica AMM personalizada;
. Introdução de gestores de ativos que são usados para aumentar a eficiência de capital da liquidez do Balancer;
. A adição de saldos de token internos – otimizando a eficiência para negociadores e arbitradores de alta frequência.